VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
O Rally Dakar é, sem sombra de dúvidas, o mais difícil,
perigoso e desafiador rali do mundo. Completá-lo já é motivo de orgulho... o
que dirá vencê-lo! Na edição 2017 do Rally Dakar, que terminou na tarde de
sábado (14/1) na capital argentina de Buenos Aires, pela primeira vez desde que
a competição surgiu – há 38 anos –, brasileiros sentem o sabor de passarem pelo
pórtico de chegada como os grandes vencedores. A bordo de um Polaris RZR 1000,
o piloto Leandro Torres e seu navegador Lorival Roldan conquistaram a vitória
na categoria UTV, também chamada pela organização de SSV, justamente no ano em
que os UTVs ganharam mais importância, deixando de ser uma subcategoria dos
carros para se se tornar umas das cinco categorias principais.
Em 12 dias de competição, foram mais de 9.000 km percorridos
com o tempo total de 54h01min50, mais de quatro horas e meia de diferença sobre
os segundos colocados, a dupla chinesa Wang Fujang e Li Wei (4:42:38), e seis
horas à frente da dupla russa Maganov Ravil e Kirill Shubin (06:05:35), ambas
também correndo de Polaris RZR XP 1000. Vale citar que a quarta colocação
também foi conquistada por um UTV Polaris, e que esse é o sexto título da marca
no Rally Dakar, sendo cinco na extinta subcategoria T3 ligada aos carros, e
agora na estreia da UTV como categoria principal.
Outro fato que enaltece a vitória de Leandro e Lourival,
foram as inúmeras dificuldades encontradas pelos competidores em função das
condições climáticas. Além do inédito percurso – que partiu do Paraguai, passou
pelos altiplanos da Bolívia e chegou a Argentina –, que por si só já tornou a
prova mais desgastante em função da maior variedade de condições climáticas,
que foram desde calor extremo ao frio congelante, os participantes do Rally
Dakar ainda se enfrentaram verdadeiras tempestades. Nelas, as chuvas foram tão
intensas que duas etapas foram canceladas por falta de condições e, o pior,
milhares de pessoas ficaram desabrigadas.
A ascensão da dupla na competição foi rápida, mas não por
acaso. A estreia no Rally Dakar em 2016 lhes rendeu um honroso terceiro lugar
na categoria T3 de automóveis – destinadas a UTVs – e também uma boa
experiência para traçarem uma estratégia eficaz e vencedora para 2017. Eles
juntaram o arrojo e raça de Leandro Torres, que já disputa provas de rali há 10
anos, a vasta experiência e conhecimento de um navegador que já participou de
10 edições do Dakar e outras 15 do Rali dos Sertões, claro, sem deixar de lado
uma refinada preparação de seu Polaris RZR XP 1000 – que ficou a cargo da
equipe francesa Xtreme Plus.
O Polaris RZR XP 1000 que levou a dupla brasileira a vitória
– por sinal, o mesmo utilizado na edição 2016 – sofreu apenas algumas pequenas
alterações para encarar a edição 2017 do Dakar, a maioria focadas no
arrefecimento do motor e na ventilação do cockpit. Seguindo o regulamento da
FIA (Federação Internacional de Automobilismo), o RZR XP 1000 também recebeu
pequenas mudanças no chassi afim de acomodar um tanque de combustível com
capacidade para 240 litros, e ganhou um para-brisa para prover melhor proteção
contra frio, chuva e neve.
Em relação ao piloto e navegador, para encarar as
dificuldades do Dakar 2017, Leandro Torres e Lourival Roldan passaram por uma
dieta desenvolvida especialmente para cada um deles e intensificaram os treinos
físicos nos meses que antecederam a competição de três para cinco vezes por semana.
Após cruzar a linha de chagada aos prantos, visivelmente
emocionado Leandro Torres declarou ao site oficial do Rally Dakar que: “É um
sonho. Ano passado vimos como foi difícil essa odisseia e esse ano planejamos
tudo para ir mais longe. O mesmo time, o mesmo carro... somos os primeiros
vencedores da UTV”. Ao canal Fox Sports, ele disse: “a gente nem sabe direito
onde está. A cabeça está no mundo da lua. O Brasil nunca ganhou uma categoria,
é um marco... A vitória é de todos nós!”.
A vitória no Dakar é muito mais que a primeira grande
conquista esportiva para o Brasil em 2017, é um verdadeiro feito histórico.
Parabéns Leandro Torres e Lourival Roldan!
Fonte: Polaris
& Indian Motorcycle
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.