quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Empresa inova em sistemas de teto com tecnologias leves

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Um teto solar ou panorâmico é um elemento de design que contribui com conforto, luminosidade e ventilação nos veículos. Ao mesmo tempo, possui tecnologias inovadoras que influenciam desde a segurança do passageiro até o peso do veículo e o consumo de combustível.

A utilização de materiais leves para a produção de veículos é um dos principais desafios da indústria automotiva, visando atender às exigências internacionais de redução do consumo e, consequentemente, as emissões de carbono dos carros. Líder mundial na produção de tetos solares e panorâmicos, a Webasto inova no desenvolvimento de tecnologias e alternativas que auxiliam esses processos. Um exemplo é o policarbonato para os sistemas inovadores de tetos leves.

Plásticos como o policarbonato são praticamente pré-destinados à construção de materiais leves. Esse plástico é transparente, extremamente resistente a impactos e não quebra nem se estilhaça. E mesmo assim é muito leve. Por terem a metade da densidade do vidro, os componentes em policarbonato pesam até 50% menos que peças de vidro idênticas em estrutura. A alta resistência a impactos faz com que ele seja importante principalmente na área do teto, protegendo os passageiros em caso de acidentes ou pedras que caem no carro, mesmo em tombamentos. No Smart Fortwo, modelo comercializado no Brasil, o sistema pesa apenas 7,6 kg – cerca de 50% mais leve. Outra vantagem é o revestimento em verniz, que permite uma alta resistência a riscos, durabilidade e resistência a influências climáticas.


Mais um destaque técnico é a sua capacidade de absorver a energia solar, evitando o aquecimento excessivo no interior do veículo. Esse efeito pode ser atribuído aos receptores de raios infravermelhos integrados ao policarbonato e no material granular dos quais os painéis são produzidos. A absorção também é benéfica do ponto de vista ecológico, contribuindo para reduzir o consumo do automóvel.


Com a tecnologia de revestimento de vidro Webasto Glas ProTec®, a Webasto é a pioneira mundial na produção em massa de um composto de vidro e plástico para a indústria automotiva. O desenvolvimento do painel de vidro temperado com uma película especial feita de PET (politereftalato de etileno) é realizado no centro de competência de plásticos da Webasto em Schierling, Alemanha.

O processo desenvolvido pela Webasto cria uma película PET altamente resistente a rasgos que é fixada à parte interior dos painéis de vidro temperado. Se o Webasto Glas ProTec® quebra, a película mantém os fragmentos juntos. Consequentemente, o painel permanece intacto e os passageiros não são atingidos pelos estilhaços. A montagem firme do painel de vidro no sistema de teto oferece mais segurança. Isso é possível devido à ferramenta de perfuração patenteada da película, que fixa o vidro no sistema do teto. O Webasto Glas ProTec® é mais leve que os painéis de vidro de segurança laminados, pois a película permite o uso de painéis de vidro mais finos. Isso significa que os painéis de vidro Webasto Glas ProTec® podem ser utilizados para fazer sistemas de teto menos pesados – uma importante contribuição na construção de materiais leves.

Outra vantagem da Webasto Glas ProTec® é a integração de função na película. Ela pode ser pintada conforme os requisitos do cliente e a transparência da película também pode ser escolhida. Mais um destaque é o revestimento especial dessa película, que pode refletir radiação infravermelha (radiação térmica) e, portanto, impedir o aquecimento do carro.


O terceiro membro da família de produtos leves da Webasto é um sistema de teto que conta com um núcleo de favo de mel feito de papel, coberto por fibra de vidro e poliuretano. Ele é até 50% mais leve que o aço e caracterizado pela alta rigidez, boa moldabilidade 3D e também conta com propriedades acústicas e de isolamento térmico. Desde 2015, vem sendo produzido em larga escala para o Jeep Renegade.

Fonte: Printer Press Assessoria de Comunicação -
Assessoria de Imprensa Webasto
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.