quarta-feira, 5 de abril de 2017

LAAD 2017 chega ao segundo dia com novidades de expositores e intensa programação


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


Destaques das empresas expositoras

TECNOLOGIA INÉDITA PARA VOOS SEGUROS EM BAIXA ALTITUDE

A Ael Sistemas apresenta um portfólio diversificado com equipamentos para projetos da Forças Armadas como o Gripen NG, SISFRON e COBRA, além de sistemas para áreas como ARPs, eletro-ópticos, C4I e comunicações. A empresa também apresenta o “Terrain Following”, inédito ao público, o sistema de guiagem por acompanhamento de relevo possibilita que aeronaves realizem voos táticos de baixa altitude seguindo o contorno do relevo de maneira segura. O desenvolvimento do sistema contou com o apoio da FINEP e, neste projeto, centenas de horas de voo reais e em ambientes simulados já foram realizadas, comprovando o sucesso deste inovador projeto brasileiro.

NOVAS VERSÕES DAS VIATURAS MARRUÁ

A Agrale apresenta a geração militar do Marruá VTNE ½ ton Ambulância UTI de 14 m³ e a VTNE ¾ ton. AM21 versão GLO (Garantia da Lei e da Ordem), que incorpora características especiais para missões de pacificação e manutenção da ordem. Outros destaques são o Marruá VTL REC RHD, o Marruá VTNE 2 ½ ton. AM41, a VTL Rec, implementada com sistema de visão termal (em parceria com a AEL sistemas) e uma versão blindada do Marruá AM200 Cabine Dupla Nova Geração, uma opção para uso tanto das Forças de Segurança e Policias como para aplicações civis.

INOVAÇÃO EM RESSUSCITAÇÃO CARDIORESPIRATÓRIA E VENTILAÇÃO DE RESGATE

A Air Liquide Medical Systems desenvolveu o CPV (Cardio Pulmonary Ventilation), modo ventilatório específico para o atendimento de vítimas de parada cardíaca, disponível no ventilador de transporte Monnal T60. De fácil utilização, o CPV pode ser usado no atendimento pré-hospitalar, durante transporte terrestre e/ou aéreo, transporte intra-hospitalar, bem como nas unidades de pronto-atendimento e unidades de terapia intensiva. O Monnal T60® foi desenvolvido especialmente para intervenções médicas móveis em todos os ambientes de terapia intensiva.

TECNOLOGIAS OPTRÔNICAS

A Akaer apresenta soluções tecnológicas integradas e conta com a presença da OPTO Space & Defense (empresa de optrônicos adquirida em 2016). O destaque está nos produtos da Opto S&D, como a espoleta e domo de míssel, monóculo termal e câmera para satélites.

MONITORAMENTO DE GRANDES ÁREAS

A Altave destaca o ALTAVE OMNI, sistema aerostático de monitoramento persistente de grandes áreas que foi empregado nos Jogos Olímpicos no Rio. A empresa traz também o ALTAVE HORIZONTE, concebido para aplicação em monitoramento persistente (dia e noite) de áreas extensas como fronteiras, instalações críticas e situações complexas. O sistema permite visão privilegiada por meio de sensor IR refrigerado com zoom óptico contínuo e câmera colorida de TV, possuindo ainda recursos de auto-tracking (acompanhamento automático de alvos) e scan (varredura automática) de áreas pré-determinadas pelo usuário.

PRIMEIRO SUBMARINO COM PROPULSÃO NUCLEAR DO BRASIL

Vinculada ao Ministério da Defesa por meio do Comando da Marinha, a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa (Amazul) apresenta a maquete do primeiro submarino com propulsão nuclear do País. A Amazul participa do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) e desenvolve, junto com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), os projetos conceitual e básico do Complexo Radiológico do Estaleiro e Base Naval de Itaguaí, onde será construído submarino.

INDÚSTRIA DE DEFESA ARGENTINA MARCA PRESENÇA

A Argentina faz uma participação institucional na LAAD com um pavilhão próprio, apresentando a Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) e a INVAP, duas empresas-chave e reconhecidas internacionalmente. Além disso, contará com empresas associadas à Cámara Argentina Aeronáutica y Espacial (CARAE), organização que reúne uma ampla gama de companhias de base tecnológica que se dedicam à fabricação de produtos, peças e o desenvolvimento de serviços e equipamentos de terra.

SISTEMAS DE INTELIGÊNCIA E SEGURANÇA CIBERNÉTICA

A Atech, empresa do Grupo Embraer, lança a família de produtos Arkhe que contempla as soluções: Arkhe Command & Control (sistemas de C4ISR); Arkhe Mission Combat (sistemas embarcados); Arkhe Intelligence (sistemas de inteligência); Arkhe Cyber (segurança cibernética); e Arkhe Academy (formação, simulação e treinamento).


PROTÓTIPO DA VIATURA GUARÁ 4WS BLINDADA

A Avibras exibe o protótipo da viatura Guará 4WS Blindada Leve sobre Rodas que, nesta versão, tem capacidade para cinco tripulantes devidamente equipados com excelente nível de proteção e agilidade, além de extrema mobilidade com tração 4X4 e direção nas quatro rodas. A viatura também é destinada ao emprego tático em operações especiais de forças de segurança em área urbana. Em destaque no estande também o AV-TCM ASTROS (Míssil Tático de Cruzeiro com alcance de 300 km) movido a turbojato. O míssil está em fase final de desenvolvimento e certificação e já está contratado pelo Exército Brasileiro. A parceria da Avibras com as Forças Armadas do Brasil também será evidenciada por meio dos programas A-Darter (Força Aérea Brasileira), MAN-SUP (Marinha do Brasil) e Sistema ASTROS 2020 (Exército Brasileiro).

SISTEMAS ELETRÔNICOS PARA APLICAÇÕES CRÍTICAS

Representante da marca Curtiss-Wright no Brasil, a Avicom Engenharia apresenta computadores de missão, processadores para radar, gravadores de dados, displays e sistemas de gerenciamento de vídeo. A empresa também exibe novidades na área de câmeras para aplicação externa em veículos blindados e câmeras para o cockpit de aeronaves e irá trazer um kit de demonstração do sistema de comunicação militar portátil. Essas são soluções de outras duas marcas representadas pela Avicom Engenharia, a Radionor e a Kappa Optronics, respectivamente.

AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA

A Avionics Services apresenta o ARP Caçador, primeira ARP (Aeronave Remotamente Pilotada) a receber a aprovação do Ministério da Defesa como um PED (Produto Estratégico de Defesa). A ARP Caçador é um UAV de Média Altitude e de Longo Alcance (MALE), capaz de voar mais de 40 horas, a altitudes de até 30.000 pés. O peso máximo de decolagem do ARP é de 1.270kg, o que lhe permite transportar 250kg de várias cargas simultaneamente para realizar uma variedade de missões. É ideal para monitoramento, controle e aplicação militar de missões múltiplas com informações em tempo real.

VEÍCULOS PARA O EXÉRCITO BRASILEIRO

A BAE Systems destaca os veículos obuseiroautopropulsão M109A5, atualmente a empresa realiza a modernização de trinta e dois M109A5 para o Exército brasileiro. Também será apresentado o foguete guiado a laser semi-ativo APKWS, que transforma uma munição não-guiada padrão em um foguete de precisão guiado por laser e os transponders de Identificação Amigo ou Inimigo (IFF), que incorporam os recursos necessários para as exigências globais de controle de tráfego aéreo militar e civil.

BLINDAGEM DE VEÍCULOS E PROTEÇÃO BALÍSTICA

A BCA Ballistic Protection traz inovações como o Neoflex® Tape, único painel balístico autoadesivo do mundo que permite a moldagem e a colagem instantânea, garantindo a otimização dos processos e minimizando possíveis erros no processo de aplicação. Os fios de alta tenacidade dos painéis oferecem resistência 30% superior ao encontrado no mercado e são até 25% mais leves que a blindagem tradicional. Estará em exposição no estande um carro da BMW alvejado para comprovar a eficiência da proteção balística oferecida pela BCA. Para proteção pessoal, a BCA irá apresentar a tecnologia Neoflex® Plate utilizada pelos militares brasileiros da Força Tarefa durante a Copa do Mundo 2014 e nos Jogos Olímpicos Rio 2016.

LINHAS COMPLETAS DE MATERIAIS DE DEFESA DE ALTA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A BioAmerica Defense, empresa de distribuição que representa marcas americanas e europeias, destaca o portfólio de soluções da SKB Cases, fabricante de caixas de transporte de polímero moldado; Data 911, provedor de soluções móveis de hardware e software para ambientes veiculares; LRAD, empresa que fornece sistemas acústicos (alto falantes direcionais) de longo alcance e a AM General, líder no design, engenharia, fabricação e suporte de veículos táticos leves.

O PAPEL DA MULHER NA INDÚSTRIA AEROESPACIAL

Reunindo engenheiras e lideranças femininas das principais empresas do setor, o painel “Mulheres na Defesa e Aviação” realizado pela Boeing, promoverá um debate acerca do papel delas no desenvolvimento e evolução da indústria de defesa e segurança e sobre a estruturação de políticas e ações que promovam o ingresso de engenheiras e profissionais de áreas correlatas no setor. Acontece no dia 4 de abril a partir das 14h e reúne a presidente da companhia para a América Latina, Donna Hrinak, a vice-presidente da unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP), Cristine Mendonça, a diretora de planejamento da GE Celma, Claudia Carvalho e a comandante da Marinha dos Estados Unidos, Jacqueline Renée Finch.

ALVO AÉREO PARA TREINAMENTO MILITAR

A Brasil Aircrafts fabricante de modelos de drones e alvos aéreos para atender as demandas de treinamentos de tiro antiaéreo e sistemas de Defesa das forças armadas, lança novos modelos com fabricação 100% nacional. Exemplos: uma nova aeronave não-tripulada com capacidade para decolar e pousar verticalmente em uma área de até 2,5 metros e um novo alvo aéreo à jato com autonomia de 10 km.

RESTRIÇÃO DE ACESSO E BLOQUEADORES DE VIAS, UTILIZADOS INCLUSIVE NO PENTÁGONO

A CAME do Brasil traz para o estande um portfólio de produtos focados em controle de acesso com destaque para os pilares retráteis e os bloqueadores de vias da Urbaco (empresa do grupo CAME e líder mundial em acessos retráteis). O primeiro é composto por pilares que podem ser acionados à distância para subir ou abaixar, permitindo ou restringindo o acesso. O dispositivo é de máxima eficiência e é utilizado em bancos, empresas, embaixadas de diversos países e até no Pentágono - sede do Departamento de Defesa dos EUA. Já os bloqueadores de vias, chamados de Road Blocker, são compostos por uma barreira instalada no chão, acionada à distância para levantar ou abaixar. É um sistema de restrição de acesso muito utilizado para evitar atos terroristas ou invasões com uso de veículos para destruição de portões, vitrines ou catracas.

PROTEÇÃO BALÍSTICA E BLINDAGEM

A CBTI apresenta a matéria-prima utilizada para a confecção de envelopes balísticos de coletes, placas rígidas, balísticas para escudos e blindagem de automóveis, embarcações/aeronaves e capacetes balísticos.

TECNOLOGIA PARA O AUXÍLIO EM INVESTIGAÇÕES DIGITAIS

A israelense Cellebrite expõe a linha UFED Analytics, UFED Infield e UFED Touch 2, que são novidades em tecnologias para a extração de dados de dispositivos móveis e softwares especiais para análise de informações sob o ponto de vista investigativo. A tecnologia UFED da Cellebrite é utilizada por agências de inteligência do mundo inteiro.

TECNOLOGIA EM ARMAMENTO NÃO-LETAL E ROBÔ ANTIBOMBAS

A Condor destaca o lançador de munição não letal (2ª geração) AM-640 que traz como novidade a coronha rebatível, que reduz o tamanho do armamento em 40% e um robô que desarma bombas operado por controle remoto (usado pela polícia americana no atentado terrorista na maratona de Boston, em 2013). Em uso em mais de 50 países, o equipamento já foi adquirido pelo Exército Brasileiro e pela Força Nacional de Segurança. A empresa também apresenta a gaze hemostática coagulante que estanca o sangramento quase que instantaneamente e um sistema de visão noturna de fabricação grega, que oferece clareza de imagem até 30% maior em comparação aos existentes hoje no Brasil.

SISTEMA NAVAIS DE CONTROLE TÁTICO E DE ARMAS

A CONSUB Defesa e Tecnologia traz a linha SICONTA - Sistema de Controle Tático e de Armas, sistemas digitais modulares distribuídos que com o desenvolvimento de interfaces adequadas pode ser integrado a qualquer conjunto de sensores e armas escolhido pelo cliente para configurar uma dada plataforma. O SICONTA equipa as 6 fragatas classe Niterói, a Corveta Barroso, o Porta-Aviões São Paulo e em breve os navios-patrulha de 500 toneladas da Marinha do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.