sexta-feira, 16 de junho de 2017

Avaliação – Renault Logan Dynamique 1.6 16V SCe Flex 2017


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 

Por Yuri Ravitz


Um dos ditados mais famosos de nossa cultura é o "antes tarde do que nunca". A Renault queria um carro para abocanhar uma fatia maior do mercado de populares com a dupla Sandero e Logan, e obteve sucesso graças aos atributos como espaço interno, conforto ao rodar, simplicidade (porque nem todo mundo quer um carro cheio de firulas) e design discreto. Entretanto, faltava um pouco mais de refinamento no interior, no conjunto mecânico e no comportamento geral dos modelos.

As coisas começaram a mudar quando veio a segunda geração de ambos, que trouxe uma severa e bem-vinda repaginada no visual geral, mas o mesmo não podia ser dito da motorização. Ao menos até agora, pois a francesa lançou a nova gama de motores Smart Control Efficiency (SCe) que vieram pra facilitar a vida de ambos ao melhorar o desempenho e o consumo.

O modelo do teste de hoje, que no caso traz a unidade 1.6 SCe Flex de 16 válvulas, teve a potência melhorada de 106cv(E) / 98cv(G) para 118cv(E) / 115cv(G) e o torque de 15,5kgfm(E) / 14,5kgfm(G) para 16kgfm quando comparamos com o antigo Hi-Power de 8 válvulas. O resultado dessa melhora se mostra, por exemplo, no 0 a 100km/h que caiu de 13,8 segundos para 10,4 e também no consumo: se antes a média urbana ficava em 11km/l e a rodoviária em 14,5km/l, agora a urbana pode chegar a 12km/l enquanto que a rodoviária pode saltar para os 16km/l. Parte dessa melhora se deve ao novo sistema Start-Stop que desliga o motor em paradas de sinal, por exemplo. O item é exclusividade dos modelos equipados com motores SCe.


No mais, as características do Logan já são conhecidas do grande público. Permanecem o bom espaço interno, porta-malas generoso com 510 litros de capacidade, suspensão com rodar macio e adequado até para as ruas acidentadas, design sóbrio e um justo pacote de itens de série nesta versão Dynamique, a topo de linha. Por R$58.200 você leva ar condicionado, rádio com USB/Bluetooth/Auxiliar, vidros, travas e retrovisores elétricos (com luzes de seta), rodas de liga leve de 15 polegadas, faróis de neblina, piloto automático Cruise Control, limitador eletrônico de velocidade, banco do motorista e coluna de direção com regulagem de altura, além dos obrigatórios airbags duplos e freios com ABS.

Os pontos fracos também são os mesmos de antes. Falta refinamento ao interior, que traz plástico em excesso e possui aparência espartana demais no geral; ao menos os encaixes e arremates são justos, sem falhas perceptíveis. Cinto de três pontos e encosto de cabeça para o passageiro do meio do banco traseiro também estão ausentes, entrando na lista dos pontos que a marca precisa rever ao atualizar o modelo.

Voltando a falar do motor, o Logan ganhou novo fôlego com o propulsor recém-lançado, e agrada no rodar urbano oferecendo força quando é necessário; cerca de 90% do torque se mostra disponível já a partir dos 2000 giros. O câmbio manual de 5 marchas funciona bem, mas merecia relações ligeiramente mais longas nas primeiras velocidades (1ª e 2ª) para ajudar a evitar trancos nas saídas, especialmente para os motoristas menos habituados ou experientes. O grande destaque é o silêncio a bordo, pois mesmo em giros mais altos, o 1.6 SCe trabalha com tranquilidade e disposição, sem invadir a cabine e sem passar a impressão de se estar exigindo demais do carro.

O Logan nunca foi um sucesso de vendas, mas é um carro justo com potencial para cair no gosto do consumidor brasileiro, e agora tem ainda mais chances de melhorar suas vendas com a nova família SCe. Trazendo espaço de sedan médio e boa lista de itens de série, o modelo enfrenta a dura concorrência dos bem-sucedidos Chevrolet Prisma e Hyundai HB20S, mas talvez o conjunto mecânico renovado confira mais disposição não só ao carro propriamente dito, como também na popularidade do franco-romeno.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.