terça-feira, 27 de junho de 2017

Livro conta a história da lendária Fabrica Nacional de Motores (FNM)


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


A trajetória da FNM (Fábrica Nacional de Motores) se confunde com a história do Brasil. Na década de 1950, praticamente toda a produção agrícola brasileira era transportada pelos lendários D-9.500 e D-11.000, caminhões que ficaram para sempre na memória de uma geração. Além de contar a história do desenvolvimento destes modelos, o livro Caminhões FNM, lançamento da Editora Alaúde, presenteia os apaixonados por esses pioneiros da estrada com fotos atuais e de época, além de um layout vintage.

A FNM foi pioneira ao inaugurar, em 1949, a primeira linha de montagem de caminhões genuinamente brasileiros. Antes disso, todos os caminhões que rodavam pelas ruas e estradas do país eram de marcas estrangeiras – a maioria vindas da Inglaterra.


Mas não é só por isso que a FNM ainda é lembrada pelos aficionados do automobilismo: também ficaram na memória a robustez e o ronco do motor Alfa Romeo dos D-9.500 e D-11.000, os dois modelos fabricados pela empresa na década de 1950.

Além de trazer inúmeras informações técnicas e lindas fotografias dos dois veículos históricos, a obra traz ainda detalhes sobre modelos mais recentes, como os FNM 180 e FNM 210, produzidos depois da aquisição da fábrica pela Alfa Romeu, e a evolução dos modelos posteriormente desenvolvidos pela Fiat e Iveco, empresas que assumiram o controle da marca.

“Em um país de dimensões continentais como o Brasil, cuja malha ferroviária é insuficiente para o transporte de todo tipo de insumos, o caminhão teve um papel fundamental no desenvolvimento da economia. Logo a FNM se tornou uma marca de suma importância, fazendo história com os lendários D-9.500 e D-11.000, lançados em 1950 e em 1958, respectivamente” (Autores).

Fonte: Virta Comunicação Corporativa (Assessoria Editora Alaúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.