terça-feira, 18 de julho de 2017

Coluna Ao Volante – por Zeca – De caso com o up! TSi


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Recebi com surpresa e alegria o convite do CPN de escrever sobre a experiência de guiar e tentar levar até vocês as palavras certas que possam trazer a sensação de estar no cockpit dos carros, vou até intitular  como “Ao volante” , o que acham ?

 Logo de primeira me vem um carro de múltiplas qualidades, às vezes controverso, destinado a um fim e que se transforma em outro “na mão” de apaixonados.  Existe até uma “brincadeira “ às vezes  levada a sério aos donos de Civic. Uma coisa posso afirmar o carro é unânime, seus donos são felizes “upeiros”.

O up! quando lançado apresentando duas opções de motor, um aspirado e um turboalimentado ambos de um litro, aspectos de construção a nível de segurança e motor somente vistos em carros premium foi trazido ao público com a materialização da economia , do downsizing e da segurança trazida por aços de alta resistência exibindo com orgulho 5 estrelas e subindo ao Pódium do consumo do Inmetro como veículo movido a combustível mineral mais econômico do mercado brasileiro.

 
O momento chega , é uma estreia ,um bonito up! Connect TSi aponta na porta da minha garagem , dou uma volta ao redor do carro admirando a beleza da cor azul e na curva suave da linha de cintura que praticamente atinge as janelas , belos para-lamas ressaltados , um conjunto ótico bonito e moderno  dividido por uma bela faixa linear Vermelha denunciando que esse é um tsi,  faixa essa que ao centro traz o VW de carro para o povo  (V-olks Carro W-agen povo), na traseira uma tampa de mala pintada em preto brilhoso que os “upeiros” chamam de “bunda preta” ,belas rodas Volks aro 15 e vestidas em pneus 185-60,  retrovisores escurecidos e teto escurecido por um adesivo brilhante que combina com outros itens . Na dianteira ainda nessa versão faróis de neblina com corning light, Novas lanternas também foram incorporadas fez com que alguns upeiros torcessem o nariz. Eu gostei. Ainda estou do lado externo mas digo o design é bem resolvido e sim um Volkswagen glücklich (feliz), um carro para um povo feliz ou que traga essa felicidade ao dono.


O carro externamente parece sorrir já te dando uma “pista” do que está por vir, a porta dá acesso ao cockpit de 5 estrelas no Latin Ncap , essas tem peso correto e fechamento suave e ótimo ângulo de abertura .

As colunas também com a sigla tsi e escurecidas funcionam como um espelho onde posso ver meu semblante com um leve sorriso e levado pelas opiniões dos “upeiros” de bunda preta com um leve olhar de maldade, olhos apertados como numa conquista a ser feita mas vamos ao interior.

 
Um belo painel de dashboard pequeno e bancos estilo Porsche 911 me garantem e quase posso ouvir Zeca, você está em um carro alemão, Ao sentar no banco tenho ainda mais essa sensação de carro alemão, confortável mas não a sensação de poltrona de alguns outros carros , o banco é justo boas abas espuma na densidade correta, agradável ao toque , sim o espaço é bom mas não sobra muito, nem nas laterais e nem para ocupantes traseiros, pessoas de maior estatura cabem sem problema mas é justo o espaço principalmente para um sub compacto urbano, o painel e portas tem plástico duro porém de boa composição, uma faixa ao centro me lembra os fiat 500, o volante tem boa pega é bonito e tem comandos  o que o antecessor não tinha nem como opcional, os instrumentos são de excelente leitura mas em opinião particular acredito que poderiam ter números coloridos diferenciando as velocidades e uma faixa branca mais fina , também senti falta da pontuação intermediária por exemplo depois de 80 passa para 90 e subsequentemente sem us 85, 95, e assim por diante.

Porém o mesmo é mostrado no digital  e o computador de bordo tem muitas funções , gostei num todo mas o que mais me surpreendeu é uma marcador digital exclusivo para temperatura do motor , assim o “upeiro” pode saber que seu carro está na temperatura ideal de uso e não mais em uso severo , isso deveria ser obrigatório em todos clusters .


Ao centro do painel um rádio inteligente chamado de composition phone de série nesta versão, com suporte para celular , claro que pelo nome que transforma o seu smartphone em tela para a “central”, o som de excelente qualidade ainda traz o “maps and more” além de mapas da Tom Tom vitalícios com informações de trânsito e transfere  as informações de computador de bordo, gostei ,tudo bem pensado, fácil,  claramente o carro recebeu um refino, o interior escurecido nessa versão ajuda muito além de tudo temos tilt down, sensor de luminosidade e crepuscular, coming and leave me home, direção elétrica,  sensor de ré com mostrador gráfico, corning light, chave canivete, volante em couro, controle de tração,  entradas usb e auxiliar e uma suave luz corta a parte inferior do painel trazendo a sensação de luxo e de estar em um carro de categoria superior, tudo a mão tudo fácil de manusear, o estilo alemão está presente reforço. O up! fez jus ao nome e ao preço hoje nessa versão seguramente classifico ele como subcompacto premium inclusive no quesito preço mas depois mais à frente no texto eu reclamo, ou não Mas falta iluminação dos botões dos vidros elétricos ontem touch-screen e anti esmagamento e um grande pênalti do carro é a ausência vidros traseiros elétricos, também me incomodou barulho da alavanca batendo no acabamento do console do câmbio , uma borracha para aliviar ou anular esse barulho seria bem vinda, são três coisas bem baratas para a fabricante alemã e que venham logo, por favor.

Ao sentar no banco traseiro atrás de mim, duas coisas me incomodaram, a primeira eu já esperava que era o pequeno espaço para o passageiro mas que está dentro da média dos subcompactos nacionais, gostei do Isofix e do terceiro encosto mas falta o terceiro cinto de três pontas o que deve  trazer dificuldades ao up! de receber as 5 estrelas novamente no Latin Ncap

A segunda sensação no banco traseiro me deixou realmente agoniado, pois o banco verticalmente inteiriço na frente, tanto do motorista tanto como do carona, impedem a visão da rua pelo carona, o terceiro passageiro também vai sofrer um pouco pelo console alongado que traz um porta copo.



Vamos a Mala de “bunda preta”, pra um casal com um filho vai bem, justo sem sobras, senti falta do divisor-organizador da mala que vinha nas versões antecessoras.

 Lembrando que no modelo europeu a tampa é de vidro mas para baixar custos não foi trazida para o Brasil, a do Fiat Mobi de vidro em testes de imprensa especializada aquece e pode até queimar a mão em certos casos. .

Agora vamos dar o start no Connect !

A Bela chave canivete colocada na ignição e a partida, silenciosa, após ajustar a posição de dirigir, que achei boa e alta estilo dos Fiat.

Achei a embreagem um pouco dura e um tanto alta , os pedais do freio e do acelerador em boa  posição instigam ao punta taco, Passo a primeira e pé no fundo o corpo encosta no banco impulsionado pelo turbo, alegre eu jogo a segunda após o corte, que é limpo , não gosto muito do corte limpo, mas vamos a terceira , senti um leg mas o carro vai com força e impulso, a 1ª é longa fui até 60 e em terceira em local seguro a 120 isso significa que vocês não precisam de passar muitas marchas se não quiserem , inclusive experimentei pular marchas realizando o famoso 1-3-5 sem problema o carro permite, em aclives acentuados o motor cresce e impulsiona bem.


 É um motor admirável apesar do “turbo lag”, São 101/105 cv a 5.000 rpm e 16,8 kgfm de torque a 1.500 rpm com injeção direta .  Puxando pelo carro consegui 9,6 km/l na cidade e subindo serra com muitas curvas o TC  deu as caras por diversas vezes, o carro é bom de curva, apenas bom , não é ruim apesar da altura e de ser estreito, não é um ás das curvas mas não te deixa na mão , é dianteiro quando exigido um pouco mais, os pneus eu não gostei, são apenas justos mas poderiam ser bem melhores coerentes com o desempenho do motor TSI,  achei que eles reclamaram além do aceitável, conferi a calibragem e estava ok, aliás os pneus geralmente são alvo de reclamação dos “upeiros”.

Um controle de estabilidade cairia como uma luva

Os freios são bons, não posso relatar “fadding” mesmo forçando numa descida de uns 5km São discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, disco nas 4 seria muito bem-vindo. A suspensão é confortável, rígida sem ser molenga, andei por ruas de paralelepípedo e entrei freando em alguns quebra-molas para sentir o mergulho da dianteira e um possível fim de curso nos amortecedores e o up! me surpreendeu mais uma vez pois nem mergulhou e nem deu fim de curso, parabéns a engenharia mais uma vez

Aliás o powertrain é maravilhoso mas a VW cobra e bem por isso, talvez seja um dos "porques" que o up! não esteja na ponta de vendas das tabelas da Anfavea. Lembra que no começo do texto disse que era um carro controverso ? Pois é, posso afirmar que o up! vale e não vale o valor pedido.

 
Porque sim, porque o TSI é emocional, os entusiastas dificilmente comprarão algo zero quilometro por este valor que os faça tão felizes e que seja tão ligeirinho, cito a frase dos “upeiros” “respeitem o bunda preta” prometo que depois deste teste os respeito mais. Deixo explicito aqui a vocês e reforço que vocês são donos felizes. Parabéns VW. Porque não? A resposta está acima, se você não é um entusiasta esqueça o TSI, vai de up! aspirado ou outras belas opções em nosso mercado pois estes  vão te trazer muitas alegrias por um valor menor .

Se eu compraria, digo neste momento que não apesar de ser um entusiasta mas é por minha simples questão financeira, teria fácil esse up!, faria algumas alterações como bom apaixonado por veículos. Foi muito divertido up! TSI obrigado pelos bons momentos. Abaixo deixo uma lista do que gostei e do que pode melhorar, não é o que não gostei, mas o que pode melhorar.

Um abraço e eu sigo aqui, ao volante.

Elogios forjados
                       
Motor    
Suspensão
Design
Acabamento
Isolamento acústico

Upgrades bem vindos

Revestimento integral das postas no interior
Vidros traseiros elétricos e one touch e antiesmagamento
Iluminação dos botões dos vidros e retrovisores
Cinto de 3 pontas para todos
Controle de estabilidade

 ZECA - Carioca da gema, casado e nascido em 70. Uma filha quase jornalista e apaixonado por automóveis,  tecnologia e pelos anos 80.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CarPOint News

34 comentários:

  1. Parabéns pelos detalhes concisos. Você realmente parece ser apaixonado por tudo que faz.

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  2. Bacana Zeca! Tive um up tsi e realmente é um carrinho surpreendente. CPN, bacana demais, novamente abrindo espaço para os leitores e novamente com o up tsi como tema!

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  3. Parabéns Zeca, excelente Review. Ficamos no aguardo dos próximos carros a serem testados!
    Abraço!
    Felipe Mendes

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  4. Parabéns pela Coluna, meu amigo!!! Me deu vontade dirigir um UP!!!

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    1. Obrigado vc vai gostar jovem e dinâmico como você, econômico como queremos

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  5. Excelente matéria! Parece ter durabilidade e robustez, somado ao lindo design! Parabéns!!!

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  6. Adorei o texto, bem redigido e fluido, me deu até vontade de testar e ver por mim mesma os pros e contras. Apesar de não gostar muito dos carros da VW... Vale a tentativa... Vai que eu aprendo a gostar.... Parabéns VW e parabéns Zeca...

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  7. Parabéns Zeca! Excelente trabalho.

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  8. Que tudo Zeca sensacional......Parabéns, e sempre muito bom fazer o que gosta.

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  9. Helena Maria Pinciara18 de julho de 2017 15:08

    Parabéns pelos comentários bem detalhados e simples... Até eu, que não entendo muito,acompanhei bem!!! Vai longe esse comentarista automobilístico!!!

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  10. Que deliciosa surpresa te ver escrevendo assim e sobre um tema pelo qual você parece realmente apaixonado. Parabéns. Sucesso!

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    1. Uma honra seu comentário aqui. Obrigado vc é fera!!!

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  11. Tenho orgulho em poder participar desse site, e agora com a participação do Zeca, o site vai ficar mais bacana ainda. abraços.

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    1. Obrigado Lucas é recíproco você sabe

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  12. Texto tecnico e preciso medindo as palavras tecnicas com a emocao de nao errar no julgamento do carro que esta testando, essa e a minha opiniao depois de ler outros autores de outras revistas que medem as palavras para dizer que alguns carros tem que melhora nos quesitos. Parabens Zeca.

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  13. Palavras tecnicas e precisas nao misturadas com a emocao de preferencia por uma montadora de carros. Isso foi o que senti qdo fiz a leitura do texto do Zeca, falando onde o carro tem seus pontos fortes e onde tem que melhorar para ficar mais ainda ao agrado do mercado, nao e como texto de outros autores que precisam publicar um texto com foco na midia para a venda de revistas, muito bom parabens Zeca e muito mais Ao Volante.

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    1. Obrigado Douglas, uma honra vc ter gostado

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  14. Texto tecnico e preciso medindo as palavras tecnicas com a emocao de nao errar no julgamento do carro que esta testando, essa e a minha opiniao depois de ler outros autores de outras revistas que medem as palavras para dizer que alguns carros tem que melhora nos quesitos. Parabens Zeca.

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  15. Zito o textoiteca parabéns. Texto muito bom e explicito. Se a grana tivesse fácil já comprava um. Grande abraço.

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  16. Muito boa a materia Zeca. Queria saber quanto sai essa versão desse "carro do povo" do UP!?

    Abraço. Nícolas Ramos

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    1. Oba nicolas obrigado pelo seu comentário é parabéns pelo seu trabalho e conhecimento, o preço varia entre 58.000 a 62.000 dependendo dos acessórios e equipamentos

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