quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Coluna Zeca Ao Volante - Argo novo na garagem, "arrivederci Cinquecento"


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br   

 Este colunista resolveu trocar de carro,

O quinto em quatro anos e vender o querido Fiat 500 Cabriolet que durante os dois anos só trouxe alegrias não dando nenhum defeito ou problema. Um carro que mesmo sendo considerado de nicho tem excelente revenda. A venda foi tranquila , a primeira pessoa que efetivamente veio ver o carrinho se apaixonou, me deixando ainda mais feliz pois ele seguirá sendo tratado com o máximo de cuidado e mimo. Já tive notícias que a nova proprietária anda passeando feliz e contente com ele.

O 500 é um carro apaixonante mas como bom gearhead eu enjoo fácil dos modelos.

Após a venda era hora de pensar no carro substituto , muitas das opções de hatch do mercado foram pensadas e até um mini cooper usado foi pensado, mas SUV ou Crossover nem pensar, amo muito os hatchs e já era hora de voltar a passar marchas , sim, chega de automáticos e automatizados pra mim, o prazer de passar marchas é insubstituível…#savethemanuals

Dentre todos fatores que mais influenciavam na busca estavam: 

Baixo custo de manutenção, confiabilidade na marca, tecnologia do motor, segurança e boa revenda.

Por fim , beleza e conectividade como últimos itens a pesar na balança , porém não é muito agradável ficar olhando para um carro que não nos agrada visualmente.

Outra coisa importante:

Eu queria um automóvel que não cobra caro por tudo isso, me dispondo a pagar entre 50 e no máximo 60 mil já inclusos emplacamento ,IPVA e seguro sendo imprescindível que a concessionária tivesse o veículo para pronta entrega. Mandei e-mail com meus contatos para Ford procurando New fiesta Style SEL manual, para a Fiat procurando Uno Firefly Sporting manual mas na lista do Zeca ainda tinham 208 Puretech manual Allure da Peugeot ,o Etios da Toyota , o C3 Puretech da Citroen e ainda da Fiat o Argo drive 1.3 manual.

Posso dizer que recebi muitos contatos , mas apenas dois vendedores dos mais de 30 que recebi foram rápidos no feedback, atenciosos, educados e pacientes , além de mostrar conhecimento do produto, porém um da Ford não tinha o carro e o outro da Fiat não tinha preço para o uno Sporting. Posso considerar então que não fui bem atendido em um âmbito geral , esse é um ponto que as concessionárias precisam melhorar.

Um vendedor de uma Fiat no Recreio dos Bandeirantes ( RJ), só faltou me ofender e praticamente desligou o telefone na minha cara , apressado sem paciência chegou a me perguntar se eu tinha dinheiro para a compra e quanto eu tinha, e queria saber até quanto eu pagava, muito deselegante este tinha o uno mas descartei a compra por sua falta de tato, pior para essa concessionária .

Não tive sucesso pelo telefone e internet, canais primordiais hoje em dia. Então procurei a rede de Concessionária mais próximo da minha residência , a Roma veículos que trabalha com as marcas Citroen, Ford, Peugeot e Fiat. Detalhe eu estava no melhor dia de compra , dia 31 , último dia útil , dia de fechamento de vendas , aquele dia em que considero melhor para fechar negócio.

Visitei todas as marcas da Roma , sendo que achei deficiente o atendimento da Citroen e na Ford , na Peugeot fui bem atendido pelo vendedor Júlio César mas esse ainda nao tinha o carro e nem um preço definido para fecharmos negócio na hora, mas depois me telefonou sendo bastante atencioso, toda venda é uma série de fatores que precisam “casar” para ser efetuada.

Quem sabe na próxima Júlio, nunca nos esquecemos de quem nos atende bem e tão pouco de quem nos atende mal. Ao lado dessas tem a Roma Fiat onde fui prontamente atendido pelo vendedor Michael e pelo gerente Marcus que também não tinham a pronta entrega o uno Sporting, só o Way, eu considero o Uno Firefly 1.3 uma das melhores compras entre 50 e 55 mil por já vir com todos os itens de segurança ativa e pelo brilhante motor GSE a FCA deveria tratar esse lendário veículo com mais carinho , afinal ele foi um dos fatores de crescimento da marca Fiat em nosso país.


Não tendo o Uno passei a olhar com mais atenção para o Argo Drive Firefly 1.3 manual, pois de maneira nenhuma queria o Precision ou o HGT, não pelos equipamentos, nem pelo câmbio AT6 ou pela extrema beleza, mas pelo motor 1.8 , não que seja um motor ruim não, é um excelente motor que vem melhorando ao longo dos anos desde que a BMW o vendeu a fiat nos anos 2000 mas, motores mais modernos, econômicos como o Gse-Firefly estão fazendo falta à gama da FCA , escutei que estes receberão turbocompressores , torço para que a fonte esteja certa.

Que esta renovação venha logo. Assim que li mais sobre esse motor GSE eu me apaixonei por ele , busquei até literatura estrangeira para me informar melhor, um motor Hemi em alumínio e taxa de compressão alta de 13:2:1 e muito mais soluções brilhantes, vejam em http://www.allpar.com/mopar/fours/GSE.html


Voltando ao Argo , eles tinham o carro à pronta entrega e após grande disputa no preço fechamos negócio, enalteço a paciência e atendimento do vendedor Michael, do gerente Marcus e do diretor Jaceguay , dificilmente se vê um atendimento assim , a equipe toda unida e focada no cliente e em fazer negócio.

Já fui vendedor de loja, representante comercial e até gerente regional de vendas portanto tenho know how para avaliação.


O atendimento e o estoque da Roma realmente fazem a diferença e claro, excelente preço. As novas diretrizes em relação aos clientes e ao pós venda estão sendo aplicados direitinho, na concessionária Roma eu descobri uma nova Fiat, parabéns FCA.

Fechei um lindo Argo drive 1.3 Firefly manual, branco Alaska (perolizado) com os opcionais kit Stile Faróis de neblina,Rodas de liga leve 6.0 x 15''e Pneus 185/60 R15 goodyear efficient grip Kit convenience Retrovisores externos elétricos com luzes indicadoras de direção integradas e função Tilt Down (Rebatimento automático retrovisor direito ao acionar a ré) ,Vidros elétricos traseiros com one touch e antiesmagamento.


Apesar de achar que falta como opcional ao Argo drive manual os controles de tração e estabilidade presentes em toda gama do uno fechei a compra pois este utiliza aços de alta resistência em seu cockpit e em teste de impacto recente em campo aberto, foi bem ao se acidentar com um Toyota Corolla durante os testes de rodagem.

Repito o motor GSE Firefly é genial ,tem torque , é girador e econômico , venho atingindo a marca de 14.4 quilômetros por litro de gasolina na cidade, com ar ligado 100% do tempo.mas isso e mais coisas em breve um “no uso” nesta coluna.


O Interior é espaçoso e tem bons equipamentos, tudo bem a mão e de bom gosto. A iluminação a noite torna o ambiente muito agradável ao volante do Argo.


Me sentiria melhor em um Argo drive manual com ESP ASR e o Hill Holder além de freios a disco nas 4 rodas, por favor revejam esses opcionais.

Este é o grande pecado deste modelo em específico pois a partir da versão GSR os três primeiros citados estão presentes. Outro fator para fechar com a Roma Fiat foi que apenas nesta concessionária os clientes ganham as 6 primeiras trocas de óleo e de Filtro do motor , são três anos sem gastos com fluidos do Firefly, essa promoção é válida para toda gama da Roma, muito interessante.

O carro levou apenas 5 dias úteis para ser entregue, porém, diariamente recebia informações do processo de faturamento e revisão , um pós venda de primeira e nada daquela entrega chata onde alguém vem te oferecer um cartão de crédito, não fosse o laço azul …... mas isso é tradição e participaram da foto, o vendedor Michael à esquerda, o Gerente Marcus ao centro e este que escreve a sua direita.


Em breve estarei disponibilizando o “ no uso” do Argo e o um vídeo pelo canal Direção Assistida do amigo Marcelo. Todo o histórico deste carro será contado aqui , revisões, possíveis problemas, atendimento da oficina, tudo. O que é bom a gente indica.

Roma Fiat
Rua Uruguai, 106 - Tijuca
De segunda à sexta das 8 à 19:00hs. Sábado das 09h às 18hs.
Quaisquer dúvidas, test drive , podem tratar direto com a Roma pelo celular ou whatsapp
(21) 98169-1928 Marcus - Gerente
(21) 97012-8128 Michael - vendedor
Canal Direção Assistida :
https://www.youtube.com/user/direcaoasssitida
https://www.youtube.com/user/carpointnews

E sigo Ao volante
Abraços
Zeca

ZECA - Carioca da gema, casado e nascido em 70. Uma filha quase jornalista e apaixonado por automóveis,  tecnologia e pelos anos 80.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do CarPOint News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.