terça-feira, 1 de agosto de 2017

Latin NCAP - Fiat Mobi ganha uma estrela para a proteção do ocupante adulto


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br 


A quarta série de resultados de 2017 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, acabou de divulgar um decepcionante resultado de zero estrela para a versão de passageiros do Chevrolet N300, apenas uma estrela para o Fiat Mobi e duas estrelas para o Kia New Rio Sedan.

A versão do Chevrolet N300 para passageiros, uma minivan produzida na China, obteve fraca proteção no teste de impacto frontal, ganhando zero estrela para a proteção do ocupante adulto e uma estrela para a proteção do ocupante criança. A falta de airbags e a estrutura instável explicam o alto risco de lesões registrado. A proteção dos ocupantes crianças também foi fraca, o veículo contava com cintos de segurança de dois pontos em dois dos três bancos da segunda fila (onde são instaladas as cadeirinhas de crianças). Não conta com ancoragens ISOFIX e carece completamente de instruções sobre a instalação adequada dos Sistemas de Retenção Infantil (SRIs). O teste de colisão lateral foi feito a pedido do fabricante, mostrando proteção marginal para o tórax do adulto. Ambas as portas laterais do lado impactado se abriram no teste de colisão.

O Fiat Mobi, produzido no Brasil, ganhou uma estrela para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante criança. O Mobi proporcionou proteção marginal ao peito dos adultos no teste de impacto frontal, estrutura estável nesse impacto, sendo fraca a proteção proporcionada ao peito do adulto no impacto lateral. O desempenho estrutural do Mobi no impacto lateral mostrou uma alta penetração igual que no modelo do Chevrolet Onix, recentemente publicado. A falta de airbags laterais junto com o ruim desempenho estrutural explicam a baixa pontuação obtida. A porta traseira se abriu no teste de batida de impacto lateral, expondo os ocupantes a potenciais riscos. A falta de cintos de segurança de três pontos em todas as posições dos bancos, bem como o fato de não contar com ancoragens ISOFIX padrão, preocupa o Latin NCAP, já que isso limita a instalação dos SRIs.




O Kia New Rio Sedan, fabricado no México, ganhou duas estrelas para a proteção do ocupante adulto e duas estrelas para a proteção do ocupante infantil. Esse novo modelo do Rio Sedan oferece um airbag para o motorista como padrão. A estrutura na batida frontal foi considerada estável, mostrando um bom desempenho no impacto lateral; contudo, a falta de airbags laterais limitou sua capacidade para proporcionar uma melhor proteção. O modelo não conta com freios ABS nem Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) como equipamento padrão, fato que surpreende o Latin NCAP, pois é um novo modelo de um segmento muito concorrido que em outros mercados proporciona ESC, mais airbags e maior segurança. A falta de ancoragens ISOFIXs, de cintos de três pontos em todas as posições de assentos, os problemas quanto à instalação dos SRIs e as instruções de instalação limitadas para os SRIs explicam as duas estrelas obtidas para a proteção da criança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.