quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Automotive Business Apresenta Pesquisa Inédita Sobre Presença Feminina no Setor Automotivo


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O portal Automotive Business, principal plataforma de conteúdo para profissionais do setor automotivo, divulgou ontem (20) o resultado parcial de uma pesquisa inédita sobre a atuação da mulher nesta indústria, durante o 1º Fórum Presença Feminina no Setor Automotivo promovido pela empresa, em São Paulo. Uma das conclusões do estudo é de que o número de trabalhadoras na cadeia produtiva ainda é pequeno: 83% dos postos de trabalho ainda são ocupados por pessoas do sexo masculino. A boa notícia é que houve evolução. Este porcentual era de 85% em 2013, com apenas 15% das vagas ocupadas por mulheres.

“Os dados indicam que, durante a crise, a participação feminina nas empresas automotivas teve leve evolução. Os motivos deste movimento não estão claros. Mas os salários, em geral, mais baixos pagos às mulheres podem ter garantido certa proteção aos seus empregos nesse período de contração do mercado. É possível ainda que mudanças culturais tenham contribuído para este cenário ou que o nível mais elevado de escolaridade das profissionais do sexo feminino fez a diferença”, avalia Paula Braga, diretora de Automotive Business e líder do projeto Presença Feminina no Setor Automotivo.

Outro destaque do levantamento é que 87% das empresas respondentes não contam com nenhuma mulher em cargos de vice-presidência ou presidência. Do total, 60% não têm mão de obra feminina nem mesmo em posições de diretoria. No que diz respeito à remuneração, foi verificado que os homens recebem salário superior desde as funções mais simples nas companhias automotivas. A diferença na remuneração se aprofunda, com desvantagem maior em cargos mais altos, em que as mulheres chegam a ganhar 33,8% a menos.

 A faixa etária das mulheres com carreira na indústria automotiva também chama a atenção. Apenas 11% das mulheres que compõem o quadro de funcionários das empresas entrevistadas na pesquisa têm idade acima de 46 anos, enquanto a longevidade dos profissionais do sexo masculino nas companhias do setor é maior: 26% dos homens empregados no setor têm mais de 46 anos.

Segundo ela, o objetivo desta iniciativa foi gerar conhecimento sobre a atual condição da mulher nesta indústria e criar a oportunidade de discutir o assunto e refletir sobre caminhos que possam ser seguidos para promover empresas mais igualitárias. “O conteúdo gerado nos deu um suporte importante para uma discussão profunda e um direcionamento mais sólido”, diz Paula.

A pesquisa Presença Feminina no Setor Automotivo pesquisou a realidade de montadoras e fabricantes de autopeças para construir um retrato da cadeia produtiva desta indústria. O estudo recebeu 127 respostas – o que garante alta confiabilidade, já que o foco do levantamento estava em universo de 460 empresas. “Os questionários foram respondidos por responsáveis pela área de Recursos Humanos das organizações”, comenta a diretora de Automotive Business.  O conteúdo gerado nas discussões do Fórum Presença Feminina no Setor Automotivo fará parte do relatório final da pesquisa, que será apresentado em março nas plataformas digitais da empresa. Confira o estudo na íntegra: www.mulheresautomotivas.com.br.

Fonte: SD&PRESS Consultoria

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