quarta-feira, 19 de setembro de 2018

SAE 2018: Sabó demonstra uso de impressão e projeção 3D aplicados em prototipagem e indústria 4.0

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br  
 
 Este ano, a SABÓ apresentou na mostra do Congresso SAE 2018, que teve como tema: “A Engenharia do Futuro, Novos Horizontes para a Mobilidade” várias atrações, demonstrando todo seu potencial tecnológico através de sistemas que demandam seus produtos, impressão 3D para prototipagem e projeção também 3D de algumas das células com iniciativas da indústria 4.0.

Novidades na evolução dos produtos também já demonstram a preparação da empresa para o futuro: placas bipolares para células de combustível, e juntas alumínio borracha aplicadas à transmissões de carros elétricos, estas serão produzidas em escala a partir de 2023.

Expôs também novos recursos no desenvolvimento de produtos com a impressora 3D, que esteve trabalhando no estande durante todo o evento.

A SABÓ é uma das poucas indústrias do mercado de autopeças inseridas no conceito da Indústria 4.0 ou Manufatura Inteligente, utilizando tecnologia robótica colaborativa em sua linha de produção, conectando setores e postos de trabalho, diminuindo tempo e custos de produção, além de eliminando problemas de fabricação. Uma parte da linha da fábrica de Mogi Mirim, foi projetada em prisma 3D demonstrando para quem passou pelo estande da empresa, a visualização das soluções de manufatura avançada nos processos.

Estava disponível para visualização também, um motor três cilindros que, para dar mais dinamismo ao entendimento do público sobre essa aplicação, a SABÓ levou displays construídos e desenvolvidos baseados em motores reais em vista de corte, bem como os aparatos mecânicos que simulam a condição de aplicação:, onde foi possível visualizaro funcionamento do sistema de vedação em tempo real, o qual conta com sistema sensor do posicionamento do virabrequim, utilizado no gerenciamento do motor.

Todos esses diferenciais tecnológicos em termos de desenvolvimentos de produtos, processos e habilitadores da Indústria 4.0, puderam ser conferidos no estande da Sabó Congresso SAE BRASIL 2018, no Centro de Exposição Imigrantes que aconteceu de 3 a 5 de Setembro de 2018.

Paralelamente à mostra tecnológica, representada pelo seu Diretor Industrial Ricardo Ávila, juntamente com outras empresas e profissionais importantes do setor, a Sabó incentivou e apoiou o painel “Operações Industriais Conectadas”, o qual abordou temas como Manufatura Digital com Interoperabilidade, Internet das Coisas (IoT) com Mobilidade Digital, Sistemas Ciber-Físicos (CPS) com Automação e Robótica, Coleta de Dados de Instrumentos de Campo, Big Data, Sistemas Analíticos Avançados e Inteligência Artificial (IA), e Economia Circular, com atenção à sustentabilidade no futuro das operações de transformação. O Painel foi apresentado no dia 5 de setembro, das 9h às 11h30.

“O compartilhamento de demandas just in time, eventualmente pequenas, ou até unitárias, de diferentes agentes de mercado pode ser mobilizado de modo que maximize sinergias e alavanque resultados financeiros. Saímos de padrões rígidos para modelos dinâmicos, que se aperfeiçoam continuamente”, explica o engenheiro Ricardo Ávila, Diretor Industrial da Sabó, também membro do Comitê de Operações Industriais Conectadas.

“A participação da Sabó no SAE este ano superou nossas expectativas. O evento em conjunto com a Expoalumínio foi muito bom, afinal autopeças com alumínio tem tudo a ver. Recebemos a visita de muitos fornecedores do setor em nosso estande que com certeza vão gerar novos negócios para a Sabó, além da visita dos principais diretores das montadoras presentes, que se impressionaram com a nossa utilização da tecnologia 3D para a prototipagem e demonstração de nossa linha de montagem . O SAE foi espetacular e nesse formato recebemos pelo menos o triplo de visitas com relação aos anos anteriores. Estamos muito satisfeitos, foi um sucesso!”, declarou Lourenço Oricchio, Diretor Geral da Sabó Américas.

Fonte: Paula Skoretzky -Assessora de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.