sábado, 17 de novembro de 2018

1ª Conferência de Veículos Inteligentes na Casa Firjan de 26 a 28 de novembro


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br  

As pesquisas e o investimento em veículos autônomos pelo mundo avançam numa velocidade muito maior do que a preparação das cidades para a introdução dessa nova tecnologia. O funcionamento de um carro inteligente, sem motorista, exige uma infraestrutura significativa, que vai desde a conexão estável com a internet até ruas pavimentadas e conservadas, sinalização eficiente e respeito às regras de trânsito por parte dos demais motoristas e pedestres. São questões ainda mais desafiadoras para países como o Brasil, que reúne cidades em estágios diferenciados de desenvolvimento. Todos esses desafios serão debatidos na “1ª Conferência sobre Veículos Inteligentes: segurança jurídica e tecnológica para inserção no Brasil”, que acontece entre os dias 26 e 28 de novembro, na Casa Firjan. A iniciativa, que tem programação gratuita, terá ainda a apresentação de um carro autônomo, que vai circular pelo jardim do centro de inovação e empreendedorismo, inaugurado há três meses, em Botafogo.

A conferência, uma parceria entre Casa Firjan, Inmetro e Universidade Federal de Lavras (UFLA), marca o primeiro debate entre representantes de montadoras, seguradoras de carro, profissionais de tecnologia e do Direito, acadêmicos e membros do governo em prol da criação de uma regulamentação capaz de viabilizar e impulsionar a adoção segura das tecnologias relacionadas a veículos inteligentes no país. A garantia de uma mobilidade segura e inteligente depende de um trabalho em conjunto de vários setores para que os veículos autônomos possam realmente se integrar à sociedade.

“Programando um carro inteligente”, “Cidades Inteligentes”, “Segurança físico-cibernética de veículos inteligentes”, “Ética”, e “Arcabouço legal” estão entre os destaques das 18 palestras que integram a programação da conferência. A principal atração da abertura, dia 26/11, é a exibição do carro inteligente Iara (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), desenvolvido pelos pesquisadores do Laboratório de Computação de Alto Desempenho (Lcad) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O carro autônomo brasileiro já fez uma viagem de 74 Km em Vitória, no Espírito Santo, onde foi monitorado por dois motoristas e por um carro à distância.

DIA 29/11 – WORKSHOP
9h às 10h15 - Mesa Redonda: a visão da indústria
- Participantes: João Irineu Medeiros (FCA Latam), Antonio Megale (ANFAVEA), Jose Albertin (ABNT), Leimar Marfort (Bosch/AEA) e Francisco Giacomini (Qualcomm)
Moderador: Firjan
10h15 às 10h45 - Coffee Break
10h45 às 12h - Mesa Redonda: a visão da academia
- Participantes: Alessandro Victorino (UFMG) e Luis Henrique (COPPE/UFRJ/GTA). Outros participantes a confirmar.
Moderador: Arthur Miranda Neto (UFLA)
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 14h45 - Mesa Redonda: visão das autoridades regulatórias e órgãos executivos do governo
- Participantes: Luiz Otávio Maciel Miranda (Contran), Daniel Mariz Tavares (Denatran/Ministério das Cidades) e Carlos Alexandre Pires (MME/CGIEE).
Moderadora: Andrea Martinesco (MPF)
14h45 às 15h30 – Mobilidade elétrica
Plataformas de negócios para mobilidade elétrica: o caso da HUBJECT
Palestrante: Lois Warner
15h30 às 16h - Coffee Break
16h às 16h45 – Mobilidade elétrica - Pesquisa e Desenvolvimento: a experiência da Mobility2Grid
- Palestrante: Karoline Karohs
16h45 às 17h30 – Mobilidade elétrica-  A implementação de políticas públicas em eletromobilidade: o caso da NOW GmbH
- Palestrante: Oliver Braune

Fonte: www.firjan.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.