quarta-feira, 24 de julho de 2019

Comportamento do Motorista Aumenta em Até 10% Gasto de Combustível



VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br
 
Você sabia que o simples hábito de frear repentinamente ou acelerar o carro de forma forçada pode aumentar em até 10% o consumo de combustível? É o que mostra um levantamento do VAI (Vehicle Artificial Intelligence), sistema de conectividade automotiva desenvolvido pela Wings, empresa brasileira com longa experiência na comercialização e desenvolvimento de acessórios para automóveis, em parceria com o centro privado de inovação, CESAR, e com a EMPRAPII – Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, capaz de rastrear todas as informações de funcionamento do automóvel.

Conforme dados dos mais de 1.000 veículos conectados ao VAI em todo o Brasil, esse comportamento é o principal vilão do consumo. Enquanto o consumo médio da frota brasileira gira em torno de 8,62km/l, o valor para veículos que costumam passar por acelerações e freadas repentinas chega a 7,8km/l, o que representa uma despesa adicional de 10% com combustível. Considerando que o gasto médio do brasileiro com etanol ou gasolina gira em torno de R$ 21 por dia, segundo informações do VAI, motoristas que aceleram e freiam de forma brusca tendem a gastar cerca de R$ 781 a mais por ano com combustível.

“Em todo o Brasil identificamos uma média de 1,3 freadas repentinas por carro diariamente. O motorista brasileiro, no entanto, de maneira geral, está cauteloso em relação a isso. Observamos que menos da metade dos condutores (44%) possuem o hábito de forçar a rotação do motor na partida do carro no dia a dia, por exemplo, o que ajuda no consumo”, explica João Marcelo Barros, diretor da Wings.

Dotado de um sensor gravitacional embutido que permite identificar os mais diversos tipos de movimento do veículo, o VAI também é equipado com tecnologia de Inteligência Artificial, que permite interpretar todos os dados coletados, gerando uma base de conteúdo relevante sobre a frota brasileira e o comportamento do motorista. “Além de uma fonte de diagnóstico, o VAI também auxilia o motorista a aprimorar sua forma de dirigir”, comenta o executivo.

Fonte: SD&PRESS Consultoria 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.