segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

5 indícios de que o ar condicionado precisa de manutenção neste verão




VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br

Extremamente importante no verão, o ar condicionado do carro precisa de manutenção frequente e costuma dar sinais quando algo não vai bem. Vale lembrar que o ar condicionado tem um mecanismo separado do motor e requer atenção e manutenção preventiva a cada ano ou em intervalos de 20 mil quilômetros rodados.

Por isso os especialistas da A.M.Marcelo, oficina premium de São Paulo, listam alguns indicativos de que o sistema de ar condicionado automotivo precisa de reparo.

    O maior sinal de problema são os odores que podem vir do sistema de ventilação. Estes odores podem ser de fungos presentes nas mangueiras, sujeira e até mesmo insetos e matéria orgânica podem causar cheiro incômodo.

    Outro sinal comum é notar que o ar condicionado está "fraco", o que pode significar falta de gás refrigerante no sistema. "É importante lembrar que o gás não se perde, a não ser por algum vazamento, que precisa ser verificado bem como ressecamento de vedações ou de mangueiras que devem ser substituídas em uma manutenção", explica Matteo Petriccione Júnior.

    Funcionamento irregular indicam problemas que podem ter origem elétrica. "Quando o ar parece ter perdido a força pode ser sinal de algum desgaste no sistema composto por termostato e outros itens que devem ser verificados", completa;

    Ruídos, barulhos contínuos e estalos do sistema podem ter origem mecânica como ventoinha, atrito da tubulação ou falha no compressor. A forma de fazer a manutenção correta é lubrificando o sistema de maneira preventiva;

    Desconfie de problemas respiratórios na família como rinite, sinusite ou bronco rinossinusite, especialmente de quem esteve no veículo e compartilhou o mesmo espaço. A falta de manutenção no sistema leva a proliferação de fungos e bactérias que podem prejudicar a saúde.

"Importante lembrar que uma boa manutenção envolve a checagem do sistema, do nível de gás, da vedação, e de uma verificação atenta nos dutos que são veículo de fungos e bactérias caso não receba o cuidado adequado", completa o especialista da A.M.Marcelo.

Outra dica fundamental é de utilizar o ar condicionado com parcimônia mas com frequência. Em dias quentes, é importante abrir as janelas com o ar ligado antes de fechar completamente, usar o modo de recirculação apenas nos primeiros minutos e fazer a troca do filtro de pólen (ou de cabine) uma vez por ano. "É um custo baixo mas acredite que a maioria dos proprietários de veículos não verifica o filtro que é a primeira barreira contra fungos, bactérias, fuligem entre outros.", conclui.

Fonte: cquatrocomunica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.