quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Entenda a importância do ajuste de suspensão da moto

 

VISITE O SITE CARPOINT NEWS : www.carpointnews.com.br  

Com o objetivo de garantir estabilidade, equilíbrio e conforto ao condutor, a suspensão é um dos componentes fundamentais das motocicletas. Segundo Roberto Marguti, Técnico da Cofap, realizar o ajuste desta peça é essencial para garantir que o item esteja de acordo com sua principal função – a segurança, através do contato do pneu com o piso.

O processo é rápido e normalmente apenas uma chave específica é utilizada. A regulagem é realizada pelo aumento ou diminuição da carga da mola no amortecedor, sendo necessário informar ao mecânico o peso que será carregado. Mas afinal, qual a hora certa realizá-la? De acordo com Marguti, quando a motocicleta estiver instável, ou seja, mole ou dura.

“A suspensão da motocicleta muito macia pode provocar o fim de curso do amortecedor. O motivo pode ser o desgaste natural da peça ou sobrepeso carregado na motocicleta. Já a suspensão muito rígida, pode ocasionar o desconforto ao motociclista, o que significa que a carga da mola está acima do necessário”, explica. A regulagem é fundamental em caso de manutenção preventiva – desgaste natural do amortecedor/mola – e conforme o peso do motociclista e da carga. É necessário sempre consultar as orientações do fabricante.

Fonte: Alfapress Comunicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.