segunda-feira, 11 de dezembro de 2023

COLUNA VER-O-CARRO | Nissan Sentra prova que os sedãs médios não morreram; confira avaliação

 

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Hoje, os SUVs dominaram o mundo automotivo, em seus variados tamanhos. Com isso, categorias como minivans, peruas e hatches médios, de públicos fiéis e cativos, foram suprimidas para dar lugar aos utilitários esportivos. O mesmo acontece com os sedãs médios. Mas a Nissan não quis nem saber, e na contramão da moda, lançou em março deste ano, a oitava geração do Sentra, após hiato de dois anos sem o sedã médio. Diante disso, Ver-o-Carro o testou, durante quatro dias (de 16 a 20 de novembro), a versão Advance, de entrada, concedido pela assessoria de comunicação da marca japonesa. (Agradecimentos aos senhores Alexandre Carvalho e Fagner Oliveira, da Nissan, pela confiança, e ao Daniel Rienzo, da concessionária Tropical, pela consultoria na entrega.)

Não é porque é a versão de entrada que o carro é básico. Muito longe disso. Para começo de conversa, ar condicionado digital bizona, banco do motorista com regulagem elétrica e aquecimento, chave presencial, faróis em LEDs com luzes diurnas e acendimento automático, faróis de neblina em LED, 6 airbags, rodas de liga-leve aro 17, computador de bordo com tela de TFT de 7”, partida por botão, modos de condução (Eco e Sport), piloto automático e câmera de ré integram o rol.

E tem mais: multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, USB dianteiro e traseiro, alerta de colisão frontal, assistente de frenagem automática, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, alerta de objetos no banco traseiro e alerta de atenção do motorista completam lista dos itens mandatórios do sedã.

Em nosso teste, o Nissan Sentra Advance mostrou-se um carro confortável e recatado, mas ágil. O motor 2.0 de 151 cv/20 kgfm, junto com a transmissão CVT de oito marchas virtuais, não desapontou, e em circuito rodoviário, a aproximadamente 1.100 rpm, além de gostoso de dirigir, é econômico (em uma viagem, fez consumo de 17,6 km/l facilmente, ajudado pelo modo de condução Eco). Os assentos dotados de tecnologia Zero Gravity não fazem a condução ser cansativa, e a regulagem elétrica não traz dificuldade em achar a melhor posição de dirigir.

No interior do novo Sentra Advance, ninguém passa aperto. Cinco ocupantes viajam tranquilamente, e os ocupantes traseiros têm a comodidade de ter uma porta USB para carregar o celular. E em seu porta-malas, cabem bons 466 litros, pouco menos que os 470 do rival e compatriota Toyota Corolla. O volante revestido de couro de textura macia tem boa empunhadura e comandos de som. Por onde eu passava, muitos pararam para olhar para o carro, tamanho encantamento sentiam por seu visual arrebatador.

Entretanto, nem tudo são flores. As maiores faltas sentidas no sedã médio ficam por conta das ausências de saída de ar para o banco traseiro (coisa que a Toyota corrigiu na linha 2024 do Corolla) e de um freio de estacionamento por alavanca ou, por que não, por comando eletrônico (o Sentra usa um pedal). Entre os defeitos vistos no teste, relato a convivência com o alto-falante da porta do motorista estourado, mas de fácil conserto a posteriori, e a trava elétrica que abre apenas uma das portas dianteiras, sendo obrigado, então, a apertar o botão interno de travamento e destravamento para abrir as demais. Numa eventual vinda da reestilização estreada no exterior, poderiam corrigir estes vícios. 
Após os quatro dias de testes, 426,8 km rodados e 17:37 de trabalho, despeço do Nissan Sentra Advance, dando o veredito de APROVADO, com todos os méritos e com a sensação de querer um na minha garagem, tamanho apego senti pelo carro. Hoje custando R$ 148.490 na tabela da marca japonesa, o Sentra, além de custo-benefício formidável, não deve em nada na comparação com o Toyota Corolla, apenas R$ 500 mais caro, e é mais barato que o VW Virtus Exclusive (R$ 150.990), de categoria inferior e portador de acabamento mais espartano. Sim, com a chegada do novo Sentra, os sedãs médios estão mais vivos do que nunca, e cheios de vitalidade, para SUV nenhum botar defeito. Vida longa à eles! 
 
VOLVO CAR INAUGURA CONCESSIONÁRIA EM BELÉM, EM CLIMA DE FESTA E CELEBRAÇÃO
A Volvo Car, comprometida com a eletrificação e a mobilidade sustentável, e expandindo suas operações Brasil afora, inaugurou neste sábado, dia 9 de dezembro, em meio a uma festiva recepção a clientes e convidados, a concessionária Volvo Belém, pertencente ao Motor Group Brasil.

Localizada na rua Antônio Barreto, 127, a 50 metros da Doca, um dos endereços mais valorizados na capital paraense, a Volvo Belém atende ao padrão global Volvo Retail Experience (VRE) e oferece uma experiência inovadora de estrutura da loja, de oficina e de relacionamento com o cliente.

Sua elegante fachada combina vidros transparentes e translúcidos que valorizam o showroom e o aconchegante interior da loja, na qual a experiência escandinava não fica reservada aos carros. Todo o mobiliário que equipa o showroom foi importado da Suécia para garantir os padrões globais da nova proposta de luxo da Volvo Car Brasil.

Na cerimônia, dentre os presentes, estiveram Túlio Lúcio, diretor do Motor Group Brasil em Belém; Sérgio Resende, sócio-conselheiro do Motor Group Brasil; Renato Bello, CEO e presidente do Motor Group Brasil; Marcelo Kronemberger, diretor comercial da Volvo Car Brasil, entre outros funcionários.

Atualmente, a Volvo Car comercializa os elegantes SUVs elétricos C40 e XC40, os híbridos plug-in XC60 e XC90, e a nova grande sensação da marca: o elétrico EX30, que desde setembro, acumula mais de 2 mil exemplares reservados. Todos estão à disposição na Volvo Belém.

Ver-o-Carro agradece a Volvo Belém, nas pessoas do diretor regional Túlio Lúcio, e da responsável pelo marketing, Amanda Eidan, pelo convite e recepção. Desejo excelentes vendas e a repetição, com a Volvo Belém, do mesmo sucesso feito com as lojas BM Belém e Land Belém, dentro do segmento premium. 
 


2023 ENCERRARÁ COM VENDAS EM ALTA, PRODUÇÃO ESTÁVEL, EXPORTAÇÕES EM BAIXA E FIAT STRADA NA LIDERANÇA
Faltando apenas um mês para encerrar o ano, a ANFAVEA, entidade que reúne as fabricantes nacionais de veículos, fez um balanço das previsões de 2023 e do que se pode esperar em 2024. Para a associação, o ano corrente fechará com estimados 2,29 milhões de automóveis e comerciais leves faturados nas concessionárias, o que representa alta de 8,8% sobre 2022; crescimento de 18,8% nas vendas de ônibus, sobretudo pela maior demanda do transporte rodoviário; e queda de 15,2% entre os caminhões, causada pelas antecipações das compras no ano passado, devido a troca de norma de emissão de poluentes.

Se por um lado as vendas internas subiram, a produção foi de 2,359 milhões de veículos, leve queda de 0,5%, provocada, segundo a ANFAVEA, pelas fracas exportações e pelo fortalecimento das importações (os elétricos chineses que o digam). Comparado a 2022, as exportações despencaram 17%; Argentina, Chile e Colômbia, antes maiores compradores, preteriram nossos carros. Ainda de acordo com a entidade, para 2024, há previsões de altas de 6,6% nas vendas de automóveis e comerciais leves, 14,1% nas de pesados, 4,7% na produção e 2% nas exportações.

Entre os carros mais vendidos em novembro, a Fenabrave listou os mais queridos da clientela nacional: Fiat Strada (11.518), VW Polo (10.197), Hyundai HB20 (10.057), Chevrolet Onix (9.802), Hyundai Creta (6.989), VW T-Cross (6.525), Fiat Mobi (6.367), Renault Kwid (5.972), Chevrolet Tracker (5.899) e Jeep Compass (5.751). A picape pequena da Fiat, com 110.028 exemplares emplacados no acumulado do ano, não pode mais ser alcançada pelos 93.246 do VW Polo.

EXPRESSO MOTORIZADO

  • Tem alerta de versão nova: Toyota Corolla Cross incrementa suas opções com a chegada da inédita XRX com motor 2.0 de até 177 cv/21,4 kgfm, ao preço de R$ 190.290. Ela atende aos pedidos dos clientes, e traz os mesmos itens de série existentes na XRX Hybrid, mas não podem pagar cerca de R$ 210 mil nela.
  • Mercedes-Benz estreou novas gerações dos SUVs GLC e GLC Coupé, Entre ambas, um item em comum: o sistema híbrido-leve de 48 volts associado ao motor 2.0 turbo de 258 cavalos, transmissão automática 9G-Tronic e tração integral 4MATIC. Seu interior remete ao novo Classe C, marcado pelas telas flutuantes do painel de instrumentos (12,3”) e da multimídia (11,9”), em alta resolução e comandos de voz via “Hey, Mercedes”. Seu por R$ 531.900 na GLC 300 Avantgarde, enquanto a GLC 300 Coupé AMG LINE ainda está sem preço.
  • Se o Brasil ainda espera, a Argélia já tem. Naquele país, localizado no norte da África, a Fiat lançou a picape média Titano, nas versões Endurance de cabine simples e dupla 4x2 e Endurance+ e Volcano de cabine dupla 4x4. De origem Peugeot, assim como a caminhonete, o motor 1.9 turbodiesel gera 150 cv/35,7 kgfm, e a transmissão, por sua vez, é manual de seis marchas. Para cá, a aposta é no 2.2 da Ducato, fazendo aproximados 200 cv.
  • Parceria entre Audi e LATAM proporciona transporte de clientes do programa de fidelidade LATAM PASS Black Signature dentro do aeroporto de Congonhas, em São Paulo. O objetivo é proporcionar uma experiência de viagem com ainda mais exclusividade, sustentabilidade e conforto, dentro de um Q8 e-tron 100% elétrico.
Até a próxima semana, motorizados! Vem ver o carro com a gente!

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