No 11ª edição do Prêmio Imprensa Automotiva, promovido pela Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), a Honda foi a maior premiada no evento. A marca japonesa conquistou o primeiro lugar em seis categorias, entre motocicletas e automóveis. A eleição contou com 73 jornalistas especializados dos mais diversos veículos de todo o país. Para os modelos de duas rodas, as vencedoras foram a XRE 300 com freios ABS, na categoria On-Off Road; a Lead 110, destaque entre os scooters; CB 600F Hornet ABS, representante das Street e CBR 1000RR Fireblade com freios ABS, eleita a Melhor Motocicleta Esportiva e Melhor Moto Abiauto 2009. Entre os automóveis, o New Fit foi reconhecido como a melhor “Minivan/Monovolume”. Já a campeã de vendas, a CG 150 Titan Mix levou o de Mobilidade Sustentável, que foi entregue pela ÚNICA (União Nacional de Cana-de-açúcar), na qual elegeu os veículos de menor poluição ambiental.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Honda ganha seis prêmio Abiauto
No 11ª edição do Prêmio Imprensa Automotiva, promovido pela Abiauto (Associação Brasileira de Imprensa Automotiva), a Honda foi a maior premiada no evento. A marca japonesa conquistou o primeiro lugar em seis categorias, entre motocicletas e automóveis. A eleição contou com 73 jornalistas especializados dos mais diversos veículos de todo o país. Para os modelos de duas rodas, as vencedoras foram a XRE 300 com freios ABS, na categoria On-Off Road; a Lead 110, destaque entre os scooters; CB 600F Hornet ABS, representante das Street e CBR 1000RR Fireblade com freios ABS, eleita a Melhor Motocicleta Esportiva e Melhor Moto Abiauto 2009. Entre os automóveis, o New Fit foi reconhecido como a melhor “Minivan/Monovolume”. Já a campeã de vendas, a CG 150 Titan Mix levou o de Mobilidade Sustentável, que foi entregue pela ÚNICA (União Nacional de Cana-de-açúcar), na qual elegeu os veículos de menor poluição ambiental.
Agile é eleito o veículo Abiauto 2009
No domingo passado (29), durante o Prêmio Abiauto 2009, um júri de 73 jornalistas especializados, elegeu o Chevrolet Agile, lançado em setembro, como o "Veículo Abiauto 2009". Na categoria de melhor veículo vendido no País dentre as seis categorias que constam da premiação organizada pela entidade Abiauto - Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. O novo compacto da Chevrolet também levou o prêmio de "Melhor Carro Nacional", com motorização acima de 1.4 litro de capacidade. Além do Agile, a Captiva recebeu o prêmio de "Melhor Utilitário Esportivo", sendo bicampeão nessa categoria do prêmio Abiauto. "Estamos honrados e orgulhosos com este prêmios concedido pela Abiauto. O Agile superou todas as nossas expectativas de vendas e tornou-se um sucesso absoluto no mercado brasileiro e Mercosul", destaca Jaime Ardila, Presidente da GM do Brasil e Mercosul. Com esse prêmio, o Presidente afirma que vai programar um aumento da produção na fábrica de Rosario, na Argentina, ampliando a produção de 6.000 para 8.000 unidades mensais a partir do início de 2010.
"Mais uma vez estamos exultantes com estas vitórias dos modelos Chevrolet, prêmios concedidos por um júri que reúne um conceituado grupo de jornalistas especializados. Já havíamos conquistado o prêmio de "Carro do Ano®" da Revista Autoesporte e, agora, também ganhamos o Prêmio Abiauto, reforçando a nossa convicção de que o Agile é um carro que vai além da concorrência", destaca José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.
Motor diesel da Audi completa 20 anos
Apresentado no final de 1989, no Salão de Frankfurt, o primeiro motor turbodiesel com injeção direta da Audi, acaba de comemorar 20 anos de existência, com o modelo Audi 100 2.5 TDI. “Vinte anos de tecnologia TDI significam vinte anos de progresso e de mudança, poder, esportividade e eficiência”, afirma Michael Dick, membro do Conselho de Administração para o Desenvolvimento técnico da Audi. Atualmente a Audi oferece em seus modelos desde o recente 1.6 TDi do hatchback A3 até o 6.0 litros TDi do SUV Q7. "A tecnologia TDI foi um fator chave para o avanço da nossa marca para o segmento premium", conclui Dick.
BMW 123d Coupé da Policia tem preparação da AC Schnitzer
Foi apresentado no Essen Motor Show, na Alemanha, pela empresa especilizada em “apimentar” os modelos da marca Alemã BMW, o ACS1 2.3d, que servirá aos policiais Alemãs. O carro é baseado na iniciativa denominada “Tune it! Safe!”, do Governo Alemão, promovida pelo Ministério dos Transportes, a VDAT e a Associação de Tuners Automóveis da Alemanha. Que tem o objetivo de conscientizar as pessoas para um condução segura e correta preparação dos veículos, sempre pensando na segurança em primeiro lugar.
Com base no comportado BMW 123d Coupé, a AC Schnitzer preparou o motor diesel biturbo para desenvolver 241 cv de potência, a 480 Nm de torque (ante dos 204 cv originais). Em conjunto está um caixa de câmbio automática de seis velocidades. Com esse conjunto motor/câmbio o ACS1 2.3d faz de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos. Além da pintura adotada pela polícia alemã o coupé está equipado com alguns acessórios estéticos, como um imponente spoiler dianteiro, traseiro e lateral, além de duas saídas de escape traseiro. O imponente aerofólio traseiro duplo se destaca na traseira do coupé. Foi inserida ainda uma nova suspensão, que foi rebaixada em 30 mm, para melhorar seu desempenho nas curvas ou retas. Foram aplicados novos espelhos retrovisores externos, com desenho mais esportivo, rodas de liga leve de 19 polegadas. Internamente fica evidente o toque esportivo do coupé da BMW, os bancos envolventes, em couro chamam a atenção, detalhes em fibra de carbono, pedais em alumínio e um curioso indicador de forças G mostram que a policia não vai estar de brincadeira na hora de um perseguição a um bandido.
Mais um teaser do Audi A8 é revelado
Mais um teaser do próximo Audi A8, que vai ser revelado hoje. O topo da gama da marca dos quatro anéis, será mostrado oficialmente em Miami, no «Audi Pavilion», uma estrutura temporária inserida na exposição “The Art of Progress”, integrada no encerramento das comemorações do 100º aniversário da Audi. O último teaser, revelado a uma semana atrá, mostra a silhueta do sedan de luxo da Audi. Quem estiver interesse em acompanhar o lançamento oficial do carro, pode acessar o site http://www.audi.tv/ e ver as novas linhas do carro. Até o final do dia o CarPoint News irá mostrar mais detalhes do carro.
Golf Cabriolet chega em 2011 na Europa
A revista Auto Hoje informou que a Volkswagen irá lançar a versão conversível do hatch médio Golf, já em 2011. O modelo terá um capota de lona, como manda a tradição e o Golf Cabriolet será produzido na fábrica da Karmann, em Osnabrück. O Golf sem capota surgiu em março de 1979, também fabricado pela Karmann.
Audi investe no Bayern de Munique
A Audi vai adquirir 9,09% do Bayern de Munique, que está avaliada em 90 milhões de euros. “Duas marcas de sucesso estão ainda mais próximas, com este negócio. Para além deste vertente, temos planos para reforçar a presença global de ambas as marcas incluindo, entre outras coisas, a promoção de jovens talentos na área do futebol”, afirma Rupert Stadler, presidente do Conselho de Administração da Audi.
sábado, 28 de novembro de 2009
Rápidas do final de semana
CRÉDITO FAT - Após intenso apoio à liberação da linha de crédito destinada aos motofretistas, a Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – esteve presente na entrega da primeira moto dentro dos padrões exigidos pelo CODEFAT (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) no dia 27 de novembro. O lançamento oficial da linha de crédito FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) aos profissionais do setor contemplados pelo financiamento contou com as presenças do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, o secretário nacional das Relações de Trabalho e Emprego, Luiz Antonio de Medeiros, o presidente do Sindimoto, Gilberto de Almeida Santos, o vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Fábio Lenza e representantes da superintendência da instituição e o presidente da Assohonda, Antônio Figueiredo. Após oficializarem a liberação da linha de crédito no valor de R$ 100 milhões, foi anunciado que o financiamento estará disponível em todas as agências da Caixa Econômica Federal, a partir de segunda-feira, 30 de novembro. O ministro Carlos Lupi aproveitou a oportunidade e informou que o Banco do Brasil também realizará em breve este programa.
CAMELO ELÉTRICO - Peugeot, tradicionalmente conhecida pelo espírito criativo e inovador, oferece agora ao consumidor uma opção ainda mais prática e ecológica para locomoção. Trata-se da primeira bicicleta elétrica produzida pela Marca, que combina design e robustez aliados a um alto nível de tecnologia e qualidade. Híbrida, a bicicleta elétrica Peugeot foi desenvolvida a partir de parceria com a Ultra Motor – uma das líderes mundiais no desenvolvimento de veículos elétricos – e integra uma bateria removível de lítio de 36 V e um motor elétrico de 250 watts, que permitem uma autonomia de até 70 quilômetros. A facilidade de utilização desta bicicleta é garantida até mesmo nas inclinações mais extremas, graças aos três níveis de assistência e o sensor de torque que a equipam. Itens como freios de disco dianteiros e traseiros, luzes automáticas e independentes e suspensão conferem maior segurança e comodidade ao usuário, em qualquer circunstância. A bicicleta elétrica já se encontra disponível em toda a rede de concessionárias Peugeot na Europa, com preço sugerido de 2.290 euros. Com a apresentação de mais esta novidade, a Marca reafirma sua posição como um importante ator no que diz respeito à mobilidade global e sustentável.
LINEA URUGUAIO – O Fiat Linea chegou ao Uruguai como referência em tecnologia, estilo e sofisticação no país. E também como um dos modelos mais equipados comercializados lá. O Fiat Linea disponível no Uruguai está equipado com motor 1.9 16V gasolina — especialmente desenvolvido para países que não possuem tecnologia Flex —, vidros elétricos, direção hidráulica, pneus 205/55 R16 e freio ABS. O Cliente Fiat pode escolher ainda o câmbio Dualogic® automático, Blue&Me e até seis air bags, entre diversos outros opcionais. Atualmente, na América Latina, o Fiat Linea produzido no Brasil é também comercializado na Argentina, Colômbia, Costa Rica e Cuba.
DUMONT COM BMW - Numa ação de co-branding com a BMW Group Brasil, o Grupo Dumont Saab será um dos patrocinadores do evento BMW Girls Day Out, que reunirá no próximo sábado, dia 28, no Grand Hyatt São Paulo, cerca de 40 mulheres motociclistas amantes da marca alemã mais valorizada do mundo. Elas vão receber como mimo um sofisticado relógio Dumont e, depois do café da manhã, pilotam suas motos pela estrada até chegarem a Itú, interior de São Paulo. Lá, as charmosas motociclistas almoçam e passam o resto da tarde no SPA do luxuosíssimo Resort Dois Santos. http://www.grupodumont.com.br/
NOVOS INVESTIMENTOS - A Volkswagen manterá sua trajetória de crescimento no Brasil nos próximos anos. Para isso, a empresa investirá um total de R$ 6,2 bilhões no País entre 2010 e 2014. Os aportes serão destinados para a ampliação da linha de produtos e o aumento da capacidade produtiva. "Com estes investimentos o Grupo Volkswagen fortalecerá de forma sustentável a sua posição de liderança competitiva no Brasil", disse Prof. Dr. Martin Winterkorn, presidente do Conselho de Administração do Grupo Volkswagen. "O Brasil é um dos nossos mercados em crescimento mais importantes no mundo, onde esperamos aumentos significativos da demanda nos próximos anos. Por isso estamos agora adequando a nossa capacidade produtiva", continua Winterkorn. "Neste ano cresceremos significativamente no Brasil e ganharemos participação de mercado. O nosso objetivo é vender um milhão de veículos por ano no Brasil até 2014, dando assim uma importante contribuição ao sucesso da estratégia do Grupo Volkswagen até 2018", disse Thomas Schmall, presidente da Volkswagen do Brasil. Os investimentos da ordem de R$ 6,2 bilhões planejados pela Volkswagen serão destinados ao desenvolvimento de novos produtos e à ampliação da capacidade das fábricas de São Bernardo do Campo, Taubaté e de motores em São Carlos. Com uma capacidade produtiva de 3.000 veículos por dia, a Volkswagen do Brasil é a maior fabricante de veículos do País.
NO SEMA SHOW - A Keko, líder nacional na fabricação de acessórios para veículos utilitários, estreou na última edição da feira norte-americana SEMA Show, realizada em Las Vegas (EUA) neste mês de novembro. A 42ª edição do maior evento das Américas especializado em peças e acessórios ocupa um espaço equivalente a quatro vezes o da Automec ou a oito Salões do Automóvel, de São Paulo. Em um estande exclusivo, a Keko marcou presença na SEMA Show com sua linha de estribos, santantônios (roll-bars), bagageiros e parachoques de impulsão. Segundo o Supervisor de Exportação da empresa, Silvano Oliveira, a participação da empresa pode ser considerada excelente, registrando 82 visitantes de 27 países, além da percepção comercial de reverter os contatos em bons negócios. A intenção é tornar a marca mais conhecida no mercado americano, assim como potencializar a abertura de novos mercados em outros países.
PRÊMIO DE EXCELÊNCIA - A Pirelli recebeu nesta quinta-feira, 19 de novembro, em cerimônia oficial, o prêmio global Q1 Ford de Excelência de Fornecimento, que elege os fornecedores com maior grau de comprometimento com os níveis de qualidade, atendimento de requisitos específicos e de novos projetos da Ford. O prêmio é o resultado de um monitoramento contínuo dos indicadores de qualidade do produto, logística e de certificações, e os premiados são os fornecedores que atingem a excelência nos três quesitos. Todos os fornecedores da Ford são monitorados por um sistema único global, acessível a todos, para que acompanhem o próprio desempenho, o que confere transparência ao processo. Além da fábrica da Pirelli em Santo André, a unidade de Feira de Santana também foi eleita com o Q1 Ford de Excelência de Fornecimento na semana passada, 12 de novembro, em cerimônia oficial. As fábricas da Pirelli na América do Sul que atendem a Ford são as localizadas nas cidades de Feira de Santana (BA), Santo André (SP), Campinas (SP), Gravataí (RS), Merlo (Argentina) e Guacara (Venezuela).
NA EXPOMANAGEMENT - A Renault do Brasil participa da ExpoManagement 2009, um dos maiores fóruns empresariais do País, a ser realizado pela HSM entre 30 de novembro e 2 de dezembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. A ação faz parte da estratégia da Renault em reforçar a presença da marca e da gama de produtos entre os participantes da ExpoManagement, entre eles empresários, executivos, formadores de opinião e demais profissionais. Para isso, a Renault criou dois espaços – sendo um em cada lado da entrada do auditório principal –, onde serão expostos ao público os modelos Mégane, Mégane Grand Tour, Symbol e Stepway. “Esta é a nona edição em que a Renault está presente na ExpoManagement. Por se tratar de um fórum altamente especializado, esta é uma oportunidade como poucas de dirigir a nossa comunicação e os nossos produtos a um público formador de opinião e que dita tendências”, comenta Cássio Pagliarini, diretor de Marketing da Renault do Brasil. Além de conhecer em detalhes os automóveis, os visitantes poderão concorrer ao curso ‘Piloto por um Dia’, com noções de pilotagem esportiva ministrado pelo Centro Pilotagem Roberto Manzini by Renault no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Para concorrer, basta passar pelos espaços da Renault na ExpoManagement 2009 e preencher um cadastro. No último dia evento será realizado um sorteio e o ganhador será contatado para agendamento do curso.
REINVENÇÃO DAS VENDAS - Com o tema “O conhecimento e a reinvenção da gestão em vendas”, a ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus) promoveu o 9º Encontro Nacional dos Dirigentes de Vendas da Rede de Concessionários Volkswagen Caminhões e Ônibus. O evento, que contou com a participação de 110 profissionais de todo o Brasil, destacou a importância da inovação para manter a liderança de mercado da marca. Outro assunto ressaltado no encontro foi a integração com a MAN. “Estamos entrando em um momento especial, pois já somos MAN Caminhões e Ônibus. Vamos competir no mercado de extrapesados e, com certeza, com a força da Rede, nosso futuro será promissor”, enfatiza Sérgio Dante Zonta, presidente da ACAV.
SOLUÇÕES PARA MOBILIDADE - Como empresa pioneira no desenvolvimento de inovações tecnológicas alinhadas às questões ambientais, o Grupo Magneti Marelli é um dos patrocinadores da Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, que acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Hotel Sofitel Copacabana, no Rio de Janeiro. Reunindo prefeitos das cidades latinoamericanas com mais de 500 mil habitantes, parceiros da indústria e organizações públicas e privadas, a Convenção tem o objetivo de discutir possíveis soluções para a mobilidade urbana, tornando-a sustentável. Serão abordados temas como emissão de CO2, aquecimento global, congestionamento e acessibilidade. O presidente do Grupo Magneti Marelli no Mercosul, Virgilio Cerutti, participa de um dos painéis do evento, no dia 25, e fala sobre como a tecnologia automotiva pode contribuir para aumentar a qualidade de vida nas grandes metrópoles e a segurança nas estradas. Em sua apresentação, Cerutti mostra algumas das tecnologias desenvolvidas pelas Magneti Marelli, como o câmbio automatizado Free Choice, que auxilia na dirigibilidade, reduzindo o consumo e, conseqüentemente, a emissão de poluentes.
MONDIALOGO DE ENGENHARIA - A Daimler e a UNESCO apresentaram, recentemente, os vencedores do "Mondialogo Engineering Awards" - Prêmio de Engenharia Mondialogo, no qual 30 equipes internacionais de jovens engenheiros foram vitoriosas. Os prêmios, divididos nas categorias Ouro, Prata e Bronze foram entregues a propostas de projetos inovadores que abordam a redução da pobreza, a promoção do desenvolvimento sustentável, bem como a mitigação das alterações climáticas. Na classificação Ouro, oito equipes, formadas por estudantes de engenharia de 14 países receberam prêmios de € 15.000 cada uma. Na categoria Prata, 12 equipes de estudantes de engenharia de 18 países receberam prêmios de € 10.000. Uma das equipes vitoriosas, nessa divisão, esteve composta por estudantes da Universidade de Brasília e de Glasgow, na Inglaterra. A iniciativa apresentada por esse grupo esteve focada em maneiras de evitar o desperdício de água e produzir energia renovável. Dez equipes de universitários foram condecoradas na categoria Bronze e receberam prêmios no valor de € 5.000. O objetivo dessa premiação é oferecer fundos e recursos que possam ser usados para ajudar no início da implementação de cada um dos projetos. Os vencedores dessa categoria foram eleitos pelo público, por meio de uma votação no portal de Internet www.mondialogo.org. O projeto vencedor foi apresentado por uma equipe internacional de estudantes do Peru, Itália e Guiné-Bissau.
TOP DE MARKETING - Volare, principal fabricante brasileiro de miniônibus, foi a vencedora da categoria Indústria da 27ª Edição do prêmio Top de Marketing da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB/RS). O case apresentado e vitorioso foi “As estratégias da marca que consolidou a liderança absoluta no mercado de miniônibus”. Criado em 1998 como solução para a crise de mobilidade que enfrentava o transporte coletivo urbano brasileiro, o veículo Volare inovou e se tornou líder do segmento de miniônibus. Esse mercado, formado por cooperativas específicas com atuação no transporte alimentador de passageiros, passou a contar com um veículo robusto, seguro e extremamente versátil, no lugar das vans e ganhou uma nova possibilidade.
KIA ASSUME COPA - Em 2010, a Copa Kia do Brasil será disputada por 64 times (54 classificados pelos campeonatos estaduais e dez pelo Ranking da CBF). A competição é dividida em seis fases regidas pelo sistema de eliminatórias simples em jogos de ida e volta. Classificam-se para a fase seguinte os vencedores de cada confronto direto. Entre os clubes que já estão certos na próxima edição da competição, muitos têm enorme apelo de público, como Santos, Vasco, Botafogo, Fluminense, Grêmio, Coritiba, Atlético Paranaense, Goiás, Bahia, Vitória, Sport e Ceará. Na última edição, a Copa Kia do Brasil atingiu uma marca histórica de exposição na mídia: os 262 jogos transmitidos pela TV geraram mais de R$ 1,1 bilhão, segundo levantamento feito pelo instituto de pesquisas Informídia, que avalia o custo do tempo de transmissão dos jogos de acordo com as tabelas de mídia das emissoras. Foram 464 horas de transmissão. No total, a competição foi vista por 39.144.000 pessoas.
CARTÃO PARA FROTAS - A Visa Inc. acaba de lançar o Visa Cargo, um cartão multi-aplicativo desenvolvido no Brasil para atender as necessidades do segmento de frotas rodoviárias, tornando os pagamentos neste segmento mais eficientes, rápidos e econômicos. O produto permite às embarcadoras e transportadoras carregar o valor do frete diretamente no cartão para que caminhoneiros autônomos possam efetuar despesas durante a viagem. Além disso, o cartão possui a funcionalidade do Visa Vale Pedágio, que possibilita o pagamento de pedágios de todo o país com um mesmo plástico. O cartão substitui meios de pagamento como a “Carta Frete” e elimina a ação de intermediários, que descontam cerca de 20%1 dos valores dos pagamentos dos caminhoneiros. “O Visa Cargo reduz significativamente os custos envolvidos no trabalho do caminhoneiro, gerando um impacto positivo na renda destes, além de trazer muito mais controle e redução de fraudes para as embarcadoras e transportadoras”, comenta Percival Jatobá, diretor-executivo de Produtos da Visa do Brasil. “Uma das principais estratégias de negócio da Visa é incentivar a migração de pagamentos para meios eletrônicos que gerem maior transparência, praticidade e redução de custos para toda a cadeia. O Visa Cargo é um bom exemplo, pois além de suprir as demandas deste segmento, traz simplicidade e segurança aos seus usuários”, finaliza o executivo. Para mais informações, visite http://www.visa.com.br/.
PROTEÇÃO DOS VEÍCULOS - Os furtos e roubos de veículos são situações corriqueiras nos grandes centros urbanos. Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, no terceiro trimestre de 2009, 62.308 mil automóveis foram roubados no Estado. Para dificultar este tipo de ação e auxiliar os motoristas na proteção de seus carros, a Pósitron, marca da PST Electronics, desenvolve alarmes automotivos com tecnologia de ponta e oferece diferentes opções de dispositivos. “Com custo relativamente baixo, estes produtos estão cada vez mais eficientes, além de oferecer mais serviços em um mesmo dispositivo. Isso reforça a segurança e a preferência dos motoristas pelo alarme automotivo como primeira proteção para o veículo”, comenta Kelly Nakaura, gerente de Marketing da PST Electronics.
CITROËN APÓIA - Consciente da importância do debate sobre a mobilidade urbana, a Citroën do Brasil patrocina a Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, que acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro, no Hotel Sofitel Copacabana, no Rio de Janeiro. O evento, que tem como anfitrião o prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, reunirá pela primeira vez os prefeitos das cidades latino-americanas com mais de 500 mil habitantes, empresas e organizações públicas e privadas para debaterem sobre a mobilidade urbana. A Citroën, que tem a mobilidade como um dos pilares de sua política mundial de desenvolvimento sustentável, participa como transporte oficial com uma frota de 20 automóveis para serem usados pelas principais autoridades e palestrantes do evento. “A mobilidade urbana é um tema fundamental para a sociedade e a Citroën está engajada neste debate, por isso nada mais natural que apoiarmos um evento de grande importância como este”, afirma Nívea Ferradosa Morato, Diretora de Marketing da Citroën do Brasil. O objetivo desta Convenção é repensar os modelos de infra-estrutura e transporte para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Serão estudadas também formas de financiamentos e viabilidade de projetos, e questões como emissões de CO2, aquecimento global, congestionamento e acessibilidade serão discutidas durante os dias do encontro.
TRANSPORTE E LOGÍSTICA - A Marcopolo, uma das empresas líderes mundiais no desenvolvimento de soluções para o transporte coletivo de passageiros, foi escolhida como a melhor empresa na categoria Fabricante de Carrocerias para Ônibus, na edição 2009 das Maiores & Melhores do Transporte e Logística da OTM Editora. A companhia foi condecorada pelo crescimento registrado nos últimos anos, assim como o aumento de participação no mercado brasileiro e a aceleração da produção nas unidades do exterior. Organizada pelas revistas Transporte Moderno, Technibus e Global, segundo a classificação no ranking Maiores e Melhores do Transporte e Logística, a premiação aconteceu no dia 23 de novembro, no Hotel Unique, em São Paulo. e contou com aproximadamente 800 empresas do setor de transporte brasileiro.
CLIMA DE CONFORTO - A Copa do Mundo da África do Sul em 2010 contará com 468 novos e exclusivos ônibus Marcopolo, equipados com os sistemas de ar-condicionado da Spheros, modelo Aerosphere - projeto desenvolvido no Brasil na fábrica de Caxias do Sul (RS). Os veículos destinam-se ao transporte das equipes, delegações e visitantes e visam garantir o permanente clima de conforto no seu interior, em meio ao calor escaldante dos dias africanos opondo-se às noites geladas, tão característicos do clima do País. Líder mundial no mercado de climatização para ônibus, a Spheros está presente em mais de 10 países e no Brasil conta com fábrica localizada em Caxias do Sul responsável pela produção de uma linha completa de equipamentos de climatização para vans, microônibus, ônibus urbanos, articulados, rodoviários e double deckers. Maiores informações: http://www.spheros.com.br/
CONFIANÇA LATINA - Em meio à conturbada situação econômica mundial e de incertezas que até o presente momento ainda pairam no cenário da indústria nacional e mundial, a Allison Transmission reafirma a sua confiança nas diretrizes governamentais, em uma longa permanência na América Latina e na sua capacidade de gerar bons negócios. Poucas coisas seriam capazes de comprovar essa disposição quanto a última grande decisão da empresa no País. A Allison Transmission acaba de adquirir o prédio onde está instada na Rua Agostinho Togneri, 57, Jardim Jurubatuba, em Santo Amaro, São Paulo. A edificação, que anteriormente pertencia à General Motors, empresa a qual foi coligada até o ano de 2007, foi adquirida por R$ 40 milhões. Portanto, passa a ser de instalações próprias que a Allison Transmission continua a dirigir suas operações na América Latina, onde comanda as atividades de Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Peru e Venezuela. O terreno de 8.000 m² com área construída de 3.500 m² centraliza todas as atividades da empresa. Uma delas é o Centro de customização das transmissões, local onde ela é preparada para distribuição ― e onde são inseridos os apêndices necessários para que elas possam ser acopladas aos mais diversos modelos de caminhões ou ônibus em circulação no mercado. É neste momento que elas terão seus programas de mudanças de marchas calibrados de acordo com a aplicação que cada uma delas terá daí por diante.
MEIO AMBIENTE - Entre 23 e 29 de novembro, a Honda participará da 5ª edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2009), tendo como tema central de seu estande os esforços para preservar o meio ambiente. Nesse sentido, a empresa destaca suas motocicletas bicombustíveis, a CG 150 Titan EX Mix e a NXR Bros Mix. Quando comparado à gasolina, o álcool tem a vantagem de ser uma fonte de energia renovável e menos poluente. Além dos modelos que funcionam tanto com álcool quanto com gasolina, estarão expostas também outras motocicletas da marca que, assim como toda a linha Honda, atendem, desde 1º de janeiro de 2009, à terceira fase do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), em níveis de emissões expressivamente menores aos estabelecidos pela legislação. O estande de 90 m2 traz os últimos lançamentos da linha nacional - XRE 300 e CB 300R, primeiros modelos de média cilindrada a contarem com o sistema de freios Combined ABS (Anti-Lock System) -, a versão 2010 da CB 600F Hornet, referência entre os modelos street sport, além do quadriciclo TRX 420 Fourtrax, símbolo de evolução tecnológica.
RALLY DAKAR - Buggy 2drive, Raphael Sperrer. O Buggy vem equipado com quatro bocas de diversos tamanhos para o tanque de combustível. Raphael e seu co-piloto viram-se seriamente afetados pelo vapor de gasolina que escapava em direção à cabine, quando um vedante falhou pela vibração extrema e sacudidas do veículo. Os especialistas da Henkel também encontraram uma solução para este inconveniente: aplicaram o vedante para roscas hidráulicas Loctite 542 para vedar os tubos de forma segura e vedaram as tampas com Loctite 518, um produto de consistência parecida com a de um gel, que preenche orifícios vazios superiores a 0,5 mm. Para Raphael Sperrer, campeão do Rally da Áustria, foi um verdadeiro desafio preparar-se para o Rally Dakar pela primeira vez, em 2006. Mas para isso, contou com a ajuda dos especialistas da Henkel e seus produtos Loctite e Teroson.
PARA PICK-UPS - O Flash Cargo, solução para o transporte de cargas em utilitários da Flash Cover, já está disponível para compra em todo o Brasil, pelo site www.flashcover.com.br/flashcargo. A divisória dispõe de uma tecnologia inédita e permite utilizar a caçamba das pickups como porta-malas, no tamanho desejado pelo usuário, pois inclui regulagem de profundidade. Além disso, adapta-se a todos os modelos de utilitários, protegendo e isolando a carga para evitar que ela se espalhe. O equipamento é de fácil manuseio e pode ser guardado atrás do banco se toda a extensão da caçamba for utilizada. Produzido em alumínio 100% reciclado, o Flash Cargo é protegido contra oxidação e não gera impacto no peso do veículo. Preço sugerido entre R$ 160,00 e R$ 210,00. Veja a demonstração em http://www.youtube.com/watch?v=GAEGOyNkiJM
RALLY DOS AMIGOS - Nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, o município de Itatinga (a 221 km de São Paulo) sediará o 12º Rally dos Amigos. Por ser tradicionalmente a etapa que encerra o calendário do Brasileiro de Cross Country, a prova, mais que uma competição, serve como uma confraternização de final de ano para os participantes do Campeonato – daí a origem do nome. Entretanto, apesar do clima festivo, o Rally dos Amigos também é um momento de decisão. Neste ano o circuito montado em uma fazenda de reflorestamento de eucaliptos terá um percurso total de 186 quilômetros, sendo 162 km de trecho cronometrado – a especial – com piso arenoso e repleto de curvas e desníveis. No ano passado, a 11ª edição da prova - disputada no mesmo local e com a participação de 267 competidores - reservou surpresas na decisão dos títulos do Campeonato Brasileiro de Rali Cross Country. Em quatro deles, os campeões de 2008 foram definidos ali, na última etapa.
PREMIAÇÃO - Os motoristas que não conseguem se ver livres das pesadas multas de trânsito e pontuação na carteira, terão uma boa chance de reverter esse quadro caso projeto de lei que institui o Sistema Nacional de Pontuação Positiva (SNPT) seja aprovado. Mas terão que tirar o pé do acelerador, respeitar a sinalização e aderir a uma direção mais defensiva. De autoria do deputado federal Antonio Carlos Pannunzio (PSDB/SP), o SNPT possibilitará a concessão de uma pontuação especial mensal aos motoristas que não cometerem infrações. Os pontos acumulados serão deduzidos da pontuação decorrente de infrações cometidas ou dos valores das multas. "É uma medida emergencial para reverter o quadro de calamidade em que se transformou o trânsito brasileiro", justifica o parlamentar. O projeto (PL 6452/09) altera o Código Nacional de Trânsito e é um contraponto ao que Pannunzio classificou como "sistema coercitivo", que acumula pontos, cassa a carteira e tem eficácia relativa. Fica estabelecido que cabe ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran), definir as condições e critérios de dedução da pontuação por infração no trânsito. Segundo a proposta, o SNPT não se aplica para os casos de infrações gravíssimas, sendo vetada a transferência da Pontuação Positiva para o ano seguinte.
PRIMEIRO LUGAR - A H-Buster se destacou no VII Prêmio Abrasa (Associação Brasileira de Entidades e Empresas de Serviços Autorizados em Eletroeletrônicos) de Pós-Venda, entregue ontem, 23 de novembro, pela Abrasa, na Câmara Municipal da São Paulo. Os diferenciais da empresa garantiram primeiro lugar em quatro categorias do Prêmio: Melhor Suporte Técnico, Melhor Suporte Administrativo, Melhor Sistema de Fornecimento de Peças e Executivo Pós-Venda (Luziano Garcia), além da excelente classificação do colaborador Marcos Nascimento, que foi classificado entre os cinco melhores do país. "A conquista de prêmios tão importantes como esses refletem o empenho que temos em nossas atividades no dia a dia. Atenção, agilidade e qualidade são nossos focos de trabalho. Tivemos um crescimento de vendas notório e valorizamos o serviço pós-venda tão importante para o consumidor", aponta Marcelo Alberico, gerente de qualidade e pós-vendas da H-Buster. Cerca de 700 convidados estiveram presentes na cerimônia de premiação na Câmara Municipal. Este é o segundo ano em que a H-Buster está presente entre as melhores empresas em pós-venda.
EM ITATINGA - A cidade de Itatinga, SP, receberá no dia 5 de dezembro, o 12º Rally dos Amigos – tradicional prova do calendário Brasileiro de Rally Cross Country, que todos os anos encerra a temporada de competições. Válido pela 15ª etapa do campeonato, o certame terá aproximadamente 186 quilômetros, sendo 162 quilômetros de especial (trecho cronometrado, onde os competidores acelerarão na busca do menor tempo). Segundo a organização do evento, a Dunas Race, o Rally dos Amigos promete mais uma vez ser bastante duro. O roteiro é sinuoso, com piso arenoso e diversas lombadas que farão os veículos saltarem. "Faz muito calor na região, e as temperaturas elevadas dificultarão demais, levando carro, piloto e navegador ao limite da resistência. Lembro que em 2005, diversos participantes cruzaram a linha de chegada extremamente exaustos”, recordou o piloto Roberto Reijers, que ao lado do navegador Rogério Almeida, venceu o Rally das Serras SC (realizado nos dias 14 e 15 de novembro), entre os Carros. O rali é aberto para Motos, Quadriciclos, Carros e Caminhões. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.dunas.com.br/.
PRIMEIRO INTEGRANTE - O Instituto Autoglass Socioambiental de Educação, braço social da Autoglass, empresa especializada em vidros automotivos com sede em Vitória – ES, acaba de se tornar o primeiro Instituto brasileiro a integrar o Global Glass Conservation Alliance – GGCA, organização não governamental com sede em Washington, dedicada a redução do impacto ambiental e energético pelo uso do vidro. Segundo Fernando Carreira, diretor do Instituto Autoglass, o objetivo dessa filiação é o aumento do networking com entidades e pessoas que acreditam no mesmo propósito. Há alguns anos a Autoglass é a única empresa do segmento que promove a logística reversa, ou seja, busca os vidros quebrados em suas unidades e pontos de atendimento, nos mais diversos pontos do País, e os encaminha para o reaproveitamento, onde serão transformados em matéria-prima, de forma eficiente e com baixo custo. “Essa filiação trata-se de uma parceria internacional tendo como principal objetivo a troca de informações com quem está no maior mercado mundial em troca de vidro automotivo”, destaca. O GGCA promove e incentiva o reparo, a restauração e a reciclagem de todo o tipo de vidro, além de apoiar o desenvolvimento de novas tecnologias. “Por acreditar que os objetivos dessa instituição estão alinhados aos do Instituto Autoglass, nos tornamos membros fazendo parte da comissão de reparo”, enfatiza Carreira.
PREFEITO DE ÔNIBUS - Michel Rollier, presidente do Grupo Michelin, e Eduardo Paes, prefeito da cidade do Rio de Janeiro, em um ônibus biarticulado de 27 metros e 100% de piso baixo, que atende aos mais exigentes padrões de acessibilidade. Esse modelo poderá ser implantado no Rio de Janeiro com a criação dos BRTs (Bus Rapid Transit), corredores expressos. As imagens foram feitas durante a Convenção Mobilidade Sustentável na Renovação Urbana, organizada pela Michelin e CTS (Centro de Transporte Sustentável).
TÁXI E CELULAR - A WAPPA®, empresa pioneira e líder no mercado de pagamentos e gerenciamento de despesas, apresenta sua nova plataforma de software para o Wappa Táxi, solução para gestão de despesas corporativas com táxi. A nova versão vai possibilitar ainda mais controle e economia para seus clientes, pois contempla uma nova interface com ferramentas de geração de relatórios mais detalhados, além de gráficos que vão facilitar a visualização da utilização de despesas seja por funcionário, por período ou por centro de custo, entre outras diversas possibilidades. “O upgrade vai agregar mais rapidez, navegabilidade, interatividade e informação mais detalhada para nossos clientes”, afirma Armindo Freitas Mota Jr., Diretor da WAPPA®. A plataforma foi criada em uma nova linguagem de programação e vai disponibilizar mais opções para os relatórios analíticos das despesas, flexibilidade nos limites dos colaboradores, acesso a ampla rede credenciada, gráficos, alertas, entre outras ferramentas extremamente funcionais e práticas. “Com a grande adesão aos nossos serviços, houve uma necessidade natural do crescimento das ferramentas de gestão e entendemos que era necessário oferecer ao mercado uma interface mais interativa, intuitiva e mais robusta”, acrescenta o diretor.
SAE BRASIL - Durante o evento, o gerente de Desenvolvimento de Produtos da Motor Z, Samir Nunes, fará uma palestra sobre motocicletas elétricas e a proposta dos veículos leves movidos a eletricidade como alternativa para o deslocamento nas cidades. Nunes também irá participar de um debate junto com especialistas do setor sobre o tema “Mobilidade Sustentável”, para discutir a busca da engenharia por uma fonte de energia limpa e de baixo custo. durante o Seminário, a Motor Z apresenta além das scooters elétricas, vendidas no mercado brasileiro desde março de 2007, toda a tecnologia embarcada desses veículos, bem como a experiência do Grupo Zeppini em geração de energia solar fotovoltaica. O fórum vai abordar as tendências na mobilidade sustentável, com foco nas inovações e outros temas atuais, como a nova ordem da economia mundial e da indústria automotiva, potencialidades de geração e distribuição de energia no Brasil, exploração de energia solar no País e o papel do governo nos novos investimentos. O evento pretender reunir 200 participantes, entre eles, importantes nomes de vários setores do mercado nacional, principalmente do segmento automotivo.
ESTRÉIA MUNDIAL - A última rodada dupla do Itaipava GT3 Brasil, que será disputada no próximo fim de semana no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, vai ser histórica. As corridas marcarão a estréia de um dos carros mais cobiçados e desejados pelos fãs de automobilismo do mundo inteiro. Pela primeira vez no mundo um Lamborghini Gallardo LP 560 alinhará no grid de um campeonato GT3. Apesar de por fora ser praticamente igual ao seu antecessor, do ponto de vista visual, o Gallardo GT3, que vem sendo pilotado pela dupla Bruno Garfinkel e Chico Serra nas últimas corridas, o LP 560 tem muitas diferenças na parte estrutural. O Gallardo LP 560 é a versão 2010 do Gallardo GT3, por isso já tem todas essas evoluções. Apesar de ainda não saber o real potencial do carro, Chiarelli acredita que o novo modelo seja pelo menos um segundo mais rápido. Os engenheiros da Reiter Engineering, empresa alemã responsável pela preparação do modelo italiano, estão no Brasil e terão acompanhamento do departamento técnico da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) para garantir o equilíbrio de desempenho entre todos os carros da categoria.
Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
Lançamento - Volkswagen CrossFox 1.6 VHT Total Flex 2010
Por Macus Lauria (texto e fotos)
São Bernardo do Campo/SP – O CarPoint News esteve presente hoje (27), no lançamento oficial do CrossFox 2010, no ABC Paulista, representado o jornalista João Mendes. O carro recebeu a mesma identidade do novo Fox, só que com um leve “toque aventureiro”. O CrossFox, que chega nas lojas na primeira quinzena de dezembro, a partir de R$ 45.550. Que pode ter seu valor aumentado para R$ 49.390 se for acrescentado ar-condicionado, trio elétrico, alarme e direção hidráulica e chegando a R$ 63.259, com todos os opcionais, como teto solar, rodas de liga leve de 15 polegadas, bancos de couro, sensor de estacionamento, volante multifuncional, airbag duplo e ABS.
Visto por fora se nota logo que o carro ficou mais “limpo”, com menos plásticos aparentes, como nas duas versões anteriores. A Volkswagen mesmo o reconhece que teve inspiração no SUV compacto Tiguan, que também é vendido aqui (e acaba de ser renovado na China). Os para-choques foram renovados, tanto o dianteiro quanto o traseiro, recebendo uma larga abertura para ventilação no dianteiro, que incorpora os novos faróis de milha (que unem as funções de neblina e de longo alcance na mesma unidade), que segundo a montadora foram inspirados em um tubarão. Como a nova grade tipo colmeia que divide os faróis de dupla parábola com máscara negra e um detalhe na cor cinza, em formato de asa, que dão a impressão de ser LEDs. A novidade maior fica na parte traseira, que exibe o novo suporte do estepe, inspirado no SUV Touareg, que agora fica fixado na parte interna do para-choque, com detalhes em acabamento em prata Satin, que se integra a parte superior do para-choque. O CrossFox 2010 também recebeu novas molduras de caixa de roda, novos estribos, nova faixa decorativa nas laterais das portas e os espelhos com piscas integrados. Além do rack no teto, mais liso e na cor cinza, com função aerodinâmica.
O interior é o mesmo do “novo” Fox, mas com pequenas alterações, como os bancos com um material mais agradável ao toque e confortável, que também estão presentes nos painéis das portas. A raposa, símbolo do Fox foi bordada no encosto dos bancos. Opcionalmente é oferecido “módulo couro”, onde os bancos e as laterais das portas são revestidos parcialmente com este material, assim como manopla, alavanca do freio de mão que acrescenta detalhes em tecido Spancer e feito em costura horizontal. O pequeno porta-malas comporta apenas 260 litros, podendo chegar a 353 com a regulagem para frente.
Na parte mecânica nada foi alterado, está lá o velho conhecido motor 1.6 de 101 cv se abastecido com gasolina e 104 cv se cheio de etanol no tanque. Segundo dados de fábrica, a raposa aventureira consegue realizar o tradicional 0 a 100 Km/h em 11,3 segundos com gasolina e 11 segundos com etanol. A velocidade máxima é de 173 km/h e 175 km/h, respectivamente. Em termos de consumo, a fabricante promete, com gasolina, fazer 11,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada. Com etanol essa marca baixa para 7,8 km/l e 10,9 km/l, respectivamente. "O novo CrossFox foi projetado para oferecer prazer em dirigir e agilidade, principalmente no trânsito urbano", afirma Fabricio Biondo, gerente executivo de planejamento de marketing da Volkswagen.
IMPRESSÕES AO DIRIGIR - No pequeno trecho, na antiga Serra de Santos, no interior paulista, de aproximadamente 25 quilômetros, pude perceber as melhorias do CrossFox, em relação ao modelo anterior. Em estradas que mesclavam asfalto com terra batida, entre e buracos e valetas o CrossFox se manteve quase o tempo todo na mão, só em uma parte da serra, aonde abusei um pouco da velocidade, pude perceber uma pequena "sambadinha" em curvas mais fechadas. Seus pneus de uso misto (no modelo testado), na medida 205/60 R15 seguraram bem o carro na maior parte do percurso. Nas acelerações é possível observar um leve ronco do motor 1.6 litros VHT total flex, que fica mais forte acima dos 5.200 rpm, que tem potência de 104 cv, sempre utilizando etanol. Nas retas o propulsor desenvolve bem e chega-se aos 120 km/h facilmente, com a ajuda do excelente câmbio de cinco marchas de trocas macias e precisas. Na estrada de terra o barulho interno aumenta, mesmo no carro “zero” com o exemplar testado, na cor laranja Atacama. A perfeita harmonia entre a direção e o asfalto deixam o motorista bem à vontade para arriscar manobras mais ousadas, como ultrapassagens e freadas mais bruscas. A posição de dirigir e facilmente encontrada, devido a regulagem de distância e profundidade do volante e do banco do motorista. Na avaliação pude perceber que o estepe traseiro atrapalha um pouco a visão do motorista, quando se olha pelo retrovisor interno, mas nada gritante. No final das contas, com a ajuda do novo painel e das melhorias internas o CrossFox dá a impressão de estarmos em um “mini Polo”
FICHA TÉCNICA
Motor: dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 8V, flex, 1.598 cm³ de cilindrada
Potência: 101 cv (gasolina) a 104 cv (etanol) a 5.250 rpm
Torque: 15,4 kgfm (gasolina) a 15,6 kgfm (etanol) a 3.850 rpm
Direção: hidráulica
Câmbio: manual de cinco velocidades
Suspensão: dianteira independente tipo McPherson com barra estabilizadora; traseira interdependente com braços longitudinais
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,03 m de comprimento; 1,68 m de largura; 1,63 m de altura; 2,47 m de entre eixos
Peso: 1.130 kg
Tanque: 50 litros
Porta-malas: 260 litros (353 litros com o banco corrediço para a frente)