Em comunicado a imprensa, a Moto Honda da Amazônia convoca os proprietários das motocicletas NXR 150 Bros (modelos 2009 e 2010, a gasolina) e XRE 300 (modelo 2010), a comparecerem a uma concessionária Honda a partir de 05 de abril de 2010 para a substituição gratuita do corpo do acelerador de sua motocicleta. Segundo a fabricante, algumas unidades podem apresentar um retorno lento do acelerador, podendo levar à perda de controle da motocicleta, com eventual queda. Para a comodidade de seus clientes e visando ao pronto atendimento, a Honda sugere o agendamento prévio com a concessionária de preferência do proprietário. Os endereços e telefones podem ser obtidos pelo telefone 0800 77 05 125 ou pela internet, no site www.honda.com.br. Esta campanha se estenderá até 05 de outubro 2010.
quarta-feira, 31 de março de 2010
Ranking mundial de vendas coloca a Ford em 2º lugar
Por www.fordparatodos.com.br
Fechado o balanço do ranking mundial de vendas de veículos automotores, de fevereiro último, o destaque fica para a Ford Motor Company que chegou à segunda posição na classificação das montadoras que mais venderam automóveis e comerciais leves em todo o mundo. A Toyota, apesar dos grandes problemas ocasionados pelo gigantesco recall de seus produtos no mercado norte-americano, continua à frente do ranking. Nas vendas internacionais, o desempenho da Ford superou a Volkswagen que caiu para a 3ª posição. A estatística, fornecida pela Jato Dynamics do Brasil, empresa líder em fornecimento de informações automotivas, coloca a Hyundai, no sétimo lugar do ranking, com vendas em fevereiro último, de apenas 138.193 unidades, pouco mais da metade do efetivo vendido pela Ford – 252.695 unidades. O desempenho da Ford, em relação aos veículos vendidos no mesmo mês de 2009, apresentou crescimento da ordem de 22,4%, enquanto que a empresa coreana subiu 17,2%. Em relação ao ranking dos países produtores de autoveículos, o Brasil ficou na sétima colocação, atrás de China, Estados Unidos, Japão, Itália, Índia e França, com a Itália alcançando a primeira colocação no mercado europeu, com a Alemanha caindo para a oitava posição no ranking mundial. O mercado demonstrou forte recuperação no segundo mês de 2010, comparado com o mesmo período do ano passado. As vendas de automóveis e comerciais leves apontam, como destaque, o crescimento dos países do BRIC: China (58,8%), Índia (36,7%) e Brasil (10,4%), com exceção da Rússia, que teve queda de 29,3%. Outro destaque é a participação da Wuling, nono lugar e única chinesa no ranking. A Wuling mantém uma joint-venture com a General Motors para a fabricação e vendas dos veículos do grupo norte-americano na China. Na América do Sul, o Brasil mantém a liderança absoluta. Ascensão em vendas somente na Bolívia, Argentina, Brasil e Peru. Os demais países do quadro abaixo tiveram quedas expressivas em seus respectivos mercados internos.
Volvo começa a vender novo C30 no Brasil
A Volvo Cars do Brasil, anunciou hoje (30), que vai começar a importar a nova geração do seu hatch médio C30, o modelo foi em setembro, no Salão de Frankfurt, na Alemanha. O C30 2010 chega em cinco versões para o mercado brasileiro, o hatch custa R$ 79.900 na versão de entrada, a 2.0 de 145 cv com câmbio manual. Já a versão turbo T5 automática de 230 cv traz agora a versão Top, que custa R$ 119.990. O modelo é produzido na plante de Ghent, na Bélgica, recebendo alterações externas e algumas novidades em seu interior. No Brasil, o C30 liderou as vendas da marca no Brasil em 2007 e 2008 e ficou atrás apenas do XC60 em 2009. Visto por fora, o novo C30 se destaca pela nova grade frontal, do tipo "colméia" em formato trapezoidal. O emblema da marca sueca também ficou maior, no centro da grade, além de novas entradas de ar no pára-choque e os faróis com formato irregular, deixaram o "caçula" da família com a cara do irmão mais velho, o XC60. Na parte traseira, o C30 exibe contornos mais ondulados, com o novo formato da tampa do porta-malas e aerofólio na cor do veículo. Além de detalhes talvez imperceptíveis, como a aplicação de alumínio ao longo da carroceria, dexando o hatch mais refinado. "Desde o seu lançamento, em 2006, o C30 é apreciado por sua aparência única, particularmente da traseira. Com a nova frente, sentimos que a personalidade do veículo foi elevada a um novo patamar", afirma Daniel Backman, gerente de produto do Volvo C30. São oferecidas 13 cores de pintura da carroceria, além de cinco cores para o spoiler inferior, que resultam em 49 combinações diferentes. O modelo conta também uma opção inédita de roda na cor branca. Internamente a novidade é a combinação de cores Expresso/Blond do revestimento dos bancos e das portas, que misturam tons de gelo e ferrugem. O console central está disponível agora também na versão Oyster Burst Déco, inspirada nas nuances de cores das clássicas guitarras suecas Hägstrom, popularizadas nos anos 50 por Elvis Presley. Por baixo do capô nada mudou, continuam disponíveis a versão 2.0 manual, há também a versão 2.0 manual S, que traz mais equipamentos e acessórios em relação ao modelo de entrada, por R$ 86.990. O C30 2.0 é oferecido também com câmbio automático de seis velocidades Powershift, com dupla embreagem pelo preço de R$ 91.990. Já o C30 2.5 turbo T5, disponibiliza 230 cv e vem equipado com transmissão automática de cinco velocidades Geartronic. Para saber a diferença entre o modelo "básico" e o T5, basta observar o desenho das rodas, ss versões do C30 2.0 são equipadas com três modelos diferentes de rodas de aro 16, enquanto as versões turbo tem rodas de aro 17.
Registros da BMW confirmam nova série com designação "i"
Após anunciar que o novo Série 1 terá tração dianteira, a BMW já confirmou um novo veículo urbano elétrico e um novo modelo compacto, menor que o Série 1. As informações adicionais foram dadas pela imprensa internacional como o futuro "Série 0". Foram registradas pela marca várias designações para uma série de novos modelos, confirmando que o futuro modelo urbano da marca, que se chamaria "i" , tendo sido registadas as designações i1, i2, i3, i4, i5, i6, i7, i8, i9, mas também E1, E2, E3, E4, E5, E6, E7, E8 e E9, sendo que estas últimas poderão dar origem ao novo modelo compacto da BMW. Segundo a revista britânica AutoCar, foi registrada outra denominação, a M50d, usando a polêmica motorização tri-turbo diesel. Além das motorizações, também foram registrados designações como Urbanic, Gran Coupe, Compactive e Compactive Tourer, que anunciam novas variantes para a gama de carrocerias da marca. Especula-se que Gran Coupe dará nome a uma variante de quatro portas, estilo Mercedes CLS, da nova geração Série 6, enquanto o nome Compactive poderá dar origem a crossovers desportivos das gamas Série 1 e 3. Mesmo que todas essas designações tenha sido registras, nada garante que serão usadas pela BMW, mas serve como referências para futuros modelos da marca alemã.
Daimler desmente venda da Maybach aos chineses
Após a imprensa anunciar que a Daimler venderia a Maybach para a marca chinesa BYD, a montadora alemã acaba de enviar um comunicado desmentido tal fato. O porta-voz da Daimler desmentiu as notícias dizendo que "a Maybach é uma parte importante do portifólio da Daimler. Não há outra decisão". Mesmo que a divisão de luxo da Daimler, tenha comercializado apenas 200 unidades em 2009, que seria um fator importante para se desfazer da marca, não ocorreu. Paul Lin, o porta-voz da BYD, afirmou: "não é verdade, é especulação de mercado". Mesmo os executivos da Daimler negando o final da divisão de luxo Maybach, a especulação sobre esse assunto vem aumentando cada vez mais, a revista britânica Autoexpress garante mesmo que a marca deverá fechar até ao final do ano, deixando caminho livre para o desenvolvimento da nova geração do Mercedes Classe S.
BMW comemora 25º aniversário da divisão “BMW Technik GmbH”
Para comemorar o 25º aniversário da divisão “BMW Technik GmbH”, fundada em 1985, dedicada à pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias, a marca alemã aproveitou para apresentar um de seus projetos “secretos”. Trata-se do protótipo Z29, desenvolvido em 2006, que é o resultado da colaboração entre Technik e a divisão da M Motorsport que nunca saiu do “forno”. O concept tem uma certa semelhança com o M5 Cabrio da geração E34, mostrado durante as comemorações do 25º aniversário do M5. O projeto Z29 Concept, seria de um futuro modelo esportivo de dois lugares e tinha como principal objetivo, ter um peso bem reduzido, utilizando materiais leves, principalmente na parte dianteira e uma cabine feita em material plástico reforçado por fibra de carbono. Outro destaque do projeto fica por conta das portas, que tem sua abertura tipo tesoura que nunca chegaram aos modelos de produção da marca bávara. Porém a BMW afirma que o Z29 influenciou as linhas do Z4 M Roadster de 2006. Já a tecnologia de menor peso foi utilizada no M3 CSL de 2004, mas especificamente no teto em plástico reforçado por fibra de carbono, assim como no pára-choque dianteiro.
Subaru anuncia: “A asa está de volta!”
Com a frase: “A asa está de volta !”, a Subaru anunciou com a divulgação de uma imagem, o mais recente esportivo japonês, o Impreza WRX STi, que será apresentado na próxima edição do Salão de Nova Iorque. O modelo “apimentado” será apresentado junto com o renovado WRX, que já teve suas imagens divulgadas aqui no blog CarPoint News. Pela foto, que exibe o carro coberto (acima), e em uma outra imagens (abaixo) uma sombra do que pode vir a ser as fotmas definitivas do esportivo, destacam-se o grande aerofólio traseiro, como manda a tradição, além das rodas com desenho esportivo. Maiores informações sobre a motorização que será utilizada, e números de performance não foram divulgados.
Lexus LFA edição Nurburgring é apresentado
Após anunciar no dia 16 de março, aqui no blog CarPoint News, a Lexus confirma e divulga mais informações sobre a edição especial do Lexus LFA Nurburgring. O modelo foi criado para homenagear a edição das 24 Horas de Nurburgring, famosa pista de corridas, localizada na Alemanha. O pacote esportivo está limitado a 50 dos 500 exemplares que serão utilizados pela marca durante o programa de testes de desenvolvimento do superesportivo. O Lexus LFA foi testado por vários anos, que inclui duas participações nas 24 Horas de Nurburgring e milhares de quilômetros no lendário circuito alemão. No modelo foram adicionados acessórios exclusivos, como apliques aerodinâmicos, spoilers laterais, dianteiro e traseiro, para garantir um maior downforce, incluindo um aerofólio e um defletor fixo. A suspensão também foi reforçada e recebeu a opção de regulagem, ainda por fora, foram adicionadas rodas mais esportivas, calçadas com pneus de competição, além de dez cavalos extras no motor, superando os atuais 560 cv da versão original.
Mais alterações mecânicas foram feitas nesta série especial, do Lexus LFA, como a transmissão, que teve seu escalonamento mais ágil nas trocas, reduzindo o tempo de troca de relação de 0,20 segundos para 0,15 segundos. Mesmo com as alterações feitas na série Nurburgring, a performance manteve-se a mesma, sua aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3,7 segundos e a velocidade máxima é de 325 km/h. A exclusividade é quem manda, por isso estão sendo oferecidas cores inéditas, como o preto brilhante, preto mate, branco e laranja. Quem adquirir o Lexus LFA edição Nurburgring, vai ganhar um pacote exclusivo, com curso individual de condução no mítico traçado alemão, dadas pelos instrutores do circuito, assim como um passe de condução válido por um ano para a mesma pista. As primeiras unidades do LFA serão entregues no final do ano, sendo que cada um dos 500 exemplares do modelo custará 380 mil euros.
terça-feira, 30 de março de 2010
Fiat 500 comemora a venda de 500 mil unidades
A Fiat atingiu a marca de 500 mil unidades vendidas de seu modelo 500. Vendido em mais de 90 países, em breve, que até ao final do ano, o “pequeno italianinho” estará à venda no mercado norte-americano e o Canadá. A unidade 500 mil do Fiat 500, foi produzida em Tychy, na Polónia, com um motor de 1.2 litros, a gasolina com 69cv e carroceria pintada de branco pérola, enquanto que o número 500.001 será cor-de-rosa e fará parte da edição especial “So Pink”.
Nova Iorque: Mercedes Classe R recebe face-lifth
A Mercedes-Benz resolveu dar um “tapa” no visual do crossover Classe R, e aproveitou o placo do Salão de Nova Iorque, para mostrar as melhorias feitas no modelo. O Classe R tem um design um tanto inusitado, para a sua categoria, é admirado por uns, ignorado por outros. Com essa renovação no desenho do veículo, a Mercedes pretende dar mais fôlego à carreira do R. As primeiras imagens já surgiram na Internet, antes mesmo do Salão norte-americano. As principais alterações está concentradas na parte dianteira, que foi totalmente reformulada, com destaque para a nova e imponente grade frontal, seguindo o atual DNA da marca. Na traseira, as alterações ficam concentradas no pára-choque e nas lanternas, ambos com novo desenho. Na parte interna, pelas fotos, percebe-se uma maior variedade de combinações de revestimentos e cores, assim como volante, console central, e painel de instrumentos renovados. Para empurrar o novo modelo, estão disponíveis as últimas evoluções de motores a gasolina e diesel, incluindo os R300 CDi BlueEfficiency com 190cv e 440 Nm de torque máximo e R350 CDi 4Matic com 265 cavalos e 640 Nm. As versões a gasolina R300 (231cv), R350 Blutec 4Matic (211cv), R350 4Matic (272cv), e o imponente R500 4Matic com 388 cavalos, completam a oferta do modelo. Em breve será apresentada a versão AMG, o R63 AMG, mais esportivo.
Modelo e motores da nova Classe R:
R 300 CDI BlueEfficiency
190 CV a 3800 rpm
440 Nm entre 1400 e 2800 rpm
0 a 100 km/h em 9.5 segundos
Velocidade máxima de 215 km/h
Emissões de CO2: 199 g/km
R 350 CDI 4MATIC
265 CV a 3800 rpm
620 Nm entre 1600 e 2400 rpm
0 a 100 km/h em 7.6 segundos
Velocidade máxima de 235 km/h
Emissões de CO2: 223 g/km
R 350 BlueTec 4MATIC
211 CV a 3400 rpm
540 Nm entre 1600 e 2400 rpm
0 a 100 km/h em 8.9 segundos
Velocidade máxima de 220 km/h
Emissões de CO2: 223 g/km
R 300
231 CV a 6000 rpm
300 Nm entre 2500 e 5000 rpm
0 a 100 km/h em 9.6 segundos
Velocidade máxima de 222 km/h
Emissões de CO2: 265 g/km
R 350 4MATIC
272 CV a 6000 rpm
350 Nm entre 2400 e 5000 rpm
0 a 100 km/h em 8.3 segundos
Velocidade máxima de 230 km/h
Emissões de CO2: 271 g/km
R 500 4MATIC
388 CV a 6000 rpm
530 Nm entre 2800 e 4800 rpm0 a 100 km/h em 6.3 segundos
Velocidade máxima de 250 km/h
Emissões de CO2: 306 g/km
Nova Iorque: Cadillac apresenta versão “perua” do CTS-V
A Cadillac acaba de apresentar no Salão do Automóvel de Nova Iorque, o CTS-V Sport Wagon. Trata-se da versão “perua” do sedan esportivo de luxo da marca norte-americana. O modelo chega para tentar bricar pelo mercado das “station wagons” de luxo, como a Audi RS6, BMW M5 Touring e Mercedes E63 AMG. Para os pais apressadinhos, o CTS-V Sport Wagon dispõe de um motor V8 de 6.2 litros, que desenvolve impressionantes 556 cavalos de potência e 747 Nm de torque máximo. Associado a este motor, encontra-se uma caixa manual de seis velocidades (opcionalmente oferece uma caixa automática de seis velocidade). Porém os números que se referem a desempenho não foram revelados pela marca. Para completar o conjunto, foram instaladas rodas de liga leve de 19 polegadas, pára-lamas alargados, spoilers dianteiro e traseiro, e o sistema de freio da Brembo são alguns detalhes que espelham a vocação esportiva do modelo. Sua capacidade de carga é de 720 litros, que podem ser aumentadas, com os bancos traseiros rebatidos, chegando a .1.644 litros. O CTS-V Sport Wagon tem lançamento agendado para o segundo semestre do ano.
Audi A3 Cabrio terá motor com 105 cv no mercado europeu
O Audi A3 Cabrio irá receber um reforço em sua gama de motores. O modelo conversível da montadora alemã vai disponibilizar um motor a gasolina 1.2 TFSI com 105 cv de potência e 175 Nm de torque máximo, que chega para substituir o atual motor de 1.6 litros com 102 cv. Em conjunto está associada uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, tornando possível ao A3 Cabrio acelerar dos 0 aos 100 km/h em 12,2 segundos (12,5 segundos com o 1.6) e atingir uma velocidade máxima de 190 km/h, com emissões de CO2 de 132g/km (menos 35g/km que o 1.6).
Mazda usará tecnologia híbrida da Toyota
Em um acordo recém firmado com a Toyota, a Mazda vai utilizar a tecnologia híbrida usada no no Toyota Prius. Segundo o acordo entre as duas montadoras japonesas, a Mazda irá combinar aquele sistema híbrido com a nova geração de motores Sky, que está desenvolvendo atualmente. Esse conjunto conjunto integrará um veículo híbrido, que chegará ao mercado japonês em 2013. Com esse novo sistema, a Mazda pretende reduzir o consumo médio dos seus veículos em 30%, até 2015.
Ford Focus RS 500 é desvendado
Antecipando a apresentação oficial, que seria no dia 9 de abril, no Salão de Leipzig, na Alemanha, A Ford divulgou as fotos oficiais do Focus RS 500, série especial que chega para “comemorar” o final da produção do atual Focus RS, limitada a 500 unidades. Por baixo do capô nenhuma surpresa, está lá o mesmo motor do atual RS, ou seja, um propulsor de 2.5 litros, que desenvolve 350 cv de potência (mais 45 cv) e um torque máximo de 460 Nm (mais 20 Nm). Segundo a montadora, o FOcus RS 500 acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6 segundos e alcança uma velocidade máxima de 263 km/h. A cor da carroceria é um preto mate, as rodas são pintadas na cor preta e o modelo recebe uma placa numerada alusiva à edição especial embutida no console central, tudo para tornar o modelo ainda mais exclusivo.
segunda-feira, 29 de março de 2010
Nova Iorque: Porsche vai mostar versão híbrida do SUV Cayenne
Será apresentado no Salão de Nova Iorque, o primeiro modelo híbrido da Alemã Porsche. Trata-se do Cayenne com motorização elétrica e a gasolina que será mostrado nesta quarta-feira (31). Com um a potência de 380 cv, que é gerada em conjunto pelo motor V6 de 3,0 litros a gasolina de 333 cv e do elétrico, de 47 cv. Os dois motores são conectados por uma embreagem controlada automaticamente dependendo do modo de direção. A Porsche informou que com uma velocidade de 60 km/h, a modelo pode andar movido somente a energia elétrica.
Citroën apresenta dois veículos ecológicos em Mônaco
A Citroën apresentou hoje, no último dia do Salão EVER (sigla em francês de veículos ecológicos e energias renováveis), em Mônaco, dois veículos elétricos comercializados desde o início do ano na Europa: o Berlingo First Electrique e o C-ZERO. Além de propor os testes do DS3 HDi 90 FAP e do Citroën C3 Classic GPL. Ao mesmo tempo, que foi exposto o Citroën C-Zero e as versões “99g” dos Citroën C3 e DS3, no Salão Planeta Durável, evento que se realizou de 25 a 28 de março no parque de exposições Porte de Versailles, em Paris. O C-Zero ainda estará presente na 2ª edição do Salão das Energias Renováveis e dos Veículos Elétricos de Saint-Tropez (Servest), de 4 a 6 de junho de 2010. O Berlingo First Electrique, será comercializado dentro do primeiro semestre de 2010 e usa a tecnologia First Electrique “Powered by Venturi”, com o sistema totalmente elétrico de propulsão, com carga útil de 500 kg e volume de carga de 3 m³. O Berlingo ecológico exibe um motor assíncrono trifásico com potência máxima de 42 kW (57 cv), com autonomia de 100 km e velocidade máxima de 100 km/h.
Mini Challenge Cup no Brasil teve sua estréia em Interlagos
Aconteceu neste sábado (27), em Interlagos, São Paulo, a estréia do MINI Challenge Cup, que reuniu 22 pilotos, divididos em 15 equipes em sua estréia no Brasil. A mais nova categoria do automobilismo brasileiro. Nesta etapa, quem levou a melhor foi o estreante Bruno Henriques, que correu com o carro de número 33. O piloto vencedor completou as 14 voltas da prova em 27min 31seg 197, o segundo lugar ficou com o Hélio Saraiva, mais conhecido como Pingo, que completou a prova em 27 min 37 seg 605 e o terceiro colocado foi o Patrick Gonçalves com o tempo de 27 min 42 seg 152. Na segunda bateria do MINI Challenge, os vencedores foram respectivamente: Fábio Viscardi, Guto Negrão e José Mario de Castilho.
Mercedes-Benz aumenta sua produção de veículos comerciais em Juiz de Fora
Com uma expectativa na lata das vendas de veículos comerciais leves, nos mercados Latino-americanos, a Mercedes-Benz do Brasil decidiu aumentar a capacidade de produção especialmente no Brasil em 2010 e nos próximos anos. Para isso ter efeito, a montadora Alemã vai começar a utilizar as instalações de sua planta, localizada na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, a partir do próximo ano, informou a Empresa em um comunicado a imprensa. A planta de São Bernardo do Campo, continua a ser o centro do sistema de produção da marca no Brasil, com a fabricação de veículos comerciais. Segundo informa a Mercedes: “ambas as plantas poderão ser gerados com o efetivo crescimento do mercado e com o aumento geral da capacidade”. O anúncio já tinha sido feito no início de março, onde foi informado um investimento para aumentar sua capacidade de produção de caminhões e ônibus na planta de São Bernardo do Campo para 75 mil unidades por ano, até 2012. "Graças a esse expressivo investimento, o limite da capacidade de produção na planta de São Bernardo do Campo será alcançado e precisaremos de uma capacidade adicional para atender às futuras demandas", disse Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. "A decisão de integrar a planta de Juiz de Fora ao sistema de produção de veículos comerciais Mercedes-Benz confirma a importância estratégica da planta para os negócios da Empresa. Essa medida reafirma uma clara perspectiva de futuro aos colaboradores da planta, profissionais altamente capacitados. Essa expansão é a melhor solução para ampliar o nosso sistema de produção de veículos comerciais no Brasil", diz Jürgen Ziegler.