Durante a apresentação oficial do Range Rover Evoque no Salão de Paris, a Land Rover aproveitou para confirmar o lançamento da respectiva versão de cinco portas, acrescentando que a mesma será apresentada até o final deste ano. O modelo mantém as mesmas formas compactas do modelo de três portas e estará disponível com versões 4x2 e 4x4, em conjunto com motorizações de 2 litros a gasolina e 2.2 litros turbodiesel com potências entre os 150 e os 240 cv. Possui a tecnologia Start & Stop nas versões diesel equipadas com caixa manual, além do sistema Land Rover Terrain Response e o novo Sistema Dinâmico Adaptativo da suspensão, com MagneRide. O Range Rover Evoque será produzido nas instalações galardoadas de Halewood, no Reino Unido.
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
Paris: Jaguar mostra protótipo C-X75
A Jaguar exibe em Paris o protótipo de um coupê chamado C-X75, que celebra o 75.º aniversário da marca. O desenho indica o que a montadora pretende para os seus futuros veículos, que beneficia a utilização do alumínio na sua construção. O esportivo tem quatro motores elétricos, um por cada roda, que fornecem um total de 798 cv com um torque máximo de 1.600 Nm. A montadora informa que o C-X75 acelera dos 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 330 km/h. O modelo utiliza uma bateria de íons de lítio, com uma autonomia de 109 km, podendo ser aumentada em até 900 km, o protótipo tem duas micro turbinas de gás que geram eletricidade.
Audi Sport Quattro concept aparece em Paris
A Audi apresentou no Salão de Paris, o protótipo Sport Quattro, que chega para homenagear o mítico Audi Sport Quattro original, de 1984 e comemorar os 30 anos do sistema Quattro. O modelo de 1984, foi campeão do mundo de rally, que marcou a história da marca alemã sediada em Ingostalt. Com base no atual Audi RS5, o Sport Quattro Concept mede 4,28 metros de comprimento, 1,86 metros de largura e 1,33 metros de altura, medidas idênticas as do seu percursor, sendo que a sua distância entre-eixos é mais curta que no modelo original. Sua carroceria é construída em alumínio e fibra de carbono, que faz com que seu peso não passe dos 1300 kg. O motor escolhido pela marca das 4 argolas foi um 2.5 litros, turbo, movido a gasolina capaz de desenvolver 408 cavalos entre as 5400 e as 6500 rpm e 480 Nm de torque máximo entre as 1600 e as 5300 rpm. A marca alemã anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Com espaço para apenas duas pessoas o modelo tem os indispensáveis extintores e barras de proteção, como um veradeiros carro de Rally. O Sport Quattro não passa, por enquanto, de um estudo da Audi,mas pode usar seu desenho para inspirar a versão mais apimentada do RS5.
Primeiras imagens do novo Passat são divulgadas pela Volkswagen
A Volkswagen divulgou as primeiras imagens da sétima geração do Passat, poucas horas antes da abertura do Salão do Automóvel de Paris. A montadora alemã apresentou duas versões, o sedan e a SW, que serão comercializadas no mercado europeu no final do ano, com o objectivo de conquistar o primeiro lugar em vendas do seu segmento naquele mercado. Com um visual mais conservador, que exibe o novo DNA da marca, iniciado com o Scirocco e Golf. A dianteira mostra os faróis em formato trapezoidal e a parte traseira tem desenho mais atual e claramente inspirada no novo Jetta. Por dentro, a Volkswagen resolveu adotar vários elementos da versão CC, incluindo materiais de qualidade, como couro e madeira e uma opção de maior combinações de cores, além dos comandos do painel terem sido otimizados. Sob o capô a oferta é grande, a montadora apresenta grandes novidades, pelo menos numa primeira fase. Fazem parte das opções os já conhecidos 1.4 TSi de 122cv, 1.8 TSi de 160 cv, 2.0 TSi de 211 cv e V6 3.6 de 300 cavalos, todos a gasolina. A novidade fica por conta dos turbodiesel de 1.6 litros com 105cv, assim como os 2.0 TDi nas variantes de 140 e 170 cavalos. No futuro próximo estarão disponíveis o pequeno 1.2 TSi de 105cv, assim como o 2.0 BiTDi Bi-turbo e uma potência em torno dos 200 cavalos. Os modelos já poderão ser adquiridos no final do ano na Europa. No Brasil, a nova geração do Passat deve chegar no ano que vem.
Peugeot divulga detalhes de seu conceito HR1
A Peugeot divulgou os detalhes do HR1, um carro conceito que é resultado de uma mistura de vários outros conceitos da marca francesa, como um compacto urbano, coupê e crossover. O modelo estará exposto no estande da marca no Salão do Automóvel de Paris, que está prestes a abrir as portas ao público. O HR1 mede apenas 3,69 m de comprimento e possui apenas duas portas, que tem sua abertura totalmente elétrica para melhorar a acessibilidade em estacionamento apertado, garagem pequena, entre outras situações parecidas. Sua distancia do solo é elevada, assim como uma posição de dirigir ao melhor estilo dos crossovers. Visto de frente, o HR1 lembra muito o concept car SR1, como a grade flutuante, enquanto as curvas da parte traseira remete ao coupê RCZ. Por dentro, o condutor e o passageiro estão separados por um console central que exibe linhas futuristas com um ambiente luminoso, que usa luzes de diodo fluorescentes. Para conduzir o HR1, a Peugeot utilizou um sistema do tipo “interface homem – máquina”, ou seja, tecnologia de “reconhecimento de movimento”, que permite ao condutor navegar nas funções e selecionar os parâmetros disponíveis com um simples gesto. Por exemplo, com um movimento de rotação da mão, o utilizador faz rodar os menus dispostos em forma de carrossel. O condutor pode também optar por transmitir o comando ao seu passageiro da frente passando com as costas da mão da esquerda para a direita. O conceito utiliza a tecnologia HYbrid4, com um motor de combustão dianteiro e um motor elétrico na traseira, com a possibilidade de circular em modo exclusivamente elétrico (2,5 km) ou com os dois motores que podem funcionar em conjunto, passando a contar com tração integral. O HR1 é equipado com um motor de um três cilindros, com 1.2 litro THP, que desenvolve 110 cv, e que se junta um motor elétrico síncrono de Imã permanente com 37 cv. O conjunto oferece 147 cv de potência.
Confira o vídeo:
Empresa mostra Porsche Cayenne Coupê
Não estranhem o titulo, é isso mesmo que vocês estão lendo. Uma empresa britânica teve a ousadia de transformar um Porsche Cayenne em um SUV Coupê. O modelo excêntrico tem três portas e mostra um visual tuning. A Merdad, empresa responsável pelo projeto jpa colaborou durante anos com a empresa alemã Gemballa, que é especializada em modelos Porsche. O modelo está sendo chamado pela Merdad de 902 GTS Biturbo que não é mais que um Porsche Cayenne Turbo Coupê. Serão oferecidos vários kits de personalização, ao gosto do clientes, potências entre os 550 e os 750 cavalos, sendo que para este último a empresa promete performances de um verdadeiro superesportivo, como fazer de 0 a 100 km/h em apenas 4,4 segundos. Maiores informações não foram reveladas pela Merdad, adiantando apenas que foi desenvolvido por engenheiros e estilistas britânicos.
Motor diesel do crossover ASX estarão no Lancer e Lancer Sportback
Os modelos Lancer da Mitsubishi vão receber um grande reforço, a partir de agora as versões Lancer e Lancer Sportback vão ter sob o capô um motor diesel DiD de 1.8 litros e 150 cv que teve sua estréia no crossover ASX. Sendo assim, seus preços começam em 27.400 euros para a versão de entrada Invite Sports Sedan. O novo motor da marca, conta com sistema de injeção direta, auxiliado por um turbocompressor de geometria variável e um inovador sistema de comando de abertura das válvulas de admissão, que consegue desenvolver uma potência de 150 cv às 4000 rpm. O propulsor está associado a uma caixa de câmbio manual de seis velocidades, que faz com que o Lancer complete o tradicional 0 a 100 km/h em apenas 9,9 segundos, com uma velocidade máxima de 207 km/h. Sua emissão de CO2 ficou em 154 g/km. Os modelos vem equipado com o sistema Start & Stop automático, direção elétrica, gestão de carga do alternador e pneus de baixo atrito. O Lancer Sports Sedan (4 portas) e o Lancer Sportback (5 portas) com este novo motor serão comercializados a partir do final deste mês.
Saab e BMW vão usar mesma motorização
A BMW informou que vai passar a fornecer motores para a sueca Saab, que vão comelçar a fazer parte da sua próxima geração de veículos. No âmbito do acordo firmado entre as duas marcas, a BMW vai fornecer motores de quatro cilindros 1.6 a gasolina, a partir de 2012. A nova parceria foi assinada ontem (29), em Trollhättan (Suécia), pelo CEO e pelo presidente da Saab, Jan Åke Jonsson e Victor Muller respectivamente, e por Ian Robertson, membro do Conselho de Administração da BMW.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Surgem as primeiras imagens não oficiais do Lamborghini Sesto Elemento
Após muitos teaser divulgados pela marca do Touro, o blog francês www.blogautomobile.fr consegui imagens exclusivas do que pode ser o tão guardado conceito da Lamborghini, o Sesto Elemento, como deve ser chamado. O esportivo vai estar no Salão do Automóvel de Paris, que abra suas portas amanhã para a imprensa. Esse novo protótipo da marca italiana foi desenvolvido para mostrar a nova “cara” dos modelos da empresa, que vão mudar em termos de construção. O conceito é feito em fibra de carbono, que visa reduzir peso para aumentar as performances e, acima de tudo, a eficiência, reduzindo emissões poluentes e consumo. Uma fonte garante que o Sesto Elemento pesa apenas 999 kg e que será equipado com o motor V10 do Gallardo, conseguindo acelerar de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e alcançar os 350 km/h. Sua relação peso/potência é de 1,75 kg/cv.
Aston Martin apresenta versão conversível do V8 Vantage N420
A montadora Aston Martin apresentou uma versão conversível do V8 Vantage N420, modelo com pretensões competitivas da marca. O V8 Vantage N420 tem 27 kg a menos que a versão convencional, devido a aplicação de fibra de carbono em algumas partes e está disponível nas carrocerias coupê e cabriolet. Na parte interna o diferencial fica por conta do pacote de iluminação em “Iridium” e o painel de instrumentos em Grafite, já os bancos são em couro e ostentam uma placa alusiva à edição especial. O V8 Vantage N420 cpnversível vem equipado com um motor de 4.7 litros, que desenvolve 420 cv de potência, que lhe permite atingir uma velocidade máxima de 289 km/h. O câmbio é manual de seis velocidades, como manda um superesportivo.
Seat Exeo terá novidades em Paris
A Seat vai mostrar no Salão de Paris uma versão maior e mais espaçosa do Exeo. O modelo teve seus bancos redesenhados, aumentando em 44 mm o espaço interno, mais exatamente na parte do banco traseiro, tanto para o sedan, quanto para a SW. Uma outra novidade é que a versão equipada com o motor 2.0 TDI de 143 cv pode utilizar agora uma caixa de câmbio automática de sete velocidades Multitronic, que estará disponível a partir do início de 2011. No mesmo evento a Seat vai apresentar o novo Seat Alhambra e o elétrico IBE.
Mercedes apresenta a sua picape do futuro
A divisão de engenharia e tecnologia da Mercedes, a MBtech, acaba de divulgar as primeiras informações, um vídeo e esboços do seu mais novo protótipo, uma revolucionária picape, chamada de Reporter. O conceito está equipado com um propulsor híbrido composto por um motor a gás natural de 1,2 litros e 75kW de potência e um outro elétrico que desenvolve aproximadamente 70kW (95cv). Segundo os responsáveis pelo projeto, o Reporter tem uma autonomia para 300 km e é capaz de alcançar uma velocidade máxima em torno dos 130 km/h. O sistema híbrido faz com que o motor a combustão tracione as rodas dianteiras, enquanto o motor elétrico faz mover as traseiras. Para conseguir mais energia elétrica, foram instalados painéis solares no teto, que serve de reforço energético à energia carregada em qualquer tomada elétrica doméstica. Sua estrutura é mutante, oferecendo a possibilidade de utilizar várias funcionalidades ao veículo, transformando-se facilmente numa SW e ao mesmo tempo podendo ser um veículo de passageiros. Por enquanto não passa de um mero estudo.
Veja o vídeo: