sábado, 30 de julho de 2011

Rápidas do final de semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


FULL MOTOR - Neste domingo (31/07), na TV Bandeirantes RJ, às 8:30h, o programa FULL MOTOR vai mostrar o Ford Ka 2012, a Fiat no Salão de Buenos Aires, o novo Volkswagen Passat e as emoções da 3ª Etapa da Copa Brasil Spyder Race no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá. O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes. Saiba mais no site WWW.portalshoppingcar.com.br



VELOSTER NO BRASIL - Está chegando ao Brasil nos próximos meses o novo Veloster, um hatchback cupê que vai além da imaginação. O veículo reúne revolução em design e tecnologia em um único carro. Destaque para as três portas na carroceria, sendo uma do lado do motorista e duas do lado direito. O modelo será comercializado em duas versões completas, sendo a top com teto solar panorâmico. Ambas contam com motorização 1.6 acoplada ao câmbio automático de seis velocidades. Entre os itens de série estão câmera de ré com tela de sete polegadas, bancos elétrico de couro, Bluetooth com sistema de telefonia viva-voz, faróis em LEDS, piloto automático e airbags. O Veloster foi um dos principais destaques da Hyundai no Salão de Detroit desse ano, nos Estados Unidos, atraindo a atenção dos visitantes.


JANELA TOUCHSCREEN - Na última mostra “A Mobilidade do Futuro” promovida pela Associação Europeia dos Fabricantes de Veículos Automotores, no Museu Automotivo de Bruxelas, Bélgica, a Toyota apresentou o novo conceito “Janela para o Mundo Toyota”, janela de automóvel que funciona como uma tela touchscreen interativa. O conceito foi criado partindo da idéia do que seria mover-se dentro de um veículo num futuro próximo, oferecendo cinco funções básicas para a janela touchscreen. O projeto foi desenvolvido pela Divisão Kansei de Design da Toyota na Europa e o Copenhagen Institute of Interaction Design (CIID), um dos mais consagrados centros de excelência em design, tecnologia e desenvolvimento de protótipos no mundo. A Divisão Kansei de Design foi criada em 2004 como um dos pilares da Toyota na Europa. A nova metodologia de criação e desenvolvimento irá influenciar e guiar, a médio e longo prazos, a visão de futuro dos modelos da Toyota e da Lexus.


15 MILHÕES - O Ford Fiesta comemora este mês 15 milhões de unidades produzidas em todo o mundo em 35 anos de produção ininterrupta. Com esse marco, o modelo Ford torna-se um dos automóveis mais vendidos de todos os tempos e uma história de sucesso no setor automobilístico. A sua sexta geração, o New Fiesta, apresentada há dois anos, também já atingiu um recorde importante: a produção de 1 milhão de unidades desde o lançamento mundial. "O modelo Fiesta chega aos 35 anos mais forte do que nunca. É o veículo mais vendido da Europa em 2009 e 2010 e deve repetir a liderança nesse mercado em 2011. Nos Estados Unidos, ajudou a criar um novo mercado de carros pequenos, é líder em economia de combustível e um sucesso de vendas. Na Ásia, está ajudando o crescimento da Ford naqueles mercados. E, no Brasil, atrai várias gerações de consumidores desde 1995", destaca Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford Brasil. O Fiesta se destaca pelo estilo avançado, praticidade, eficiência e desempenho e é hoje um dos produtos de maior sucesso da história. "O Fiesta é um carro especial, que conquistou um lugar cativo no coração dos consumidores em vários mercados. Graças ao fato de ser um projeto constantemente desenvolvido e aprimorado nessas mais de três décadas, se mantém como um dos modelos mais populares do mundo", diz o executivo. O primeiro Fiesta foi produzido em Valência, na Espanha, em 1976, como uma resposta prática e econômica da Ford à crise mundial do petróleo, e rapidamente conquistou espaço na Europa. Hoje, a linha é produzida também em Colônia (Alemanha), Nanjing (China), Rayong (Tailândia) e Cuautitlán (México), além de Camaçari (Brasil).


MELHORES DO SETOR - A Dana, uma das principais fabricantes mundiais de sistemas e componentes para a indústria automobilística, conquistou o Prêmio Melhores do Setor Automotivo 2011, nas categorias Gestão e Empreendedorismo. Concedido pela AutoData Editora, a premiação ocorreu no dia 27 de julho, e contou com a presença dos principais executivos da indústria automotiva. A fabricante foi escolhida, na categoria Gestão, pelo modelo de negócio inédito realizado com a Sifco para produção e fornecimento na América do Sul de eixos dianteiros não tracionados. A Dana investiu US$ 150 milhões, o maior aporte da companhia em uma operação fora dos Estados Unidos. Na categoria Empreendedorismo, a premiação se deu pelo investimento para produção de uma nova família completa de eixos dianteiros na fábrica de Sorocaba, que transforma a empresa no único fornecedor de sistemas completos de driveline, com produção local no Brasil e na Argentina, para toda a América do Sul.


NOVO DIRETOR - Jorge Mussi é o novo diretor de pós-venda da Volvo Cars e será responsável pela reestruturação dos serviços prestados pelas concessionárias da marca no Brasil. A contratação do executivo faz parte dos planos da montadora sueca de aumentar sua participação em vendas de veículos Premium no mercado nacional. O executivo também comandará as operações de pós-venda, atendimento a rede, oferta de serviços, peças e assistência técnica. Além de ter a missão de aumentar a eficiência operacional da marca e o índice de satisfação de seus clientes. “O Brasil tem papel fundamental para o crescimento da Volvo no mundo. Nossa meta é aumentar para 80% o índice de eficiência operacional dentro das concessionárias e otimizar o tempo de espera dos clientes. Num primeiro momento, vamos implantar um serviço pioneiro e totalmente novo para o mercado Premium no País, o One Hour Stop. Com ele, é possível realizar reparos no veículo com duração de até uma hora”, afirma Jorge Mussi.



NOVO DESIGN - Os primeiros reflexos da total incorporação da Olimpus Automotive pelo Grupo Kathrein, no final do ano passado, poderão ser percebidos com a apresentação da nova linha de alarmes Padlock, que foi totalmente reformulada para melhor atender aos anseios do usuário. A linha Padlock passa a estar representada pelos modelos PadLock Start, Padlock Plus e Padlock Dual Tech, na ordem, da versão mais simples à mais completa e sofisticada. Na linha de alarmes a reformulação começou desde o controle remoto. Com design desenvolvido pela Shutt, reconhecidamente a principal empresa de criação e design em acessórios de estética automotiva, ele incorpora novas peças em plástico injetado e partes de aço inoxidável. Independente das inovações de funcionalidade o controle remoto passou a ser uma peça extremamente sofisticada e de bom gosto. Tecnicamente ele traz uma nova criptografia para o sistema anticlonagem de última geração, o que garante que ele seja muitas vezes mais eficiente e seguro do que os modelos atuais existentes no mercado. Outra novidade da linha de alarmes Padlock é o sistema de conexão Serial, que permite a comunicação direta do módulo do alarme com os sistemas de conforto de diversos veículos da Fiat e Volkswagen.



COMEMORA 80 ANOS - Em comemoração aos 80 anos de sua presença no mercado brasileiro, a Baterias Heliar anuncia o lançamento da campanha nacional de desenvolvimento para os modelos Heliar Free 12+6 e Heliar Racing 18+6, as únicas do mercado com garantia de 18 e 24 meses, respectivamente. Denominada “Acelere nas vendas e comemore os 80 anos da Heliar no Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1”, a campanha vai premiar no total os 60 profissionais que mais se destacarem, em pontos obtidos por baterias instaladas e participação no “Quiz” (questionário sobre conhecimentos técnicos dos participantes). A campanha teve início no último dia 20 de junho, se estenderá até 20 de setembro e os vencedores vão assistir ao GP do Brasil de Fórmula 1, em novembro, em área Vip do Autódromo de Interlagos, e visitar a fábrica da Heliar, em Sorocaba, SP. Além de reconhecer os que mais instalarem as baterias Heliar a campanha também tem o propósito de estimular os profissionais a demonstrar os conhecimentos adquiridos nos programas de treinamentos promovidos pela fabricante. Os participantes podem se cadastrar por intermédio de acesso ao site da campanha www.campanhaheliar.com.br, inserir o código do cupom de cada bateria instalada e obter pontos extras por responder corretamente as perguntas do “Quiz”.


FABRINCANDO PROFISSÕES - A MWM International, fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, realizou nos dias 21 e 22 de julho o evento “Fabrincando Profissões”, na planta de Canoas (RS) e nos dias 27 e 28 de julho na planta de Santo Amaro (SP). O objetivo foi aproveitar as férias escolares para reunir os filhos dos colaboradores, na faixa etária de 15 a 19 anos, para passar o dia na MWM International com atividades que abordaram o mercado de trabalho, vocação profissional, tendências do mercado por meio de experiências reais dos funcionários da empresa, entre outras. Com o sucesso da primeira edição do programa, realizada em 2010, a MWM International conquistou o apoio de instituições de ensino que permitiram a ampliação da programação este ano. Entre as novidades elencamos as palestras sobre as profissões do futuro, apresentações de colaboradores e explicação sobre o escopo de trabalho desenvolvido em suas áreas, aplicação de orientação profissional, lançamento do Hot Site do evento que permite a continuidade das atividades virtualmente, além da “Feira das Profissões” - uma ferramenta que agregou conteúdo ao evento com exposição dos estandes dos parceiros e sorteio de brindes.


LÍDER EM ECONOMIA - O Ford New Fiesta é o líder do segmento em satisfação do consumidor quanto ao design, conteúdo e desempenho, segundo o estudo divulgado hoje pelo renomado instituto J.D. Power, intitulado "2011 Automotive Performance, Execution and Layout" (APEAL). O novo modelo global da Ford, também vendido no Brasil com as mesmas características, se destacou em vários atributos, principalmente economia de combustível, na pesquisa feita com consumidores dos Estados Unidos após três meses de uso do veículo. Entre os itens avaliados estão também segurança, espaço para carga, espaço na cabine e estilo. Os motores Sigma 1.6 que equipam a linha nas Américas são produzidos no Brasil, com bloco, cabeçote, cárter e mancais de alumínio. Entre outros avanços, têm 16 válvulas com duplo comando acionado por correia silenciosa, bielas sinterizadas em peça única, velas e bicos injetores otimizados, acelerador com controle eletrônico e mancais do virabrequim produzidos em peça única de alumínio, que contribuem para o seu funcionamento suave e silencioso. A Ford está entre as montadoras líderes no desenvolvimento de veículos voltados para a economia de combustível. "Os nossos consumidores estão satisfeitos com os índices de eficiência que estamos entregando nos novos modelos. Estamos absolutamente comprometidos com a máxima qualidade, entregando produtos evoluídos, que atendam e agradem os clientes", diz o executivo.


PRIMEIRA ETAPA - A primeira rota da Hilux Expedição Pantanal terminou no último dia 23, duas semanas após o início, em 10 de julho. Para entender melhor o bioma pantaneiro e as práticas sustentáveis adotadas na região, a equipe da Expedição Pantanal, criada pela ONG SOS Pantanal e patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil, percorreu as regiões de Aquidauana e Nhecolândia, com visita a diversas propriedades, como Fazenda Mangabal, Fazenda Sagrado, Fazenda Baia das Pedras, Fazenda Juazeiro, Fazenda São José, Fazenda São Sebastião e Fazenda São Roque. Durante o trajeto, o grupo de estudiosos observou, dentre vários aspectos, o desenvolvimento da pecuária e do ecoturismo na região. “As primeiras impressões foram animadoras, o trabalho com a pecuária está sendo realizado com competência e seriedade, tanto em relação ao gado como aos cuidados com as terras”, afirma Lucila Egydio, coordenadora da Expedição Pantanal.


VENDAS DA PIRELLI CRESCEM - Líder do segmento na América Latina, a Pirelli aprofunda a trajetória de crescimento e encerra o primeiro semestre de 2011 com faturamento de 1,29 bilhões de dólares na América Latina, alta de 22% em relação ao mesmo período do ano anterior. Argentina e Brasil permanecem com a colaboração de mais de 80% deste resultado. A América Latina representou 33% das vendas da divisão mundial de pneus (percentual alinhado com o ano anterior), que totalizou 2,76 bilhões de euros (3,88 bilhões de dólares) no primeiro semestre de 2011 (+19% em relação a 2010). No período, a Pirelli investiu mais de 118 milhões de dólares em capacidade de produção, bem como em melhorias tecnológicas e de qualidade, mais que duplicando os 48 milhões de dólares investidos no mesmo período de 2010. No primeiro semestre deste ano, a Pirelli respondeu por 36% da produção brasileira em toneladas de pneus. Um em cada dois automóveis de passeio e caminhonetes no Brasil saiu das linhas de montagem com pneus Pirelli. A vantagem sobre os concorrentes é ainda maior no mercado de motocicletas, em que a fabricante tem domínio absoluto. Na Argentina, a planta de Merlo contribuiu com praticamente 10% da produção da região e parte do que se produziu foi exportado para os demais países latino-americanos - principalmente para o Brasil, México, Paraguai e Chile – abastecendo tanto a demanda das montadoras quanto da Rede Oficial de Revendedores.


MARCA MAIS LEAL - Segundo o site especializado em vendas de veículos Kelley Blue Book, a Hyundai foi a marca que mais despertou lealdade na opinião dos motoristas americanos. Preferência do público reflete nas vendas mundiais. A qualidade, o conforto e a tecnologia dos carros da Hyundai foram fatores essenciais para que a marca fosse escolhida como a mais leal na opinião dos motoristas americanos. A informação foi divulgada por meio do importante site especializado em veículos “Kelley Blue Book” (KBB). A Hyundai já havia sido líder nesse quesito em fevereiro, todavia esta é a primeira vez que a marca assumiu esse posto durante todo um trimestre, ultrapassando marcas de grande representação no mercado norte americano por todo esse período. A importância e o prestígio dessa avaliação são devido à representatividade e influência que o site Kelley Blue Book tem nos Estados Unidos. A página, que reúne informações sobre veículos novos e usados é também uma das principais ferramentas para determinar o preço de automóveis de segunda mão no país. Segundo o KBB, a fidelidade que a Hyundai conseguiu durante o segundo trimestre do ano foi de 52,3%. O KBB avalia a lealdade de uma marca verificando se quem está adquirindo um veículo optou por um modelo da mesma montadora que seu veículo anterior.


TOP DE LINHA - Castrol Power 1 Racing 4T se ajusta as diferentes partes do motor, fluindo rapidamente e reduzindo o atrito interno. Proporciona melhor aproveitamento da potência e resposta à aceleração, ao mesmo tempo em que seu pacote de aditivos reage instantaneamente ao aumento de carga, formando um filme resistente que protege os componentes críticos contra o desgaste. Indicado para motos novas de alta performance oferece alta resistência térmica e baixa evaporação. O lubrificante conta também com aditivos detergentes e antioxidantes que mantém o motor livre de depósitos e combatem o aumento da viscosidade. Castrol Power 1 Racing 4T atende as normas API SL e JASO MA2 e as especificações das motos BMW. Como todos os demais lubrificantes para motos da Castrol, também conta com a exclusiva tecnologia TRIZONEä que atende sob medida as três zonas mais críticas de desempenho e proteção das motocicletas: motor, embreagem e caixa de marchas. O novo lubrificante está disponível em embalagem de 1 litro e já pode ser encontrado em todo o país em postos de gasolina, concessionárias, oficinas, ponto de troca de óleo e lojas de moto peças. O novo lubrificante está disponível em embalagem de 1 litro e já pode ser encontrado em todo o país em postos de gasolina, concessionárias, oficinas, ponto de troca de óleo e lojas de moto peças.


28% MAIS BARATO - O Lifan 320, um dos automóveis mais baratos do mercado brasileiro (R$ 30.980,00), já está disponível também pelo sistema de consórcios, com prestações de R$ 619,01, sem entrada, em 60 parcelas. “É uma das opções mais acessíveis e seguras para quem está em busca do seu carro zero”, afirma Laércio Geronasso, diretor do Consórcio Tradição (www.consorciotradicao.com.br), o consórcio oficial do Grupo Effa, que representa as marcas Effa Motors e Lifan no mercado brasileiro. Todos os carros Effa e Lifan, que já podiam ser adquiridos pela modalidade em planos de 36 e 48 meses, agora também estão disponíveis em planos de 60 meses, o que tornou as prestações muito mais acessíveis. O veículo mais vendido pelo Grupo Effa, por exemplo, a Effa Hafei Picape Cabine Simples, que custa R$ 20.480,00, pode ser adquirido com prestações mensais de R$ 410,53 no novo plano com duração de cinco anos. Nas prestações estão inclusos benefícios como seguro prestamista (o consórcio é quitado em caso de falecimento do titular), seguro de vida e auxílio funeral. Além disso, os consorciados ainda concorrem, semanalmente, a um prêmio de R$ 5.000,00 (Título de Capitalização Bradesco).


COM FREIOS ABS - A Kawasaki Ninja ZX-10R, recém chegada ao Brasil, é reconhecida por seu excelente desempenho e conta com o que há de melhor em engenharia. Como toda a Ninja, possui o DNA exclusivo da marca japonesa, caracterizado pela alta performance e o visual agressivo. Neste segundo semestre, a versão 2011 entrará para a linha de montagem na fábrica da marca no Pólo Industrial da Manaus (AM) e contará com a opção dos freios ABS KIBS, uma das grandes mudanças sofridas pelo modelo, passando a ser a primeira motocicleta de série com sistema de comunicação entre a centralina e o ABS. Além disso, o modelo permanece com os sistemas: Power Mode (Modo de potência), que permite ao piloto escolher a melhor seleção de potência, além do conceituado S-KTRC (Controle de Tração Esportiva Kawasaki), que dispõe de três modos de uso: esportivo, esporte-urbano e uso em piso molhado, facilitando o controle da motocicleta em diferentes situações. Os engenheiros da marca ousaram na nova versão e implementaram na Ninja ZX-10R o exclusivo sistema de freios ABS KIBS (Sistema de antitravamento inteligente de frenagem Kawasaki). O dispositivo utiliza diversos sensores que, além de fazer integração para o monitoramento de dados vindos das rodas dianteira e traseira, também monitora a pressão hidráulica da pinça frontal e a centralina de ignição, armazenando o máximo de informações possíveis – posição do acelerador, giro do motor, atuação da embreagem e posição de marchas. Isso viabiliza uma atuação precisa e eficaz na frenagem, minimizando os pulsos do ABS e reduzindo a perda de contato do pneu traseiro com o solo, garantindo maior performance e segurança. A Ninja ZX-10R, além de conter muitos benefícios visando desempenho e segurança, é capaz de gerar incríveis 200,1 cv de potência máxima com torque de 11,4 kgfm a 11.500 rpm, isso por estar equipada com motor de 998 cc quatro tempos de refrigeração líquida. O modelo nacionalizado já pode ser encontrado nas principais concessionárias autorizadas Kawasaki de todo o país na cores: tradicional Lime Green (verde) e Metallic Spark Black (preto) ao preço público sugerido de R$ 59.990,00 e R$ 63.990,00 equipado com freios ABS. (preços sem o frente incluso).



ARTE COMEMORA - As obras escohidas foram criadas pelo talentoso polonês Kuleta Patryck, da Academia de Belas Ates em Lodz, na Polônia, que vive e trabalha em Varsóvia. O pintor dirigiu as pinturas num estilo ousado, em cores vivas, brilhantes, sob um olhar vibrante e elétrico, tal como é o espírito do campeoníssimo Valentino Rossi, e como anda o clima na Itália, com a sua volta ao guidon das lendárias Ducati, que ele não pilotava desde 1999. Nesse tempo levantou nada menos que 9 títulos mundiais nas principais categorias do motociclismo. Agora o filho pródigo torna à sua casa, pilotando o ícone italiano. A coleção lançada pela Cultwork tem cinco obras e tão somente 46 cópias de cada uma delas estarão disponíveis. É a tradição, aludindo o número que Valentino usa nas motos de corrida. As pinturas irão marcar o feliz momento que a Itália vive, com o seu astro pilotando as guerreiras motos bolonhesas, que detêm nas pistas do mundo inteiro o símbolo de uma das maiores paixões italianas.


HISTÓRIAS DA BOLEIA - Com o objetivo de incentivar a cultura e homenagear os contadores de estórias das estradas, a Mercedes-Benz do Brasil patrocina o livro "Histórias da Boleia" de Antonio Carlos Padilha, novo projeto cultural da "Tudo em Transporte" Editora. A obra está sendo lançado durante o mês de julho, no qual comemora-se o Dia do Motorista. O livro traz 16 histórias narradas por Padilha, que foi caminhoneiro por cerca de 35 anos. Todas são de sua autoria e relatam experiências vividas por um profissional da estrada, com situações inusitadas e curiosas como as descritas nos contos "O caminhoneiro e o lobisomem azul" e "O homem que não usava sapatos". "A Mercedes-Benz tem a honra de patrocinar esse livro, que além de incentivar a leitura, também valoriza os caminhoneiros. Dessa forma, buscamos colocar em evidência a tradição secular de contar e ouvir estórias, também homenageando o profissional que leva nossa estrela por todos os caminhos e contribui para o crescimento do nosso País", afirma Mario Laffitte, diretor de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil.



TARDE DE AUTÓGRAFOS - A Salvini Racing - hexacampeã brasileira de rali cross country, entre os caminhões -, participará de uma agradável tarde de autógrafos oferecida pela Dunas Race, empresa promotora do Rally dos Sertões. A ação acontecerá no dia 07 de agosto, a partir das 16:00 horas, no Shopping Flamboyant (piso térreo), na cidade de Goiânia, GO. O 19º Rally dos Sertões largará da capital goiana, no dia 10 de agosto, e após percorrer 4.040 quilômetros, atravessando os Estados do Tocantins, Maranhão e Piaúi, chegará no dia 19, em Fortaleza, Ceará. O evento encerra-se no dia 20, após a premiação dos melhores competidores. A Salvini Racing é a equipe oficial da Mercedes-Benz e participará da competição com um caminhão Atego 1725, preparado para rali. Em 2011, o time buscará o quinto título no Rally dos Sertões.



VENDA DE MOTOS CRESCE - Marcas importadas também ganham destaque no setor com a previsão de crescimento de 32,7% nos próximos meses O consumidor brasileiro se rendeu as motocicletas, tanto que as taxas de crescimento do mercado de duas rodas tem sido superiores as de automóveis. Tecnologia, design, facilidade de compra, mas acima de tudo, praticidade no uso urbano, levaram os brasileiros a aumentar a frota em 330%, de 2000 a junho de 2011. As motocicletas importadas também estão desempenhando um bom papel dentro do mercado nacional. Segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) até junho deste ano, 16.358 motocicletas foram emplacadas. A BMW Motorrad, por exemplo, comercializou no ano passado 3.507 motocicletas, atingindo uma fatia de 8,7% do mercado acima de 500 cilindradas. A Caltabiano, a 5ª maior revenda de motos BMW no mundo, tem acompanhado esse crescimento, fortalecido pelas motocicletas montadas em regime de CKD em Manaus. Há menos de um ano inauguram a segunda concessionária BMW Motorrad e acreditam que as vendas devem aumentar 32,7% nos próximos meses, por causa de dois novos modelos montados no país.



COMBUSTÍVEIS SUSTENTÁVEIS - A NTU, Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbanos, defende no primeiro Seminário de Tecnologias Sustentáveis no Transportes a adoção de alternativas energéticas e projetos que envolvam combustíveis sustentáveis. O seminário promovido pela Fetranspor acontece até quarta-feira, 27 de julho, no Rio de Janeiro. Na avaliação do presidente da entidade, Otávio Vieira da Cunha, para que sejam alcançadas soluções adequadas para o trânsito e o meio ambiente, principalmente nos centros urbanos, é preciso estimular a população a usar o transporte coletivo. “Paralelamente, também devemos oferecer melhores condições no transporte de ônibus, implantando os sistemas BRT”, explica Otávio. O evento vai apresentar as principais experiências e soluções existentes no Brasil que integrem tecnologia e combustíveis mais limpos. Além disso, pretende identificar oportunidades, verificar eventuais barreiras e dificuldades e também interagir com os órgãos públicos competentes. O objetivo é apontar um caminho sustentável para os próximos anos, visando os eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Brasil.


CYCLE WORLD - A revista norteamericana Cycle World publicou, como faz desde 1976, sua lista das 10 Melhores Motos, ou Cycle World 10 Best Bikes 2010. Como é sabido, o mercado americano tem suas particularidades, tanto que a indústria oferece alguns produtos exclusivamente para aquele país, ou versões que melhor se adaptem à cultura motociclistica daquele mercado. Isso se confirma pela separação que a imprensa e o público determinam nas categorias. Na Best Dual Sport Bike, que reúne motocicletas que possuem qualidades esportivas e a versatilidade para andar na terra ou no asfalto, vitória da KTM 990 Adventure R. Curioso é que durante anos as vencedoras nesta classe foram verdadeiras Off Road Enduro, que em muitos estados americanos podem ser emplacadas e circulam normalmente por vias públicas, o que mostra a tendência mais Off que a categoria exige. Este ano, a brilhante “faz tudo” da KTM, como eles mesmo explicam “Venceu por suas incríveis qualidades como uma verdadeira Off Road e que funciona tão bem no asfalto. É uma das melhores motos para ir a qualquer lugar, e rápido.” Se existe um modelo que carrega o DNA de quem venceu as 10 últimas edições do Rally Dakar, este é a KTM 990 Adventure R. Mais informações, apresentações e fichas técnicas destes e dos demais modelos do fabricante austríaco, estão no website www.ktmbrasil.com.br .



NOTA MÁXIMA - O Peugeot 508 superou com êxito os testes de segurança do Euro NCAP e obteve cinco estrelas, a mais alta pontuação. Recentemente eleito “Veículo do Ano para Empresas” pela revista francesa L’Automobile & L’Entreprise, o modelo recebe agora uma nova motorização a diesel. Mais recente lançamento da Peugeot no mercado europeu, o 508 foi coroado com a nota máxima de cinco estrelas em recente avaliação do Euro NCAP – European New Car Assessment Program, instituto europeu que avalia a segurança dos automóveis novos. Sob a ótica das normas do Euro NCAP, que a partir de 2009 passou a contar com critérios ainda mais rígidos e abrangentes, o Peugeot 508 obteve seu melhor resultado na análise dos sistemas de apoio à segurança, apresentando 97% de aprovação. No aspecto referente à proteção dos ocupantes adultos, que compreende choques frontais, laterais e traseiros, o modelo atingiu 90%, e em relação à proteção das crianças chegou ao índice de 87%, considerando os mesmo tipos de colisões. Com esse resultado, o 508 se posiciona no mesmo patamar que os modelos 3008, 5008 e 308 – ambos receberam nota máxima em 2010, garantindo ainda o prêmio Euro NCAP Advanced, por seu equipamento Premium de chamadas de emergência, denominado Peugeot Connect SOS (disponível como item opcional ou se série, de acordo com a versão do veículo).



CANA EM ÔNIBUS - Pioneira no desenvolvimento e nos testes com diesel de cana no Brasil, a Mercedes-Benz dá mais um passo decisivo para a consolidação do uso desse combustível alternativo em veículos comerciais. Em parceria com a Viação Saens Peña, começam a ser testados, no Rio de Janeiro, 30 ônibus abastecidos com 30% de diesel de cana e 70% diesel S50 - B5. Baseada no êxito dos testes com ônibus urbanos abastecidos com 10% de diesel de cana em São Paulo - que resultaram na redução de 9% nas emissões de Material Particulado, sem aumentar as emissões de Óxidos de Nitrogênio - a Mercedes-Benz está elevando esse percentual para 30% no Rio de Janeiro. Os testes no Rio de Janeiro serão realizados com ônibus urbano OF 1722 da Mercedes-Benz, numa parceria que envolve também a Amyris Brasil, fabricante que desenvolveu o diesel de cana no País, e a Fetranspor - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro e a Petrobrás Distribuidora. O uso de 30% diesel de cana e 70% diesel S50 - B5, proporcionará 4% de redução das emissões de Material Particulado - PM, e 3% das emissões de Óxidos de Nitrogênio - NOx, quando comparado com o novo Diesel S50-B5. Quando comparado com o Diesel S500 - B5, ainda em uso em muitas cidades brasileiras, a redução é de 10% de Material Particulado e de 7% de Óxidos de Nitrogênio - NOx, afirma Gilberto Leal, gerente sênior de desenvolvimento de motores da Mercedes-Benz. É um benefício que implementamos agora e que resultará na melhoria da qualidade do ar.



SONO AO VOLANTE - A Ford vem introduzindo em sua nova geração de modelos mundiais uma série de tecnologias visando à segurança ativa e passiva a bordo. Uma dessas inovações, que acaba de ser divulgada, é um sistema de alerta capaz de evitar milhares de acidentes causados por sono ao volante: o "Driver Alert". Usando avançada tecnologia e algoritmos sofisticados, ele analisa o comportamento do motorista e dispara um aviso ao detectar sinais de sonolência ou direção irregular. "O cansaço do motorista é um problema sério que pode afetar qualquer pessoa. Quando o motorista fica com sono e perde a concentração, tende a rodar fora da faixa, corrigindo depois bruscamente a direção. O sistema 'Driver Alert' capta esses movimentos laterais irregulares", diz Margareta Nieh, engenheira da Ford. Considerando que um em cada cinco acidentes graves de trânsito é causado por sono ao volante, esta é uma tecnologia que pode beneficiar todos os motoristas. "Este pode ser o despertar mais importante da sua vida", destaca a especialista. A Ford já tornou essa tecnologia disponível nos modelos Focus, Mondeo, S-MAX e Galaxy, recentemente lançados na Europa. "O Sistema 'Driver Alert' é mais uma tecnologia Ford que tende a se popularizar no futuro em vários produtos da marca no mundo, ampliando os padrões de segurança preventiva dos usuários", diz a engenheira.



DIA DOS PAIS - Pai moderno, paizão, pai executivo... Para agradar aos mais variados gostos, a H-Buster apresenta uma série de novidades nesse Dia dos Pais. Líder no segmento de som automotivo, a H-Buster oferece uma linha completa de produtos para papais que não abrem mão de som de qualidade enquanto dirigem. Destaque para os modelos de DVD Players - HBD-9560AV, HBD-9300AV e HBD-9400AVN, de CD/MP3 Player HBD-2300MP e o MP3 Player HBDU-3300, que unem bom gosto e tecnologia. Para os filhos que querem aproveitar mais os momentos juntos com os pais, a sugestão é as TV’s de LED: HBTV-32L01HD, HBTV-42L01FD e HBTV-55D02FD da marca. Com alta definição os modelos são ideais para os que buscam conforto e qualidade na hora de assistir a um filminho. A H-Buster fabrica produtos automotivos no Brasil desde 1999 e ocupa posição de liderança no segmento de sistemas áudio e vídeo embarcado, o que inclui a produção e a comercialização de DVD players, CD/MP3 players, navegadores GPS, monitores de LCD, amplificadores, acessórios e uma completa linha de alto-falantes.


CLUB CITROËN - Neste último fim de semana, a Citroën reuniu 31 proprietários de Citroën AIRCROSS e os levou até a charmosa cidade de Campos do Jordão, em São Paulo. Trata-se do primeiro encontro do CLUB Citroën AIRCROSS que reúne os proprietários do modelo, que já nasceu com esse DNA aventureiro e desbravador. A escolha dos participantes desta mini expedição foi feita através de pesquisa na internet para captar sugestões para a formatação de ações do clube. “Ao fazer sua opção pelo Citroën AIRCROSS, o cliente comprou algo além de um carro. Comprou um estilo de vida, uma forma diferente de enxergar o mundo. Optou por NOVAS ESCOLHAS, NOVOS CAMINHOS” explica Nívea Ferradosa, diretora de Marketing da Citroën, justificando mais essa ação de sucesso da marca. Todo o evento pode ser acompanhado pelas redes sociais Facebook e Twitter, com a divulgação de fotos e informações on-time do que acontecia na viagem. E para os clientes do Citroën AIRCROSS que tenham interesse em fazer parte do clube, o cadastro pode ser feito no link http://bit.ly/cadastroclube para receber novidades e informações sobre os próximos eventos.


40.000 CHASSIS - A Agrale acaba de superar a marca de 40 mil chassis de miniônibus fornecidos à Volare, principal fabricante brasileiro do segmento, com cerca de 50% de participação de mercado. Desenvolvidos especialmente para o transporte de passageiros, os chassis têm como importante diferencial permitir maior espaço útil no salão. Com PBT de 5.250 kg a 8.500 kg os chassis Agrale que equipam os miniônibus Volare – modelos V5, V6, V8, W8 e W9 – proporcionam mais conforto e segurança para os passageiros. Recentemente a empresa passou a fornecer também para a nova Linha W FLY, com destaque para o novo modelo Limousine. De concepção moderna e inovadora, os chassis Agrale possuem motor e o eixo avançados, possibilitando maior área útil para o encarroçamento e, consequentemente, maior capacidade de passageiros. Além disso, oferece outros diferenciais importantes, como direção escamoteável, que garante maior conforto, segurança e facilita o acesso do motorista.


EM CURITIBA - Após a inauguração da primeira loja em São Paulo, no bairro dos Jardins, a MG Motors anuncia a abertura de sua segunda concessionária no país, na capital paranaense. A loja que inicia as vendas do sedan MG550 e do fastback MG6 em Curitiba, fica localizada na Alameda Prudente de Morais, no bairro Mercês, e pertence ao grupo Shanghai Veiculos, especializado em modelos importados. A Shanghai Veículos pretende levar a bandeira britânica da MG Motors para outras cidades como Londrina, Florianópolis e Blumenau. Em todo o país, a MG Motors pretende encerrar o ano de 2010 com 15 pontos de vendas que incluem as cidades de Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo (segunda unidade na Av. dos Bandeirantes), Florianópolis, Cuiabá, Recife, Porto Alegre, Salvador e Ribeirão Preto. A MG Motors, fundada em 1924 por Cecil Kimber e William Morris na cidade de Oxford, Inglaterra, pertence desde 2005 ao grupo SAIC (Shangai Automotive Industry Co.). Atualmente a montadora conta com uma unidade de produção com 1,2 milhão de m2 na região sul de Shangai, na China, além de três outras unidades na Inglaterra: uma unidade em Birmingham (que fabrica o MG6 para o mercado britânico), além de um Centro de Engenharia e um Centro de Design, onde fica a sede mundial da MG Motors.



PARA MOTOCICLISTAS - A IRA Design, fabricante de roupas e acessórios para motociclistas da IRA, lança o anorak IRA Rio e a jaqueta IRA Tókio, que serão comercializados a partir deste mês em mais de 1.700 pontos de venda em todo o Brasil. Os dois modelos unem o que há de melhor em flexibilidade, impermeabilidade e proteção, além de serem boas opções de presentes para o Dia dos Pais, comemorado em 14 de agosto. Entre as inovações apresentadas pela marca, destaque para o waterdry, tecido à prova d’água, o zipshut, sistema de vedação do zíper, e as costuras seladas. O anorak IRA Rio é uma peça leve e unissex, resistente à chuva e ao vento, ideal para os pais apaixonados por adrenalina que gostam de pilotar em qualquer condição. O produto, fabricado em tecido waterdry, possui uma membrana totalmente à prova d’água. O anorak apresenta ainda outras características que o tornam 100% impermeável, como a gola mais alta na parte de trás e as costuras seladas, eficientes para bloquear a entrada de água. O produto também é confeccionado com o exclusivo sistema zipshut, uma proteção que proporciona vedação completa ao zíper.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Não percam amanhã a avaliação completa do novo Uno Sporting


Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Não percam amanhã no site CarPoint News a avalição completa do novo Uno Sporting 1.4 que ficou 10 dias conosco. O modelo passou pelo teste com uma boa impressão, apesar de alguns deslizes, mas nada que desabone o pequeno modelo da marca italiana. É amanha.


terça-feira, 26 de julho de 2011

CarPoint News no lançamento do Kia Picanto, dia 25 de agosto


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Marcus Lauria
Foto: Divulgação

O CarPoint News estará no lançamento para a imprensa da nova geração do Kia Picanto, representando o produtor e apresentador João Mendes. O modelo será apresentado no dia 25 de agosto na pista da Fazenda Capuava, em Indaiatuba, SP. O novo Picanto já tinha sido apresentado ao público durante o Salão de Genebra deste ano.

Sob o capô, estará um novo motor flex de 1.0 Litro tricilíndrico em conjunto com um câmbio manual de cinco marchas ou automático de quatro velocidades. O valores estão estimados em R$ 35.000 ou R$ 40.000 para o automático. No site vocês poderão ver fotos exclusivas e as primeiras impressões do modelo.

Avaliação - Citroën c4 Picasso 2011


VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Marcus Lauria (texto e fotos)

Ontem (25), fui buscar o Citroën C4 Picasso para avaliar por uma semana, o monovolume francês recebeu pequenos retoques em relação ao modelo lançado em 2009, com nova padronagem de tecidos, rodas de 17 polegadas e detalhes nas lanternas e faróis, a minivan é importada de Vigo, na Espanha. So no ano passado foram importadas 4.400 unidades. O motor se mostrou suficiente para empurrar o C4 Picasso, além de uma ótima dirigibilidade, o monovolume oferece muito conforto á bordo, tanto para motorista e passageiros. A tecnologia faz parte do pacote de itens de série do C4 Picasso.

O C4 Picasso continua o motor 2.0 a gasolina de 143 cv a 6.000 rpm e 20,4 kgfm de torque a 4.000 rpm, enquanto o câmbio automático segue com as mesmas 4 marchas, mas já merecia um câmbio maism moderno. O preço do pacote completo começa em R$ 78.490, cerca de R$ 1.500 à mais que o modelo 2010.










sábado, 23 de julho de 2011

Rápidas da semana

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br


FULL MOTOR - Neste domingo (24/07), na TV Bandeirantes RJ, às 8:30h, o programa FULL MOTOR vai mostrar o novo Volkswagen Touareg, os destaques da GM no Salão de Buenos Aires e as emoções da 5ª Etapa do Carioca de Automobilismo 2011, no Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá. O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes. Conheça o site do programa: www.portalshoppingcar.com.br




PARCEIRO NO TRÂNSITO - A DAFRA Motos inicia no próximo domingo (24), a campanha “Parceiro no Trânsito DAFRA”, uma ação inovadora que pretende levar a um grande número de brasileiros os principais conceitos envolvendo educação e segurança no trânsito. Utilizando uma das principais mídias de massa, como a televisão, e a Internet, o “Parceiro no Trânsito DAFRA” terá um concurso cultural e uma série de 20 programas em formato de reality show que vai acompanhar passo a passo as Panicats Juju e Dani Bolina em sua tentativa de conseguir a habilitação para pilotar uma motocicleta. Além de acompanhar todos os domingos no programa Pânico na TV o resumo das atividades das meninas realizadas durante a semana, o público poderá assistir os episódios completos no hotsite www.parceironotransitodafra.com.br. Os personagens principais do reality show “Parceiro no trânsito DAFRA” são as Panicats Juju e Dani Bolina, duas amantes das duas rodas, porém sem habilitação para pilotar. Durante seis semanas, a DAFRA vai acompanhar o dia a dia das meninas, desde a inscrição na autoescola, passando pelas aulas teóricas, o primeiro contato com a motocicleta, até a prova final.


A1 COLORADO - A Audi AG irá homenagear os times participantes da Audi Cup – Bayern de Munique, FC Barcelona, AC Milan e Internacional de Porto Alegre -, que acontecerá durante os dias 26 e 27 de julho, na Allianz Arena, em Munique, Alemanha. A fabricante alemã personalizou quatro Audi A1 com as cores, brasões e logos de cada equipe. Os modelos ficarão expostos no estádio durante os jogos. O colorado gaúcho Sport Club Internacional será representado pelo A1 nas cores vermelho e branco, com o detalhe do aro da roda em vermelho, além do brasão do time estampado no capô. A partida de estreia, que será realizada no dia 26, levará à Allianz Arena, o Sport Club Internacional contra o FC Barcelona.


INFLA-PNEU - Poucos imprevistos são tão desagradáveis quanto um pneu furado. Em qualquer situação, trata-se de uma dor de cabeça para os motoristas. Na estrada, pode estragar a viagem da família e durante a noite ou com chuva, por exemplo, pode representar uma situação de muito perigo. Poucos sabem, mas já existe uma solução para evitar esses riscos desnecessários: o reparador instantâneo de pneus. A Draft desenvolveu o Infla-Pneu, produto que pode reparar e vedar furos imediatamente. O reparador instantâneo de pneus veda o furo, ao mesmo tempo em que enche o pneu do automóvel ou motocicleta. O Infla-Pneu Draft é ideal para o dia-dia, viagens e indicado principalmente para a segurança das mulheres e de idosos, já que é extremante fácil de usar e não necessita de qualquer outro equipamento. Trata-se de um item indispensável para se levar no veículo, pois ao se deparar com uma situação dessas, o motorista poderá fazer o reparo imediatamente, sem fazer força, nem utilizar o macaco ou sujar as mãos. Os produtos podem ser encontrados na loja virtual: DH Shopping: www.dhshopping.com.br


ADQUIRE PARTICIPAÇÃO - Fiat adquiriu hoje participação na Chrysler Group LLC junto ao Canadá, incorporando o equivalente a 1,5% do capital (“on a fully-diluted basis”)[1], pelo valor de US$ 125 milhões. A Fiat também concretizou hoje a aquisição de participação de 6% (“on a fully-diluted basis”) do capital da Chrysler, que estava em poder do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, pelo valor de US$ 500 milhões, conforme estava previsto em acordos firmados entre as partes no início de junho. Com base nos mesmos acordos, o Tesouro norte-americano também cedeu à Fiat os direitos relativos ao Equity Recapture Agreement, estabelecido entre o Tesouro e a VEBA (fundo de pensão dos trabalhadores do setor) em junho de 2009, pelo valor de US$ 75 milhões. Deste total, US$ 15 milhões são devidos ao Canadá, por força de acordo entre aquele país e o Tesouro norte-americano. Como resultado destas operações, Fiat passa a deter 53,5% do capital da Chrysler. Tal participação pode ascender a 58,5% proximamente, pois uma fatia de 5% do capital será transferida à Fiat quando for concretizado o terceiro e último Performance Event pactado com o Tesouro norte-americano.


INVESTE EM FONTES - A partir deste mês, a Toyota inicia, em conjunto com a British Gas, empresa britânica do setor de energia, a instalação de um conjunto de painéis solares de larga escala na fábrica da Toyota no Reino Unido. O sistema é composto por cerca de 17 mil painéis e ocupará uma área de 30,6 mil m², equivalente a quase cinco campos de futebol. O conjunto de painéis solares tem capacidade de geração estimada em 4,6 milhões de kWh de energia limpa por ano. O sistema proverá eletricidade suficiente para a produção de quase 7 mil veículos por ano e reduzirá as emissões anuais de CO2 em aproximadamente 2 mil toneladas. Este conjunto de painéis solares é apenas uma parte da visão global de “fábrica sustentável” da Toyota naquela localidade, iniciada em 2007. O objetivo é criar operações fabris que estejam em harmonia com as comunidades locais e o meio ambiente. Em 2008, a Toyota instalou um conjunto de painéis solares de 15 mil m² na planta de Tsutsumi, no Japão. Atualmente o sistema gera aproximadamente 2,4 milhões de kWh de energia limpa por ano.


HONDA CONSCIENTIZA - A Moto Honda da Amazônia treinou mais de 33 mil pessoas nos primeiros seis meses deste ano. Os treinamentos aconteceram nos Centros Educacionais de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba e no Recife, e nos Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias (CETC), localizados nas cinco regiões do Brasil. Trata-se de uma iniciativa promovida há 13 anos pela empresa, que consiste em destacar a importância da pilotagem com segurança tanto para profissionais que utilizam a motocicleta para trabalhar, quanto para àqueles que utilizam o veículo para o lazer. No total, mais de 270 mil pessoas já participaram dos treinamentos e palestras. No caso dos Centros Educacionais de Trânsito Honda, os treinamentos são voltados a frotistas e profissionais de órgãos públicos, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, exército e guardas municipais e, no caso Centros Educacionais de Trânsito das Concessionárias, os cursos têm membros da sociedade em geral como público-alvo. Os treinamentos englobam conhecimentos teóricos e práticos. Os temas debatidos em sala de aula são relacionados aos comandos da motocicleta, à inspeção preventiva, aos equipamentos de proteção, à postura básica, às estratégias de condução e à pilotagem no trânsito, entre outros. No segundo momento, os alunos colocam o aprendizado em prática utilizando as técnicas ensinadas em sala de aula, como as técnicas de frenagens e curvas.


6 MILHÕES DE MOTORES - A fábrica de motores da Volkswagen do Brasil, em São Carlos (SP), comemorou ontem o marco histórico de 6 milhões de motores produzidos desde o início de suas atividades, em outubro de 1996. A unidade é a terceira maior fábrica de motores do Grupo Volkswagen, atrás somente de Salzgitter (Volkswagen), na Alemanha, e Györ (Audi), na Hungria. Atualmente, a fábrica produz 3.100 motores completos e 300 motores parciais por dia, em 42 modelos diferentes, de 1.0, 1.4 e 1.6 litro, os quais equipam os modelos Gol, Fox, Voyage, Crossfox, Saveiro, Polo, Polo Sedan, Kombi, Gol G4 e Golf. Para o mercado brasileiro, 100% dos motores recebem a tecnologia bicombustível Total Flex. Para o mercado externo são produzidos motores parciais que equipam o SpaceFox, na Argentina.


CAMINHONEIROS ELEGEM GARRETT - O turbo Garrett foi novamente eleito o turbo preferido pelos profissionais do transporte pesado de carga de todo o Brasil. Pelo décimo segundo ano consecutivo, motoristas autônomos e de empresas de transporte pesado de cargas o indicaram como o melhor produto do mercado brasileiro, em eleição nacional coordenada pela Trio International Distinction. Ricardo Rampaso, gerente de vendas e marketing da Honeywell Turbo Technologies, declarou que a escolha espontânea do turbo Garrett por motoristas do setor de transportes revela o prestígio conquistado pela marca. A Honeywell Turbo Technologies é fabricante de turbocompressores para motores a diesel de picapes, caminhões e ônibus das marcas Ford, Mercedes-Benz, Mitsubishi, Scania, Troller, Volvo e Volkswagen, além de máquinas agrícolas.


AVANÇA NO ASFALTO - A marca austríaca KTM anuncia novos avanços de suas motos nas competições internacionais. Com 189 títulos mundiais e a vitória nas últimas dez edições do Rally Dakar, sua investida agora se volta para as provas de velocidade nas pistas, em apoio às vendas dos seu modelos de rua e estrada. A marca vai mostrar que não reina só no fora-de-estrada, onde este ano também já caminha para a vitória nos principais campeonatos mundiais e regionais. Parte da estratégia se volta para os jovens motociclistas e ampara o impressionante resultado das vendas do seu modelo Duke 125 na Europa e países onde a lei permite que pilotos maiores de 16 e menores de 18 anos pilotem pelas ruas. Mas também envolve as competições com suas poderosas motos grandes, caso das KTM RC8-R, que retomaram a liderança no Campeonato Alemão de Superbike, o mais disputado da Europa, com as motos mantidas como saem das fábricas para os consumidores. O avanço da KTM se apoia também no sucesso nas corridas do Red Bull Rookies Cup, categoria de acesso para os jovens pilotos, que abre até provas do mundial de motovelocidade, com os garotos correndo de KTM 125 RR, de motores a dois tempos. Mas em 2013 eles correrão com as KTM Moto3, de quatro tempos, que já vão estrear no mundial no ano que vem.


PROCONVE P-7 - Com base no tema "Tecnologia, inovação e novos produtos", a Mercedes-Benz do Brasil realiza em sua fábrica de São Bernardo do Campo, entre 19 e 21 de julho, o InterQuality 2011, evento anual com fornecedores para apresentação, análise e debates sobre expectativas de volume, projetos de produtos, processos logísticos entre outros. Segundo Ronald Linsmayer, Chief Operating Office - COO, responsável pela área de Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil, o principal objetivo do InterQuality é alinhar totalmente os fornecedores com os planos da Empresa para os próximos anos, por meio de um forte trabalho de parceria para atingir os resultados planejados pela Companhia. Entre eles, estão o alto volume de produção, projetos em andamento, introdução de novas tecnologias, processos de fabricação mais limpos sempre com foco na qualidade e na responsabilidade ambiental.


MAIOR FROTA - Com o conceito “A maior frota do país não para de crescer”, a Mercedes-Benz lança campanha criada pela agência Grey. Uma série de anúncios destaca o número de passageiros transportados diariamente pelos ônibus Mercedes-Benz. A empresa possui a maior frota do Brasil, com mais de 300 mil unidades circulando todos os dias pelo país, e para ressaltar este desempenho a campanha utiliza a perspectiva e sobreposição fotográfica. A composição traz fotos originais de um estádio de futebol lotado e de do interior de um ônibus Mercedes-Benz, que se sobrepõem. O resultado é um estádio infinitamente lotado acompanhado do texto “Todo dia, 368 estádios andam de ônibus Mercedes-Benz” e um interior de um ônibus infinito com o título “Capacidade: 17 milhões em pé, 13 milhões sentados”. Logo, “A maior frota do Brasil não para de crescer”. Ambas as peças serão veiculadas nacionalmente até o final do ano.


MAIOR EXPOSIÇÃO - Para comemorar o aniversário de invenção do veículo motorizado, a Mercedes-Benz, em parceria com o clube oficial e amigos da marca, realizará um grande evento, nos dias 27 e 28 de agosto, no antigo aeroporto Tempelhof, em Berlim. Com o lema "Mercedes-Benz & Amigos celebram 125 anos de inovação", o festival de verão terá programação diversificada, incluindo test-drives, passeios com passageiros, workshops, exposições, shows e entretenimento para crianças e jovens. O evento criará pontes entre o passado e o futuro da inovação. Mais de 1800 veículos Mercedes-Benz antigos e clássicos, além de diversos veículos comerciais históricos, serão expostos em uma área de mais de 250 mil metros quadrados do pátio de manobra do aeroporto Tempelhof, que contará com vários circuitos de direção diferentes. Outro destaque serão os lendários Flechas de Prata, dos anos 30 aos 50, que serão levados pela coleção Mercedes-Benz Classic para demonstrações conduzidas por pilotos famosos. Os proprietários de veículos que queiram participar poderão enviar suas inscrições até 31 de julho para o site www.mercedes-benz-classic.com/tempelhof.


PROGRAMA DE LOGÍSTICA - A Johnson Controls, líder mundial na produção de baterias automotivas e com fábrica instalada no município de Sorocaba, SP, anuncia o lançamento pioneiro de uma ferramenta, via web, de recolhimento e controle de baterias usadas em todo o Brasil. O objetivo é aumentar a abrangência do programa Ecosteps, que reúne práticas do processo de recolhimento de baterias usadas pela companhia em todo o mundo. Desde a publicação da Resolução 257/99, do CONAMA, que representou o início das ações das autoridades pela coleta de baterias usadas em todo o território nacional, a empresa já superou a marca de 20 milhões de unidades recolhidas. Agora, com a adoção de um novo sistema de coleta e controle via web a Johnson Controls vai poder monitorar todo o sistema logístico, passando desde transportes adequados até a sua destinação final em empresas recicladoras, autorizadas para o manuseio dos materiais. De acordo com Renato Cruz, gerente responsável pelo programa, o retorno de bateria inservível evolui a cada ano e só em 2010 foram recolhidas mais de 2,1 milhões de unidades usadas do mercado. Com a nova ferramenta via web, a empresa pretende aumentar em 15% o volume coletado e superar 2,4 milhões de baterias usadas recolhidas até o final deste ano.


SÉRIE VIA - A TomTom anuncia o lançamento da Série VIA no Brasil. Os novos dispositivos de navegação TomTom VIA oferecem aos consumidores uma inovadora experiência de navegação com informações em tempo real em um novo design muito bem acabado, além de ferramentas fáceis de usar. A série oferece ainda mais opções para os motoristas com diversos modelos, incluindo o VIA 1400T de 4.3 polegadas e o VIA 1500 e 1530 de cinco polegadas. “Na TomTom, trabalhamos continuamente para oferecer as soluções mais inovadoras de navegação para nossos clientes brasileiros”, afirma Elias Kabeche, diretor regional da TomTom para a América Latina. “Os produtos VIA para o Brasil utilizam software de navegação capaz de oferecer informações atualizadas sobre o trânsito e as rotas mais inteligentes que possam ajudar os motoristas a chegarem mais rápido a seus destinos. Com a nova linha de dispositivos, os motoristas podem escolher a experiência de navegação ideal para suas necessidades”. Para mais informações da TomTom, visite www.tomtom.com.


1000 VIATURAS - A Fiat Automóveis entregou 500 viaturas para patrulha, ronda e transporte à Polícia Militar do Estado de Minas Gerais. A entrega, que aconteceu ontem (19/07) na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, em Belo Horizonte, na capital mineira, contou com a presença do Governador de Minas, Antonio Anastasia, que entregou simbolicamente as chaves das viaturas aos 18 comandantes regionais da Polícia Militar no Estado. Todos os veículos são modelos Palio Attractive 1.4 e receberam pintura caracterizada da Polícia Militar, sinalizador acústico e visual (sirene), rádio e forração interna especial. O modelo foi escolhido por oferecer alta resistência, durabilidade e baixo custo de manutenção. As transformações necessárias ao uso em missões da polícia foram feitas pela Rontan, empresa parceira da Fiat. Dos veículos entregues, 550 veículos irão circular na região metropolitana de Belo Horizonte e 450 serão enviadas a 19 municípios do interior do Estado, em ações de policiamento e preservação da ordem pública e segurança.


PARA MURICY RAMALHO - O técnico do Santos, Muricy Ramalho, teve motivos de sobra para comemorar o título da Copa Santander Libertadores 2011. Além da conquista inédita na carreira do treinador, Muricy ganhou da Toyota o recém-lançado utilitário esportivo compacto RAV4 com tração 4x2, como prêmio por ter sido o técnico campeão do torneio. A entrega do veículo será feita por Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente sênior da Toyota Mercosul. A cerimônia de entrega acontecerá na próxima segunda-feira, 25 de julho, às 19h, na concessionária Toyota Collection Litoral, localizada na Av. Ana Costa, 111, na cidade de Santos. O RAV4 com tração 4x2, o veículo escolhido para a premiação, oferece um dos mais completos pacotes de equipamentos de série do segmento, trazendo, entre outros itens, ar-condicionado digital com dupla saída, sistema de som com comandos no volante e conectividade para pen drive, vidros, travas e retrovisores elétricos e direção hidráulica. Sob o capô, o modelo traz um motor de 2.4 litros, que gera 170 cv de potência, auxiliado por uma moderna transmissão automática de quatro velocidades, com gerenciamento eletrônico de troca de marchas. O RAV4 também se destaca pelo seu amplo porta-malas e por oferecer muito conforto aos seus ocupantes.


MAIS UMA PARTICIPAÇÃO - Motos, quadriciclos, carros e caminhões estarão a todo vapor entre os dias 10 e 19 de agosto, para a maior aventura off-road do Brasil. Pilotos e navegadores cruzarão o sertão brasileiro, em 4.026 quilômetros entre os Estados de Goiás e Ceará, pernoitando no Tocantins, Maranhão e Piauí. Com um Mercedes-Benz Atego 1725, o piloto Guido Salvini, o navegador Flávio Bisi e o copiloto Fernando Chwaigert seguem para o 19º Rally dos Sertões, e prometem mais uma vez enlouquecer o público de Goiânia, GO, e conquistar a admiração daqueles que prestigiarem o rali ao longo de todo o roteiro. "Nosso caminhão é muito grande, por isso, disputamos a categoria T4.2, acima de 4.801 quilos. O veículo já chama atenção só pelo tamanho, e quando aceleramos pelas trilhas, a robustez e potência dele impressiona. Temos tanta segurança em relação aos equipamentos, que imprimimos um ritmo forte de disputa, que para quem está do lado de fora, somos chamados de loucos", disse descontraído Salvini.


SOBE A SERRA - O Novo Citroën AIRCROSS reforça seu espírito aventureiro chic e marca presença na temporada de inverno de Campos de Jordão no espaço mais exclusivo da cidade, o Chatêau Istoé Gente. Até o dia 31 de julho, o Citroën AIRCROSS ficará exposto no jardim deste exclusivo e descolado espaço, demonstrando seu estilo inovador e suas tecnologias inéditas, como o pára-brisa acústico panorâmico e o Sistema de Navegação MyWay. Como no PROMENADE CHANDON, em São Paulo, no CAMAROTE CARAS, no Rio de Janeiro, ou nos Bares e Praias mais descolados do Litoral de São Paulo durante o verão, a Citroën dá continuidade a estratégia de exposição do AIRCROSS em eventos que contribuam com seu posicionamento premium. Localizado em uma região charmosa e agradável da cidade, o Chatêau é ponto de encontro de artistas e formadores de opinião, com extensa cobertura da Revista Istoé Gente, que faz repercutir tudo o que acontece na casa. Vendedores e promotores também disponibilizam o carro para test-drive de convidados vip’s, ampliando as possibilidades de contato e divulgação do produto.


OCTANE ACADEMY - A Ford está lançando nos Estados Unidos a Octane Academy, programa voltado para a nova geração de fãs das corridas e esportes radicais. A Ford Octane Academy vai dar ao público a oportunidade de viver aventuras únicas ao lado de quatro pilotos "feras" dos esportes radicais - Ken Block, Brian Deegan, Tanner Foust e Vaughn Gittin Jr. "A atual geração do Milênio é extremamente influente. O nosso trabalho é encontrar formas novas e inventivas de nos comunicar e conectar com ela, o que inclui estabelecer nossa presença no mundo dos esportes radicais", disse Jim Farley, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviço Global da Ford. "Com um time estelar de pilotos e carros, a Ford está levando os fãs para uma experiência única, a primeira do gênero para essa audiência." Os fãs terão a oportunidade de acelerar com o time da Ford e explorar seus veículos. A diversão vai incluir um parque de skate e cabines de vídeo, onde os fãs poderão se inscrever para a Octane Academy. Mais informações estão disponíveis no site www.octaneacademy.com.


MELHOR FORNECEDORA - A MANN+HUMMEL, líder mundial na fabricação de filtros automotivos e detentora das marcas MANN-FILTER e Purolator, foi apontada pela PSA Peugeot Citroën uma das doze melhores fornecedoras da montadora na América Latina. O reconhecimento veio por meio do prêmio Suppliers' Awards Latin America 2011, entregue à fabricante durante cerimônia que reuniu, no Rio de Janeiro, os premiados pelo Grupo francês. A MANN+HUMMEL foi premiada na categoria Qualidade de Serviço de Peças de Reposição. Os critérios de avaliação neste quesito são baseados em padrões internacionais da PSA que incluem, por exemplo, níveis de excelência na taxa de serviço e respeito a prazos e procedimentos de entrega. Com uma parceria iniciada antes mesmo de o Grupo Francês chegar ao Brasil, a MANN+HUMMEL produz peças exclusivas para a PSA, como elementos do ar, filtros completos do ar, coletores de admissão e tampa de cabeçote, para os modelos Citroën C3, Hoggar, Peugeot 206 e 207.


TECNOLOGIA DE PONTA - A multinacional KOSTAL sempre adotou medidas ambientais reforçando seu compromisso com a sustentabilidade. Em 2002 implantou no Brasil um sistema de gerenciamento ambiental e obtiveram a certificação ISO 14001; todos os produtos químicos, inflamáveis e perigosos são registrados desde sua aquisição até o controle dos resíduos gerados. O grande desafio ainda era a utilização de matérias-primas como o Cromo e o Chumbo, importantes na produção de alguns produtos utilizados em peça para as montadoras, mas com longos processos para seu descarte. Após muita pesquisa e requerimentos específicos desenvolvidos pela Kostal Brasil, a empresa está capacitada a produzir produtos Lead Free, ou seja, totalmente livres de Chumbo. Foi necessária a realização de diversos ajustes nos projetos originais de diversas peças, além de buscar ao redor do mundo, fornecedores de componentes de qualidade que atendessem as especificações Lead Free.


SE ESPECIALIZAM E DOMINAM - O setor de retíficas de motores no Brasil, que movimenta R$ 1,8 bilhão por ano, possui 3 mil empresas e representa 95% do mercado de manutenção desse segmento que tem evoluído na última década com a criação da Rede Nacional de Retíficas Conarem, uma forma de prestar o melhor serviço pós venda ao mercado. A especialização dos profissionais que atuam na área de retíficas é altamente técnica exigindo atualização constante e a competitividade do custo serviço frente ao remanufaturado, garantem o desenvolvimento do setor. O trabalho do Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, voltado para a especialização das retíficas é permanente, segue os padrões estabelecidos pela norma ABNT NBR 13032 que foi atualizada em 2008 e conta com um programa de atividades que contempla cursos e palestras técnicas gratuitas para as empresas que fazem parte da rede da entidade. O banco de dados técnicos do Conarem possui mais de 3.001 motores cadastrados, à disposição das empresas associadas para consulta das informações via site www.conarem.com.br.


MAIOR PROTEÇÃO - A Wurth do Brasil – multinacional alemã especializada em peças de fixação, produtos químicos, ferramentas e EPI’s – lança sua linha de produtos para polimento, restauração e proteção de veículos com três itens: W Wax, Cera Protetora sem Silicone e Espuma Aplicadora Wurth. De acordo com Rafael Júnior, técnico de Desenvolvimento de produtos da Divisão Automotiva da Wurth do Brasil, todos os produtos podem ser utilizados separadamente para trabalhos específicos, porém, quando aplicados juntos, o W Wax e a Cera Protetora, atingem máxima eficácia e qualidade no processo de polimento e proteção da pintura de veículos. “Esta nova linha é indicada tanto para o uso profissional quanto para o consumidor final que gosta de cuidar do seu carro”, afirma. A W Wax é uma cera especial de fácil aplicação e remoção que não mancha borrachas, vinil, plásticos e substratos sintéticos. É recomendada para todos os tipos de pinturas e cores. Já a Cera Protetora sem Silicone foi projetada para atuar com eficácia em ambientes de pintura, pois não contamina as demais superfícies que estão sendo trabalhadas. Completando a linha, a Espuma Aplicadora Wurth tem como objetivo facilitar e melhorar a ação e aplicação das ceras da linha Wurth. É produzida 100% com poliuretano, o que lhe confere maior durabilidade e resistência.


32 ÔNIBUS HÍBRIDOS - A Volvo Buses recebeu um grande pedido de ônibus híbrido na Noruega. A empresa Nobina adquiriu 91 ônibus Volvo, dos quais 32 híbridos, para suas operações em Tromsö, no Norte do País. A Nobina ganhou o contrato para realizar as operações de ônibus na cidade de Tromsö a partir de 1º de fevereiro de 2012. A operadora escolheu a Volvo Buses como fornecedora dos 91 novos ônibus necessários para o cumprimento deste contrato. “Para Nobina, um requisito fundamental é que os ônibus ofereçam o mais baixo custo de ciclo de vida possível", diz Svenn-Åge Lokken, responsável pela Volvo Buses Noruega. "Custo baixo é algo em que nós estamos focando. Estamos muito satisfeitos por termos atendido os requisitos do nosso cliente". Esta é a maior encomenda de ônibus híbridos na Europa até agora. "Também contribuiu para a concretização deste pedido o fato de termos tido uma excelente cooperação com Nobina em vários localidades na Noruega", diz Lokken. "A Nobina sabe que nossos produtos são confiáveis e que o nosso serviço de pós-venda é excelente", complementa.


NOVO CEO - O engenheiro Stefan Sommer será o novo CEO da ZF Friedrichshafen AG, a partir de 1º de maio de 2012, sucedendo a Hans-Georg Härter. A decisão foi tomada por unanimidade pelos membros do Conselho de Administração do fabricante automotivo. Contratado em 2008, Sommer já integra o Conselho de Administração e é responsável pela Gestão da Cadeia de Suprimentos e Compras Domínio, desde outubro de 2010. No passado, também comandou o Projeto de Reestruturação Estratégica do Grupo ZF. No início de 2012, Stefan Sommer será, inicialmente, nomeado vice-CEO da ZF Friedrichshafen AG, dentro do processo de sucessão desenvolvido pela empresa. A partir de 1º de maio, assumirá definitivamente o cargo, até então nas mãos de Hans-Georg Härter.



VENDAS CRESCEM - Os emplacamentos do setor automotivo (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos rodoviários e outros veículos como carretinhas de transporte de Jet Sky, motos, etc.) cresceram 1,80% comparando os primeiros 11 dias úteis de julho de 2011 com o mesmo período do mês anterior, saltando de 243.500 unidades para 247.887. Na comparação com julho de 2010, a alta foi de 14,80%. “Os números confirmam a tendência de um crescimento bem mais moderado”, afirmou Sergio Reze, presidente da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores. O segmento de automóveis e comerciais leves registrou aumento de 1,48%. Foram comercializadas 143.874 unidades nos primeiros dias úteis de julho, ante 141.782 unidades no mesmo período de junho. Na comparação com a primeira metade de julho de 2010, o segmento registrou crescimento de 13,91%. Os caminhões somaram 8.324 unidades vendidas nos primeiros 11 dias úteis deste mês, contra 7.883 unidades em igual período de junho, numa evolução de 5,59%. Em relação a julho de 2010, quando foram negociadas 7.352 unidades, o setor cresceu 13,22%. As vendas de ônibus retraíram. Foram comercializadas 1.352 unidades no início de julho deste ano, contra 1.439 unidades na primeira metade de junho, numa queda de 6,05%. Na comparação com igual período de junho de 2010, o segmento cresceu 7,64%.


PRIMEIRA A OFERECER - A Volvo Trucks está dando cada vez mais atenção aos combustíveis alternativos com o lançamento do novo Volvo FM Metano-Diesel. O novo caminhão é movido por uma mistura de combustíveis com até 75% de gás. Graças à sua tecnologia de eficiência de combustível, que amplia as possibilidades operacionais do veículo, é possível reduzir consideravelmente as emissões de CO2 em aplicações de transporte pesado, em longas distâncias. O Volvo FM Metano-Diesel vai ser vendido na Europa. A empresa está desenvolvendo tecnologia que usa gás, para que essa alternativa seja mais atrativa para o setor de transporte, com uma redução significativa do impacto ambiental provocado por veículos pesados rodoviários. A solução do FM Metano-Diesel, com gás natural, gera 10 % menos CO2, se comparada com o motor a diesel. No longo prazo, a Volvo Trucks acredita no aumento do uso de gás natural como um passo importante em direção à uma maior disponibilidade e do uso do bio-gás, o que reduz ainda mais as emissões de CO2.


NOVAS VÍTIMAS - Um estudo do Instituto Nacional de Surdez e Outras Doenças de Comunicação (EUA) mostrou que uma moto emite ruídos em torno de 95 decibéis (dB), nível acima do recomendado. A pesquisa acendeu um alerta entre especialistas: o trânsito do dia a dia, que já atinge níveis altíssimos de ruído sendo obrigatório o uso de equipamentos de proteção para os guardas de rua, também coloca em xeque a saúde de motoristas e, principalmente, dos motociclistas. Isso porque a exposição prolongada ao barulho de uma motocicleta pode causar nos pilotos o que se denomina PAIR (Perda Auditiva Induzida por Ruído), doença que ocupa o segundo lugar entre as mais frequentes do aparelho auditivo e entre as doenças ocupacionais que mais afetam os trabalhadores. Especialistas alertam que o mundo está mais barulhento e nossa audição não está preparada para os níveis de ruído causados pelas máquinas criadas pelo homem, principalmente no trabalho. “Hoje, estima-se que 10% da população mundial têm algum grau de perda auditiva, sendo que grande parte danificou sua audição por exposição excessiva a sons que poderiam ter sido evitados”, alerta a fonoaudióloga da Audibel - empresa de aparelhos auditivos -, Fabiana Ferreira Camillo Stevanato. No caso dos motociclistas, tudo pode ficar pior ao se alterar o sistema de escapamento, utilizando materiais personalizados, que elevam ainda mais a altura do som emitido pelos veículos.


DIA DO CHEVROLET - Cerca de três mil pessoas participaram na manhã deste domingo (17/07/2011), do XVII Passeio Ciclístico nas comemorações do Dia do Chevrolet em São Caetano do Sul (SP). Neste ano de 2011 os festejos estão inseridos também nos 100 anos da marca no mundo, a serem alcançados oficialmente no próximo dia três de novembro. Duas unidades do modelo Chevrolet Volt - primeiro carro elétrico produzido em escala no mundo -, foram à frente dos ciclistas, fazendo o papel de carro madrinha, o primeiro conduzido por Marcos Munhoz, vice-presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da General Motors do Brasil, e o segundo por Pedro Luiz Dias, diretor de Comunicação Social da GM. O Dia do Chevrolet é comemorado anualmente em São Caetano do Sul e foi incluído no calendário oficial de festejos do município – evento sempre realizado no terceiro domingo do mês de julho. Com o objetivo de integrar a empresa com a comunidade, neste ano o passeio ciclístico percorreu um trajeto de 13 quilômetros e, pela primeira vez, incluiu as dependências do complexo industrial da GM.


BLUETOOTH PARA NISSAN - A Dalgas traz para o mercado de acessórios o novo Sistema Viva Voz Automotivo Bluetooth específico para veículos Nissan e tem como grande destaque a tecnologia empregada no sistema. Ao entrar no veículo e ligar a ignição, o acessório irá se conectar com o telefone automaticamente, permitindo pareamento com até cinco aparelhos celulares. Indispensável pela comodidade e segurança que oferece é muito útil para dar andamento ao trabalho do dia a dia de quem passa muito tempo no trânsito. O Bluetooth permite resolver problemas ao longo do dia sem interferir na atenção ao volante. Com ele o motorista pode tornar o tempo em que fica no automóvel mais eficiente e seguro, evitando distrações e multas. Com um simples toque é possível receber ligações, adiantar ou retroceder músicas e até mesmo controlar o volume do conteúdo dos aparelhos portáteis. O sistema de som de alta qualidade possui eliminação de eco e tecnologia Full Duplex DSP ( Digital Signal Processing ), que permite que duas pessoas falem simultaneamente em uma mesma ligação. Com garantia de três anos, o novo sistema viva voz Bluetooth tem sua instalação feita de forma rápida e segura. Seus chicotes específicos com conexões Plug & Play evitam cortes na fiação original do veículo e os comandos específicos para Nissan se encaixam perfeitamente no painel, substituindo um tampão existente, garantindo a originalidade e o perfeito funcionamento do acessório. Mais informações: (11) 3579.1100 - vendas@dalgas.com.br / www.dalgas.com.br


TOURER DA KAWASAKI - A Kawasaki Motores do Brasil coloca à disposição do consumidor brasileiro mais uma opção para longos percursos. A versão Tourer da Maxi Trail Versys 650 é reconhecida na Europa pelo seu conforto, versatilidade e facilidade, principalmente no transporte de bagagens. O modelo possui acessórios com apelo touring: malas laterais, protetores de mãos e pára-brisas com tamanho maior e com a inclusão de um defletor fixado em sua extremidade e será comercializado aqui no Brasil como itens de série. “A Versys Tourer possui estilo arrojado, herdado da versão Standard da Versys convencional, mas com o diferencial de adereços voltados para o touring”, afirma Affonso de Martino, gerente comercial da Kawasaki Motores do Brasil. O executivo diz ainda que, “assim como boa parte dos modelos comercializados pela KMB no Brasil, a Versys Tourer também será montado na fábrica da marca no Pólo Industrial de Manaus (AM) e se junta aos outros nove modelos já nacionalizados ”. O modelo já pode ser encontrado nas principais concessionárias autorizadas na cor Metallic Spark Black (preta), com preço sugerido de R$ 32.990,00 na configuração Standard e, R$ 35.990,00 na versão top de linha equipado com freios ABS.


JOINT VENTURE - A criação da « Changan PSA Automobile Co., Ltd » (CAPSA), uma joint venture entre a China Changan Automobile Group e a PSA Peugeot Citroën, foi oficialmente aprovada pela Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China (NDRC) em 12 de julho de 2011. A aprovação da NDRC marca o início das operações da joint venture, cujo capital inicial de 4 bilhões de RMB é dividido em partes iguais entre os dois parceiros. O valor total do investimento inicial é de 8,4 bilhões de RMB (935 milhões de euros), sendo que 4 bilhões de RMB foram financiados com fundos próprios. Associando o know-how de dois líderes, um chinês e outro europeu, essa joint venture vai produzir e comercializar na China linhas de veículos particulares e comerciais leves. Na primeira fase, a nova estrutura vai concentrar seus esforços na introdução na China da linha DS da marca Citroën assim como no lançamento de uma nova marca específica. O contrato, assinado em julho de 2010, prevê que a joint venture terá a possibilidade de comercializar em seguida veículos das outras marcas dos dois parceiros: Peugeot e Changan. Implantada em Shenzhen, na província de Guangdong, a joint venture terá uma capacidade de produção anual de 200.000 veículos e motores, atendendo às mais exigentes normas ambientais. Ela terá duas linhas de produção: uma já existe e será reformada; a outra será construída. Cada linha produzirá uma gama específica de veículos. A joint venture também terá um centro de P&D.