terça-feira, 30 de abril de 2013
Audi conquista vitória no "ensaio geral" para as 24 Horas de Nurburgring
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Por Inova Comunicação
A Audi teve mais um fim de semana de resultados positivos ao redor do mundo. A poucos dias do início do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo, torneio que, pela primeira vez, terá uma equipe apoiada pela Audi Brasil, a marca das quatro argolas esteve no alto do pódio nos circuitos de Nurburgring e Oschersleben, duas das mais importantes pistas da Alemanha.
Na torneio que é considerado um "ensaio geral" para as 24 Horas de Nurburgring - conhecido como VLN Endurance Racing Championship -, os pilotos Marcel Fässler e Frank Stippler venceram a segunda etapa da temporada a bordo de um Audi R8 LMS ultra da equipe G-Drive Racing by Phoenix. Apesar das dificuldades impostas pelo clima - as temperaturas estiveram próximas de zero e os pilotos ainda enfrentaram chuva e neblina -, a dupla pulou da segunda posição para a vitória graças a um ritmo de voltas extremamente veloz e a uma perfeita estratégia de pit stops.
Pilotos Audi também tiveram sucesso na prova de abertura da ADAC GT Masters realizada no Motorsport Arena Oschersleben. Christopher Mies e René Rast conduziram o Audi R8 LMS ultra em uma prova dura na Alemanha, e venceram apesar da posição de largada pouco favorável - eles partiram do 15o posto no grid.
A corrida, de uma hora de duração, terminou com Rast ao volante. Foi ele o responsável pela ultrapassagem que deu a liderança à equipe, a dez minutos do final. Na segunda prova do fim de semana, a dupla abandonou devido a um acidente.
O ADAC GT Masters é a versão alemã do FIA GT3 European Championship, criado pela Stéphane Ratel Organisation (SRO) e que deu origem ao Campeonato Brasileiro de Gran Turismo. Disputado desde 2007, o ADAC GT Masters reúne carros como Audi R8 LMS ultra, Chevrolet Corvette Z06-R, Dodge Viper Competition Coupe, Porsche 997 GT3 Cup, Ferrari F458 GT3, Lamborghini Gallardo GT3, Aston Martin V12 Vantage GT3, BMW Z4 GT3, Nissan GT-R GT3, McLaren MP4-12C GT3 e Mercedes-Benz SLS AMG GT3.
Fim de semana agitado - Além da disputa da prova de abertura do Brasileiro de GT no circuito de rua do Anhembi, a Audi Sports terá um fim de semana cheio de compromissos. No sábado serão realizadas a segunda etapa do FIA WEC, em Spa, na Bélgica, e a etapa de abertura do Campeonato Sueco de Gran Turismo, em Knutstorp. No domingo, começam o Campeonato Italiano de GT, em Misano, e a Audi R8 LMS Cup, em Zhuhai, na China. O dia 05 de maio marca, também, o esperado início da DTM no circuito de Hockenheim.
Citroën comemora um ano de Citroën Experience Centre Oscar Freire
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Por CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
A Citroën comemora em abril um ano de seu espaço-conceito, o Citroën Experience Centre Oscar Freire. A loja conceito da marca, localizada na Rua Oscar Freire, se tornou ponto de referência para quem passa pela badalada região dos Jardins, em São Paulo, tendo mais de 50 mil visitantes durante esse período.
Inspirado no bem sucedido C_42, vitrine internacional da marca na Avenida Champs-Élysées, em Paris, o Citroën Oscar Freire é um espaço único de experiência com a marca, baseado na interatividade e no relacionamento, oferecendo inúmeras atrações, como um café, uma boutique e uma ativa área de eventos. “Conseguimos com o Espaço Citroën Oscar Freire permitir ao público a vivência da filosofia da marca, definida no universo Créative Technologie. Neste espaço, os visitantes podem vivenciar tudo que é tendência para a Citroën, tudo o que nos inspira”, explica Nivea Ferradosa, Diretora de Marketing da Citroën do Brasil.
Para comemorar o aniversário a Marca traz a exposição de um veículo clássico que marcou época, o Traction Avant. O veículo está exposto desde o dia 18 de abril, ocasião do coquetel de lançamento do filme “Meu pé de Laranja Lima”, filme no qual o emblemático carro “11 ligeiro” tem participação importante. O carro, do ano 1948, pertence a um colecionador e ficará no espaço-conceito durante o mês de maio.
No mês de Maio, o Citroën Oscar Freire estará voltado para o cinema, na “season” Citroën au Cinema. Diversas ações estão programadas, como o Cine Clube Citroën, onde semanalmente terão exibições de filmes, seguidas de discussões sobre o tema. “Os filmes exibidos terão sempre a participação de algum carro da Citroën, fazendo a associação da marca com o cinema e mostrando que a Citroën e o cinema sempre caminharam juntos”, complementa Nivea Ferradosa.
Serviço:
http://oscarfreire.citroen.com.br/
Citroën Experience Centre - Rua Oscar Freire, 1009, Jardins, São Paulo
Tel: 11- 3063-1810
Etios vira arte em Sorocaba
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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
No último sábado, 27 de abril, durante o evento Corpo e Alma, realizado no Parque das Águas, em Sorocaba, foi firmada uma parceria entre o empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, a Fundação Toyota do Brasil e o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS), para a realização do projeto "Etios-Arte".
O objetivo da iniciativa é eternizar o veículo, transformando-o em uma obra de arte e entregá-lo para exposição no MACS - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – como parte do seu acervo.
O Etios que será estilizado é o primeiro veículo comercializado pela Ramires Motors na cidade de Sorocaba, onde está localizada a nova planta da montadora.
"Esse é um projeto que nasceu na cidade de Sorocaba por meio da iniciativa do empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho. A Toyota se sente orgulhosa com a homenagem ao Etios. Essa é mais uma demonstração do acolhimento que a empresa recebeu da sociedade de Sorocaba desde a decisão pela instalação da fábrica na cidade”, afirma Ricardo Bastos, diretor presidente da Fundação Toyota do Brasil.
Motovelocidade - Bruno Corano leva Kawasaki ao pódio no SBK Series
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Por VGCOM – Vanessa Gianellini Comunicação
Bruno Corano sobe no pódio com a Kawasaki Ninja ZX-10R na 2ª etapa do Superbike Series. Além da disputa com os concorrentes, piloto bateu também seus recordes pessoais.
Apenas 110 milésimos de segundo separaram o piloto da moto #34 Bruno Corano de seu concorrente Maico Teixeira e da primeira colocação. Um espetáculo de ultrapassagens, disputas limpas e muita velocidade, realizado diante das mais de 35 mil pessoas que compareceram ao autódromo de Interlagos para prestigiar o evento.
Estratégia e frieza que lhe garantem a constância de resultados, administrando o desgaste físico devido ao calor, e também da motocicleta, Corano superou suas marcas pessoais sucessivamente desde os primeiros treinos deste final de semana, finalizando com o segundo lugar no grid de largada.
Com acerto da moto afinado, o piloto da Kawasaki número 34 acelerou fundo durante as 14 voltas da prova, na categoria Superbike Pro, se distanciando do terceiro colocado e incomodando o concorrente a frente. Corano recebeu a bandeira quadriculada na segunda posição e se mostrou contente com o feito, mostrando que a falha ocorrida na etapa anterior não afetou seu desempenho.
Ainda antecipando a prova de domingo, durante coletiva de imprensa realizada após a superpole, Bruno Corano (#34) se mostrou confiante quanto a melhora de seus tempos de volta pessoais no autódromo de Interlagos. Com uma breve declaração, Corano agradeceu toda a equipe e demais profissionais que o auxiliam para entrar na pista e acelerar a cada etapa. “O piloto é fruto de muita coisa que cerca ele, que vai desde a parte física, técnica e o mais importante de tudo, a parte mental, o convívio e o espírito de time”, disse.
Informações Adicionais: copaninja.com.br
IRC Pneus: irc-pneus.com.br
ELF: elfmoto.com.br
Toyota encerra seu ano fiscal com aumento na produção e vendas mundiais
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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
A Toyota divulgou nesta segunda-feira em Toyota City, no Japão, os resultados de produção e vendas referentes ao fechamento de seu ano fiscal, que ocorreu em março de 2013.
No total, de abril de 2012 a março de 2013 foram produzidos mundialmente 9,7 milhões de veículos, crescimento de 13,4% em comparação com o mesmo período do ano passado. Em termos de vendas o resultado foi ainda melhor, com 9,6 milhões, crescimento de 16,3%.
No Japão, os números foram igualmente positivos. A matriz da Toyota produziu 4,2 milhões de unidades e vendeu 2,3 milhões, aumento de 8,5% e 12,4%, respectivamente.
Triumph lança aplicativo exclusivo para Facebook e cria promoção inédita
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Por g6 Comunicação Corporativa
A Triumph Motorcycles, uma das mais antigas e tradicionais marcas do mundo no segmento de duas rodas, em parceria com a Rádio UOL 89 FM, acaba de lançar o aplicativo “Rock ‘n’ Ride” no Facebook, desenvolvido pela Contexto Propaganda. O app está disponível nas páginas da rede social e oferece ao usuário um quiz sobre bandas inglesas. Quem tiver o maior acerto na brincadeira em menos tempo será o vencedor.Para participar é muito fácil: basta curtir a página da Triumph na rede social (www.facebook.com.br/triumphmotorcyclesbrasil) e clicar na aba “Rock ‘n’ Ride”. “A promoção foi criada com o objetivo de divulgar a marca Triumph no Brasil de uma maneira interativa e, ao mesmo tempo, se aproximar do nosso público com o recurso de um aplicativo simples, prático e divertido”, explica Fernando Filie, gerente de Marketing da empresa.
O vencedor do quiz ganhará uma viagem de ida e volta São Paulo - Campos do Jordão, num sábado e domingo, a bordo de uma motocicleta Triumph, com direito a um acompanhante. O premiado poderá escolher o modelo de sua preferência entre os seis comercializados no País – Tiger 800 XC, Tiger Explorer, Bonneville T100, Thunderbird Storm, Speed Triple e Rocket III Roadster. E mais: ele poderá indicar ainda mais dois amigos que poderão convidar um acompanhante cada um e também participar da viagem.
Portanto, o prêmio total beneficiará seis pessoas, com três motos da marca. A recompensa também dará direito a hospedagem, alimentação, combustível e todos os equipamentos e vestuários necessários, como luvas, capacetes, botas e jaquetas da marca Triumph pelo período do percurso. A data da viagem será agendada previamente, mas acontecerá em junho deste ano. Para ter direito ao prêmio, o participante e seus amigos precisam, obrigatoriamente, ter carteira de motociclista. Para divulgar a promoção, serão publicados diariamente posts nas páginas da Triumph e da rádio no Facebook. Além disso, a empresa fará, pelos próximos 15 dias, comerciais de 10 e 30 segundos durante a programação da Rádio UOL 89.
segunda-feira, 29 de abril de 2013
Michelin lança pneu três vezes mais seguro
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Por Assessoria de Imprensa da MICHELIN
A segurança viária é um dos maiores desafios para a sociedade. Quando falamos de acidente de trânsito, associa-se, quase sempre, a uma fatalidade que, na maioria das vezes, está relacionada à negligência e/ou à imprudência do motorista.
São muitas as ideias preconcebidas sobre os perigos nas estradas, mas dados mostram que a maioria dos acidentes no Brasil acontece em condições, a princípio, não desfavoráveis para o motorista*:
- 81% dos acidentes ocorrem em vias em boas condições.
- 60% dos acidentes ocorrem durante o dia.
- 67% dos acidentes ocorrem em pistas secas.
- 66% dos acidentes que ocorrem em piso molhado são em retas.
Segundo pesquisa da Organização Panamericana de Saúde, a América do Sul apresenta dados alarmantes. De acordo com relatório divulgado em 2013, se comparado à América do Norte, o número de acidentes fatais de trânsito na região pode ser quatro vezes maior. No caso do Brasil, que ocupa a terceira posição no ranking mundial de países com acidentes fatais de trânsito, são 4,5 acidentes fatais por hora, 110 acidentes por dia, totalizando 40.000 por ano. Analisando as ocorrências e causas de acidentes, pode-se verificar que 50% deles estão relacionados à frenagem e aderência.
Sabendo que a performance dos pneus pode minimizar, e até mesmo evitar, um acidente, compensando muitas vezes a falha humana, a Michelin utilizou toda a sua expertise para otimizar as propriedades que fazem do novo pneu MICHELIN Primacy 3 um produto que oferece mais segurança aos usuários.
Para isso, uma equipe de engenheiros da Michelin trabalhou durante três anos para desenvolver diversos protótipos com o objetivo de obter e garantir a performance do produto, que tem como principal missão contribuir para a redução do número de acidentes de trânsito.
* Dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
MICHELIN PRIMACY 3: O PNEU 3 VEZES MAIS SEGURO
Testes comprovam que o novo pneu apresenta a melhor frenagem do mercado*
A Michelin apresenta o MICHELIN Primacy 3, o pneu três vezes mais seguro, que chegará ao mercado latino americano em maio de 2013. Conforme testes realizados pelo instituto alemão TÜV SÜD Automotive, o pneu MICHELIN Primacy 3 obteve os melhores resultados do mercado em comparação com a média dos concorrentes de marcas premium:
freia até 3 metros antes em solo seco;
freia até 4 metros antes em solo molhado;
possui maior aderência em curvas sobre piso molhado, oferecendo maior controle da trajetória do veículo, mesmo em condições perigosas;
Foi comprovado ainda que, quando um veículo equipado com o pneu MICHELIN Primacy 3 para, após a frenagem, os carros equipados com os pneus da concorrência ainda estão com uma velocidade residual de cerca de 30 km/h. “O pneu é o único ponto de contato do veículo com o solo e, portanto, um produto como o pneu MICHELIN Primacy 3 pode contribuir fortemente para reduzir o número de acidentes”, afirma Marco Moretta, Diretor Comercial de pneus de passeio e caminhonete da Michelin para a América do Sul.
O pneu MICHELIN Primacy 3 possui duas novas tecnologias: STABILIGRIP, que aumenta a área de contato com o solo molhado, maximizando a aderência, e FLEXMAX, para solo seco, uma combinação entre o novo composto de borracha, muito mais flexível, que se adapta às menores irregularidades do piso, e os blocos de borracha com corte em chanfro a 45 graus, que maximizam a área de contato, proporcionando maior aderência.
Além da excelência em segurança, o pneu MICHELIN Primacy 3 tem o compromisso de garantir – em um único pneu – mais segurança, mais durabilidade e mais eficiência energética, sem abrir mão de nenhuma outra performance.
O mercado da América Latina contará com o pneu MICHELIN Primacy 3 em aros de 16, 17 e 18 polegadas em até 29 referências, com a maior parte da produção concentrada na fábrica brasileira em Itatiaia, no estado do Rio de Janeiro.
O novo produto atenderá tanto o mercado de equipamento original, quanto o de reposição. O pneu MICHELIN Primacy 3 equipará, por exemplo, o Peugeot 308, o Citroen C4, Ford Focus, dentre outros.
* Testes comparativos, realizados em 2012 pelo Instituto TÜV SÜD Automotive (Alemanha), com pneus comprados no mercado brasileiro com na dimensão 205/55 R16 91V das marcas Goodyear, Pirelli e Bridgestone.
Caoa montadora de veículos convoca proprietários dos modelos Tucson, Santa Fe e Veracruz
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Por CAOA Montadora de Veículos S/A - Comunicação
O Grupo CAOA, importador e distribuidor oficial da marca Hyundai no Brasil, convoca os proprietários dos veículos SANTA FE, VERACRUZ E TUCSON, identificados pelas datas de fabricação e números de chassi relacionados abaixo, a comparecerem a partir de 20 de maio de 2013, em uma das concessionárias da marca de veículos importados, para substituir gratuitamente o interruptor da luz do freio. Esse chamado envolve no total 24.049 unidades.
Alguns desses carros podem apresentar a possibilidade do não acendimento das luzes de freio em virtude de mau contato nos terminais internos do interruptor, de forma intermitente, podendo, durante a frenagem, deixar de advertir os motoristas que trafegam em outros veículos atrás.
Ainda relacionado, pode não ocorrer o desarme imediato do piloto automático ao frenar e o não funcionamento do controle adicional de estabilidade (ESC), colocando em risco os ocupantes e terceiros em algumas situações, podendo ocasionar como consequência acidentes.
Também pode acontecer a inibição da partida do motor pela tecla “start” (partida sem chave) e a não liberação da alavanca de marcha da posição “P”, quando se deseja sair da situação do veículo estacionado. Sistema ESC, partida start e câmbio automático são itens opcionais para alguns modelos.
Para garantir conforto e conveniência aos proprietários, recomenda-se o agendamento o serviço em uma das concessionárias da marca. Para dúvidas ou mais informações e esclarecimentos, o cliente pode entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo número 0800-559545 (de segunda a sexta-feira, das 08h às 18h), para substituição da peça em questão.
Essa iniciativa do Grupo CAOA demonstra o profundo respeito com os clientes e reitera o compromisso de comercializar e garantir produtos da mais elevada qualidade, segurança e confiabilidade.
Primeiro Camaro ZL1 2013 do Brasil é entregue em Erechim/RS
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Por Área Comercial da Direct Imports
A Direct Imports, importadora de veículos de SP, entrega o primeiro Camaro ZL1 2013 do Brasil no Rio Grande do Sul, na cidade de Erechim, norte do estado. O modelo é o mais caro da linha equipado com motor V8 de 580cv.
Diferente da versão vendida nos concessionários Chevrolet no Brasil (SS com motor V8 de 406cv) o Camaro ZL1 é oferecido unicamente no mercado norte-americano e traz itens diferenciados como o motor V8 6,2 litros de alumínio que desenvolve 580cv – o maior motor do Camaro desde 1966, quando o carro estreou nos Estados Unidos. Com alto torque, o ZL1 acelera de 0-100Km/h em 4,1 segundos. A suspensão também é específica da versão, com o sistema Magnetic Ride Control de controle automático com três ajustes para cada estilo de pilotagem.
Na dianteira, o acabamento do capô em fibra de carbono, grade exclusiva da versão com o emblema “ZL1” caracterizam o superesportivo. As rodas aro 20´´ na cor preta são calçadas por pneus Goodyear Eagle F1 e controladas por um kit de freio Brembo de alta performance.
O interior do carro tem bancos de couro e revestimento parcial em microfibra com o logotipo ZL1 bordado, também presente no aro que reveste o volante, no conjunto de mostradores localizado à frente da alavaca de câmbio, e no revestimento das portas e do pomo de câmbio com costura vermelha. Sistema keyless de abertura e ignição, rádio com sistema Chevrolet My Link e rádio via Satélite Sirius XM, além de um conjunto de seis airbags completam o pacote.
Em sua oitava edição, produzido pela equipe da Editora Melro o anuário da Stock Car é exclusivo e licenciado pela GLOBO MARCAS
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Por Imprensa EDITORA MELRO LTDA
Com uma minuciosa cobertura das 12 etapas da Copa Caixa de 2012, as páginas do livro também trazem uma inédita entrevista com Cacá Bueno, que conquistou seu quinto campeonato na última temporada. Com layout que privilegia a plasticidade da principal categoria do automobilismo nacional a luxuosa edição mostra passo a passo o desenrolar da temporada.
As mais de 300 fotos coloridas e os resultados de cada corrida representados por gráficos e números facilitarão, em detalhes, seu entendimento de como transcorreu o campeonato. Também traz impresso os QRCode, que proporcionam o acesso a vídeos de entrevistas exclusivas e a situações emocionantes da temporada 2012.
O Anuário foi produzido no formato Tablebook (30×30 cm), com capa dura e miolo costurados em papel couche importado Magno Satin 150 g/m2, tinta de fonte vegetal Toyo Ink, e acabamento de capa com laminação soft touch e reserva de verniz UV. O livro, pela sua excelência gráfica, pode ser considerado uma edição de colecionador e pode ser adquirido por R$ 140,00.
Emissões veiculares: houve avanços, mas muito por fazer
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Por Textofinal de Comunicação Integrada
“Emissões é o tema que está na pauta central das discussões porque nosso ar pode ser melhor. Entender o problema de forma mais ampla para fazer com que a eficiência energética traga evoluções para a nossa engenharia. Há necessidade de discussão e análise sistêmica sobre o assunto. Nós avançamos, nos aproximamos dos países de primeiro mundo, melhoramos a qualidade do ar de São Paulo, mas temos ainda muito trabalho pela frente”.
Assim o presidente da AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, Antonio Megale, iniciou o Seminário de Emissões, com o tema “Nosso Ar Pode Ser Melhor – Uma abordagem crítica das emissões veiculares”, que aconteceu ontem (25), no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo (SP).
Em cerimônia de abertura, o presidente da entidade declarou que o evento da AEA é uma oportunidade de ouvir, inclusive palestrantes internacionais, e debater pontos para que as evoluções sobre as questões de emissões avancem no País.
O palestrante Kurt Engeljehringer, gerente de Desenvolvimento de Negócios da AVL International, deu início às apresentações com a palestra “Visão Internacional dos Programas de Emissões para o Futuro”. Apresentou um panorama das atuais legislações e suas evoluções registradas em mais de 4.000 páginas. Diante disso, Engeljehringer destacou a importância de se buscar a integração das legislações por meio da harmonização.
No Seminário de Emissões, no Painel I – “Vazio da Legislação Atual”, Rui Abrantes, gerente do setor de homologação de veículos da Cetesb, ministrou a palestra “Aperfeiçoamento do Proconve e Promot”. A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental registrou aumento de 583 processos de homologação em 2010 para 940 em 2012, o que corresponde a um crescimento de 61% no sistema de controle de emissão e ruído veiculares.
Abrantes ainda demostrou que há uma preocupação considerando o crescente aumento da frota de veículos concomitante à redução da mobilidade e aproveitou para exibir um estudo interessante sobre o uso do ar condicionado, já que o equipamento aumenta a emissão de poluentes.
Em “Integração das estratégias de controle de poluição do ar por veículos”, Gabriel Murgel Branco, sócio diretor da Environmentality, defendeu a necessidade e importância do controle da poluição veicular. “É preciso periodicidade. Temos desgaste de peças, defeitos, quebras, combustível adulterado e até o tuning que causam aumento das emissões de poluentes”, comentou.
Ainda de acordo com Branco, hoje o Proconve perde uma recuperação de 30% a 50% de ganhos por falta de manutenção. Álcool não queimado, aldeídos para motores Diesel e motocicletas e material particulado para motores Otto e GDI também necessitam de avaliação de novos fatores de emissão, na opinião de Branco.
A última apresentação do Painel I, “Redução de Emissões de CO2 nos Transportes: eficiência e biocombustíveis”, de Francisco Nigro, professor da Escola Politécnica e pesquisador do IPT, informou que cerca de 90% do consumo energético em transporte está no setor rodoviário, quase 8% no setor aéreo e o restante nos setores aquaviário e ferroviário. No rodoviário, 50% do consumo é para veículos com motorização Otto, quase que exclusivamente dedicados ao transporte individual de passageiro e o restante, a veículos Diesel, no transporte de carga e coletivo de passageiros.
Diante deste panorama, Nigro avaliou o biocombustível como uma grande contribuição. Substituir a gasolina C por etanol hidratado em parcela significativa da frota de autos e derivados e motos flexíveis. Para isso, há a necessidade do aumento da oferta de etanol a preço competitivo; política pública de longo prazo para o setor sucroenergético e substituição parcial de querosene de aviação por bicombustiveis.
O Programa Inovar Auto foi comentado pelo palestrante que apontou sua contribuição em 2020, o equivalente a redução de 13 milhões de toneladas de CO2. “O valor parece pequeno no curto prazo, mas o efeito é crescente à medida que os veículos são substituídos”, afirma o professor.
Painel II – “Ferramentas para manutenção do baixo nível de emissões” foi o tema proposto do Painel II que contou com três palestras. “I/M Conhecimentos e Tecnologias Internacionais”, de Mateus Dal Piccol, gerente de engenharia da Idiada, empresa do setor de homologação localizada na Espanha, mostrou como é feita a definição para a implementação da inspeção veicular, as necessidades da periodicidade para os diferentes tipos de veículos e ainda as variadas tecnologias existentes no programa pelo mundo.
A palestra “Challenges in OBD systems for Ethanol Flex-Fuel calibration projects” foi ministrada por Frank Budde, Team Leader OBD para motores ciclo Otto na FEV GmbH, e “Abrangência do Atual Programa de I/M”, apresentada por Marcos Brandão, diretor de Operações e Desenvolvimento da Controlar SA.
O diretor da Controlar mostrou toda a complexidade no modelo de Inspeção atual, dividido em três pilares – relacionamento com o cliente, qualidade no atendimento, comodidade e flexibilidade. Brandão ainda informou que em 2010, 298 internações e 252 mortes foram evitados com a implantação do programa. Já em 2011 esses números subiram para 1.515 e 584 respectivamente, o que representou em uma economia de mais de R$ 160 milhões ao sistema de saúde.
Segundo o palestrante, um dos principais fatores que possibilitam a execução e finalização desse estudo é o fato da inspeção ser feita por única empresa, detentora de todos os dados necessários à análise. “A confiabilidade das informações, bem como a forma homogênea como são organizadas e apresentadas, possibilita a realização de um estudo aprofundado que, além de demonstrar os benefícios para a saúde, possibilita saber qual foi o ganho ambiental. Em 2011, por exemplo, esse ganho representou a retirada de circulação de mais de 1,4 milhão de veículos, a redução de 49% na emissão de monóxido de carbono e de 39% de HC”, afirma.
Painel III – O último painel apresentado durante o Seminário da AEA, “Alternativas para a redução de emissões e seu impacto na saúde pública”, teve início com a apresentação do conceituado professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Departamento de Patologia – Disciplina Patologia Pulmonar, Paulo Saldiva.
Saldiva apresentou um cenário amplo sobre a situação atual da saúde mundial em decorrência da poluição do ar. “Hoje registramos a pior poluição de ozônio em São Paulo nos últimos dez anos. Resolver o problema requer competência e interesses econômicos”, diz o professor.
Ainda se acordo com Saldiva, 10% dos infartos registrados são decorrentes das poluição do ar e dois cigarros é o que cidadão que vive num grande centro urbano como São Paulo inala a cada 24 horas. “Podemos praticar o bem reduzindo a poluição. Não somos a pior do mundo, mas estamos longe de chegar ao nível de cidades europeias”, finalizou.
O diretor de Marketing da Cummins Brasil, Luis Chain Faraj, em sua palestra “Renovação de Frota”, apresentou um trabalho que vem desenvolvendo com a entidade, cuja missão é propor estratégias e soluções técnicas para modernizar a frota de veículos que circulam atualmente. A visão é reduzir a emissão de poluentes para melhorar a qualidade do ar e dos ruídos assim como melhorar as condições de segurança dos veículos em uso para reduzir número de acidentes e congestionamentos de tráfego.
O contexto do trabalho é procurar soluções adequadas dentro de sete itens como segurança, emissão de poluentes, redução do custo operacional, emissão de ruído, conforto, produtividade e trânsito. “Agora é partir para a execução e fazer um trabalho digno para a sociedade”, comentou.
A apresentação “Auto Oil”, por Carlos Vinicius Massa, coordenador do Programa Tecnológico de Inovação em Combustíveis e Lubrificantes da Petrobras encerrou as atividades do Painel III. Também fazem parte do grupo de estudos a ANP e USP. Massa mostrou como está o programa Auto Oil nos Estados Unidos, Europa e Japão. Coordenado pela AEA, o Auto Oil no Brasil está em fase de estruturação: implantação dos sistemas de levantamento de dados reais da qualidade do ar nas grandes cidades e das condições de emissões da frota circulante. O banco de dados vai servir para o desenvolvimento de modelos matemáticos que permitirão simulações de diversos cenários para buscar a eficiência energética dos veículos automotores.
O evento da entidade contou com a participação de mais de 300 especialistas e representantes de órgãos governamentais, fabricantes de veículos automotores, autopeças, produtores de aditivos, fornecedores de equipamentos do setor automotivo, fabricantes de ciclomotores, empresas produtoras de combustíveis e distribuidoras, acadêmicos e estudantes universitários.
A conclusão do Seminário de Emissões da AEA foi realizada por Vicente Pimenta, um dos organizadores do evento e presidente do Conselho Diretor da entidade. Mais informações: www.aea.org.br
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Saiba porque usar amortecedor recondicionado é um risco à segurança do veículo
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Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Componente mais importante na harmonização dos quesitos conforto e segurança do caminhão, o amortecedor é um componente que merece especial atenção na hora da reparação. Caso seja necessária a substituição, é recomendável não usar amortecedor recondicionado, considerado um risco à segurança do veículo.
O amortecedor, item mais importante da suspensão, interfere não só na dirigibilidade do veículo, mas também na segurança dos ocupantes. Por isso, os motoristas devem ficar atentos à manutenção destes componentes. “O ideal é sempre instalar amortecedores novos e de boa qualidade já que envolvem a segurança no trânsito. Peças recondicionadas não são recomendadas”, alerta Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Ele explica que quando o amortecedor esgota sua vida útil, todos seus componentes já sofreram desgaste. “A maioria dos recondicionadores substitui apenas o fluido, os componentes permanecem os mesmos”, acrescenta.
Sinais de desgaste - Há duas maneiras para se identificar problemas nos amortecedores, fazendo uma inspeção visual ou observando alguns movimentos do veículo. “A peça pode quebrar, por exemplo, na fixação, bem como ocorrer vazamento de óleo, manchando-o de fluido”, explica. Silva conta também que movimentos do carro também podem ser alterados e o motorista ter dificuldade de fazer curvas ou balanço excessivo do automóvel ou caminhão. Essas situações são indícios de que os amortecedores não estão em boas condições de uso.
Carga excessiva – O amortecedor foi projetado para atender a uma determinada carga, estipulada pela montadora. “Carga excessiva prejudica a vida útil da peça. Se ultrapassar a tonelagem, sobrecarregará os amortecedores, reduzindo, assim, sua vida útil”, afirma o supervisor de serviços.
Sobre a Nakata:
A Nakata, fabricante de autopeças para o mercado de reposição automotiva com uma linha completa de componentes para suspensão, transmissão, freios e motor, faz parte da Affinia Automotiva presente no Brasil desde 2004, com quatro unidades de negócios, incluindo fábrica, sede administrativa e dois centros de distribuição. Além da Nakata, a Affinia, que tem operações totalmente voltadas ao mercado da reposição automotiva, com amplo portfólio de produtos, também comercializa as marcas Spicer, Wix e Power Engine.
A empresa dispõe de central de atendimento, catálogos eletrônicos, entre outros serviços. Participa do Programa Carro 100% / Caminhão 100%, iniciativa inédita no País que visa conscientizar o motorista sobre a importância da manutenção preventiva do veículo. Mais informações no site: www.affinia.com.br.
No mundo – A Affinia Automotiva pertence à Affinia Group, multinacional norte-americana líder mundial em fabricação e distribuição de componentes automotivos para o mercado de reposição, conta com 11 mil colaboradores, tem plantas em 11 países e comercializa produtos para mais de 70 países da América do Norte e Sul, Europa e Ásia, com faturamento global da ordem US$ 2 bilhões ao ano (exercício 2011).
Quando o tanque está na reserva
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Por CESVI BRASIL
Você sabe quantos litros cabem no tanque de combustível do seu veículo? Isso varia de modelo para modelo, de modo que vale a pena conferir o manual do proprietário do seu automóvel. Essa noção também pode ajudá-lo a evitar a pane seca – quando o veículo simplesmente para de funcionar por falta de combustível.
A pane seca, além de causar transtorno para o trânsito, causa também para o seu bolso. O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de R$ 85,13 a quem para na via por falta de combustível, e ainda quatro pontos na carteira e a remoção do veículo.
O CARRO AVISA
A reserva não é um reservatório à parte, como muitos pensam. O nível de combustível é identificado com um sistema de boia e um variador de resistência. Se estiver baixo, o sistema avisa: entrou na reserva. Você pode traduzir “reserva” pela expressão “se bobear, vai acabar”.
E não vai ser por falta de aviso ou antecedência. Há um alerta no painel, e o nível da reserva pode variar entre 5 e 10 litros. Mais que o suficiente para você chegar a um posto de abastecimento a partir do sinal.
RISCOS
Evite trafegar com baixo nível de combustível, para que não aconteçam danos à bomba elétrica por falta de resfriamento.
Vale lembrar que, em caso de subidas íngremes, curvas acentuadas e freadas bruscas, se o nível estiver baixo, há uma chance maior de entrada de ar na linha de combustível – o que provoca falhas no funcionamento do motor, além dos danos à bomba elétrica. Quer evitar surpresas desagradáveis? Mantenha o tanque sempre acima de ¼ de sua capacidade.
O Boletim Técnico é uma publicação do CESVI BRASIL. Sua divulgação por qualquer meio é permitida desde que citada a fonte.
quinta-feira, 25 de abril de 2013
Peugeot lança linha de acessórios para o 208
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Por Assessora de Imprensa - Diretoria de Relações Externas e Peugeot Sport
Para ampliar a exposição da linha e facilitar a consulta dos itens, a Peugeot coloca à disposição do consumidor o simulador de acessórios 208, uma ferramenta prática e dinâmica acessível por meio do site www.peugeot.com.br/acessorios208.
Mais importante lançamento da Marca no país dos últimos anos, o 208 chegou para se tornar o novo ícone da Peugeot e também uma nova referência entre os veículos compactos. Oferecido em três versões de acabamento (Active, Allure e Griffe), o modelo dispõe de uma extensa lista de itens de série desde a versão de entrada de gama. Agora, o 208 passa a contar também com uma ampla linha de acessórios originais, a fim de ampliar a possibilidade de personalização de acordo com os diferentes perfis de clientes.
São 27 itens no total, sendo 25 deles exclusivos para o 208, e as opções estão divididas em categorias específicas: “estilo exterior”, “estilo interior”, “som e tecnologia”, “rodas” e “acessórios extras”. Quem pretende reforçar o já marcante estilo do modelo, por exemplo, pode contar com três opções de adesivos de teto, além de duas capas de retrovisores, frisos de proteção para laterais e para-choque traseiro, ponteira de escapamento esportiva e sensor de estacionamento traseiro.
Para o interior, a Marca coloca à disposição do cliente duas versões de soleiras para portas, cabide cromado, tapetes de carpete e de borracha, proteção de entrada do porta-malas e descanso de pé lateral. Com o objetivo de atender àqueles que desejam ampliar o conceito tecnológico do modelo de maneira segura, a Marca oferece diferentes opções de CD Player, antena de teto esportiva e alarme, bem como uma linha bastante completa de GPS e, ainda, suporte específico para esse acessório.
Para completar, a Peugeot disponibiliza duas opções de rodas em liga leve, de 15 e 16 polegadas, desenvolvidas pelo Centro de Estilo Peugeot, que cumprem as mesmas condições de aplicação das rodas de série e mantém o comportamento dinâmico do veículo. Barras e porta-malas de teto e porta-bicicleta também fazem parte da farta lista de itens.
Todos os acessórios estão disponíveis na rede de concessionárias da Marca e a grande novidade fica por conta do simulador de acessórios 208 (www.peugeot.com.br/acessorios208), uma ferramenta que permite a visualização de cada item já aplicado no veículo, possibilitando inúmeras configurações, de acordo com as preferências do consumidor.
Sinal verde para o smart elétrico na China
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Por Imprensa Mercedes-Benz
Com o novo smart electric drive, a marca smart está expandindo ainda mais sua posição de liderança no campo da mobilidade urbana. A companhia sediada em Stuttgart em breve oferecerá motorização totalmente elétrica na China, seu terceiro maior mercado, com o smart fortwo electric drive disponível à venda antes do final do ano. Isto significa que a smart será a primeira importadora europeia a vender um carro totalmente elétrico no mercado chinês, onde o governo acaba de dar sinal verde para a aprovação do modelo de dois lugares com emissão local zero. Na Alemanha, o smart elétrico conquistou a liderança do mercado entre os veículos movidos a bateria em pouco tempo.
Segundo a Dra. Annette Winkler, chefe da smart, "o smart conquistou os corações de nossos clientes chineses rapidamente - eles amam o smart porque ele é o carro urbano perfeito. Levando o smart electric drive para o mercado chinês, seremos os primeiros importadores europeus a introduzir um veículo totalmente elétrico na China. Mais uma vez estamos confirmando nosso papel de liderança global na mobilidade urbana. Nossos numerosos clientes chineses ficarão entusiasmados com o fabuloso dinamismo de condução do smart electric drive."
Mobilidade urbana sem emissões locais
Motorização com emissão zero e prazer de guiar ainda maior é o que o novo smart electric drive promete. Tudo graças à poderosa tecnologia de propulsão: com 130 Nm de torque, o motor elétrico de 55 kW deixa muitos outros carros para trás ao arrancar nos semáforos, ultrapassando a marca de 60 km/h em menos de cinco segundos. E, com uma velocidade máxima de 125 km/h, o biposto também está bem equipado para as vias expressas urbanas - sua bateria de íons de lítio, com 17,6 kWh, fornece energia suficiente para garantir 145 quilômetros de autonomia.
Produzido na fábrica de Hambach, na França, com acumulador de energia desenvolvido pela Deutsche ACCUmotive (uma joint venture com a Evonik) e motor elétrico feito pela EM-motive (joint venture com a Bosch), o smart elétrico é um verdadeiro europeu.
Em 2012, mais de 1.000 unidades do smart electric drive foram produzidas e entregues a clientes na Europa. Este ano, a produção do electric drive será aumentada continuamente para atender à alta demanda por consumidores de todo o mundo.
Atualmente, a smart tem representantes em 46 mercados. O mais recente deles é a Rússia. Além da Alemanha e Itália, a China é um dos principais mercados da smart, onde as vendas cresceram 43,8% em 2012. Mais informações sobre a smart estão disponíveis na internet em www.smart.com.br e www.media.daimler.com.
Página do Ford Mustang no Facebook ultrapassa o marco de 5 milhões de fãs
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Por Imprensa Ford
O Ford Mustang, um dos carros mais admirados do mundo, acaba de conquistar mais um recorde: sua página no Facebook ultrapassou o número de 5 milhões de fãs, no www.facebook.com/fordmustang. Para comemorar, a Ford postou um agradecimento e um gráfico mostrando o perfil das pessoas que curtem o carro na página, distribuídas em 293 países.
Segundo o levantamento, na América do Sul mais de 140 mil pessoas curtem a página e a América do Norte concentra cerca de 52% dos fãs. A idade média está na faixa de 18 a 24 anos, sendo 69% homens e 31% mulheres, e mais da metade são solteiros. Além de vídeos e imagens históricas, a página também realiza promoções e traz um personalizador para que todos possam criar o Mustang dos seus sonhos (https://www.facebook.com/fordmustang/app_224129850976564).
Outra razão do sucesso da página são as milhares de fotos postadas pelos fãs, mostrando a infinidade de modelos e versões customizadas do carro, que é um dos preferidos dos preparadores, sempre acompanhadas de comentários do público. A rica história de 49 anos do Mustang, com mais de 8,5 milhões de unidades produzidas e diversas reestilizações, motores e configurações, fornece um material praticamente inesgotável.
Legião apaixonada
"Os fãs do Mustang formam uma legião apaixonada, que independentemente da idade sente uma conexão forte com o carro e tem orgulho em compartilhar essa admiração. O ambiente online mostrou ser um espaço ideal para essa troca", diz Scott Monty, gerente de Mídias Sociais da Ford, que falou em um evento na Universidade de Boston sobre as experiências da Ford na interação social em tempo real.
A Ford foi apontada pelo blog social Media Explorer como "a melhor mídia social corporativa do mundo". "Hoje, quando você precisa se comunicar com as pessoas comuns e com jovens adolescentes deve-se procurar onde elas estão para receber suas mensagens. E elas estão nas mídias sociais, no Facebook, Twitter etc.", destaca Scott Monty.
No Brasil, a Ford foi a primeira montadora a ter uma página no Facebook. Hoje ela conta com sete perfis oficiais, com mais de 1 milhão de fãs, e é a terceira mais popular dentro da Ford no mundo.
Honda Automóveis do Brasil é a primeira fabricante de veículos a investir na produção de energia eólica no País
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Por FSB Comunicações - Agência Institucional da Honda South America
A Honda Automóveis do Brasil (HAB) anuncia a construção de um parque eólico na cidade de Xangri-lá, no Rio Grande do Sul, que irá suprir toda a demanda de energia de sua fábrica de automóveis, localizada na cidade de Sumaré (SP). A iniciativa, inédita entre as fabricantes de automóveis presentes no País, receberá investimento inicial de R$100 milhões. Para a operação do parque eólico, que iniciará as operações em setembro de 2014, foi criada a Honda Energy do Brasil, que será subsidiária da HAB e cujo presidente será Carlos Eigi Miyakuchi, atual diretor executivo da fábrica de automóveis.
A energia será produzida por nove turbinas de 3MW, com capacidade instalada de 27MW. Isto representará a geração de 95.000 MWh/ano, o equivalente ao consumo de cidades como Aparecida e Barra Bonita (SP), com população estimada em 35 mil pessoas. Após a entrada em operação do parque eólico, a Honda deixará de emitir cerca de 2,2 mil toneladas de CO2 por ano, o que representa aproximadamente 30% do total gerado pela fábrica, que possui capacidade instalada para a produção de 150 mil carros por ano.
A iniciativa representa o primeiro investimento da Honda no mundo em uma estrutura para suprir a demanda de energia de toda uma unidade fabril. Recentemente a Honda Transmission Mfg. of America, Inc. (EUA), anunciou planos para instalação de duas turbinas para geração de energia eólica até o final de 2013 em sua unidade localizada em Russells Point, Ohio, porém as turbinas deverão suprir 10% da energia elétrica consumida pela fábrica.
A cidade de Xangri-lá foi escolhida pela equipe de sustentabilidade a HAB, após visitas a quase 30 locais, por sua logística privilegiada, disponibilidade de ventos, infraestrutura já instalada, além de rede de transmissão e subestação a 1 km do parque eólico.
"Este investimento equivale a receber um selo que atesta as excelentes condições que o Rio Grande do Sul oferece para projetos de relevância econômica e também ambiental. Além de ostentar uma marca de expressão mundial como a Honda, o empreendimento que Xangri-lá abrigará representa mais um avanço da política industrial do Governo do Estado, que tem na energia eólica um dos setores estratégicos preferenciais", diz o Secretário do Desenvolvimento e Promoção do Investimento do Estado do Rio Grande do Sul, Mauro Knijnik,
Segundo Eigi, presidente da Honda Energy, o principal motivo para o investimento será o retorno socioambiental, que faz parte do compromisso global da empresa com a sociedade. "Desde que iniciou a produção no Brasil, em 1976, a Honda tem se empenhado em contribuir com a sociedade local, trabalhando constantemente para minimizar os impactos ambientais de suas atividades. Após inúmeros estudos concluímos que a energia eólica apresenta excelentes resultados ambientais, pois não gera CO2 durante a sua produção e é uma excelente alternativa no Brasil. Com isso, estamos também nos adequando à meta estabelecida pelo presidente mundial da Honda Motor Co. Ltd., Takanobu Ito, de reduzir em 30% as emissões de CO2 até 2020", explica.
Mundialmente a Honda estabeleceu metas voluntárias para reduzir o impacto ambiental de seus produtos e operações até 2020. Isto inclui a redução de 30% das emissões de CO2 de seus automóveis, motocicletas e produtos de força, e também de seus processos produtivos, comparado com os níveis de 2000. Assim, além dos constantes investimentos em produtos, o parque eólico é uma das diversas iniciativas que a empresa vem realizando ao redor do mundo com o objetivo de reduzir o consumo de energia e desperdícios em suas unidades fabris e administrativas.
quarta-feira, 24 de abril de 2013
2ª etapa da Copa Ninja acontece neste fim de semana em Interlagos
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Por VGCOM – Vanessa Gianellini Comunicação
Está chegando a hora da segunda etapa da Copa Ninja, a mais eletrizante e disputada competição de entrada da motovelocidade nacional.
De 26 a 28 de abril, o autódromo de Interlagos recebe mais uma etapa do Superbike Series 2013 e dentro da programação acontece a segunda etapa da Copa Ninja.
Revelando pilotos como Alex Schultz, campeão da competição em 2012 que migrou para a categoria 600 SuperSport Pro esse ano, e logo em sua primeira corrida com a motocicleta Ninja ZX-6R de 600 cc conseguiu subir no pódio com a terceira posição. Outra piloto que se revelou habilidosa na Copa Ninja foi Sabrina Paiuta, que fez sua estreia internacional recentemente, ao cravar a 12ª colocação em uma categoria preliminar do Mundial de Superbike.
A 2ª etapa da Copa Ninja reunirá mais uma vez entusiastas do esporte de velocidade pilotando os modelos Kawasaki Ninja 250R e Ninja 300. Na primeira etapa, o melhor tempo de volta durante a prova foi marcado por André Gama, com 2m04s929, na categoria Ninja 300 Light. Para se ter uma ideia, este tempo é 5 segundos mais rápido que o do primeiro colocado da categoria Ninja 250R, Marcelo Augusto.
Na primeira etapa, o grid contou com uma participação maciça de 35 pilotos, divididos entre os modelos de 250 e 300 cc, e a expectativa é ter ainda mais competidores nesta etapa. Quem compareceu e acompanhou de perto a prova, pode sentir que o clima dentro da pista é de disputas acirradas, ombro a ombro, mas depois da bandeira quadriculada agitada, a amizade e troca de experiências reina nos movimentados boxes da Copa Ninja.
No canal oficial do Superbike, youtube.com/superbikebrasil, estão disponíveis os vídeos de tudo o que rolou na última etapa, incluindo a íntegra da primeira etapa da competição. E para os aficionados que pretendem assistir ao vivo a prova e os treinos no próximo final de semana, os ingressos estão a venda no site ingressorapido.com.br. São opções de R$ 10 a R$ 150 com direito a visitação dos boxes, paddock e área Vip, além de entradas grátis para as arquibancadas que podem ser retiradas nas concessionárias Kawasaki de São Paulo e nos demais pontos de distribuição listados no site superbike.com.br.
Além de promover a Copa Ninja, categoria que visa iniciar os pilotos no contato com a motovelocidade, a Kawasaki Motores do Brasil também é patrocinadora da equipe Elf Monter Energy Kawasaki SuperBike Team, composta pelos pilotos Bruno Corano e Heber Pedrosa, ambos da categoria SuperBike Pro.
Mercedes-Benz apresenta o novo Classe E em versão alongada
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Por Imprensa Mercedes-Benz
A mostra "Auto China 2013", em Xangai, foi palco do lançamento mundial da versão alongada do novo Classe E. Desenvolvido para o crescente mercado chinês, o carro oferece 14 centímetros a mais de espaço para as pernas na parte traseira. O veículo também traz um refinado design e personalidade exclusiva, além de uma marcante evolução em conforto e alto padrão de equipamentos. Três motores a gasolina, cobrindo uma amplitude de potência que vai de 150 a 245 cv, com transmissão automática de série, garantem um desempenho altamente dinâmico, associado a alto conforto de rodagem. Com todos esses atributos, o novo Classe E estabelece um novo padrão para o segmento de luxo.
A versão alongada do novo Classe E irradia status e uma superioridade espontânea, atendendo às expectativas do mercado chinês quanto a veículos de luxo de forma ainda melhor do que o já confortável Classe E com distância entre-eixos convencional. Com 5.019 milímetros de comprimento e distância entre-eixos de 3.014 milímetros, a versão alongada, que será fabricada exclusivamente na China, é 140 milímetros mais longa do que o sedã Classe E já vendido em todo o mundo. No interior, o acabamento exclusivo cria uma atmosfera agradável e sofisticada. Para maior conveniência, o banco do passageiro da frente pode ser posicionado eletricamente da parte traseira.
Design: duas novas escolhas para a dianteira
A par de toda a família da Classe E, alterações inteligentes no design criaram para a versão alongada uma nova dianteira, juntamente com novas proporções. No tocante a modificações, os designers seguiram a nova linguagem de design da Mercedes e reinterpretaram os valores clássicos de estilo da marca partindo da base já existente. O resultado é uma aparência superior, mais refinada e dinâmica.
Os faróis foram redesenhados e reúnem todos os elementos funcionais sob uma única lente. Elementos fluidos dentro dos faróis ajudam a garantir que o visual "quatro olhos", típico da Classe E, seja mantido graficamente. No tocante à iluminação e visibilidade, o novo Classe E cria paradigmas: tanto os faróis baixos como as luzes de condução diurna integradas utilizam de série tecnologia LED.
Pela primeira vez, o Classe E com distância entre-eixos mais longa é disponibilizado com duas opções de dianteira. O Sedan traz a clássica grade do radiador com três barras, com a estrela da Mercedes no capô. O Sport Sedan vem com a frente esportiva, apresentando a estrela ao centro para criar uma aparência diferenciada, enfaticamente dinâmica.
Uma nova linha de caráter e uma faixa tridimensional reposicionada dão à versão alongada novas proporções, criando um empolgante visual. Uma nova linha estrutural se estende da porta de trás até a lanterna traseira. Isto dá ao veículo um visual mais alongado. Ela ressalta o friso lateral, que foi reposicionado mais abaixo. No geral, o Classe E parece mais longo e elegante.
Na traseira, as lanternas e o para-choques foram modificados. As novas lanternas horizontais com LEDs, com novo visual em dois tons, reforçam a percepção de largura e apresentam um formato característico à noite.
Interior: alta qualidade, acabamento requintado
O interior também foi retrabalhado e harmonizado com o expressivo design externo. Materiais de alta qualidade e áreas subdivididas com junções precisas e curvas acentuadas reforçam a impressão generalizada de alta qualidade no generoso interior do carro.
Uma novidade é o acabamento em dois níveis que se estende por todo o painel. Ele pode ser escolhido em duas opções de madeira (Wood e Ash Tree Black). O desenho das saídas de ar também é novo, assim como o relógio analógico posicionado entre as duas aberturas centrais da ventilação.
O harmonioso interior se caracteriza pelo console central sem alavanca de mudanças, assim como pelo novo volante multifuncional com a alavanca DIRECT SELECT e palhetas de comando do câmbio automático (shift paddles).
Equipamentos: alto grau de luxo de série
A versão alongada do Classe E está sendo lançada na China nas versões E 260 L, E 300 L e E 400 L. Há duas opções adicionais de acabamento, o luxuoso Sedan e o Sport Sedan. Este último traz consigo o vigoroso design AMG na frente e na traseira, novas saias laterais AMG e rodas AMG especiais. O luxuoso conjunto de equipamentos e detalhes é típico da marca AMG. Começando pelo E 260 L, a relação inclui faróis de LEDs, teto solar elétrico, controle de climatização com duas zonas, Parktronic e COMAND DVD.
Novos equipamentos são oferecidos opcionalmente para os outros modelos:
· A câmera 360° compreende um sistema de várias câmeras de curto alcance para auxiliar no estacionamento e manobras. Além das funções da câmera de ré, o sistema permite monitorar as áreas ao lado e diretamente à frente do veículo, ajudando assim a evitar colisões devido à desatenção ao manobrar o carro.
· Todas as funções dos faróis que fazem parte do Intelligent Light System (sistema de iluminação inteligente) utilizam a eficiente e econômica tecnologia LED. Essas funções adaptam a distribuição da luz a cada situação de condução, dando assim uma importante contribuição para a segurança.
· O sistema ECO start/stop reduz o consumo de combustível e as emissões, desligando o motor automaticamente quando o veículo estiver parado.
Segurança: muitas inovações
Além do luxuoso equipamento, o tradicional padrão de segurança Mercedes-Benz também introduz novos parâmetros. Entre vários itens exclusivos figura o PRE-SAFE, sistema de proteção preventiva dos ocupantes com limitadores de força nos cintos de segurança e airbags laterais em todos os bancos externos, além da detecção de sonolência pelo ATTENTION ASSIST. O volume do porta-malas, 540 litros, é o maior do segmento.
Entre os destaques do E 400 L Sport Sedan estão os substancialmente aprimorados sistemas de assistência no pacote Driving Assistance Plus. Eles incluem as seguintes inovações:
· DISTRONIC PLUS com Steering Assist (assistência de direção) pode ajudar o motorista a manter o carro na faixa, assim como acompanhar o fluxo de tráfego semiautomaticamente.
· Pela primeira vez, o sistema de assistência de frenagem BAS PLUS com Junction Assist (assistência de esquinas) consegue detectar o tráfego transversal e também pedestres, amplificando a força aplicada pelo motorista no pedal do freio conforme a necessidade.
· O sistema PRE-SAFE Brake pode detectar pedestres e iniciar a frenagem automaticamente para evitar atropelamento em velocidades até 50 km/h.
· O PRE-SAFE PLUS pode detectar uma colisão traseira iminente. O motorista do veículo que vai atrás é alertado pela ativação das luzes de emergência traseiras com frequência acelerada. O sistema PRE-SAFE aciona então a proteção dos ocupantes para reduzir as forças a que serão possivelmente submetidos. Caso aconteça uma colisão traseira, ele também pode aplicar o freio de estacionamento do veículo automaticamente, para evitar acidentes secundários.
· O Active Lane Keeping Assist (assistente de manutenção de faixa) agora pode detectar quando a faixa ao lado está ocupada, inclusive a aproximação de carros no sentido contrário. Quando há risco de colisão, o sistema também pode evitar que o veículo saia de sua faixa de forma não intencional quando houver linhas de sinalização contínuas, aplicando os freios num dos lados do carro. Por isso, ele é um complemento ideal para o Active Blind Spot Assist (sistema de alerta para pontos cegos).
Motores e suspensão: ênfase no máximo conforto
O Classe E L está sendo lançado com três opções de sofisticados motores a gasolina com alto torque: o E 260 L BlueEFFICIENCY, com 150 kW (204 cv), com quatro cilindros e injeção direta, e os modelos seis cilindros E 300 L, com 180 kW (245 cv) e E 400 L, com 245 kW (333 cv). Outros motores serão oferecidos em breve como, por exemplo, no E 400 L HYBRID, que está exposto também em Xangai. Todos os modelos trazem transmissão automática de série. O sistema de controle da transmissão é autoajustável e adapta os pontos de troca das marchas ao estilo individual do motorista.
Lançado o 3º Rallye 1000 Milhas Históricas Brasileiras
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Por Mastermidia
A 3ª edição do Rallye Internacional 1000 Milhas Históricas Brasileiras já tem data marcada. A prova que faz parte do calendário mundial da Federação Internacional de Veículos Antigos (FIVA) será realizada entre 19 e 23 de junho e deverá ter a participação de mais de 50 carros clássicos, fabricados entre 1919 e 1980, de diversos estados brasileiros e do exterior. O lançamento e apresentação do evento aconteceram nesta terça-feira (23/4) no Shopping Iguatemi, em São Paulo (SP), local da largada e chegada da prova.
"Depois do sucesso das duas primeiras edições, esperamos que a prova deste ano seja ainda maior, com mais inscrições, nível técnico ainda melhor e com muita emoção e diversão para os participantes. Com certeza será um belo cenário para a mídia e para os fãs de carros clássicos", afirma Luis Cezar Ramos Pereira, piloto de rallye e Diretor da Prova.
Prova organizada pelo MG Club do Brasil largará da Capital de São Paulo, passando por Mogi-Guaçu (SP), onde realizará uma competição de regularidade no Autódromo Velo Città, seguindo para Águas de Lindóia. Depois, Angra dos Reis (RJ), Caxambú (MG), Campos do Jordão (SP) e após 1.680 km retorna novamente ao Shopping Iguatemi (SP-Capital).
"Este ano serão cinco dias de competição, com redução da quilometragem total, passando de 1.850 para 1.680 quilômetros. Teremos como maiores novidades a inclusão da prova no mais moderno autódromo do Brasil, o Velo Città, no primeiro dia, e a prova noturna no encerramento", anuncia o Diretor de Prova.
Regida pela regras da FIA-Historic e homologado pela FIVA, a prova será no formato de rallye de regularidade, com médias controladas entre 50 e 80 km/h, percorrendo estradas vicinais, serras, montanhas, indo do nível do mar a quase dois mil metros de altitude, com mais de 3.000 curvas, inclusive com uma prova noturna subindo e descendo serras desafiadoras de Campos do Jordão.
"A Noite do Saci, nome que demos para a prova noturna está confirmada e serão 90 quilômetros sob total escuridão, com Lua Nova, e que possivelmente irá estabelecer o vencedor deste ano", prevê Luis Cezar.
A expectativa é que haja a participação de mais de 50 preciosidades, avaliadas em milhões de reais, entre Rolls-Royce, Triumph, Jaguar, MG, Mercedes-Benz, BMW, Porsche, Ferrari, Lancia, Alfa-Romeo, Mustang, Thunderbird, Alpine, Volvo e nacionais como Puma, VW e Karmann-Ghia, entre outros, com o mínimo de 90% de originalidade e com passaporte FIVA.
Alguns dos carros inscritos tidos como exclusivos e únicos no Brasil são Ford Escort MK1; Volvo Amazon; Fiat Abarth Rally 124; Alpine A110 e MGV8. Outros carros como Lancia Fulvia Rally e Saab 850 Sport estão cotados a participarem. Estes carros são tidos como míticos nos rallies internacionais, ganhadores nas suas épocas, e hoje estrelas das provas históricas.
Entre os pilotos inscritos o MG Club espera que Nelson Piquet, Roberto Pupo Moreno e Wilson Fittipaldi voltem a participar, além de aguardar a confirmação de Emerson Fittipaldi e de grandes empresários e profissionais liberais colecionadores de carros antigos, e de duplas da Alemanha, Portugal, Argentina e Uruguai.
"Este ano os competidores estão menos curiosos e mais competitivos, e os carros mais preparados. A maioria já teve experiência nas duas edições anteriores. Portanto, a competição vai ficar ainda mais apertada", destaca Luis Cezar.
Na primeira edição a prova foi vencida pela dupla gaúcha Rogério Franz e Mário Nardi, com Triumph TR4 (1962), seguidos da Mercedes-Benz 500SL (1980) de Henrique Thielmann e Lucas Larivoir, e de Julio Berriel e Vera Nonaka com Mercedes-Benz 350SL (1973). No ano passado a vitória ficou com a dupla mista carioca Gilbert e Raquel Landsberg, com Jaguar MK2 (1962), seguidos de Christian De Rey e Fred Macedo, com Corvette (1963) e Franz/Nardi desta vez em terceiro.
Participantes e inscrições
Os participantes serão divididos em classes, conforme sua experiência e equipamentos de navegação: Master A - Dupla de piloto e co-piloto experientes, com direito a equipamento de navegação acoplado ao veículo; Master B - Dupla de piloto e co-piloto iniciantes (ou não), que utilizam somente o hodômetro do carro e cronômetro (digital ou analógico); Turismo - Concorrentes não submetidos a níveis técnicos, só seguindo o roteiro estipulado, e por isso, não participam da premiação principal. Haverá ainda o Troféu Feminino (Coupe des Dames), para a melhor dupla composta por mulheres.
Os veículos admitidos a participar, serão classificados nas seguintes Categorias:
Categoria C (Vintage) - de 01.01.1919 a 31.12.1930
Categoria D (Pós-Vintage) - de 01.01.1931 a 31. 12.1945
Categoria E (Pós-Guerra) - de 01.01.1946 a 31.12.1960
Categoria F (Histórico) - de 01.01.1961 a 31.12.1970
Categoria G (Clássico) - de 01.01.1971 a 31.12.1980
Subdivididos nas seguintes Classes:
Classe 1 - Cilindrada até 1.300cc (média baixa)
Classe 2 - Cilindrada acima de 1.300cc até 2000cc (média alta)
Classe 3 - Cilindrada superior a 2.000cc (média alta)
As inscrições das 1000 Milhas Históricas Brasileiras já estão abertas. Informações com a secretaria do evento: Solange Gomes Silva secretariamg@terra.com.br / mgcbr@mgcbr.com.br; (de terça-feira à sexta-feira das 15h00 as 18h30 - Telefone: 00+55+11+3673-5065 / Fax: 00+55+11+36757489). Valor das inscrições R$ 2.000,00 até o dia 30/04/13 (após essa data o valor será de R$ 2.500,00).
Programação
07/06/13 - 16h00 - Encerramento das inscrições;
10/06/13 - 14h00 - Publicação da Lista dos Inscritos;
18/06/13 - Vistoria: 15h30 as 18h00. Local: estacionamento externo traseiro do Shopping Center Iguatemi - São Paulo - Capital. Coquetel de boas vindas (18h00) e Parque fechado a partir das 20h00;
19/06/13 - Dia 1: 07h00 - Largada do Shopping Center Iguatemi (São Paulo - Capital). Autódromo Velo Cittá (prova de habilidade) Mogi Guaçu - Almoço no local. A partir das 16h00 parque fechado em hotel a ser determinado;
20/06/13 - Dia 2: 08h00 - Largada do Hotel em Mogi Guaçu, em direção a região de Angra dos Reis-RJ. A partir das 16h00 Parque fechado no hotel sede em RJ;
21/06/13 - Dia 3: 08h00 - Largada do hotel (Angra dos Reis-RJ). A partir das 12h00 almoço no Hotel São Gotardo (Itamonte-MG). A partir das 16h00 Parque fechado no hotel sede em MG;
22/06/13 - Dia 4: 08h00 - Largada do hotel (Caxambú ou Poços de Caldas-MG). Chegada em Campos do Jordão-SP - almoço e jantar (Parque Fechado). Re-largada para prova noturna a partir das 18h00. A partir das 23h00 Parque fechado no mesmo hotel sede;
23/06/13 - Dia 5: 10h00 - Largada em Campos do Jordão. A partir das 14h00 chegada em Parque fechado no estacionamento externo traseiro do Shopping Center Iguatemi (São Paulo-SP). A partir das 20h jantar de gala de premiação em São Paulo (SP).
Visite www.1000milhashistoricas.blogspot.com
DAFRA lança kit de customização para Citycom 300i
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Por Dafra Comunicação e Marketing
Em homenagem à história do scooter e ao maior mercado deste tipo de veículo no mundo, a DAFRA lança nesta quarta (10) o kit especial de customização “Itália”. Formado por adesivos decorativos e refletivos para serem aplicados na carenagem, além da assinatura Citycom 300i em novas cores, o conjunto estará à venda na rede de concessionárias DAFRA por R$ 119,00*.
“Acompanhamos de perto a evolução do segmento de scooters no Brasil e uma das coisas que mais vem nos chamando a atenção é a onda de customização deste tipo de produto. Constantemente recebemos fotos de Citycom e Smart 125 modificados, com aplicação de outras cores ou adesivos em toda a carenagem. O kit Itália deve ser apenas a primeira de outras novidades para nossa linha de scooters em 2013”, explica Emerson Campos, gerente nacional de pós-venda da DAFRA. “Scooter e Itália tem tudo a ver, não é por acaso que até no último filme do Woody Allen temos uma participação ‘especial’ do Citycom no trânsito de Roma”.
*Para informações sobre valores de instalação do kit Itália o consumidor deve entrar em contato com uma concessionária DAFRA: www.daframotos.com.br/concessionarias
segunda-feira, 22 de abril de 2013
Stock Car faz aniversário nesta segunda-feira
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Por www.mastermidia.com.br
A principal categoria do automobilismo brasileiro volta à pista neste final de semana em clima de festa. Afinal, a Stock Car vai comemorar justamente no circuito em que nasceu, os seus 34 anos de vida. A terceira etapa do campeonato acontece no domingo (28/4), no autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), a partir das 11 horas.
"É engraçado. Enquanto a Stock Car completa 34 anos, eu tenho só 34 corridas na categoria", lembrou Diego Nunes (Petronas/Chocolates Garoto), um dos 34 pilotos do grid e um dos 33 de toda a história que já tiveram o privilégio de vencer na categoria.
O dia 22 de abril de 1979 marcou a primeira prova do Campeonato Brasileiro de Stock Car, realizada no Autódromo de Tarumã, reunindo 19 carros, todos do modelo Opala usando pneus radiais de rua, com motores de seis cilindros de 4.100cm³ e 270 cavalos de potência. Depois de 34 anos o grid subiu para 34 carros tubulares, utilizando pneus slicks importados, com motor V8 de 5,7 litros e potência estimada em 500 cavalos.
"A Stock Car ficou muito mais rápida com os pneus Pirelli este ano. Esperamos que os recordes da pista sejam pulverizados. O segredo será combinar velocidade com durabilidade, já que Tarumã é a pista com maior desgaste e solicitação dos pneus. A troca de pneus na prova , pelo menos o traseiro é inevitável ", comentou Eduardo Bassani, chefe da equipe Petronas/Chocolates Garoto/RC3 Bassani.
A pole position da estreia em Tarumã foi de José Carlos ‘Capeta’ Palhares, com o tempo de 1min23s00. A prova foi vencida por Affonso Giaffone. Na corrida de 2012, Allam Khodair conquistou a posição de honra com a marca de 1min03s770 para os 3.016 metros do circuito gaúcho, quase 20 segundos mais rápido do que na primeira prova da história. O vencedor no ano passado foi Thiago Camilo.
"O carro da Stock Car evoluiu muito nesses últimos anos e com pneus Pirelli ficou mais rápido ainda. Tarumã é um dos circuitos mais rápidos da temporada, com uma velocidade média muito alta e muito duro com o desgaste dos pneus. Por isso é muito importante largar na frente", comentou Diego Nunes, que bateu o recorde absoluto do mais rápido circuito do Brasil no dia 9 de outubro de 2005, pilotando um Fórmula 3, com o tempo de 57s175 (média de 189,905 km/h), e que perdurou por sete anos.
"No final das contas quem quer fazer festa em Tarumã sou eu. Já ganhei corrida e bati recorde lá. Então, estou muito motivado para lutar por um grande resultado na Stock Car. Estou precisando disto", avisa o extrovertido Garoto de talento.
Programação oficial em Tarumã:
Sábado (27/4)
07h35 às 0750 - Shake down - Todos pilotos (passagem pelo Box)
08h00 às 09h05 - 1º Treino Livre - 1º grupo
09h15 às 10h20 - 1º Treino Livre - 2º grupo
11h50 às 12h55 - 2º Treino Livre - 1º grupo
13h05 às 14h10 - 2º Treino Livre - 2º grupo
16h00 às 16h50 - Classificação
Domingo (28/4)
11h00 - Largada (40 minutos de prova + 1 volta de 3.016 metros)