quarta-feira, 30 de abril de 2014
Novo Honda Fit 2015 chega totalmente renovado em sua terceira geração
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Linkpress Assessoria e Comunicação
Com o espírito inovador que faz parte de seu DNA, a Honda apresenta o novo Honda Fit 2015, o melhor funcional compacto de sua categoria. O modelo será fabricado na planta de Sumaré (SP) e, a partir do próximo ano, também na nova unidade de Itirapina (SP), que deverá dobrar a capacidade produtiva da Honda no Brasil. O lançamento ocorre logo após a comemoração da marca histórica alcançada em março pelo Fit no Brasil, com mais de 500 mil unidades produzidas desde o lançamento no país, em 2003.
Globalmente, o monovolume é um dos veículos mais vendidos da história da Honda, próximo à expressiva marca de 5,2 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo desde a sua apresentação oficial, em junho de 2001, no Japão. Atualmente, o carro é vendido em mais de 120 países e fabricado em 11 unidades localizadas no Japão (2), China (2), Taiwan, Tailândia, Malásia, Indonésia, Reino Unido, México e Brasil.
O novo Fit apresenta uma evolução em seus principais atributos como espaço interno aprimorado, versatilidade dos bancos traseiros, economia no consumo de combustível e design totalmente renovado e arrojado com uma inspiração esportiva – além das vantagens de uma motorização mais eficiente.
Em sua terceira geração, o Novo Fit deve revolucionar o seu segmento no Brasil. Completamente redesenhado, o modelo tem atributos que agradam ao público mais exigente, como combinação de estilo e desempenho, aliados a uma alta tecnologia que ratifica o conceito “máximo para o homem, mínimo para a máquina”, em que há a maximização do espaço disponível para os ocupantes e a minimização do espaço necessário para os componentes mecânicos.
O modelo será comercializado em quatro versões, todas com motor 1.5L i-VTec FlexOne. As duas de entrada (DX e LX) contam com a transmissão manual de cinco velocidades e a nova CVT (Continuously Variable Transmission) geração Earth Dreams, enquanto as top de linha (EX e EXL) dispõem exclusivamente da transmissão CVT. A previsão é de que o veículo comece a ser comercializado no início do próximo mês (maio/2014), com expectativa de vendas para o mercado interno de cinco mil unidades mensais.
Conceito
O dinamismo do design, a praticidade e versatilidade dos bancos, a excelente dirigibilidade e o baixo custo de manutenção fazem do Honda Fit 2015 um dos mais importantes lançamentos da indústria automobilística. É o veículo ideal para quem valoriza estilo, conforto, agilidade, segurança e espaço interno amplo e flexível, e também quer sentir máximo prazer ao dirigir um automóvel.
O Brasil é o único país onde a Honda produz e comercializa o sistema Flex, com a exclusiva tecnologia FlexOne. A iniciativa alinha-se ao empenho da Honda em inovar a mobilidade sustentável e concilia alta eficiência, menor consumo de combustível e baixa emissão de poluentes para todas as gerações de produtos. Inicialmente implantado nos modelos Civic 2014 com motorização 2.0, o conceito Flex One foi estendido no ano passado à linha CR-V e agora chega também ao novo Honda Fit 2015. Gradativamente, será agregado aos demais automóveis Honda comercializados no mercado nacional.
Design
O novo Fit 2015 inaugura uma nova identidade visual que será aplicada para os futuros lançamentos da Honda, com o conceito “Solid Wing Face” bem evidenciado na parte frontal dos veículos. O conceito se compõe basicamente do conjunto óptico e a grade frontal. O design do novo Honda Fit 2015 se tornou ainda mais sofisticado, moderno e dinâmico.
Se, por um lado, o layout original da Honda de tanque centralizado permite ao Fit a maior eficiência de espaço da categoria, privilegiando o conforto dos passageiros, por outro as suas linhas esportivas unem perfeitamente beleza e eficiência.
Nas laterais, a carroceria tem linha de "cintura alta" e um vinco levemente angulado para baixo, da porta dianteira até o início das lanternas traseiras, que trouxe mais elegância e diferenciação ao modelo. Destaque ainda para o refletivo que passa a acompanhar a linha da coluna traseira. O conjunto forma linhas harmônicas de grande modernidade e confere maior personalidade e estilo.
Os retrovisores também exibem um design exclusivo e estão equipados com repetidores para as setas (EXL). O para-choque traseiro também possui novo desenho e defletores de ar dispostos harmonicamente com o aerofólio, que conta com um novo local de posicionamento do break light. O visual se completa com a adoção de novas rodas de liga leve de 15” ( LX) e de 16” (EX e EXL).
Destacam-se o habitáculo versátil, com materiais de alta qualidade, e a carroceria mais dinâmica, que enfatiza rodas e pneus, além da robustez dos pára-lamas, sob o conceito Crossfade Monoform. A parte frontal do veículo ficou mais agressiva, e com isso aumentou a sensação de robustez e segurança, enquanto a parte traseira reformulada reforça ainda mais a esportividade do novo Honda Fit 2015.
Mais espaço
Para ser o número 1 em eficiência de espaço da categoria, o novo Fit 2015 ampliou a área de cabine quando comparado à segunda geração. Suas dimensões comprovam esse objetivo: a largura foi mantida (1.695mm), mas a sensação de espaço no interior ficou ainda mais evidente. Além disso, a distância entre eixos passa a ser de 2.530mm, 30mm a mais que o modelo anterior. A nova geração também apresenta uma evolução no comprimento, passando de 3.900mm para 3.997mm.
A disposição de seu tanque de combustível central foi mantida. Com capacidade para 45,7 litros, o tanque central recebeu melhorias, como o reposicionamento das estruturas de assoalho que mantêm o tanque seguro. Como consequência, obteve-se uma eficiência de espaço interno ainda maior, acomodando os passageiros com muito conforto e mantendo o amplo espaço para bagagem.
Conforto e versatilidade
O Novo Fit oferece excelente ergonomia, tanto para o motorista quanto para os passageiros. Os bancos foram projetados para garantir conforto e sofisticação. Compostos de uretano de baixa repulsão, mais densos e macios, dão uma sensação de aconchego e firmeza. Os encostos dos bancos dianteiros podem ser ajustados de forma rápida através de uma alavanca quando é necessário incliná-los, ficando sempre em posição confortável. Para o revestimento dos bancos foram adotadas padrões em tecido (DX, LX e EX) e couro (EXL), que conferem sofisticação e bom gosto.
Além disso, com a redução do comprimento do braço de suspensão traseiro, a distância entre passageiros aumentou 80mm em relação à geração anterior, assim como o espaço traseiro para as pernas dos ocupantes, que agora é 122mm maior. Por fim, o perfil reduzido do tanque de combustível permite uma distância de regulagem de assento 10mm superior.
No Novo Honda Fit 2015, os assentos ultraversáteis que faziam parte do sistema ULT (Utility Long Tall) ganham uma nova forma de configuração, além das três já existentes na geração anterior. O modelo passa a contar com o sistema ULTRa-Seat, nas versões LX, EX e EXL , e contam com o novo modo Refresh, onde o encosto dianteiro alinha-se ao assento traseiro, em um encaixe que aumenta a capacidade de acondicionamento do veículo.
Além disso, o interior do monovolume conta com espaços versáteis de armazenamento, com porta-luvas, porta-copos, porta-objetos, porta-revistas e porta-bebidas. O porta-objetos localizado ao lado esquerdo do motorista traz uma maior conveniência ao contar com um flip retrátil, que comporta tanto um celular de forma ajustada até um copo grande.
O Honda Fit 2015 ainda vem equipado com ar-condicionado, vidros verdes com filtro UV, travas e espelhos elétricos (LX, EX, EXL), entre outros itens.
Painel de instrumentos
O painel de instrumentos também foi redesenhado e apresenta uma interface avançada, possibilitando uma clara leitura de todas as informações que o motorista necessita, sem que ele precise desviar sua atenção da direção.
Na versão EXL, um design diferenciado e com predominância da cor azul o torna ainda mais sofisticado e com um toque futurista. O conjunto é composto por tacômetro, indicador da posição da manopla (CVT), velocímetro, relógio, hodômetros total e parcial, consumo médio e instantâneo (em km/l) e medidor de combustível. A versão EXL ainda conta com indicador ecológico e indicador de consumo de combustível instantâneo. Nas demais versões, a iluminação azul é substituída pelo âmbar. (foto ao lado, painel de instrumentos da versão EXL).
Sistema de Áudio
Para as versões EX e EXL, o sistema de áudio 2DIN, é composto por Rádio AM/FM com um visor de LCD de 5” e Bluetooth, câmera de ré com três ângulos de visão (panorâmica, normal e superior), leitores de arquivos no formato MP3/WMA, entradas auxiliares P2 (tipo fone de ouvido) e porta USB. O sistema HFT (Hands-Free Telephone) posicionado junto ao volante, possibilita o atendimento de uma ligação através da conexão sem fio juntamente com a função de viva-voz. A versão LX dispõe de Rádio AM/FM 2DIN com Bluetooth e entrada USB, enquanto a DX disponibiliza todo o cabeamento para a instalação de sonorização.
Direção mais leve e menor ruído interno
O novo Honda Fit é equipado com o EPS (Electric Power Steering), um sistema de direção eletricamente assistida, que torna a sua condução mais leve em manobras em baixas velocidades e firme em altas. O esforço ao esterçar é reduzido por meio do auxílio de um pequeno motor elétrico comandado por um módulo eletrônico, que atua sobre o pinhão na caixa de direção. As versões DX e LX oferecem o ajuste de altura da coluna da direção e nas versões EX e EXL, a coluna de direção também pode ser ajustada telescopicamente. A qualidade e o baixo nível de ruído no interior do Novo Fit foi mantido, proporcionando e mantendo o bem-estar dos ocupantes.
A suspensão frontal rígida conta com um rebound stopper, enquanto a suspensão traseira apresenta uma redução na sensibilidade da carroceria. Além disso, as portas são duplamente seladas, ajudando a reduzir consideravelmente a quantidade de ruído que penetraria na cabine.
Motor e Transmissão
Sob o capô do monovolume também há novidades. Toda a linha conta agora com o motor 1.5L i-VTEC FlexOne, equipado com o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. A tecnologia, criada pioneiramente pela Honda, varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para máxima eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece excelente desempenho com o máximo de economia de combustível.
O motor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 15,3 kgf.m a 4.800 rpm quando o combustível escolhido for o etanol. Foi otimizado com o aumento da taxa de compressão, comando de válvulas redesenhado e atrito e peso reduzidos, o que aumenta o torque em baixas rotações e proporciona uma melhor dirigibilidade, aceleração e redução de consumo de combustível. A melhora de eficiência é perceptível quando analisado o consumo de combustível (Conpet) em relação à geração anterior: 17% nas versões CVT e 8% nas com transmissão manual.
O sistema de injeção de combustível multiponto programada PGM-FI (Programmed Fuel Injection) foi mantido, em conjunto com o módulo de controle do motor ECM (Engine Control Module) que, conectado a sensores que monitoram diversas condições do veículo, atua separadamente em cada injetor, de acordo com a necessidade de combustível do motor. Além de promover maior economia de combustível e máxima potência quando necessário, o sistema também traz mais durabilidade ao conjunto.
Um grande destaque está na adoção da avançada tecnologia que dispensa o subtanque de partida a frio, agora também disponível no Fit 2015, seguindo o conceito Honda FlexOne, que entra em ação depois do acionamento do controle que destrava as portas. Para isso, um conjunto de injetores com aquecedores integrados age diretamente no combustível quando há uma alta concentração de etanol, levando-o à temperatura ideal para deixar a mistura ar/combustível pronta para o uso imediato do motor. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura.
A transmissão CVT (Continuously Variable Transmission) está disponível no modelo, agora na nova geração Earth Dreams. A principal novidade é que o sistema apresenta conversor de torque e uma elasticidade de giro maior, o que melhora a tração em baixas velocidades, proporcionando uma resposta mais rápida, aceleração linear e economia de combustível. Com isso, a força do motor principalmente em subidas mais íngremes é ampliada e a concepção moderna de aceleração gradual e contínua torna a direção mais suave e ágil.
Com o G-design Shift, é possível oferecer aceleração direta em uma rápida resposta para a necessidade do condutor, além de uma sensação de aceleração linear com um aumento constante de rotação em resposta à aceleração. As versões com CVT também evoluíram em relação à redução de peso (16% em relação ao 5AT anterior) e à economia de combustível (elasticidade de rotação 12% maior que o 5AT anterior).
Tecnologia e Segurança
No novo Honda Fit 2015 o sistema de suspensão foi redimensionado para ocupar um espaço menor, mas com mais eficácia. O novo sistema diminui a variação de cambagem ao longo do curso dos amortecedores, o que dá mais estabilidade, principalmente em relação à aceleração lateral durante as curvas. Foram aplicados também novos amortecedores traseiros, com o objetivo de aumentar ainda mais o conforto para os usuários do veículo.
O compromisso da marca com a segurança também está evidente no novo conjunto de freios, a disco na dianteira e tambor na traseira, dotados de ABS, que evita o travamento das rodas para uma frenagem mais segura e eficaz. O modelo também conta com sistema de duplo airbags frontais, aviso de uso de cintos de segurança, airbags laterais frontais (EXL) e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH para todas as versões.
O Honda Fit 2015 também traz recursos antifurto, sistema de abertura e fechamento das portas com alarme (LX, EX e EXL) e imobilizador na chave (em formato canivete nas versões EX e EXL), além de trava de segurança nas portas traseiras.
A linha conta com três anos de garantia, sem limite de quilometragem e está disponível nas cores: Azul Netuno Metálico (novo), Vermelho Rally Sólido, Preto Cristal Perolizado, Cinza Barium Metálico (novo), Cinza Iridium Metálico, Prata Global Metálico e Branco Taffeta Sólido.
Preços públicos sugeridos:
EXL CVT R$ 65.900
EX CVT R$ 62.900
LX CVT R$ 58.800
LX MT R$ 54.200
DX CVT R$ 54.500
DX MT R$ 49.900
Os preços são referentes às versões com cores sólidas. As metálicas e perolizadas terão um acréscimo de R$ 990 no preço público sugerido. Os clientes podem obter informações sobre o Novo Fit nas concessionárias mais próximas, pelo site www.honda.com.br ou pelo telefone 0800 701 3432.
BMW R 1200 RT: um novo padrão para a categoria Tourer
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Comunicação Corporativa BMW Group Brasil
Referência em qualidade e esportividade pelos aficionados por longas viagens, a BMW Motorrad, divisão de motocicletas do BMW Group, anuncia a nova versão de seu modelo tourer, a BMW R 1200 RT. Perfeita para quem gosta de viajar sobre duas rodas com estilo, exclusividade e muito conforto, a estradeira apresenta o pacote mais completo do mercado. Do design à tecnologia, passando pela incrível performance, nada foi esquecido pelos engenheiros da BMW na hora de projetar esta tourer definitiva, que já está disponível na rede de concessionárias.
„A BMW R 1200 RT apresenta um novo padrão de luxo e conforto dentro do mercado de motocicletas premium. É um produto único e a parceira perfeita para quem quer rodar o mundo“, destaca Federico Álvarez, diretor da BMW Motorrad Brasil.
Mais agilidade e conforto
A nova BMW R 1200 RT reúne todos os atributos indispensáveis para quem procura o melhor em uma estradeira. Além do visual único, seu design foi projetado para oferecer a máxima proteção aerodinâmica, incluindo um novo parabrisa, totalmente reformulado. As linhas agressivas e o porte grande do modelo impõem respeito na estrada, seu habitat natural, enquanto o chassi, o mesmo encontrado na R 1200 GS, oferece boa rigidez torcional para uma ciclística ágil em deslocamentos urbanos. Além disso, o ângulo de esterçamento de 36 graus em cada lado propicia uma excelente capacidade de manobras.
O conforto é uma marca registrada do modelo, que conseguiu melhorar ainda mais a ergonomia nesta nova versão. O triângulo formado pelas posições dos manetes, banco e pedaleiras reduziu em 20 mm, para facilitar o apoio do pé no chão, principalmente dos motociclistas de menor estatura. O farol traz a inovadora tecnologia led da BMW. Além do farol alto e baixo, ainda conta com uma luz própria para melhorar a visibilidade do motociclista por outros motoristas, aumentando a segurança.
O painel de instrumentos também está com seu visual renovado, com uma tela de 5.7 polegadas onde são mostrados todos os dados do computador de bordo, disponível de série no modelo. Além de mais bonito, o conjunto também garante uma boa visibilidade para o motociclista.
Vá mais longe
Tecnicamente, a nova R 1200 RT apresenta o que há de melhor em performance e segurança. Seu propulsor boxer de dois cilindros (1.170cc) e refrigeração mista ar/líquido é o mesmo modelo utilizado na R 1200 GS, já reconhecido pela sua robustez e alto desempenho. São 125hp de potência, com 12,7 kgfm de torque, valores que, combinados à relação versátil das engrenagens do câmbio de seis marchas (com relação final por eixo-cardã), resulta em uma motocicleta ao mesmo tempo rápida em trechos urbanos e eficiente e silenciosa nas rodovias.
Para rodar mais suave e segura, a suspensão traseira conta com o prestigiado sistema Dynamic ESA, semi-ativo, que regula os parâmetros de rigidez e carga de acordo com as dificuldades de aderência do terreno.
No controle de todo o sistema de tração estão os modos de condução, que trabalham nos centros eletrônicos de resposta do motor, ajustes de suspensão e resposta do ABS (antitravamento das rodas) e ASC (controle de estabilidade): „Rain“ (para dias chuvosos ou com pista escorregadia), „Road“ (tempo seco e boas condições de aderência) e „Dynamic“ (menor intervenção do ABS e comportamento mais esportivo).
Equipamentos de Série
ABS,
Controle de tração ASC,
Modos de pilotagem,
Multicontrolador,
Cardã, parabrisa ajustável eletronicamente.
Opcionais do pacote local
Interface Bluetooth,
Sistema de áudio,
Software do rádio,
Pacote comfort,
Escapamento cromado,
Travamento central,
Controle de pressão dos pneus RDC,
Sistema de alarme anti-furto,
Tomada adicional,
Pacote Touring,
ESA Dinâmico,
Preparaçao para GPS,
Aquecimento de banco,
Piloto automático,
Pacote Dynamic,
Luz diurna,
Assist. partida em ladeira,
Farol PRO,
Riding Mode Pro,
Módulo controle motor Brasil,
Manual proprietário português (Brasil).
A BMW R 1200 RT tem dois anos de garantia e conta ainda com uma série de equipamentos opcionais pelas concessionárias BMW Motorrad. Já disponível na rede de concessionárias por R$ 89.900,00, pode ser adquirida nas cores metálicas Azul Quartzo, Cinza Callisto e Ébano.
Toyota Prius passa a integrar frota da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
O Toyota Prius, veículo híbrido mais vendido do mundo, passou a integrar desde o último domingo, 27 de abril, a frota oficial da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco. A iniciativa pioneira, firmada entre a Toyota e o Governo de Pernambuco, tem como objetivo principal disseminar a tecnologia híbrida no Brasil e estimular o uso de veículos ambientalmente corretos.
Duas unidades do modelo híbrido da Toyota, comercializado no Brasil desde janeiro de 2013, serão utilizados por agentes no patrulhamento e monitoramento das ruas do Recife até março de 2015. Os Prius serão utilizados para realização de rondas na região do Porto Digital e nos bairros de Boa Viagem e Recife Antigo.
Caracterizados conforme o padrão da Secretaria de Defesa Social, os automóveis da Toyota, cedidos em regime de comodato, foram entregues oficialmente às autoridades do Governo do Estado de Pernambuco.
Participaram da cerimônia autoridades do governo estadual, além dos executivos da Toyota Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil; Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil, e Luiz Carlos Andrade Junior, vice-presidente executivo da Toyota do Brasil.
Hyundai investe meio milhão de reais em capacitação de técnicos automotivos
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Hyundai Motor Brasil
Com objetivo de capacitar os profissionais da rede de concessionárias da Hyundai Motor Brasil e estimular a formação de novos talentos, a montadora inaugurou, em parceria com o SENAI, o módulo de treinamento Hyundai, que hoje é oferecido nas unidades da escola nas cidades de Recife (PE), Brasília (DF), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).
Na última sexta-feira, 25 de abril, foi inaugurado o módulo de treinamento Hyundai na unidade de Porto Alegre, que contou com a presença de William Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil.
Durante o treinamento, além de receber conteúdo teórico, os alunos têm a oportunidade de aplicar na própria oficina do módulo de todo o conhecimento recebido. Com investimentos da montadora de mais de R$ 500 mil, as unidades contam com carros da família HB20, motores, caixas de câmbio, ferramental específico Hyundai, ferramentas em geral além de equipamentos de metrologia e de diagnóstico elétrico-eletrônico.
Os treinamentos são ministrados pelos docentes do SENAI, que são qualificados pela Hyundai a fim de garantir que toda a tecnologia seja transferida de maneira integral aos técnicos. Toda e estrutura de treinamento visa a capacitação dos profissionais das concessionárias da Hyundai Motor Brasil, mas também será utilizada pelo SENAI na formação de técnicos da comunidade.
“Nosso objetivo é oferecer todo o conteúdo teórico, bem como as condições para que esse conhecimento seja aplicado na prática. Buscamos desenvolver os profissionais que hoje atuam em nossa rede, e ao mesmo tempo, criar uma forma de acesso para que os demais alunos do SENAI e pessoas interessadas também usufruam dessa estrutura”, afirma Willian Lee, presidente da Hyundai Motor Brasil.
Com essa iniciativa, a Hyundai busca melhorar os serviços prestados em sua rede de concessionárias, investir na capacitação dos seus colaboradores e também contribuir para o desenvolvimento de mão de obra qualificada de novos profissionais e se tornar referência no segmento automotivo.
Chery Apresenta Novo Site Oferecendo Mais Interação para o Consumidor Brasileiro
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por SD&PRESS Consultoria
Focada no mercado brasileiro e nas necessidades do consumidor, a Chery Brasil lança seu novo website no dia 29 de abril. Com um layout mais clean, o portal traz informações mais precisas, além de uma navegação intuitiva e agradável. O novo website garante uma série de funcionalidades para tornar a utilização da página mais prática e eficiente, como a opção de buscar concessionárias próximas, agendamento de test drive e contato pré-venda.
“Queremos que o nosso cliente perceba o quanto pensamos nele neste projeto. Toda a renovação de nosso site é focada em prestar o melhor atendimento possível, com serviços, como agendamento de revisão, garantia, assistência e muito mais. Nosso objetivo é contar com um portal moderno, refletindo nosso atual momento, e que esteja pronto para expandir junto com a marca no Brasil”, comenta Laura Formentin, gerente de Marketing da Chery Brasil.
O novo portal reforça o comprometimento da montadora com seu público consumidor, mostrando a nova fase que a empresa está implementando no país, com a inauguração da fábrica de Jacareí, prevista para o segundo semestre deste ano. E, para mostrar o andamento das obras, a empresa mantém no ar um hotsite onde é possível acompanhar toda a evolução da construção das instalações. Lançada em outubro passado e atualizada periodicamente, pela página é possível acompanhar ao vivo cada etapa da obra, com atualização da porcentagem de conclusão. O internauta também pode ver uma galeria de imagens, com fotos desde o início das atividades.
Para visitar o novo portal da Chery no Brasil ou o hotsite, acesse www.cherybrasil.com.br ou www.fabrica.cherybrasil.com.br
Resolução 245 ainda no papel
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Eduardo Mirelles* / Atitude Press
Após sete anos da publicação da Resolução 245 do DENATRAN, que obriga que todo veículo saia de fábrica com rastreador, o Projeto ainda está no papel. Resolvi resgatar este assunto, o qual já havia escrito um artigo no ano passado, para reforçar que a lei não se sustenta economicamente, já que o custo da prevenção não pode ser maior do que a redução dos prejuízos.
Um ano já se passou após a divulgação de meu primeiro artigo e continuamos na estaca zero. Mesmo com um novo prazo fixado para setembro, ouso dizer que, daqui a um ano, estarei indagando a mesma coisa: Quando a resolução 245 sairá do papel?
Este mês resolvi resgatar este artigo no qual faço uma analise sobre CUSTO x BENEFÍCIO, sob o ponto de vista de redução dos prejuízos totais com roubos de carros e concluo que uma premissa básica de gerenciamento de riscos não é atendida pela resolução proposta. Acompanhe
Veículos com Rastreador de Fábrica – Os obstáculos seriam legais ou técnicos?
Publicada em 27 de Julho de 2007, a Resolução 245 do DENATRAN que estabelece a obrigatoriedade da instalação de rastreadores em veículos novos, produzidos no Brasil, passou por mudanças e adaptações nestes quase seis anos. O texto original, aparentemente simples e com apenas duas páginas, estabelecia que o registro e licenciamento do veículo estariam vetados no caso do descumprimento do estabelecido na resolução.
O fato motivador, alegado pelo DENATRAN para a criação desta resolução, seria o elevado número de roubos de veículos no Brasil. Questionamentos com relação à legalidade foram os principais pontos de discussão e de interposições judiciais em função da invasão de privacidade que tal medida iria permitir e da sua, conseqüente, inconstitucionalidade.
Mudanças em suas definições foram introduzidas procurando evitar problemas legais na sua adoção. A opção dada ao usuário de poder decidir quando irá ativar o serviço teve como objetivo contornar os aspectos legais. Isto criou outra fragilidade que iremos analisar mais adiante. As empresas de tecnologia gastaram milhões de reais em desenvolvimento durante estes anos e, após quase seis anos, o assunto ainda vem sendo discutido e as datas de implantação sendo postergadas.
Além dos aspectos legais, vários motivos são alegados para os diversos adiamentos, como a falta de estrutura de comunicação de dados, evolução da tecnologia, adaptação das montadoras de veículos, etc. Porém, não vemos nenhuma análise sob o ponto de vista econômico. Este, a meu ver, tem sido o real motivo deste projeto não sair do papel.
Quando tratamos com a possibilidade de perda, um principio básico é que o custo da prevenção não pode ser maior do que a perda provável. As companhias de seguro conhecem bem isto.
Então fica a seguinte pergunta: Os gastos com investimento e custeio deste projeto são compensados pela redução dos roubos de veículos?
A análise que vamos fazer se baseia na frota segurada.
Conforme os dados da SUSEP – Superintendência de Seguros Privados, em 11.827.094 veículos expostos entre julho de 2010 e junho de 2011 (dados mais recentes disponíveis), tivemos um volume de indenizações relativas a roubos de 2.713.131.531. Isto leva a um valor médio mensal de R$ 19,12.
Porém, neste universo, encontramos veículos de maior valor. Veículos importados, caminhões, etc.
Se analisarmos, apenas, a frota de veículos de Passeio Nacional, o número de veículos expostos foi de 9.049.900 e o valor das indenizações relativas a roubos foi de 1.692.487.898. Neste caso o prejuízo médio mensal por veículo segurado foi de R$ 15,58.
O custo da prevenção não pode ser maior do que a perda provável, pelos critérios de gerenciamento de riscos, conforme foi dito antes. Portanto, o custo do serviço de rastreamento obrigatório somente será viável economicamente se o valor for inferior a R$ 15,58.
É sabido que a frota segurada concentra os veículos com maior risco de roubo. Os proprietários de veículos visados são mais estimulados a fazer seguro do que os outros proprietários. Portanto, esta análise possui um viés com tendência a apresentar um índice de roubo maior do que o universo total de veículos. Sendo assim, esta análise aplicada a toda a frota nós levará a um valor ainda inferior as R$ 15,58.
Este valor está considerando que o prejuízo com roubos de veículos seria reduzido a ZERO.
Porém, a não existência do elemento surpresa e a consequente facilidade de inibição do sistema pela padronização do equipamento, do local de instalação e do surgimento dos inibidores de sinais de celular e de GPS, nos levam a acreditar que a eficiência de 100% ficará longe de ser atingida. Somente a prática poderá nos mostrar qual será este valor.
Os preços médios praticados pelas empresas de rastreamento que utilizam a tecnologia definida pela resolução giram em torno de R$ 60,00 mensais, muito acima do valor máximo citado acima.
Sobre os custos e receitas do sistema, ainda temos outros pontos a considerar:
1 - A ativação do sistema será opcional. Sendo assim, os custos dos equipamentos não ativados terão que ser rateados pela frota que optou pela ativação.
2 – A resolução estabelece que o usuário poderá solicitar a ativação a qualquer momento. Sendo assim, por que motivo ele ira ativar o sistema e passar a ter um custo mensal sem que o veículo tenha sido roubado? Sabendo que o veículo possui um rastreador que pode ser ativado a qualquer momento, ele poderá esperar a ocorrência do sinistro e ativar quando necessário. Certamente os usuários que optarem pela não ativação irão descobrir isto rapidamente. Muitos dos que optaram pela ativação poderão mudar sua decisão quando perceberem que poderão agir da mesma maneira. Mesmo criando-se a obrigatoriedade do usuário pagar a mensalidade pelos 12 meses seguintes à ativação, ainda assim será vantagem para ele. Seria como se ele pudesse fazer uma apólice de seguro após o veículo ter sido sinistrado.
Desta forma os custos do sistema serão rateados por uma parcela menor do que a totalidade e a viabilidade econômica do sistema ficará ainda mais comprometida. Estando esta análise correta, as dificuldades não serão apenas de implantação. O sistema terá enorme dificuldade de se sustentar economicamente.
*Pós-graduado em engenharia de segurança pela UFRJ, Eduardo já participou da elaboração de normas técnicas relativas à proteção do meio ambiente pela ABNT, foi sócio diretor de uma empresa da área de logística. E atualmente ocupa a Gerencia de Pesquisas & Desenvolvimento da 3T Systems
Honda lança CB 300R edição limitada Repsol
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Linkpress Assessoria e Comunicação
Em comemoração à vitória do Team Honda no Mundial de MotoGP 2013, a Honda lança no mercado brasileiro a série limitada CB 300R Special Edition Repsol. A edição especial tem grafismos inspirados na motocicleta RC213V (que já assina os modelos CBR 600RR e CBR 1000RR) utilizada pelo Team Honda na atual temporada, trazendo ao público brasileiro o visual da Honda nas pistas do MotoGP para a motocicleta de uso urbano.
A Honda CB 300R edição limitada Repsol conta com o motor quatro tempos monocilíndrico de 291,6cm³, com duplo comando de válvula no cabeçote, injeção eletrônica PGM-FI, a gasolina e radiador de óleo. Com potência máxima de 26,53 cv a 7.500 rpm e torque máximo de 2,81 kgf.m a 6.000 rpm, proporciona grande agilidade na pilotagem urbana e desempenho superior nas estradas.
O modelo, que estará na rede de concessionárias Honda a partir da segunda quinzena de maio, chega no momento em que a marca comemora também a terceira vitória consecutiva no MotoGP 2014. Na etapa disputada nesse último final de semana, na Argentina, o Team Honda conquistou excelentes resultados, mantendo-se na liderança do campeonato mundial.
A nova CB 300R edição limitada Repsol estará disponível na versão standard, com preço público sugerido de R$ 12.040,00, base estado de São Paulo, sem a inclusão das despesas com frete e seguro. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.
terça-feira, 29 de abril de 2014
Ducati inicia vendas da nova 1199 Panigale S Senna
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por CDN Comunicação Corporativa
Em 2014 comemoramos os 20 anos de legado de um dos maiores ídolos da história da Fórmula 1, o piloto Ayrton Senna. Em tributo especial a este verdadeiro ícone nacional do automobilismo, a Ducati, marca italiana que se tornou referência em motocicletas premium de alto desempenho, proporciona aos fãs, admiradores e colecionadores a oportunidade única de ser um dos donos da esportiva mais cobiçada dos últimos tempos, a 1199 Panigale S Senna.
O modelo custará R$ 100 mil e terá apenas 161 unidades (número referente ao total de corridas disputadas pelo piloto na Fórmula 1) especialmente produzidas para um seleto grupo de colecionadores ducatisti brasileiros. Parte da renda obtida com as vendas da motocicleta será direcionada aos programas educacionais do Instituto Ayrton Senna.
De acordo com Ricardo Susini, Diretor-Geral da Ducati no Brasil, este lançamento é um marco para a montadora italiana de motocicletas premium no País. “Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos nacionais e um grande fã da Ducati. Com a 1199 Panigale S Senna, não só o homenageamos como também colaboramos ativamente para o maior legado que ele deixou, o Instituto Ayrton Senna”, diz o executivo.
“Uma motocicleta como esta, exclusivamente desenvolvida para o mercado brasileiro, além de celebrar a memória do piloto, também ilustra a importância do Brasil para a Ducati, pensando em um contexto mundial”, completa Susini.
Viviane Senna, Presidente do Instituto Ayrton Senna, também reforça a importância do lançamento para o legado de 20 anos do piloto no Brasil. “Em nome de meu irmão e de toda a família, agradeço muito esta homenagem e a parceria com a Ducati, que contribui para levar educação pública de qualidade e oferecer oportunidades de desenvolvimento a crianças e jovens de todas as regiões do Brasil”, completa.
As reservas das 161 unidades da 1199 Panigale S Senna já podem ser feitas no site da Ducati Brasil: http://www.brasil.ducati.com/motos/superbike/1199_panigale_s_senna/index.do
1199 Panigale S Senna – sonho para poucos
Fora do cockpit, Ayrton Senna alimentava seu entusiasmo também por motocicletas e era um Ducatista, dono de uma Monster 900 e uma Desmo 851. Em 1994, Senna esteve na fábrica da Ducati em Borgo Panigale, na região de Bologna (Itália), e contribuiu para que a Ducati desenvolvesse uma série especial, que mais tarde levaria o seu nome, 916 Senna.
A nova 1199 Panigale S Senna é uma releitura exclusiva da 916 Senna, desenvolvida com o toque pessoal de Ayrton e que se tornou uma das motocicletas mais famosas da marca. Ela alia o design incomparável da 1199 Panigale S com as cores cinza Senna e vermelho, ambas desenvolvidas pela Ducati de acordo com especificações passadas pelo próprio piloto, que na época desejava criar um ícone de absoluto desejo.
A motocicleta está equipada com o que há de mais moderno, inovador e exclusivo em tecnologia Ducati para motocicletas esportivas, refletindo o perfil de competição vivido por Ayrton nas pistas de corrida. Conta com componentes de fibra de carbono (para-lamas frontal e traseiro, proteção do monobraço, proteção do calcanhar, amortecedor traseiro de alta performance e revestimento do compartimento interno da mesa inferior da suspensão eletrônico ohlins).
Além disso, reúne toda a tradição esportiva e conhecimento adquirido no desenvolvimento de sua irmã, a 1199 Panigale S, preservando a essência e excelência da tecnologia “made in Borgo Panigale”. Desta forma, traz o motor Desmodrômico Superquadro de 2 cilindros em L e 1198cc, projetado como um elemento estrutural do chassi.
As suspensões montadas são Öhlins NIX30 43mm com TiN e TTX36 (dianteiro e traseiro respectivamente), totalmente ajustáveis eletronicamente na compressão e retorno dando as mesmas características exclusivas das superbikes com a chancela “S”.
O farol dianteiro desaparece nas tomadas de ar para dar uma aparência de competição sem barreiras e iluminação em LED. As formas elegantes da sela e da traseira são destacadas pela posição da luz traseira totalmente em LED. Perspectivas e linhas foram desenhadas para atingir a perfeição estética; cada um dos seus componentes é uma verdadeira realização na integração da engenharia com o design.
Completam a configuração da moto o escapamento Ducati Performance, freios ABS, RbW (Ride by Wire), DTC (Ducati Traction Control), EBC (Engine Break Control), DQS (Ducati Quick Shift) e DES (Ducati Eletronic Suspension).
Nissan New March faz pré-estreia no aeroporto de Congonhas
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por NissanNews.com.
A partir de hoje, 29 de abril, as pessoas que passarem pelo aeroporto de Congonhas, em São Paulo, poderão conhecer em primeira mão o Nissan New March. O carro é fruto de um projeto global desenvolvido no Japão, com a participação de equipes de vários países, inclusive do Brasil, vendido em mais de 100 mercados e agora produzido no recém-inaugurado Complexo Industrial da Nissan em Resende (RJ). O Nissan New March traduz de forma clara o DNA japonês da Nissan com muita qualidade, atenção minuciosa, inovação e equipamentos que contribuem para acentuar de maneira útil o prazer de dirigir.
Assim, o moderno interior do Nissan New March apresenta itens que realmente fazem a diferença no dia a dia dos ocupantes, como o exclusivo volante multifuncional – só existente na versão brasileira –, direção elétrica progressiva, ar-condicionado digital automático, sistema de navegação por satélite com tela touchscreen, câmera de ré exclusiva no segmento, entre outros. Tecnologias que os brasileiros poderão conhecer com mais detalhes ainda neste primeiro semestre, quando o mais novo carro nacional começará a ser comercializado nas 169 concessionárias da Nissan no Brasil.
BMW cria game para dispositivos móveis inspirado na versatilidade da linha X
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Comunicação Corporativa BMW Group Brasil
O BMW Group Brasil acaba de lançar a versão brasileira do app BMW xDrive Challenge, um empolgante game de corrida em 3D que destaca a versatilidade e a alta performance da linha de SAVs (Sports Activity Vehicles) da marca. Os pilotos virtuais poderão encarar o desafio em quatro modelos: BMW X1, BMW X3, BMW X5 ou BMW X6. Ao percorrer os diferentes tipos de pistas, com climas e condições variáveis, o jogador perceberá que não há terreno difícil demais para a moderna tecnologia xDrive.
Criado como uma plataforma social, o jogo pode ser conectado ao Facebook para envolver a família e os amigos em corridas viciantes. Também será possível desafiar pilotos renomados da BMW, que aparecem de maneira virtual. O game já está disponível para download na iTunes Store (loja oficial dos produtos Apple) para iPhone e iPad.
“Com este app inovador, a BMW tem o objetivo de apresentar todas as funcionalidades e a identidade da linha ‘X’, sinônimo de versatilidade, design e esportividade, de uma forma lúdica e interativa, como somente um social game poderia fazer”, explica Herlander Zola, diretor de marketing da BMW do Brasil. “Além de divertido, o game é uma importante ferramenta de comunicação da marca, já que será possível solicitar proposta dos modelos ‘X’ e baixar informações sobre as versões dos carros comercializados no Brasil”, complementa.
Desbloqueie novas funcionalidades
Combinando jogabilidade interativa, gráficos de alta resolução e disputas, o jogo oferece uma nova experiência de corrida, com diversas possibilidades de customização e upgrade dos veículos. Além de experimentar toda a exclusividade e a performance dos modelos X, os jogadores podem ainda evoluir dentro do jogo. As corridas valem dinheiro virtual, que serve para a compra de outros modelos xDrive e equipamentos diversos dentro de uma cidade construida pelo próprio jogador, com direito a oficina de preparação e loja de pintura. Será possível mudar a cor do modelo, adquirir novas rodas ou até trabalhar no desempenho, para torná-los ainda mais competitivos.
Para baixar o app BMW xDrive Challenge Brasil, acesse: https://itunes.apple.com/br/app/bmw-xdrive-challenge-brasil/id844036622
Total Lubrificantes lança portal
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por www.dezoitocom.com.br
A TOTAL, quinta empresa privada de energia e líder mundial no mercado de lubrificantes, colocou no ar, na última semana, um novo portal especialmente desenvolvido para o público brasileiro.
Segundo o Diretor Geral da TOTAL Lubrificantes do Brasil, Luis David Rodriguez, a companhia, que atua em diferentes setores da indústria química e exploração de petróleo e também é responsável pelo desenvolvimento de lubrificantes de última geração para veículos e indústrias, visa, com esta nova ferramenta, estreitar ainda mais as relações com seus consumidores finais e parceiros comerciais no Brasil.
Completamente repaginado, o novo portal apresenta um design ainda mais moderno e traz, em um único ambiente virtual, informações segmentadas, de acordo com o interesse do internauta. “Na área ‘particular’, o consumidor final pode conhecer toda a gama de lubricantes automotivos desenvolvidos pela Total e onde encontrá-la, além de se informar sobre todas as competições esportivas patrocinadas pelo Grupo Total, tanto nacionais, quanto internacionais”, explica o executivo. O site também disponibiliza conteúdo atual veiculado pela imprensa e, ainda, permite navegação direta para o Facebook da companhia.
Já os parceiros comerciais, como revendedores, representantes, atacadistas e varejistas, têm na área ‘profissional’ todas as informações necessárias sobre as soluções da Total para os setores de Mineração e Indústria, além do portfólio de lubrificantes automotivos, fluídos e aditivos e fluídos especiais.
“O novo site é mais um passo da evolução de nossa atuação no Brasil. Ter uma ferramenta que converse de forma direta com este público, certamente, é mais um passo para expandirmos e fortalecermos a nossa presença no país”, comemora Rodriguez. CONHECA O NOVO SITE: Acesse www.totalbr.com.br
Chevrolet mostra que Onix é o carro feito para os dias de hoje
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por GM do Brasil
A Chevrolet apresenta nova campanha para o Onix, criada pela Commonwealth, dentro do posicionamento global da marca “Find New Roads”. O Chevrolet Onix traz uma proposta diferenciada no segmento de carros de entrada. É o primeiro carro da categoria a trazer o exclusivo MyLink, um sistema multimídia de conectividade com uma tela de 7” touchscreen com o qual o usuário emparelha seu smartphone e, além do GPS que traz em tempo real novidades que possam vir a surgir no trajeto percorrido, reproduz músicas, vídeos, fotos e faz ligações telefônicas, via bluetooth.
A ação fala diretamente com o público-alvo (25-35 anos) e sua habitual relação com a tecnologia. O comercial dramatiza um sentimento muito verdadeiro dessa geração: a sensação de se sentir nu quando você esquece o celular em casa.
No filme, um jovem dirige seu Onix até perceber que o sistema multimídia MyLink do carro não está conectado ao celular. Ele lembra que deixou o celular em casa e, na mesma hora, faz o retorno. Assim que abre a porta do seu apartamento, ele encontra o aparelho. Em seguida, o jovem conecta o celular ao MyLink do Onix e segue o seu caminho. Agora, se sentindo completo e com o MyLink funcionando. A locução em off finaliza: "Chevrolet Onix com MyLink. O carro feito para os dias de hoje".
Além do comercial, que começou ser veiculado ontem, dia 27 de abril de 2014, em TV aberta e fechada, a iniciativa é composta de mídia online. A campanha será veiculada no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai. Mais informações podem ser encontradas no site http://media.gm.com/brasil
Jaguar terá Bruno Senna e Martin Brundle juntos na Mille Miglia 2014
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Jaguar Land Rover América Latina e Caribe
A Jaguar, marca britânica de veículos de luxo e esportividade, marcará presença em grande estilo na edição 2014 da Mille Miglia. A tradicional competição do automobilismo mundial acontecerá de 15 a 18 de maio.
Para percorrer o difícil percurso de 1.600 quilômetros de Roma até Brescia, e depois de volta a Roma, a Jaguar selecionou os mais emblemáticos e históricos modelos já produzidos nos mais de 70 anos da marca. Veículos como o XK, C-Type e E-Type serão conduzidos por grandes nomes do automobilismo mundial, como os pilotos Bruno Senna e o experiente Martin Brundle, ambos com participação da Fórmula 1.
Ambos terão em suas mãos o penúltimo exemplar produzido do lendário Jaguar D-Type de “nariz longo”, registrado com o númer 393 RW como forma de celebrar os 60 anos do modelo, produzido em 1954.
O público também terá a oportunidade de ver nos cockpits desses veículos personalidades como o apresentador e entusiasta da Jaguar, Jay Leno, ícone do entretenimento norte-americano, a cantora Amy MacDonald e o ator David Blakeley, além de outros nomes famosos do mundo da moda, música e cinema.
Toda a cobertura da Mille Miglia poderá ser acompanhada nos canais da Jaguar no Facebook facebook.com/JaguarBrasilOficial. Além disso, todos os pilotos e personalidades que conduzirão os modelos Jaguar durante a competição, irão publicar fotos e textos em tempo real em seus perfis no Twitter.
segunda-feira, 28 de abril de 2014
Concessionária x Oficina mecânica: prós e contras
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Se você é proprietário de veículo,
com certeza já passou por essa dúvida: na hora de fazer revisão ou consertar
algum problema, deixar o carro sob o cuidado das
concessionárias ou levar naquelas oficinas consideradas “paralelas”? Trata-se
de uma decisão difícil: as concessionárias e oficinas autorizadas, por um lado,
passam a ideia de que será um serviço de qualidade, justamente por ser
chanceladas pela montadora – por outro, cobram valores muitas vezes abusivos;
já as oficinas mecânicas “sem bandeira”, por sua vez, cobram preços mais
camaradas, mas podem ser uma fria em termos de qualidade do serviço prestado. E
agora, o que fazer?/
Vamos, aqui, analisar cada caso e
suas variáveis, para que você possa tomar a decisão consciente e de forma mais
ágil – afinal, quem é que pode ficar muito tempo com o carro ou moto parado na
garagem?
O bom carro à concessionária retorna
Quando vamos até a concessionária
para fechar o negócio de compra de um veículo, somos sempre muito bem tratados
por todos, e dá até vontade de voltar lá sempre. Na teoria, todos os
profissionais ali são bem treinados e capacitados pela montadora, o que traz
muita tranquilidade – ou seja, em tese, eles sabem o que estão fazendo. Além
disso, todo o material usado é de boa procedência e todo o processo é
documentado, desde a entrada do veículo até a retirada. Se o carro estiver na
garantia, levá-lo até a concessionária pode ser um ótimo negócio, pois no caso,
não será cobrada taxa de mão de obra.
Porém, todas essas vantagens podem
ser uma verdadeira armadilha para seu bolso. Muitas concessionárias têm cobrado
valores abusivos nos reparos e prestado serviços desnecessários nas revisões,
como trocas de peças que não estavam previstas. Em alguns casos, a diferença de
preços entre concessionárias e oficinas paralelas chega a 100%! Outro problema
bastante relatado é o longo tempo de espera para o carro ficar pronto, com uma
fila que pode chegar a dias, além da falta de horários disponíveis e
localização ruim.
Também é necessário tomar cuidado com
as famosas “garantias estendidas” que vêm sendo oferecidas por algumas
montadoras como uma grande vantagem, mas que deixa o veículo “preso” à
concessionária.
Toca
para a oficina!
Por conta das dificuldades e altos
preços praticados pelas concessionárias, muita gente tem optado por levar seus
veículos para reparo e revisão em oficinas paralelas. Na maioria dos casos,
trata-se de uma oficina “de confiança”, na qual o proprietário do veículo já
conhece o dono e os mecânicos, além de na maioria das vezes atenderem
prontamente e serem muito mais rápidos na entrega do veículo reparado ou
revisado.
Mas a opção pelas oficinas não
autorizadas têm desvantagens: levar o veículo a uma delas pode encerrar a
garantia oferecida pela montadora e você não poderá mais usufruir dela caso
precise. Além disso, não é todo tipo de serviço que as oficinas “paralelas”
oferecem – na maioria das vezes, elas são especializadas em um tipo de aspecto do
veículo, como elétrica, câmbio e funilaria, o que pode fazer com que você leve
seu veículo a mais de uma delas, perdendo tempo e dinheiro.
No final das contas, ambas as opções
– concessionária ou oficina não autorizada – têm seus prós e contras, e cabe a
você decidir o que é prioridade para você. A recomendação é que você opte
sempre por deixar seu veículo com quem você sente confiança e vá pagar um preço
justo pelo serviço. Ah, e não se esqueça: conheça seu veículo em detalhes e
leia o manual do proprietário do começo ao fim, pois isso ajuda muito a não ser
enganado!