quinta-feira, 31 de julho de 2014
Mercedes-Benz revela novo motor AMG V8 4,0 litros biturbo
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A Mercedes-AMG apresenta mais uma obra prima tecnológica: o motor AMG V8 4,0 litros biturbo é um novo desenvolvimento do coração esportivo do novo Mercedes-AMG GT. A unidade de oito cilindros se destaca por sua suprema potência e o projeto voltado ao baixo peso, assim como pela alta eficiência e compatibilidade ambiental. Com potência máxima de 375 kW (510 cv) e torque máximo de 650 Nm, o novo AMG V8 proporciona uma performance com inspiração nitidamente esportiva. O novo motor para esportivos dá continuidade a uma consagrada tradição em V8 iniciada em 1967 com o M100, no legendário automóvel de corrida 300 SEL 6.8 AMG.
Poderosos motores V8 sempre foram uma das áreas centrais de competência da AMG, a marca de performance da Mercedes-Benz. Os motores inovadores e altamente potentes saem da fábrica localizada em Affalterbach, na Alemanha. A Mercedes-AMG GmbH é totalmente responsável tanto pelo desenvolvimento como pela produção do novo motor.
Segundo Tobias Moers, presidente do Conselho de Administração da Mercedes-AMG GmbH, "os motores V8 são parte integral da filosofia AMG e do compromisso da marca com a performance ao volante. O motor V8 biturbo criado para nosso novo GT vai encantar nossos clientes".
Para Christian Enderle, chefe de Desenvolvimento de Motores e Sistemas de Propulsão da Mercedes-AMG, "com o novo AMG 4,0 litros V8 biturbo apresentamos um motor excitante e poderoso que, graças a várias características, também representa um passo adiante em termos de eficiência".
Primeiro motor para esportivos com 'V interior aquecido' e lubrificação com cárter seco
Os dois turbocompressores do novo motor AMG V8 não são montados do lado externo das bancadas de cilindros, mas dentro do V que configura o motor. Os especialistas o classificam como 'hot inside V’, ou motor com interior do V aquecido. Os benefícios desta arquitetura são um design mais compacto, ótimas respostas e baixa emissão de gases. A lubrificação com cárter seco permite que o motor seja instalado mais baixo, deslocando o centro de gravidade para mais perto do solo e favorecendo altas acelerações laterais. Assim, o M178 (designação interna da AMG) é o primeiro motor para automóveis esportivos do mundo com V interno aquecido dotado de cárter seco. Pesando 209 kg (sem fluídos), o novo AMG V8 também é o motor mais leve deste segmento altamente competitivo.
Potência superior e desempenho esportivo
Mais novo membro da família de motores Mercedes-Benz BlueDIRECT, o AMG M178 se destaca por sua potência superior e pela performance com inspiração esportiva. Ele emite um inconfundível e emocionante som, típico dos motores AMG V8, apresenta respostas imediatas e alto poder de tração. A curva de torque é um sinônimo de boa dirigibilidade: o valor máximo, de 650 Nm, é disponibilizado numa ampla faixa, que vai de 1.750 até 4.750 rpm.
Com 3.982 cm³ de cilindrada, em termos de tecnologia o V8 é muito próximo do motor AMG 2,0 litros turbo que equipa o A 45 AMG, o CLA 45 AMG e o GLA 45 AMG - atualmente o motor de quatro cilindros produzido em série mais potente do mundo. Os dois motores AMG têm a mesma proporção diâmetro x curso, o que lhes garante grande capacidade em altas rotações.
A formação da mistura ar/combustível é realizada por um sistema de injeção direta de gasolina de terceira geração, com injetores piezelétricos. Altamente eficiente e econômico, o motor AMG 4,0 litros V8 biturbo atende aos padrões de emissões Euro 6 e ao nível máximo de emissões de partículas que entrará em vigor em 2016.
Camisas de cilindros com tecnologia NANOSLIDE
O cárter de alumínio é fundido em molde de areia, com design tipo "closed deck". Isto assegura extrema resistência, ao mesmo tempo em que reduz o peso tanto quanto possível, permitindo também uma pressão de injeção de até 130 bar. As superfícies internas dos cilindros utilizam a tecnologia NANOSLIDE, que as torna duas vezes mais duras que as camisas de ferro fundido convencionais.
A tecnologia NANOSLIDE foi desenvolvida pela Daimler a partir do ano 2000 e já foi utilizada em mais de 200 mil motores desde 2006. A primeira unidade com NANOSLIDE foi também um motor AMG V8, o consagrado predecessor do novo AMG 4,0 litros turbo. A gama de aplicações desta tecnologia multipremiada vem sendo ampliada continuamente. Desde o início da temporada de 2014, ela também está presente no novo motor Mercedes V6 turbo da Fórmula 1.
Outra medida para reduzir o atrito e, consequentemente, o consumo, é a tecnologia "Spectacle honing", que possibilita o polimento refinado das camisas dos cilindros após sua montagem no bloco. Uma armação semelhante a óculos (daí o termo "spectacle") é aparafusada no lugar onde posteriormente serão montados os cabeçotes. Desta forma, qualquer desvio nos cilindros que possa ocorrer durante a montagem final é levado em conta ou eliminado quando as camisas são polidas. Isto traz vantagens tanto em termos de durabilidade como de consumo de óleo. O novo AMG V8 tem pistões de alumínio forjado com design de baixo peso e alta resistência. Um conjunto de anéis de pistões de baixo atrito diminui o consumo de combustível e de óleo.
Lubrificação com cárter seco para grandes acelerações laterais
Graças à lubrificação com cárter seco, o motor, já instalado anteriormente numa posição bastante baixa, pôde ser rebaixado mais 55 milímetros. Isto rebaixa o centro de gravidade do veículo, o que é ideal para um automóvel esportivo com uma dinâmica lateral extremamente alta. Além do aumento na agilidade, a lubrificação por cárter seco assegura a extração direta do óleo do cárter para otimizar a lubrificação do motor, mesmo em curvas feitas em altas velocidades.
No M178, a lubrificação por cárter seco utiliza uma bomba de sucção, uma bomba de pressão e um tanque de óleo externo com 12 litros de capacidade. No total, circulam no sistema nove litros de óleo. A bomba de óleo de sucção extrai o óleo diretamente do cárter, cabeçotes e trem de válvulas, enviando-o para o tanque externo à razão de até 250 litros por minuto. O lubrificante fica no tanque por apenas cinco segundos antes de ser bombeado de volta para o motor. A eficiente sucção do óleo aumenta ainda mais a eficiência do motor. O controle da pressão da bomba de óleo sob demanda leva em consideração a rotação do motor, a temperatura e as características de solicitação armazenadas pela unidade de controle.
Feitos de plástico, o fundo da bandeja e o tanque de óleo demonstram o compromisso da marca com a construção de baixo peso.
Cabeçotes de liga de zircônio
Os cabeçotes dos cilindros do motor AMG 4,0 litros V8 biturbo são feitos de uma liga de zircônio para obtenção de máxima resistência à temperatura e ótima condutividade térmica.
Quatro eixos de comando de válvulas nos cabeçotes controlam um total de 32 válvulas.
O ajuste dos eixos de comando do lado da entrada ou da saída garante respostas excelentes e otimiza a circulação dos gases em cada ponto da operação. Molas de válvulas também otimizadas e balancins roletados proporcionam uma economia de combustível ainda maior.
Injeção direta com combustão dirigida por aspersão
A combinação da dupla turboalimentação com a injeção direta da gasolina com combustão dirigida por aspersão aumenta a eficiência termodinâmica, reduzindo assim o consumo de combustível e as emissões de gases. Injetores piezelétricos extremamente rápidos e precisos aspergem o combustível a alta pressão nas oito câmaras de combustão. As injeções múltiplas ocorrem sob demanda, garantindo a homogeneidade da mistura ar/combustível. A entrada de combustível é controlada eletronicamente e totalmente variável, com pressão entre 100 e 200 bar.
Duplo turbo com "hot inside V"
Diferentemente da disposição convencional, os dois turbocompressores do motor M178 estão localizados na parte interna do V formado pelos cilindros, ao invés do lado de fora das bancadas. A vantagem deste layout é tornar o V8 consideravelmente mais compacto, o que permite uma distribuição de pesos equilibrada entre os eixos dianteiro e traseiro do veículo, além de um posicionamento mais baixo do motor. O "hot inside V" também otimiza o suprimento de ar fresco aos dois turbocompressores movidos pelos gases do escapamento.
Válvulas limitadoras de pressão controladas eletronicamente garantem uma resposta imediata e direta. A pressão máxima de alimentação é 1,2 bar. Os turbocompressores têm rotação máxima de 186.000 rpm. O sistema permite que 2,3 vezes mais átomos de oxigênio sejam pressionados para dentro do motor do que ocorre em motores naturalmente aspirados. Os dois conversores catalíticos de material cerâmico com paredes estreitas posicionados abaixo dos turbocompressores, junto à parede de fogo, atuam muito rápido, graças à sua configuração. Juntamente com os dois catalisadores metálicos montados sob o assoalho, eles garantem ao M178 um controle de emissões altamente eficiente.
Sistema de escapamento esportivo AMG com flaps de exaustão
Empolgação, emoção e esportividade: para a Mercedes-AMG o som do motor é um objetivo importante durante a fase de desenvolvimento. O novo GT tem um sistema de escapamento esportivo com flaps variáveis, que permite ao condutor modificar a sonoridade do motor. Dependendo do modo selecionado, ele pode experimentar o AMG V8 com foco no conforto em longas e tranquilas jornadas ou com um toque mais emocional, inspirado no automobilismo esportivo. O motor M178 tem suas características próprias, que remetem ao parentesco do GT com a família AMG, mas que também o distinguem de todos os outros automóveis de alta performance.
Há um flap em cada lado do silenciador traseiro que é posicionado de forma variável de acordo com o modo selecionado para a transmissão, a exigência de força pelo condutor e a rotação do motor. Em baixa rotação e quando o motor não é altamente solicitado, os flaps permanecem fechados. Isto faz com que os gases do escapamento percorram uma distância maior e que o fluxo, por meio de um elemento adicional de abafamento, reduza o volume de ruído do motor, removendo com eficiência as frequências mais irritantes. Quando o condutor acelera, porém, os flaps se abrem progressivamente de forma que, apesar de parte dos gases do escapamento continuar a percorrer o caminho mais longo, que abafa o ruído, a maior parte deles tem uma trajetória mais curta. Sob solicitação total, em altas rotações, os dois flaps ficam totalmente abertos, permitindo assim que os ocupantes do automóvel desfrutem do poderoso som característico de um V8 AMG. Em resumo: eles não irão duvidar do potencial de desempenho do motor biturbo de oito cilindros e 375 kW (510 cv).
Resfriamento eficiente do ar de admissão, água e óleo do motor
Para chegar a um desempenho exemplar, mesmo quando as temperaturas externas estejam altas, o motor Mercedes-AMG utiliza arrefecimento indireto através do ar e da água. O resfriador do ar de admissão tem um circuito separado de água, com baixa temperatura. Graças ao perfil de circulação otimizado do intercooler, a temperatura máxima do ar de admissão é 180º C. O resfriador de baixa temperatura, com seu circuito a água, assegura que o ar de admissão comprimido pelos turbocompressores resfrie antes de entrar nas câmaras de combustão, mantendo consistentemente uma baixa temperatura de admissão mesmo sob plena carga. Um grande radiador na dianteira do veículo assegura o resfriamento controlado da água que circula no circuito de baixa temperatura. Dutos de admissão de ar extremamente curtos ajudam na otimização da resposta do motor.
O fluido de refrigeração do motor é arrefecido por meio do eficiente princípio do fluxo cruzado e um termostato trifásico permite o rápido aquecimento quando conveniente. Como a bomba d'água é movimentada por uma correia dentada, em vez da tradicional correia em V, um sistema simplificado é utilizado com menor força de conexão. A vantagem principal é a menor perda de força propulsiva. Com fluxo de 420 litros por minuto, a bomba d'água movimenta o equivalente a duas banheiras completas por minuto.
Um radiador de óleo externo na parte dianteira do Mercedes-AMG GT colabora com o gerenciamento térmico do motor V8. Uma bomba de óleo controlada com dois estágios administra a circulação do lubrificante. Ela modifica o fluxo conforme a solicitação e a rotação do motor, colaborando assim para a economia de combustível. Em altas rotações, mais de um litro de óleo circula através dos condutos a cada segundo. Para economizar peso, parte considerável da tubulação do óleo e da água é feita de alumínio.
Soluções sofisticadas também são empregadas no motor:
• Fluxo de ar separado para resfriamento dos gases dos turbocompressores em situações de alta carga térmica
• Mancais ativos para otimização da dinâmica lateral sem perda de conforto
• Unidades auxiliares acionadas de forma eficiente por duas correias de baixo atrito com quatro sulcos
• Posicionamento inteligente das unidades auxiliares, neutralizando virtualmente as forças exercidas pelas correias no virabrequim
• Volante com duas massas com pêndulo centrífugo, evitando a vibração torcional na linha de transmissão, para uma rodagem mais suave
• Função ECO start/stop e gerenciamento do alternador para economizar combustível
Bancos de testes de alta tecnologia para motores com mais de 470 kW
Em Affalterbach há nove estações de testes onde os motores AMG com potência acima de 470 kW e mais de 1.000 Nm de torque são submetidos a testes dinâmicos. Estas instalações de testes podem simular uma ampla variedade de condições ambientais e de rodagem, reproduzindo qualquer tipo de utilização imaginável. Partidas a frio ou a quente, transposição de montanhas, tráfego urbano com paradas e partidas ou voltas rápidas no trecho norte da pista de Nürburgring - os motores são exigidos ao máximo. Até mesmo diferentes temperaturas e a densidade do ar de admissão podem ser controladas por computadores.
Testes funcionais e de resistência para máxima qualidade
O objetivo dos minuciosos testes em bancadas é verificar o desempenho de todos os componentes dos motores, inclusive as unidades periféricas. Todos os dados de medições dos motores são examinados e sistematicamente comparados e avaliados por meio de métodos reproduzíveis. Os testes funcionais são acompanhados de testes de resistência: para garantir os mais altos padrões de qualidade durante toda sua vida útil.
Uma tradição de excelência feita à mão: "um homem, um motor"
O motor AMG 4,0 litros V8 biturbo é fabricado em Affalterbach, de acordo com o princípio "um homem, um motor". Na oficina de motores da AMG, profissionais altamente qualificados montam os motores de alto desempenho à mão, de acordo com os mais estritos padrões de qualidade. A assinatura do montador na placa do motor AMG é um atestado desta produção exclusiva e a transferência do máximo em qualidade e tecnologia do automobilismo esportivo.
Longa tradição em poderosos motores AMG V8
Poderosos motores de oito cilindros são parte inseparável da história da Mercedes-AMG. Fundada em 1967, a empresa causou impacto com o 300 SEL 6.8 AMG, que conseguiu um segundo lugar nas 24 horas de Spa-Francorchamps em 1971 e a vitória na categoria. O sedã de corrida da AMG era baseado tecnicamente no Mercedes-Benz SEL 6.3, com o motor M100 V8. Com
potência de 184 kW (250 cv) a 4.000 rpm e velocidade máxima de 220 km/h, este luxuoso sedã era o automóvel mais veloz produzido em série na Alemanha naquela época. A preparação clássica, com o aumento da cilindrada de 6.330 para 6.835 cm³, permitiu o aumento da potência para 315 kW (428 cv) a 5.500 rpm e do torque, de 500 para 608 Nm.
Outro motor importante na história da AMG foi o M117, o primeiro oito cilindros a contar com quatro válvulas por cilindro. Com 5,6 litros de cilindrada, 265 kW (360 cv) e 510 Nm de torque, esse V8 levava o 300 CE 5.6 AMG a 303 km/h de velocidade máxima. Esses números tornaram o cupê, em 1987, o veículo mais rápido produzido em série na Alemanha. Os fãs americanos da AMG, reverentemente, o batizaram de "The Hammer" (O Martelo).
Dotado de compressor volumétrico, o AMG 5,5 litros V8, de 2001, é outro marco na história do desenvolvimento de motores pela AMG: o M113 K gerava até 428 kW (528 cv) e 800 Nm de torque. O AMG 5,5 litros V8 com compressor presente no SLR McLaren, de 2003, era ainda mais potente - o M155 gerava até 478 kW (650 cv) e 820 Nm.
No ano de 2005 foi realizada a estreia do AMG 6,3 litros V8 naturalmente aspirado conhecido como M156, que desenvolvia até 386 kW (525 cv) e 630 Nm, dependendo do modelo.
Reservado exclusivamente para o SLS AMG e também com 6,3 litros, o M159 tinha potência máxima de 420 kW (571 cv) e torque máximo de 650 Nm. No SLS AMG Coupé Black Series, o mesmo motor atingia 464 kW (631 cv).
O motor AMG 5,5 litros V8 biturbo M157 proporciona entre 386 kW (525 cv) e 430 kW (585 cv), dependendo do modelo, e torque máximo entre 700 e 900 Nm. O M157 é considerado o motor mais eficiente em sua categoria de potência e cilindrada.
Com potência específica de 128 cv/litro e consumo consideravelmente abaixo de 10 litros por 100 quilômetros rodados (valor combinado, norma NEDC), o AMG 4,0 litros V8 biturbo é o novo líder da longa tradição dos poderosos motores V8 da Mercedes-AMG.
Fonte: mercedes-benz_press
Ford cria Mustang especial inspirado no caça F-35 Lightning II
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O Ford Mustang continua criando boas histórias na mídia global como carro esportivo de maior repercussão em um lançamento mundial. Desta vez, a Ford apresentou uma versão especial do novo Mustang 2015, a F-35 Lightning II. Inspirado no avião de caça multifunção mais avançado do mundo, esse modelo de alta performance foi projetado a partir de um Mustang GT fastback.
O carro de visual arrojado será leiloado no próximo dia 31 de julho durante o AirVenture Oshkosh 2014, o maior evento de aviação dos Estados Unidos, com renda revertida para o programa Young Eagles, que incentiva jovens a seguir carreira na aeronáutica. "O caça F-35 foi projetado com a proposta de oferecer uma capacidade e versatilidade sem precedentes e sentimos que seria um parceiro natural para o novo Mustang 2015", diz Edsel B. Ford II, membro do Conselho de Administração da Ford.
O Ford Mustang F-35 Lightning II Edition será uma das primeiras unidades da linha 2015 postas à venda. Ele foi desenvolvido com características únicas pelos times de design e engenharia da Ford, em parceria com fornecedores. A carroceria na cor cinza titânio exibe faixas amarelas na traseira com a inscrição F-35. Assim como o avião que tem as janelas em tom dourado, projetadas para dificultar sua identificação por radar, os vidros do carro simulam o mesmo efeito.
Ele traz molas rebaixadas da Eibach e sistema de escape redimensionado, com ponteiras revestidas de cerâmica. As rodas personalizadas de 21 polegadas da Forgiato são outro diferencial, assim como o difusor dianteiro, os estribos laterais e o spoiler traseiro vertical, feitos de fibra de carbono. Na cabine, os detalhes exclusivos incluem painel modificado, bancos Recaro, sistema de som personalizado e tapetes bordados com o emblema F-35 Lightning II.
A Ford é única marca automotiva a patrocinar o evento, realizado 28 de julho a 3 de agosto no Aeroporto Regional Wittman em Oshkosh, Wisconsin. Em 15 anos de apoio, este é o sétimo Mustang especial criado pela Ford para o leilão da Young Eagles.
Fonte: Imprensa Ford
Curitiba Motorshow terá apresentação de único Jetcar brasileiro
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Nos dias 16 e 17 de agosto o Autódromo Internacional de Curitiba recebe a 3ª edição do Curitiba Motorshow considerado o maior parque de diversões a motor do Brasil. Entre as atrações o evento terá a exclusiva apresentação do único JETCAR brasileiro, acelerando na reta principal do autódromo.
O Jetcar é um veículo no estilo dragster, mas com o diferencial de ser movido com turbina de avião. Na América latina, apenas o piloto Ricardo Bersani, o "Pudim", pilota este tipo de veículo, que pode atingir cerca de 400 km/h na casa dos 5 segundos. Para Bersani, que pilota Jetcar desde 2008, a grande diferença entre o jetcar e um dragster comum está, além da estrutura física, no desempenho na pista. "O dragster tem uma arrancada mais forte, mas o Jetcar tem uma progressão da velocidade na pista bem superior", comenta o piloto. Ele ainda destaca que não há uma modalidade de competição do jetcar, mas que realiza apresentações especiais nos principais eventos automotivos.
Além da performance do jetcar, outros dragsters também irão se apresentar durante a programação do Curitiba Motorshow. Entre as atrações do evento estão shows em duas e quatro rodas; o III Encontro Internacional de Hot Rods Confraria do Hot (com exposição de muscle cars como Maverick e Mustang); Corrida Rústica Super Night Run; Drift RC’S; Encontro de Miniaturas Espaço DIECAST; Rei da Pista; Desafio 201 Hot Rods e Muscle Cars; Exposição de Carros, Motos e Customizados; Campeonato Dub Style 201% Eventos; Etapa EMMA Brasil;
Business Day e Rock’n Race Festival. As novidades deste ano ficam por conta do Concurso Pinup Contest, Gincana de Clubes e da apresentação do JETCAR (veículo no estilo dragster, movido a turbina de avião - único no Brasil). Além disso, no dia 15 de agosto haverá a primeira atração oficial do Curitiba Motorshow: o TrackDay In (www.trackdayin.com.br), onde os apaixonados por carros e velocidade podem pisar fundo no acelerador na pista do AIC.
O evento conta com o patrocínio das seguintes empresas: InjePro - Automotive Technology, Picanha Mania, Conduspar Condutores Elétricos, Technoise e Só Carrão. Apoio: Confraria do Hot, Força Livre Motor Sport, Amazonas Dragway, FPA (Federação Paranaense de Automobilismo), CAR - Clube de Arrancada, Aeroporto Executivo, Pro Correr, Adesipar, Espaço Diecast, 101% Eventos Esportivos e Bolla de Neve Church. Apoio de Mídia: Revista Race Master, Revista Rod & Custom, Revista Auto Motivo e Revista Dragstrip. Agência oficial: World Tour. Companhia Aérea Oficial: TAM Linhas Aéreas.
Os ingressos para o Curitiba Motorshow estão à venda pelo site Alô Ingressos (www.aloingressos.com.br). Para mais informações sobre o evento acesse www.curitibamotorshow.com.br ou acompanhe a Fan Page oficial https://www.facebook.com/ctba.motorshow. O evento conta com a organização da 3 Sport Entertainment.
Serviço:
3ª edição do Curitiba Motorshow
Quando? 16 e 17 de agosto das 09 as 18h
Onde? Autódromo Internacional de Curitiba (Av. Iraí, 16, Cep. 83.321-000 - Pinhais/PR)
Ingressos: à venda pelo site Alô Ingressos (www.aloingressos.com.br)
Entrada franca: Crianças até 10 anos (apresentando documento de identificação pessoal com foto) e pilotos filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo e Confederação
Brasileira de Motociclismo (com carteira emitida em 2014 por uma das respectivas entidades) não pagam entrada.Meia entrada (venda somente nas bilheterias do Autódromo): estudantes do ensino fundamental, médio e superior - público e particular - apresentando carteira estudantil com foto,
validade a partir de 2013 e comprovante de matrícula e/ou pagamento da última mensalidade escolar (Lei Estadual 11.182/1995); professores da rede de ensino público e particular do estado do Paraná (Lei Estadual 15.876/2008); idosos com idade igual ou superior a 60 anos - (Lei Federal 10.741/2003); doadores de sangue registrados em hemocentro e bancos de sangue de hospitais do Estado do Paraná (Lei Estadual 13.964/2002).
Saiba mais: www.curitibamotorshow.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/ctba.motorshow
Fonte: BelPress :: Comunicação
terça-feira, 29 de julho de 2014
MOTUL garante pódio em cinco categorias com a Escuderia X
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Pilotos contaram com o alto desempenho dos lubrificantes da multinacional francesa para alcançar excelentes resultados na terceira etapa da Copa MG de Motocross. A chuva e a pista pesada marcaram o cenário da terceira etapa da Copa Minas Gerais de Motocross, o GP São Gonçalo do Rio Abaixo, nos dias 26 e 27 de julho.
A Escuderia X superou os obstáculos do mau tempo e conquistou pódio em todas as categorias que participou. Foram, ao todo, cinco pilotos apoiados pela MOTUL recebendo a premiação entre os melhores de cada classe.
Destaque da equipe o experiente Davis Guimarães venceu com facilidade a prova da MX3, cruzando a linha de chegada quase dois minutos a frente do segundo colocado. O paranaense
segue confiante em recuperar a liderança do principal campeonato do país, o Brasileiro de Motocross, no qual ocupa a vice-liderança, com apenas quatro pontos de diferença para o ponteiro.
“Estou trabalhando duro e treinando forte para buscar meus objetivos nesta temporada. Após algum tempo sem competições pude acelerar novamente e estabelecer um ritmo bom para buscar novamente a liderança no nacional”, comentou Davis.
Na MX1 Jetro Salazar alcançou o quinto posto na soma das baterias da categoria principal. O equatoriano briga pela ponta nas duas principais competições do país, o Brasileiro de Motocross, no qual é vice-líder da MX1, e no Arena Cross, onde ocupa a terceira colocação na MX Pró.
Pepê Bueno fez sua estreia na equipe e já garantiu um excelente resultado, recebendo a bandeira quadriculada com o segundo lugar na classe Júnior, mesma posição conquistada por Leonardo Almeida na 85cc. Na Intermediária, Mauriti Júnior encerrou a rodada com o quarto lugar no pódio da Intermediária.
A Escuderia X conta com a parceria e o apoio da MOTUL - referência em lubrificantes para motores de alta tecnologia - e se prepara para encarar novos desafios nos próximos dias. No dia 09 de agosto os atletas viajam para Jundiaí, interior de São Paulo, para acelerar na quarta etapa do Arena Cross e no dia 17 o compromisso é em Canelinha, Santa Catarina, na terceira etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross.
Fonte: VANESSA GIANELLINI COMUNICAÇÃO - VGCOM
Ford Ecosport ganha nova versão Freestyle 2.0 na linha 2015
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A Ford lança uma nova versão do EcoSport na linha 2015, a FreeStyle 2.0 PowerShift, juntando dois itens muito procurados no utilitário esportivo: o câmbio sequencial Powershift, de seis velocidades e o pacote de acabamento FreeStyle. Até então, o EcoSport só oferecia o modelo FreeStyle, que é o mais vendido da linha, com transmissão manual.
"A nova versão FreeStyle é uma resposta aos pedidos dos consumidores. Com isso, o EcoSport passa a oferecer a transmissão PowerShift nas versões SE, FreeStyle e Titanium", diz Andre Leite, gerente de Marketing do Produto da Ford. "O objetivo é ampliar o leque de escolha dos clientes e a liderança do EcoSport no mercado, reforçando o conforto, a comodidade, a tecnologia e o seu estilo único e aventureiro."
Equipamentos e preço
O novo EcoSport FreeStyle 2.0 Powershift cria uma opção intermediária entre os modelos 2.0 SE e 2.0 Titanium, com preço de R$73.990. Ele vem com motor Duratec 2.0 16V Flex, de 147/141 cv, e transmissão sequencial PowerShift de seis velocidades, que permite selecionar três modos de condução (automático, esportivo ou manual sequencial) e tem padrão A de economia de combustível no programa de etiquetagem do Conpet/Inmetro.
Como itens adicionais em relação à versão SE PowerShift, a FreeStyle 2.0 PowerShift traz: rodas de liga leve de 16 polegadas com pneus 205/60 R16, bagageiro de teto com barras transversais, grade dianteira e retrovisores na cor cinza London Grey, computador de bordo, alarme volumétrico, sensor de ré, vidros elétricos dianteiros e traseiros com fechamento a um toque, abertura e fechamento global, ajuste lombar do banco do motorista, volante e manopla do câmbio revestidos em couro, ponto de força de 12 V, retrovisores externos com piscas integrados e sistema de som com quatro alto-falantes dianteiros e dois tweeters.
O modelo já vem também com: direção elétrica, ar-condicionado, porta-luvas climatizado, controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), piloto automático, faróis de neblina e sistema de conectividade SYNC com rádio, CD-player, conexão Bluetooth, entradas USB e auxiliar, comandos de voz para áudio e celular e tela multifuncional de 3,5 polegadas no painel. "Como toda a linha EcoSport, a nova versão pode ser adquirida com taxa zero dentro da campanha de varejo que a Ford está promovendo este mês", completa Andre Leite.
Novas cores
O EcoSport também passa a oferecer três novas cores na linha 2015 - a sólida branco Vanilla, a metálica prata Dublin e a perolizada vermelho Merlot - que destacam o seu design arrojado e esportivo. Elas completam as cinco opções já conhecidas - as sólidas branco Ártico, preto Ebony e vermelho Arpoador e as metálicas laranja Savana e prata Riviera - e estão disponíveis para toda a linha, nas versões SE, FreeStyle, Titanium e 4WD.
Fonte: Imprensa Ford
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Evento Euro Citro invadirá o tradicional circuito das 24 horas de Le Mans
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É com grande expectativa que proprietários, colecionadores e amantes da marca do duplo Chevron aguardam mais uma edição do Euro Citro, encontro de carros antigos da marca que reúne boa parte do acervo europeu. Realizado tradicionalmente no Circuito de Le Mans, o evento oferece ampla programação para os entusiastas, incluindo: o Um grande mercado de trocas, que juntará mais de 150 expositores dedicados ao universo Citroën: peças avulsas, literatura, documentações, miniaturas... o Um museu que exibirá os modelos excepcionais da ??marca Citroën (temas previstos: o universo do bem-estar Citroën, os carros de Sébastien Loeb - com os quais ele se tornou nove vezes campeão mundial de rali - e uma apresentação espetacular de antigos utilitários da marca);
o Voltas no circuito Bugatti, sempre em baixa velocidade e organizadas por modelo;
o Um concurso de elegância apresentado pelo grande especialista da marca, Olivier de Serres (domingo, às 14 horas);
o Um leilão conduzido pelo martelo de M. Ruellan, com a oferta de carros e objetos Citroën (sábado, às 14 horas);
o Um jantar especial oferecido aos participantes no sábado à noite, terminando com uma queima de fogos;
o Orquestras que animarão os bailes de sexta-feira e do sábado à noite;
o Autores de obras e quadrinhos dedicados à marca Citroën autografarão suas obras durante toda a duração do evento;
o Um camping estará disponível gratuitamente para os participantes entre 7 e 11 de agosto;
Três modelos de destaque da história da Citroën comemorarão seu aniversário durante a Euro Citro 2014:
§ Os 80 anos do Traction Avant,
§ Os 40 anos do CX,
§ E os 25 anos do XM.
Um público recorde de mais de 3.000 carros é esperado pelos organizadores.
Fonte: CITROËN DO BRASIL - RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
Aracaju recebe primeira Audi Center de Sergipe
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A partir do início de agosto, Aracaju ganhará a primeira Audi Center do estado de Sergipe. A concessionária, dedicada à marca será inaugurada na avenida Chanceler Osvaldo
Aranha, nº 100. Além de todo o portfólio de modelos Audi, os consumidores da região contarão com serviços de pós-venda para revisão e manutenção dos veículos.
O investimento está sendo feito pelo Grupo Gama – um dos principais grupos de concessionárias de automóveis do Nordeste brasileiro – e a expectativa é que, com a inauguração da loja, a Audi atenda à uma demanda latente por veículos premium já existente na região.
A Audi será a primeira marca a inaugurar uma concessionária própria dedicada a modelos premium na cidade. “Temos metas ambiciosas de vendas no Brasil”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi Brasil “Ser a primeira marca a chegar em uma cidade importante da região Nordeste, como Aracaju, reforça nossa estratégia de fortalecer nossa presença em todo o país.”, finaliza.
A Audi Center Aracaju ocupa um terreno de 1.000 m² , com showroom e oficina, oferecendo aos clientes um ambiente confortável e moderno. Os consumidores da cidade também encontram na loja modelos em exposição e para test drive, assim como consultores qualificados e treinados pela matriz da companhia na Alemanha “Assim, garantimos que eles estão completamente habilitados para encontrar o melhor modelo e negócio para cada perfil de cliente”, conta Silvio Fonseca, gerente geral da Audi Center Aracaju. O executivo reforça que o serviço de pós-venda será o principal diferencial da concessionária “Com a inauguração da Audi Center, o cliente passa a contar com um serviço premium de padrão internacional ao lado de sua casa”, detalha.
O evento de inauguração da Audi Center Aracaju será realizado no dia 29 de julho, a partir das 20h. Na ocasião, para recepcionar convidados e imprensa, estarão presentes: Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi Brasil e Sérgio Gama, diretor do Grupo Gama.
Fonte: Departamento de Comunicação Audi Brasil
Evento reúne clubes do Porsche na Fazenda Boa Vista no interior de São Paulo
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O 356 Porsche Clube Brasil e o São Paulo Porsche Clube (SPPC) mais uma vez reúnem associados, amigos, familiares e seus brinquedos favoritos. É a terceira edição do “Encontro do Porsche 356 e 911”, que, este ano, comemora os 60 anos do Carrera e do Speedster. O evento, que acontecerá na Fazenda Boa Vista ( Porto Feliz/ SP), no dia 9 de agosto, reunirá cerca de 300 carros antigos, entre Porsche, Jaguar, BMW, Mercedes e Ferrari.
O público presente poderá ver, fotografar e conhecer a história por trás das estrelas da exposição, e saborear o cardápio preparado pelo Buffet Fasano especialmente para os visitantes. As crianças que acompanharem os convidados ao evento terão diversas atividades monitoradas, como a “Caça ao Tesouro”, que prometem distrair a garotada – além da oportunidade de aproximá-las do rico universo do Antigomobilismo.
Além disso, será possível conferir novidades dos patrocinadores, que este ano são o grupo JHSF, Bradesco Private, Panerai, Brasilwagen, Mini Dreams, Universo Marx, Hotel Toriba, Monreal Turismo, Stuttgart Sportcar (Porsche), entre outros.
Os convites podem ser adquiridos na Ricardo Dias Produções e Eventos por R$ 200,00 até o dia 1º de agosto. O Segundo lote dos convites custará R$ 250,00.
Sobre o evento
Idealizado pelo ex-piloto Sergio Magalhães, presidente do 356 Porsche Clube Brasil, o Encontro de Porsches 356 e 911 vem sendo realizado na Fazenda Boa Vista desde 2012. Com o reforço do São Paulo Porsche Clube, presidido por Ewerton Brandão Filho, hoje é considerado relevante evento de clássicos automotivos. O projeto também é valoroso para exposição de marcas e relacionamento em um dos ambientes mais sofisticados de São Paulo, a Fazenda Boa Vista. Os encontros costumam reunir empresários, celebridades e empreendedores.
Serviço
Evento: III Encontro do Porsche 356 e 911 – “60 anos do Porsche Carrera e Speedster”
Local: Fazenda Boa Vista - km 102 da Rod. Castello Branco - Porto Feliz (SP)
Data: 9 de agosto (sábado)
Horário: das 11 às 17 horas
Convites – Ricardo Dias Produções e Eventos - Rua Alvarenga, 515 – São Paulo. Telefone – 3095-9500
Fonte: Lucia Paes de Barros Assessoria de Comunicação
sexta-feira, 25 de julho de 2014
Confira dicas de segurança no trânsito no Dia do Motorista
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Hoje, dia 25 de julho comemora-se o Dia do Motorista. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, a categoria vai muito além do carro. A data vale para condutores de bicicleta, moto, carro de passeio, caminhonete e até carreta de 35 toneladas.
Engajada com a segurança no trânsito, a Michelin aproveita a data para ressaltar alguns cuidados que se deve ter na direção. “É imprescindível fazer uma revisão mecânica. Além do estado dos pneus, é necessário verificar se todas as luzes estão funcionando, se os limpadores de para-brisa não estão ressecados, se a água do radiador e o nível de óleo do motor estão completos e se os sistemas de direção e freios estão em perfeito estado”, afirma Flávio Santana, engenheiro e gerente de produtos da Michelin.
Os pneus merecem especial atenção, já que são o único ponto de contato do veículo com o solo. “É preciso cuidado nas frenagens e curvas, principalmente se o piso estiver molhado. Os pneus devem estar sempre em perfeito estado, levando em conta a calibragem e vida útil”, completa Santana.
De acordo com o Manual do Proprietário do Veículo, a calibragem deve ser feita quinzenalmente ou antes de pegar a estrada, independentemente do veículo. Se a pressão não estiver adequada, podem desgastar mais rapidamente, afetando diretamente a estabilidade e, consequentemente, a segurança.
Para indicar a hora certa de trocar os pneus, os fabricantes desenvolveram o TWI – Tread Wear Indicator –, que em português significa “Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem”. Os pneus devem ser trocados quando estiverem no mesmo nível da elevação da região entre os sulcos. Esses servem para aumentar a aderência e evitar aquaplanagem: quanto maior a profundidade, maior a capacidade de escoamento e menor a probabilidade de perda de estabilidade.
Já para os motociclistas, os cuidados são ainda maiores. Além de todos os cuidados preventivos, é necessário ficar atento à sinalização, ao fazer ultrapassagens perigosas e ao risco do tráfego pelos corredores.
Lembrando que independente do veículo, é indispensável estar com a documentação em dia. Seguro obrigatório, CNH, IPVA, licenciamento e seguro particular, são fundamentais.
Outros itens que merecem atenção:
Níveis de óleo de freio e de motor;
Nível da água;
Freios;
Injeção ou carburador;
Bateria;
Lanternas, setas e luzes do painel;
Filtros de óleo e ar;
Terminais elétricos;
Lubrificação dos cabos de embreagem, acelerador e corrente;
Suspensão dianteira;
Amortecedores traseiros;
Porcas e parafusos;
Rolamento de roda;
Caixa de direção;
Velas;
Regulagem de válvulas.
Fonte: CDN Comunicação Corporativa
Chevrolet Opala comemora 45 anos no sambódromo do Anhembi
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Na próxima terça-feira, dia 29 de julho, o Auto Show Collection promove um dos eventos mais esperados da temporada 2014, a Noite do Opala. O evento comemora os 45 anos de lançamento do carro que se tornou um ícone nacional para fãs da linha Chevrolet e de carros antigos em geral.
Às 21h15 um desfile na pista do sambódromo contará a trajetória do Opala em suas inúmeras versões, desde o sedan 1969 que foi um dos carros mais vendidos do seu tempo, passando pelas versões De Luxo, SS (Super Sport), Standart, Comodoro e Diplomata. Também farão parte do evento modelos construídos ou equipados com os motores de quatro ou seis cilindros usados no Opala como a pick-up C-10 ou a Veraneio, entre outros clássicos como o Impala, Bel Air, Camaro, Corvette entre outros.
Além do Clube do Opala de São Paulo, a Noite do Opala contará com a participação de outros clubes de fãs da linha Chevrolet como o Clube do Kadett, Clube do Chevette e do Chevrolet Clube do Brasil.
O Auto Show Collection é o maior evento periódico de carros antigos do país e reunne cerca de 6.000 pessoas a cada edição nas noites de terça-feira, no sambódromo do Anhembi.
Além do evento temático, o encontro terá a tradicional exposição de veículos antigos e especiais, área para carros mexidos e customziados e outras atrações como o mercado de peças, área de compra e venda de veículos, área de modelismo, praça de alimentação, pizzaria entre outros.
A programação completa do evento, calendário temático e fotos está disponível no site http://www.carz.com.br/collection/calendario .
Serviço:
Auto Show Collection
Local: Sambódromo de SP
Av. Olavo Fontoura, 1209 (entrada pelo portão 23 )
Toda terça das 18h às 23h
Preços: Carro visitante R$ 38; Carro antigo com placa preta R$ 25; Motocicleta R$ 20; Passageiro no carro além do motorista +R$ 7; Pedestre R$ 15 (meia Entrada para Crianças de
07 a 12 anos, pessoas com necessidades especiais de locomoção e idosos)
Fonte: camargocomm
“O carro onde você quer se ver” é a assinatura da campanha do novo Honda Civic 2015
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Depois do sucesso do lançamento do novo Fit 2015, a Honda agora apresenta a campanha para a divulgação do novo Civic 2015. Com base nas características mais marcantes do modelo – sofisticação, esportividade e prazer ao dirigir –, a empresa desenvolveu peças para revistas, internet, mídias externas e spots para rádios, além de um filme que será veiculado a partir de hoje (24/7) em TV aberta e a cabo.
Com a assinatura “O carro onde você quer se ver”, a campanha ressalta os melhores atributos do modelo: nova grade frontal, rodas de 17 polegadas, novo painel e excelente espaço interno, reforçando a imagem do novo Honda Civic como o melhor sedã do país. O conceito criativo foi desenvolvido como resultado de pesquisas realizadas com consumidores do veículo no Brasil.
O filme tem 30 segundos e traz elementos que pretendem criar uma relação direta com o público brasileiro, como a locação no Rio Grande do Sul e o Falcão-de-coleira (Falco Femoralis). No roteiro, o personagem principal narra a experiência de sair do próprio corpo e se enxergar por meio dos olhos de outras pessoas. Nessa experiência, ele descobre todas as características do Honda Civic sob diferentes perspectivas. Ao final do filme, relata a volta ao próprio corpo e afirma ter gostado do que viu.
“Nessa campanha, resgatamos o lado emocional do consumidor, onde o carro é uma forma de expressar sua personalidade e seu estilo de vida. Com design sofisticado e esportivo, é sinônimo de status. O proprietário tem orgulho de ser visto com seu novo Civic”, comenta Sergio Bessa, Diretor de Vendas e Marketing da Honda.
Fonte: S2Publicom
DS Clube aquece os motores para o Salão do Automóvel
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O DS Clube, organizado de forma independente pelos fãs dos carros da marca, já tem roteiro de viagem definido para novembro: o Salão Internacional do Automóvel de São Paulo.
Neste domingo, 20 de julho, seus integrantes aproveitaram o belo dia de sol em uma viagem de São Paulo a Campos do Jordão para dirigir seus DS, compartilhar experiências “Créative Technologie” e organizar o encontro nacional dos apaixonados pelos modelos DS3, DS4 e DS5.
De acordo com o fundador do DS Clube, Antonio Carlos, mais conhecido como “Bicudo”, a ideia é repetir a ação de 2012, ano da criação do clube, e organizar um passeio para todos os fãs de DS do Brasil no primeiro fim de semana do salão. “Vamos nos encontrar em Jundiaí no sábado. De lá, pegamos uma van e vamos até o Anhembi fazer a nossa visita oficial ao estande da Citroën. Depois, no domingo, almoçaremos em Itu em um passeio com os carros”, explica Bicudo.
Criado a partir do C4Clube, o DS Clube já tem história no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo. O primeiro Encontro Nacional aconteceu na edição de 2012 do evento, quando os primeiros adesivos oficiais foram entregues aos seus integrantes. “A cada ano mais proprietários de DS nos procuram, indicados por amigos ou porque nos viram na internet e mídias sociais”, afirma Nilo Borriello, um dos integrantes do clube.
Fonte: CITROËN DO BRASIL - RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA
quinta-feira, 24 de julho de 2014
Toyota i-Road será integrado ao sistema de transporte da cidade de Grenoble, na França
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A Toyota vai disponibilizar 70 modelos i-Road e COMS, veículos elétricos ultra-compactos da marca, para o serviço de transporte público da cidade de Grenoble, na França. Por um período de três anos, as unidades poderão ser alugadas nas mais de 30 estações de recarga, localizadas próximas às áreas de parada do sistema de transporte público da cidade. Os carros devem iniciar a operação no mês de outubro deste ano.
A iniciativa é uma parceria entre a Toyota, a administração da cidade francesa, a EDF, quem desenvolveu e gerencia os terminais de recarga, e Citélib, responsável pelo sistema de empréstimos da frota local ao transporte público.
Para aumentar a interatividade, o Citélib contará com um sistema de navegação multimodal com a tecnologia Ha:mo, da Toyota. Para o usuário, o maior benefício está na possibilidade de planejar a rota antes de sair de casa. Por meio de um aplicativo, o passageiro visualiza o local e a quantidade de i-Roads disponíveis, efetua a reserva e paga pelo aluguel. O aplicativo também mostra o status do tráfego e as condições do transporte público.
O projeto também sustenta uma interconectividade com outras meios de transportes (bondes, ônibus e trens) e incentiva um novo tipo de mobilidade com o uso dos veículos compactos.
A medida deve diminuir o tempo total de deslocamento e contribuir com a redução dos congestionamentos, influenciando, diretamente, na qualidade do ar no centro da cidade.
Veja vídeos do Toyota i-Road:
http://newsroomtoyota.co.jp/en/download/3418140
http://newsroomtoyota.co.jp/en/download/3418142
Fonte: Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
AEA: 30 anos de desafios do engenheiro automotivo brasileiro
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A AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva comemora hoje 30 anos de atividades ininterruptas como a mais importante entidade técnica do setor automotivo brasileiro, cuja contribuição associativa nesse período passou por conhecer e adaptar tecnologias internacionais, na construção de programas de redução de emissões veiculares, no desenvolvimento da tecnologia flexfuel, participação efetiva nas questões da mobilidade nacional e, mais recentemente, na mais expressiva política de incentivo à indústria, o Inovar-Auto.
Doze presidentes estiveram à frente da AEA, alguns com mais de um mandato: Augusto Cezar Saldiva de Aguiar, Wilson Carvalho, Nedo Eston de Eston, Luso Ventura, Claus Bromberg, Henry Joseph Jr., José Edison Parro, Marcos Madureira, Geraldo Rangel, Marco Antonio Saltini, Franco Ciranni e o atual, Antonio Megale.
A proposta de criação de uma associação de engenharia automotiva surgiu durante a realização da primeira edição do SIMEA – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, em 1983, em Brasília. No ano seguinte, também em Brasília e na 2ª edição do SIMEA, nasceu a AEA, com o objetivo de ser um fórum independente de debates técnicos do setor automotivo brasileiro, com a participação do Governo Federal, da indústria e da universidade.
Entidade sem fins lucrativos, a AEA desenvolve sete importantes eventos anuais: Seminário de Emissões; Seminário de Eletroeletrônica; Prêmio AEA de Meio Ambiente; Simpósio Internacional de Combustíveis; SIMEA - Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva; Seminário de Segurança Veicular e Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos. Além disso, cerca de 18 cursos presenciais, 6 online e in company, por demanda.
“A AEA completa seus primeiros 30 anos no momento mais importante da indústria automobilística nacional, ou seja, de desafios do Inovar-Auto, que certamente levarão o País a um patamar mais competitivo no mercado automotivo internacional”, afirma Antonio Megale, presidente da entidade, para quem “nesse contexto, ganham sobretudo os engenheiros automotivos brasileiros por desenvolver seu papel como protagonista, não mais como figurante do início da indústria automobilístico no Brasil nos anos 1950”.
Fonte: Textofinal de Comunicação Integrada
Prestes a completar 100 anos no Brasil, marca Texaco ganha nova assinatura
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Nesta quinta-feira, dia 24 de julho, a marca Texaco, pertencente à Chevron Brasil Lubrificantes, lança sua nova assinatura. A famosa estrela vermelha surge, agora, acompanhada da palavra “Lubrificantes”. O objetivo da mudança é destacar o atual foco da operação da empresa no mercado brasileiro, sem perder, contudo, a força do logotipo mundial. “A Texaco está presente na vida das pessoas há quase cem anos, mas sua atuação no Brasil mudou nos últimos anos e sentimos a necessidade de sinalizar de forma concreta essa mudança, modernizando a marca no país”, afirma Antonio Ennes, diretor-geral da Chevron Brasil Lubrificantes.
O design da logo mundial será mantido. A marca receberá apenas um decodificador posicionado abaixo dela, no canto direito da imagem. “A estrela da Texaco é inspirada na bandeira do estado do Texas, onde a empresa foi criada. Seu significado e história transcende quaisquer possíveis mudanças operacionais da companhia, Por isso, não podíamos mexer nela, que além de tudo, é reconhecida mundialmente. Porém nossa nova assinatura e identidade visual deixará mais claro a nosso consumidor as mudanças vividas pela empresa nos últimos anos, como o fato de, hoje, a marca Texaco no Brasil estar focada no mercado de comercialização de óleos lubrificantes”, destaca Antonio Ennes.
A nova assinatura Texaco Lubrificantes, desenvolvida pela agência M Quatro, constará em todo o material institucional da marca, sendo aplicado nas publicações internas e externas, website, intranet e newsletter, assim como nas embalagens e material publicitário de feiras e congressos. Além disso, o novo design corporativo reforçará a comunicação da companhia nas redes sociais através dos canais YouTube (www.youtube.com/TexacodoBrasil) e Facebook (www.facebook.com/ProdutosTexaco).
“Essa é mais uma ação que fazemos já iniciando as comemorações dos 100 anos da marca Texaco no Brasil, que será comemorado em 2015. Trata-se não só de um grande investimento da companhia, mas de mais um importante projeto de toda equipe em busca de atingir a total qualidade dos produtos e serviços oferecidos por nós. Esperamos que todos gostem da mudança e da nova asinatura Texaco Lubrificantes”, explica Antonio Ennes, diretor-geral da Chevron Brasil Lubrificantes.
Fonte: In Press Porter Novelli
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Porsche investe 150 milhões de euros no centro de desenvolvimento de Weissach
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Por Porsche Latin America, Inc.
Na presença de Winfried Kretschmann, o Primeiro Ministro de Baden-Württemberg, e do Dr. Wolfgang Porsche, o Presidente do Comitê de Supervisão da empresa, a Porsche AG inaugurou oficialmente três novos edifícios no centro de desenvolvimento de Weissach, marcando a conclusão do maior projeto de investimento da história do centro. Os novos edifícios, que incluem o estúdio de projetos com instalações para construção de carros conceito, um túnel de vento aeroacústico e o centro de integração eletrônica, determinam novos padrões a serem seguidos no desenvolvimento avançado de veículos “projetados e desenhados em Weissach”.
Puro espírito inovador da Suábia
“Weissach agora representa, mais do que nunca, a mais avançada experiência em engenharia alemã e o puro espírito inovador da Suábia”, afirmou Matthias Müller, Presidente da Diretoria Executiva da Porsche AG, durante a inauguração. “A engenharia inteligente dá origem ao sucesso não apenas na fabricação de veículos motores, mas também na arquitetura.
Isso é mostrado por estes novos edifícios: aqui nossas criativas pessoas a cargo do desenvolvimento conseguem colaborar ainda mais profundamente do que antes”, afirma Müller.“Eles dizem, você sabe, que Baden-Württemberg é um estado de pensadores e inventores, e Mönsheim e Weissach deixam claro que isso não é apenas um ditado”, acrescenta o Primeiro Ministro Kretschmann. “Os negócios nesta região sabem que para poderem sobreviver no concorrido mercado mundial você precisa manter uma liderança tanto tecnológica como em engenharia. É esse o objetivo do centro de desenvolvimento de Weissach e para isso, Baden-Württemberg, que abriga tecnologia de última geração, oferece uma infraestrutura ideal”.
O centro de pesquisa e desenvolvimento já se destacou no setor no passado, sendo o fabricante de carros esportivos sediado em Stuttgart a única empresa no setor a reunir toda área de pesquisa e desenvolvimento em um único local: desde o conceito até o desenvolvimento do carro de produção (desde os primeiros esboços até o sistema de motor e transmissão, carroceria, chassi, parte elétrica e eletrônica), incluindo provas nos circuitos em asfalto e off-road do próprio centro. Isso também destaca a força que Weissach proporciona ao grupo Volkswagen. Assim como os outros dois centros de desenvolvimento principais sediados na Alemanha em Wolfsburg e em Ingolstadt, Weissach está a cargo da estrutura e tecnologia fundamentais que também são usadas nos carros da marca irmã.
Transparência máxima
O novo estúdio oferece à equipe de projetistas as condições ideais para todo o processo de criação da parte externa e interna dos veículos da Porsche. Desde a primeira visão até a sua forma acabada, todos os carros esportivos são criados em apenas um local. A disposição arquitetural do novo estúdio facilita um nível máximo de transparência e comunicação e fortalece a interação entre as disciplinas de “Preparo” e “Análise de fluxo”, cujas equipes trabalham com os projetistas no mesmo complexo de edifícios.
Diretamente ao lado do estúdio se encontra o “novo túnel de vento”. Essa proximidade ajuda na colaboração diária e reduz a duração dos ciclos de tempo entre o projeto e o desenvolvimento aeroacústico. Neste processo, os especialistas utilizam o túnel de vento em diversas aplicações, desde os momentos iniciais do desenvolvimento do projeto de carros conceito até testar veículos que estão completamente prontos para produção. O edifício e o equipamento do túnel de vento representam o maior elemento individual do investimento de 150 milhões de euros do fabricante de carros esportivos nesta localidade. Os principais objetivos do novo túnel de vento incluem obter aerodinâmica com mais eficiência de energia, uma segurança de monitoração ainda maior e um conforto ainda maior durante a viagem para as futuras gerações de veículos. Com o “novo túnel de vento” no centro de desenvolvimento de Weissach, a Porsche mais uma vez está fazendo uma valiosa contribuição ao desenvolvimento avançado e ecológico de veículos.
Arquitetura que realça o processo
O centro de integração eletrônica (EIZ), que se encontra imediatamente ao lado, reúne em um único local o trabalho das pessoas encarregadas do desenvolvimento na Porsche, nos campos de parte elétrica e eletrônica, facilitando assim uma interação perfeita de todos os componentes do veículo. Os departamentos de parte elétrica e de eletrônica antes estavam distribuídos entre doze edifícios diferentes na fábrica de Weissach. Essa disposição, que evoluiu com o passar do tempo conforme a quantidade de peças eletrônicas nos carros aumentou, demonstrou ser um verdadeiro obstáculo ao desenvolvimento rápido enquanto as funções dos veículos se tornavam cada vez mais complexas. A arquitetura inteligente do edifício, que ajuda no processo de desenvolvimento, agora faz com o EIZ seja um verdadeiro acelerador da inovação.
Centro de desenvolvimento de Weissach da Porsche
O centro de desenvolvimento da Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG em Weissach (perto da cidade de Stuttgart, Alemanha) tem significado desenvolvimento inovador e inteligente de veículos por muitas décadas. Desde 1971, a empresa tem desenvolvido nesse local os carros esportivos do futuro, que agora saem da linha de montagem nas fábricas de Zuffenhausen, Leipzig e Osnabrück e são vendidos em mais de 125 mercados por todo o mundo. A pista de provas em Weissach no distrito de Böblingen tem sido usada desde 1962. Como resultado da ampliação do centro de desenvolvimento, os três novos edifícios agora se encontram no limite do município de Mönsheim, no distrito de Enzkreis. Mais de 6.000 funcionários, tanto da Porsche (4.500) como de empresas parceiras (1.500), atualmente trabalham no centro nos setores de desenvolvimento, automobilismo, compras e área de apoio.
Gasolina Petrobras GRID chega à rede de postos Petrobras em todo o País
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Por Gerência de Imprensa e Comunicação Interna
Maior lançamento da Petrobras Distribuidora no segmento automotivo em 2014, a gasolina Petrobras Grid já está disponível nos postos Petrobras em todo o país. A gasolina Petrobras Grid incorpora um pacote de detergentes, dispersantes e um aditivo modificador de atrito, especialmente desenvolvidos para o mercado brasileiro, que proporcionam maior desempenho, máxima eficiência e proteção do motor. Os investimentos no novo combustível chegam a R$ 85 milhões, incluindo 1.200 horas de testes no Centro de Pesquisas da Petrobras (CENPES), no Rio de Janeiro.
A Petrobras Grid possui teor máximo de enxofre de 50 ppm e coloração esverdeada. Ela pode ser utilizada em veículos movidos a gasolina ou flex, principalmente os equipados com injeção eletrônica, e tem a garantia de qualidade atestada pelo programa De Olho no Combustível. Com o aditivo modificador de atrito, aumentam a resistência ao desgaste do motor e a vida útil das peças, enquanto se reduzem os depósitos nas válvulas de admissão e, consequentemente, os custos de manutenção do veículo.
Para o diretor da Rede de Postos de Serviço da Petrobras Distribuidora, Luis Alves de Lima Filho, a novidade vem atender à expectativa do mercado: “Temos hoje um consumidor mais exigente, que busca produtos de qualidade e uma marca confiável. A Petrobras Grid oferece tudo isso”, explica.
Campanha – Com o slogan “Petrobras Grid: Gasolina se escolhe assim”, em 20/07 foi lançada uma campanha publicitária nacional para divulgar a nova gasolina, com peças para TV aberta e fechada, rádio, internet, mídia exterior, revista e ponto de venda. Mais informações estão disponíveis em www.br.com.br/petrobrasgrid.
sexta-feira, 18 de julho de 2014
Primeira pista flutuante da história é atração do Campeonato Mundial de Motocross Estilo Livre
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Pela primeira vez na história os atletas do Red Bull X-Fighters se enfrentarão na água. Para a etapa de Munique, que será realizada neste sábado (19), foi construída uma pista flutuante sobre o icônico Lago Olímpico da cidade alemã. Algo inédito na maior competição de Motocross Estilo Livre.
O circuito flutuante tem 450 metros de comprimento e conta com obstáculos como um superkicker, dois quarterpipes e quatro rampas, que exigirão excelente ritmo, força e foco dos pilotos.
Na última etapa, disputada em Madri, o francês Thomas Pagès roubou as atenções ao executar o primeiro Bike Flip já visto no FMX. A manobra consiste em o piloto fazer a moto dar um giro de 360º, enquanto o mesmo a controla. Até o feito de Pagès, apenas os atletas de BMX a haviam executado.
Até o show do francês em terras espanholas, o neozelandês Levi Sherwood estava imbatível, depois das vitórias no México e no Japão. Apesar de um início mais discreto, Pagès mostrou todo seu talento ao executar um duplo mortal que roubou a cena em Madri, deixando Sherwood em terceiro lugar.
A rivalidade entre eles, no entanto, vem desde o ano passado, quando o francês se consagrou campeão mundial, tirando o título de Sherwood. Resta saber se Pagès vai aproveitar a boa fase e igualar o líder da temporada, com duas vitórias e deixar a decisão ainda mais acirrada para a última etapa, que acontecerá em agosto, em Pretória, na África do Sul.
Calendário do Red Bull X-Fighters World Tour 2014:
14/3 - Cidade do México (México)
25/5 - Osaka (Japão)
27/6 - Madrid (Espanha)
19/7 - Munique (Alemanha)
23/8 - Pretória (África do Sul)
Fonte: Red Bull Communications
Crédito das imagens: Flo Hagena / Red Bull Content Pool
Perfume para o seu carro
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Para o homem, o carro é mais que um simples meio de transporte, pois essa relação vai muito além de um simples bem material. Pensando nisso, a Mahogany, marca brasileira de produtos premium de cuidados especiais, apresenta o spray Refresher, com conceito inovador, que promete agradar aos homens ousados e modernos.
A novidade foi inspirada na possibilidade de estender a identidade do homem ao seu carro, por meio de seu cheiro, já que o olfato é o sentido mais conectado à memória. A marca desenvolveu uma fórmula que pode ser utilizada como body splash, para perfumar o corpo, e também no carro, com uma fragrância exclusiva.
Com alta concentração de óleos essenciais e assinatura do renomado perfumista Rafael Marano, da casa de fragrâncias IFF, o lançamento segue o caminho olfativo citrus aromático.
O perfume tem notas de saída que reúnem lima, limão, acorde ozônico, mandarina, bergamota, acorde fresco e alecrim. Já os acordes de corpo combinam jasmim, lavanda, cardamomo, pimenta-negra, gengibre e magnólia. Patchuli, cedro, musk e sândalo traduzem a modernidade das notas de fundo.
Perfeito para os homens vaidosos, de extremo bom gosto e apaixonados por carros, o spray Refresher chega às mais de 150 lojas da Mahogany em todo o Brasil, e também na loja virtual, com preço sugerido de R$ 48,00 (200 ml).
Fonte: RP1 Comunicação
Sambódromo terá evento com veículos Militares
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Na próxima terça-feira, dia 22 de julho, o Auto Show Collection reunirá uma exposição com veículos e artigos militares no sambódromo do Anhembi. A "Noite dosVeiculos Militares" relembrará os 100 anos da Primeira Guerra Mundial na pista da passarela do samba com modelos usados em batalhas como os tradicionais Jeeps, uma exposição de artigos bélicos e memorabilia.
O evento terá a participação do Jeep Clube do Brasil, da Primeira Companhia de Viaturas Militares de São Paulo e do Grupo de Reencenção Histórica Monte Castelo.
O Auto Show Collection é o maior evento periódico de carros antigos do país e reunne cerca de 6.000 pessoas a cada edição nas noites de terça-feira, no sambódromo do Anhembi.
Além do evento temático, o encontro terá a tradicional exposição de veículos antigos e especiais, área para carros mexidos e customziados e outras atrações como o mercado de peças, área de compra e venda de veículos, área de modelismo, praça de alimentação, pizzaria entre outros.
A programação completa do evento, calendário temático e fotos está disponível no site http://www.carz.com.br/collection/calendario .
Serviço:
Auto Show Collection
Local: Sambódromo de SP
Av. Olavo Fontoura, 1209 (entrada pelo portão 23 )
Toda terça das 18h às 23h
Preços: Carro visitante R$ 38; Carro antigo com placa preta R$ 25; Motocicleta R$ 20; Passageiro no carro além do motorista +R$ 7; Pedestre R$ 15 (meia Entrada para Crianças de 07 a 12 anos, pessoas com necessidades especiais de locomoção e idosos)
Fonte: C4 Comunicação Corporativa
Fábrica da Chery Recebe Visita Oficial do Vice Ministro da China
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Prestes a inaugurar suas instalações industriais na cidade de Jacareí, a Chery do Brasil recebeu a visita do vice ministro da Indústria e Tecnologia da China, Su Bo, acompanhado do presidente da Chery Automobile, Yin Tongyue. Os representantes chineses e a diretoria da empresa no Brasil promoveram um ato simbólico, que marcou o início da atividade produtiva da fábrica.
A inauguração oficial da primeira fábrica da Chery fora da China está agendada para o final de agosto. Com aporte de US$ 400 milhões, os primeiros modelos brasileiros a serem produzidos serão o Celer e o QQ, veículos da marca com maior volume de vendas no mercado nacional.
Fonte: SD&PRESS Consultoria
A Porsche investe na produção de carros esportivos
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A Diretoria Executiva e o Conselho de Trabalho do fabricante de carros esportivos Porsche implantaram medidas de respaldo a empregos para a fábrica de Zuffenhausen, para garantir os mais de 3.100 cargos de produção industrial que já existem naquele local e para permitir um maior crescimento. Os principais aspectos do acordo planejado “Site package 2020”, que serão negociados a partir do terceiro trimestre de 2014, incluem uma maior ampliação do setor de montagem de veículos, bem como novas instalações de construção da carroceria para os modelos de duas portas. Isso significa que no futuro o Boxster e o Cayman, bem como o 911 e o supercarro esportivo 918 Spyder, serão exclusivamente fabricados na fábrica sede em Stuttgart. As medidas planejadas envolvem um volume de investimento no valor de mais de 400 milhões de euros, e pelo menos um terço desta quantia será financiada pelo aumento da “flexibilização” dos horários de trabalho e intervalo.
“A fábrica sede em Zuffenhausen é o local de exposição da marca Porsche, e é considerada o epítome da qualidade, produtividade e flexibilidade máximas de produção, e não apenas no mundo automotivo”, afirma Oliver Blume, Integrante da Diretoria Executiva de Produção e Logística da Porsche AG. Para garantir que ela permaneça assim, a empresa anunciou no ano passado o investimento de mais 700 milhões de euros nas instalações gerais da Porsche localizadas no norte de Stuttgart até o ano de 2018.
Dentre o valor total de investimentos, cerca de 300 milhões de euros estão planejados para serem usados em instalações de construção de carroceria completamente novas, onde as carrocerias dos carros esportivos serão fabricadas com tecnologias de última geração. A fábrica já conta com uma oficina de pintura altamente avançada, que começou a funcionar em 2011 depois de receber investimentos no valor de 200 milhões de euros. “Há muitos anos que toda a equipe na fábrica de Zuffenhausen tem registrado um recorde atrás do outro, e também fomos bem sucedidos no aumento de nossa produtividade, chegando a um ponto em que conseguimos diminuir o horário de trabalho para 34 horas por semana com neutralidade de custos”, disse Oliver Blume. Um dos objetivos decididos pela Diretoria Executiva e o Conselho de Trabalho era o de qualificar funcionários para os enormes desafios da fabricação automotiva futura, que são novos materiais e processos, bem como a integração eletrônica e atribuições flexíveis a diversos cargos.
Um resultado lógico dos ganhos de produtividade na fábrica de Zuffenhausen, que deram ensejo a um aumento da capacidade, é que a fabricação dos dois modelos de motor central Boxster e Cayman será transferida para lá usando uma abordagem em etapas. Devido aos limites da capacidade, alguns dos carros têm sido fabricados na fábrica de multimarcas da Volkswagen em Osnabrück, Alemanha, desde 2012, e eles continuarão a ser fabricados lá até o final de 2016. Ao mesmo tempo, a Porsche vai atender à alta demanda pelos seus modelos Cayenne, Macan e Panamera montando o Cayenne na fábrica de Osnabrück, que conta com um estimado legado de fabricação de carros esportivos, a partir do segundo semestre de 2015, além de sua fabricação em Leipzig. Para dar respaldo à continuidade da bem-sucedida parceria corporativa, outros 25 milhões de euros serão investidos naquela localidade, permitindo a montagem de uma produção anual média de 20.000 SUVs de luxo.
Alguns valores de referência para fins de orientação: em 2013, a Porsche entregou no total proximadamente 84.000 SUVs Cayenne, 25.700 unidades do Boxster e Cayman para dois passageiros, bem como 30.200 unidades do icônico 911 e 22.000 carros Panamera.
Consumo de combustível, emissões de CO2 e classes de eficiência:
Linha 911 da Porsche: consumo de combustível combinado: 12,4 a 8,2 l/100 km; emissões de CO2: 289 a 194 g/km; classe de eficiência: G, F
Linha Boxster/Cayman da Porsche: consumo de combustível combinado: 9,0 a 7,7 l/100 km; emissões de CO2: 211 a 180 g/km; classe de eficiência: G, F
Linha Cayenne da Porsche: consumo de combustível combinado: 11,5 a 7,2 l/100 km; emissões de CO2: 270 a 189 g/km; classe de eficiência: G-B
Linha Panamera da Porsche: consumo de combustível combinado: 10,7 a 6,4 l/100 km; emissões de CO2: 249 a 169 g/km; classe de eficiência: F, E, D, B
Porsche Panamera S E-Hybrid: consumo de combustível combinado: 3,1 l/100 km; consumo de energia combinado: 16,2 kWh/100 km; emissões de CO2: 71 g/km; classe de eficiência: A+
Linha Macan da Porsche: consumo de combustível combinado: 9,2 a 6,1 l/100 km; emissões de CO2: 216 a 159 g/km; classe de eficiência: E, D, B
Porsche 918 Spyder: consumo de combustível combinado: 3,1 a 3,0 l/100 km; consumo de energia combinado: 12,7 kWh/100 km; emissões de CO2: 72 a 70 g/km; classe de eficiência: A+
Fonte: Porsche Latin America, Inc.