sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Tera MPI sem IPI: VW amplia presença no Programa Carro Sustentável

 

 CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/revistatorque 

 A Volkswagen do Brasil amplia sua participação no Programa Carro Sustentável, do Governo Federal, e passa a oferecer o Tera MPI ano/modelo 2026 com isenção total de IPI, proporcionando redução de 2,55% do preço final do veículo ao consumidor. Com a inclusão do modelo, a marca reforça seu compromisso em democratizar o acesso à mobilidade, aliando inovação, eficiência e sustentabilidade em seu portfólio de veículos produzidos no País.

Desde quando o programa entrou em vigor, em julho passado, 45.206 unidades dos modelos elegíveis Volkswagen (Polo Track, Polo Robust e Polo TSI MT) foram comercializadas dentro da iniciativa, que concede isenção de IPI para veículos novos que atendem a critérios como índice de emissão, peso, reciclabilidade e produção local. A certificação da Volkswagen do Brasil no Programa Carro Sustentável reafirma o alinhamento da empresa às políticas públicas voltadas à redução do impacto ambiental e ao estímulo da indústria nacional.

A participação no programa amplia a oferta de veículos Volkswagen com condições ainda mais acessíveis ao consumidor. Além dos modelos elegíveis ao benefício fiscal, a marca oferece também versões com descontos equivalentes ao valor do IPI, assegurando competitividade e ampliando o alcance da iniciativa no mercado brasileiro. Integram o Programa Carro Sustentável os modelos Polo Robust, Polo Track, Polo TSI MT e Tera MPI.

A chegada do Tera MPI ao programa reforça o protagonismo do modelo no mercado nacional. O modelo já acumula quase 50 mil unidades emplacadas no Brasil em apenas sete meses de mercado, consolidando-se como um verdadeiro ícone da nova geração de veículos Volkswagen no País. 

Qual é a preferência dos consumidores latino-americanos de veículos Nissan?

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 Um SUV, uma picape, um sedã? Qual é a preferência dos consumidores latino-americanos de veículos no momento da compra? Isso se repete em todos os países? A boa notícia: a Nissan América Latina conta com um portfólio que responde às necessidades de cada perfil de cliente.

O ano de 2025 foi fundamental para a Nissan América Latina, com lançamentos importantes e uma experiência de cliente diferenciada, que demonstraram o compromisso da marca na região. Inovação, qualidade e capilaridade de serviço foram atributos que se destacaram especialmente nesse período. Em média, no ano passado, entre os mais de 425 mil veículos comercializados pela marca nos 39 mercados que compõem a região de negócios América Latina, os modelos mais escolhidos foram o novo Nissan Kicks, o Nissan Kicks Play, a Nissan Frontier e o Nissan Versa. 

Unidade da picape Nissan Frontier em movimento em rua, no início de um túnel

No Brasil, o Nissan Kicks Play e o novo Nissan Kicks – lançado em julho de 2025 – ocuparam os dois primeiros lugares na lista dos preferidos pelos consumidores da marca. Ambos, são produzidos no Complexo Industrial da Nissan em Resende, no estado do Rio de Janeiro. Depois, vieram o sedã Nissan Versa, a picape Nissan Frontier e o sedã médio Nissan Sentra.

Acompanhe quais foram os preferidos dos clientes da Nissan em alguns outros países da América Latina em 2025:

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Com entrada gratuita, Desfile Cinecar reunirá carros de cinema neste domingo (25/1) no Parque Dream Car de São Roque (SP)

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Carros que roubaram a cena em grandes produções de Hollywood serão a atração, neste domingo (25/1), no Parque Dream Car de São Roque, durante o Desfile Cinecar. O evento é gratuito e ocorrerá às 13h30. O público poderá, inclusive, fazer fotos e vídeos próximo dos carros. Também neste domingo, das 9 às 16 horas, ocorrerá o encontro do Monza Clube. Primeiro parque automotivo temático do Brasil, o Dream Car está localizado a apenas 60 km da capital paulista e é muito mais que um museu (165 veículos antigos), contando com shopping (23 lojas e restaurantes), parque infantil e kartódromo.

O evento será realizado na pista do kartódromo, que possui arquibancada com capacidade para 1.000 pessoas. Serão cerca de 10 tributos, incluindo 3 batmóveis de diferentes épocas e o DeLorean DMC 12 da trilogia De Volta para o Futuro. Também participarão do inédito desfile a van do Scooby-Doo, os modelos dos filmes Carros e Speed Racer, o Chevrolet Camaro estilizado igual ao Bumblebee de Transformers e o carro da Barbie. Por fim, completa a lista de astros o Jeep caracterizado igual ao carro usado em um grande sucesso de bilheteria: Jurassic Park. Além disso, sósias (cosplayers) do batman, do Coringa, Barbie, Salsicha e dos personagens Marty McFly e Doc Brown vão divertir e interagir com os fãs.   

Espaços temáticos recentemente inaugurados

Os modelos que irão desfilar neste domingo fazem parte do Espaço Cinecar, que foi recentemente inaugurado no Dream Car e é composto por com 12 carros de cinema. Outra novidade é o Museu da F1, onde estão expostos 6 tributos de bólidos que fizeram história em diferentes épocas da competição. Nas próximas semanas, outros 6 carros irão completar o acervo.

Stellantis completa cinco anos na liderança, com mais de 4,4 milhões de veículos vendidos na América do Sul

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Criada em 2021, a Stellantis completa cinco anos de operação celebrando uma trajetória marcada por liderança, crescimento consistente, escala industrial e protagonismo no setor automotivo da América do Sul. Ao longo desse período, a companhia consolidou sua presença na região, ampliando sua atuação industrial e comercial e reforçando seu papel como um dos principais vetores de transformação da mobilidade.

Formada a partir da união de marcas fortes como Abarth, Citroën, Fiat, Jeep, Leapmotor, Peugeot e Ram, entre outras, que carregam identidades próprias e uma profunda conexão com os clientes, a Stellantis constrói um legado sólido no setor automotivo. Juntas, essas marcas formam um verdadeiro ecossistema automotivo, que posiciona a companhia como uma das maiores montadoras de automóveis do mundo, sustentada por um profundo conhecimento do mercado da América do Sul.

Como resultado dessa evolução, a Stellantis alcançou, em 2025, um marco histórico ao se tornar a primeira fabricante da América do Sul a superar 1 milhão de veículos vendidos em um único ano. Desde 2021, a companhia registrou um crescimento de cerca de 22%, ultrapassando 4,4 milhões de veículos comercializados. Somente no último ano, outro recorde reforçou esse desempenho: a exportação de mais de 158 mil veículos produzidos no Brasil, evidenciando a força e a competitividade do portfólio da Stellantis nos mercados internacionais.

“Todos esses avanços são resultado de uma estratégia ambiciosa, que se apoiou na força e complementaridade de nossas marcas, e nos permitiu evoluir com consistência e assumir um papel de protagonismo ao longo dos anos. Hoje, essa maturidade se reflete em plena autonomia tecnológica e na capacidade de tomar decisões estruturantes de longo prazo, como o ciclo de investimentos de R$ 32 bilhões até 2030, o maior da história do setor em nossa região. Foi dessa forma que aprendemos a olhar mais longe, fazendo escolhas no momento certo e construindo caminhos que colocaram a América do Sul em posição de destaque. Mesmo em um período relativamente curto, os resultados surgiram como consequência natural dessa forma de atuar”, avalia Herlander Zola, presidente da Stellantis para a América do Sul. 

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Gulf e Trackhouse apresentam pintura para a abertura da temporada 2026 do MotoGP

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 O layout será visto nos Grandes Prêmios da Tailândia (27 de fevereiro a 1º de março), do Brasil (20 a 22 de março) e da Itália (29 a 31 de maio).

O design é uma evolução da pintura Passion, escolhida pela votação dos fãs em 2025, e reflete a continuidade da parceria entre as marcas após o primeiro ano da Trackhouse na principal categoria do motociclismo mundial. A apresentação aconteceu durante o lançamento oficial da pintura da equipe para a temporada 2026 e mantém as cores tradicionais da Gulf, historicamente associadas ao automobilismo.

A temporada de 2025 marcou o primeiro ano completo da equipe norte-americana no MotoGP e incluiu resultados expressivos, como o pódio de Raúl Fernández na corrida sprint da Indonésia, com a moto nas cores da Gulf, e a primeira vitória da equipe em um Grande Prêmio, na Austrália.

Ao longo da temporada 2026, a pintura da Gulf estará presente em cinco etapas do calendário. Entre elas, está o Grande Prêmio da Itália, em Mugello, que marcará a primeira vez que uma moto com as cores da Gulf disputará uma corrida de MotoGP na Europa. Tailândia, Brasil, Malásia e Indonésia completam as etapas em que o layout será usado ao longo do ano.

Segundo Mike Jones, CEO da Gulf Oil International UK Limited, a parceria já apresentou resultados relevantes. “Nossa primeira temporada no MotoGP com a Trackhouse trouxe momentos importantes, incluindo pódios logo na estreia e vitórias em corridas. Em 2026, veremos as cores da Gulf novamente em cinco etapas do campeonato, e esperamos que os fãs acompanhem a continuidade desta parceria”, afirma.

Roda de Conversa Mulheres reforça liderança feminina no Recicle Mais 2026

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Realizado ao longo de dois dias, o Recicle Mais acontece em 31/01 e 01/02 de 2026, reunindo profissionais, empresários, entidades e especialistas do setor de desmontagem automotiva, reciclagem veicular e economia circular.

O evento será realizado no Blue Tree Premium Alphaville, em Barueri (SP), e tem como objetivo promover conhecimento, troca de experiências, fortalecimento institucional e inovação, conectando toda a cadeia da reciclagem automotiva — de desmontes e autopeças à gestão, sustentabilidade, processos e políticas públicas.
 
Dentro dessa proposta, no dia 1º de fevereiro, acontece a Roda de Conversa Mulheres, um encontro dedicado a destacar o protagonismo feminino no segmento, abordando liderança, gestão, desafios do mercado, vendas online e a crescente atuação das mulheres em um setor historicamente masculino.
 
A roda contará com a participação de Juliana Leite, CEO da Ideal Peças, bacharel em Administração de Empresas, com pós-graduação em Gestão de Negócios, e Diretora da Adlex/MG (Associação dos Desmontes Veiculares do Estado de Minas Gerais). Juliana lidera projetos estratégicos voltados à economia circular, inovação na reciclagem automotiva e sustentabilidade, em parceria com o CEFET-MG, além de representar o setor de desmontes junto ao Governo de Minas Gerais na construção de políticas públicas de reciclagem veicular e renovação de frota.

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Do caos ao conforto: como a experiência dentro do carro pode ajudar a reduzir a ansiedade no trânsito

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A rotina nas grandes cidades impõe um novo tipo de desgaste emocional. Trânsito intenso, excesso de estímulos visuais e sonoros, pressão constante por produtividade e a sensação permanente de urgência formam um ambiente propício ao avanço da chamada ansiedade urbana – fenômeno cada vez mais presente nas análises de especialistas em saúde mental.

Pesquisas e relatos clínicos indicam que o deslocamento diário figura entre os principais gatilhos de estresse e irritabilidade. Engarrafamentos prolongados, buzinas incessantes, freadas bruscas e a imprevisibilidade do tráfego elevam os níveis de cortisol, afetando o humor, a capacidade de concentração e até a qualidade do sono.

Diante desse cenário, uma questão ganha relevância: o automóvel pode ajudar a reduzir a ansiedade no trânsito? Se, por um lado, o caos viário é parte do problema da mobilidade urbana, por outro, o carro pode se transformar em um espaço de proteção emocional, conforto e redução de estímulos.

Essa mudança de perspectiva amplia o conceito de mobilidade, que deixa de ser apenas deslocamento e passa a ser entendida como extensão do bem-estar. Silêncio interno, ergonomia, tecnologias de assistência ao condutor e conforto sensorial deixam de ser atributos supérfluos e passam a exercer influência direta sobre a saúde mental de quem passa horas ao volante.

Na OMODA & JAECOO, essa visão orienta o desenvolvimento dos veículos desde a fase de concepção. Os modelos da marca foram projetados para proporcionar uma experiência de condução mais tranquila, previsível e confortável, especialmente nos ambientes urbanos mais desafiadores.

Dia Nacional do Fusca: celebre com condição especial em Certificado VW

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

É Dia Nacional do Fusca — e a paixão que move gerações merece ser celebrada! Poucos carros ocuparam um lugar tão especial no coração dos brasileiros quanto o Fusca. Um modelo que acompanhou as primeiras aulas de direção de milhões de pessoas, atravessou o País em viagens inesquecíveis e segue presente em histórias carregadas de afeto e nostalgia. 

Para homenagear este ícone e celebrar a paixão nacional por clássicos, a Volkswagen do Brasil anuncia uma condição especial: de 20 de janeiro a 20 de fevereiro, todos os clientes que solicitarem o Certificado de Veículos Clássicos Volkswagen terão 10% de desconto.

A trajetória de sucesso

O Fusca iniciou as operações da Volkswagen no Brasil, em 1953, montado em um galpão no bairro do Ipiranga, na cidade de São Paulo (SP). O ícone passou a ser produzido no Brasil a partir de 1959, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), e teve papel fundamental no início da motorização do Brasil. Simples, robusto e confiável, o Fusca sempre ajudou a conectar cidades, famílias e sonhos, acompanhando o desenvolvimento do País sobre quatro rodas.

Ao longo de sua trajetória, recebeu evoluções mecânicas e diferentes versões, mantendo sempre sua essência. Com mais de 3,1 milhões de unidades vendidas no Brasil, o Fusca segue tirando sorrisos das pessoas pelas ruas até hoje. Estima-se que cerca de 1,7 milhão de exemplares ainda circulem pelo País, movimentando clubes, encontros, coleções e histórias que se renovam diariamente — prova de sua atemporalidade e de que o modelo permanece presente no dia a dia dos apaixonados. 

Vai pegar a estrada? Confira dicas para economizar combustível e evitar imprevistos nas férias de verão

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Com a chegada das férias de verão, milhões de brasileiros se preparam para pegar a estrada. O aumento do fluxo de veículos e as longas distâncias exigem atenção redobrada não apenas com a segurança, mas também com a eficiência do carro. Para ajudar os motoristas a viajarem com tranquilidade, Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, listou as práticas essenciais para otimizar o consumo e garantir a performance do veículo. 

1. Atenção redobrada com os pneus
Segundo Pose, este é um dos itens muitas vezes negligenciado e que tem grande impacto no consumo. A recomendação é calibrar os pneus semanalmente e, obrigatoriamente, antes de viajar, sempre com eles frios. Além de verificar a pressão, é fundamental checar o alinhamento e o balanceamento, pois pneus descalibrados ou desalinhados aumentam o esforço do motor e o gasto de combustível. 

2. Lubrificação em dia gera economia 
O combustível não trabalha sozinho na eficiência do carro. Gilberto Pose explica que a função primordial do lubrificante é reduzir o atrito entre os componentes móveis do motor. "Menos atrito resulta em menor desperdício de energia dissipada como calor e, consequentemente, maior eficiência de combustível", afirma o especialista. Antes de viajar, verifique se o óleo está no prazo de validade (se for hora de trocar, substitua também o filtro do lubrificante) e cheque também os filtros de ar e de combustível. 

3. O combustível certo faz diferença na estrada 
Para viagens longas, a qualidade do combustível é crítica. O uso de combustíveis aditivados, como os da linha Shell V-Power, é altamente recomendado, pois sua tecnologia limpa e protege partes vitais do motor, como válvulas e bicos injetores. "Um motor limpo e protegido opera com maior eficiência, resultando em uma combustão mais completa e otimizando a performance e o rendimento", detalha Pose.

Influenciadores sem diploma: Nova lei pode gerar multas de até R$50 mil reais

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

O crescimento acelerado do mercado de influenciadores digitais colocou em evidência um debate que já vinha ganhando força no Brasil e no mundo, até que ponto pessoas sem formação técnica podem orientar milhões de seguidores sobre assuntos que envolvem saúde, dinheiro e riscos à vida?

Essa discussão ganhou corpo com o recente Projeto de Lei 5990/2025, que começou a tramitar no Congresso no final de 2025 e propõe mudanças significativas na forma como esse tipo de conteúdo é produzido e divulgado.

A proposta tem como objetivo principal limitar a atuação de influenciadores em áreas consideradas sensíveis, exigindo formação acadêmica, certificação técnica ou registro profissional para falar sobre determinados temas.

Caso a proposta de nova lei seja aprovada, ela vai além da lógica atual baseada exclusivamente em alcance e engajamento, colocando a qualificação como critério central para a produção de conteúdo informativo.

Associadas à Abeifa fecham 2025 com crescimento de 31,7%

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

As dez marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, com licenciamento de 18.149 unidades, anotaram em dezembro último alta em suas vendas de 56,8% ante novembro, quando foram comercializadas 11.571 unidades. Comparado a dezembro de 2024, o aumento é de 45,4%: 18.149 unidades contra 12.479 veículos.

No acumulado de 2025, importados mais as unidades aqui produzidas, a Abeifa somou 137.973 unidades, 31,7% mais em relação ao ano anterior, quando foram emplacadas 104.729 unidades.

Destaque especial novamente para os dados de emplacamento de veículos eletrificados no período de janeiro a dezembro: os 129.112 veículos eletrificados representam 45,3% do mercado total de 285.266 unidades emplacadas.

Em dezembro último, com 18.149 unidades licenciadas (importados + produção nacional), a participação das associadas à Abeifa foi de 6,8% do mercado total de autos e comerciais leves (267.118 unidades). As 137.973 unidades emplacadas em 2025 representaram marketshare de 5,4% do total de 2.549.223 unidades do mercado interno brasileiro de automóveis e comerciais leves.

A participação porcentual das associadas, no acumulado do ano, cresceu de 2024 a 2025: no ano passado, com 137.973 unidades emplacadas, o marketshare foi de 5,4% contra 4,2% do ano anterior (104.729 unidades).

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

Kawasaki inicia 2026 reforçando crescimento sustentado, força de marca e conexão com os motociclistas brasileiros

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Kawasaki Motores do Brasil inicia 2026 consolidando um dos momentos mais consistentes de sua trajetória no país. Após anos de construção gradual, a marca intensificou sua estratégia de expansão em 2025, fortalecendo sua presença no mercado brasileiro, ampliando a participação em segmentos estratégicos e reforçando um crescimento sustentado, alinhado à identidade e aos valores da Kawasaki.

O ano de 2025 representou um ponto de virada para a operação no Brasil. A partir de uma gestão focada em eficiência e planejamento, a Kawasaki avançou para uma nova fase, priorizando a expansão com equilíbrio, rentabilidade e visão de longo prazo. O resultado foi um crescimento expressivo no varejo, com 12.600 motocicletas emplacadas, desempenho que confirma a solidez da estratégia adotada e a forte aceitação da marca junto ao consumidor brasileiro.

Esse crescimento foi impulsionado, principalmente, pela preferência do público por segmentos que traduzem o DNA da Kawasaki. As motocicletas naked, esportivas, adventure e urbanas concentraram a maior parte da demanda ao longo do ano, refletindo a capacidade da marca de atender diferentes estilos de pilotagem, sem abrir mão de desempenho, tecnologia, design e identidade.

Mais do que números, esse movimento revela uma conexão clara entre a Kawasaki e seu público. São motociclistas que escolhem a marca não apenas pelo produto, mas pela experiência, pela esportividade, pela sensação de controle e pela entrega de performance que acompanha cada modelo. Uma comunidade formada por pessoas que valorizam estilo, atitude e prazer ao pilotar — elementos que fazem parte do DNA Kawasaki em todo o mundo.

“O crescimento registrado em 2025 é resultado de uma estratégia bem definida e de uma relação de confiança construída com o mercado ao longo dos últimos anos. Avançamos de forma consistente, fortalecendo nossa marca, nossa rede e nossa base de clientes, sempre com foco em crescimento sustentável”, afirma Tomoya Funaki, diretor presidente da Kawasaki Motores do Brasil.

Vai viajar de moto? Yamaha reúne dicas para um trajeto mais tranquilo e confortável

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 Antes de viajar de moto, a atenção à manutenção do veículo deve ser redobrada para garantir mais tranquilidade e conforto. Pensando nisso, a Yamaha reuniu orientações práticas sobre a revisão da motocicleta, além de recomendações para uma condução mais consciente e preventiva durante o percurso. Confira!

Cuidados com a motocicleta antes de viajar

É muito importante realizar uma inspeção na motocicleta antes da pilotagem. Além de ligar a motocicleta e deixar o motor funcionando para checar possíveis ruídos anormais, uma boa dica é seguir a lista de verificação T-CLOCS (também conhecida como T-CLOCK), desenvolvida pela Motorcycle Safety Foundation (MSF).

Essa sigla é usada para que nos lembremos das partes da motocicleta que devem ser verificadas antes de cada utilização. É importante lembrar que o motociclista deve consultar e ler o manual do proprietário da motocicleta antes de sua utilização.

Usando cada letra do T-CLOCS, o motociclista deve executar uma inspeção pré-pilotagem na motocicleta:

Federação Internacional de Motociclismo aprova adequações no Autódromo de Goiânia

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Federação Internacional de Motociclismo (FIM) finalizou, nesta quinta-feira (15/1), a vistoria no Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. A entidade aprovou as adequações estruturais realizadas pelo Governo de Goiás para a etapa do Grande Prêmio Goiás de MotoGP, que será disputado entre os dias 20 e 22 de março. As adequações foram solicitadas após a primeira vistoria realizada pela FIM em 18 de novembro de 2025. 

Acompanhada por integrantes do Governo do Estado e da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), a delegação da FIM percorreu vários pontos do Autódromo, vistoriando tanto as intervenções nas pistas, como nas zebras e áreas de escape, quanto as estruturais, como a ampliação da ala dos boxes e adequações do paddock, centro médico e na área de direção de prova. 

O titular da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) Rudson Guerra destacou a transformação do autódromo, resultado das ações do governador Ronaldo Caiado e do vice Daniel Vilela voltadas ao esporte. “Estamos entregando para a comunidade esportiva um novo autódromo, que vai proporcionar aos pilotos e frequentadores as melhores condições possíveis, tornando-se um dos melhores e mais seguros circuitos do mundo. Será um grande marco para a história do nosso esporte, sendo coroado com a volta da MotoGP para Goiás após 37 anos”, afirmou.  

Dia Nacional do Fusca celebra a longevidade de um dos carros mais queridos do Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Alguns carros viram ícones, mas poucos conseguem ser atemporais como o Fusca. Neste 20 de janeiro, no Dia Nacional do Fusca, o veículo celebra mais um ano de história e charme nas ruas brasileiras. Segundo o Denatran, cerca de 2 milhões de unidades ainda circulam pelo país, lembrando que nem sempre o novo é sinônimo de melhor: simplicidade, economia e paixão continuam fazendo do Fusca uma escolha certeira. 

Robustez que cabe no bolso

O segredo do Fusca é justamente sua manutenção descomplicada. Com motor traseiro refrigerado a ar e peças que resistem ao tempo, o carro permite que donos realizem reparos de forma prática e sem gastar fortunas. “Muitas vezes as juntas originais já não estão disponíveis, mas podem ser substituídas por vedações líquidas homologadas, como o LOCTITE 518, garantindo segurança e durabilidade em bombas de óleo, de água e outras partes do motor”, explica Célio Renato Ruiz, Gerente de Assistência Técnica para Adesivos e Selantes da Henkel. 

Beleza que se renova com facilidade

Além da mecânica, a estética também faz parte da magia do Fusca. Para quem usa o carro no dia a dia, manter a pintura bonita sem gastar muito é possível com soluções modernas. “Revestimentos transparentes, como o LOCTITE PC 4400, restauram o brilho da tinta antiga e criam uma camada protetora contra riscos e desgaste, deixando o carro com aparência de novo”, diz Célio. 

Ford Racing apresenta o carro da F1 e novidades da temporada 2026

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Ford apresentou na noite de ontem o seu ambicioso programa de competição da temporada 2026, que inclui o retorno à Fórmula 1 em parceria com a Oracle Red Bull Racing, em Detroit, nos EUA. Com a presença do CEO, Jim Farley, do presidente do Conselho, Bill Ford, e outros executivos da empresa, foi exibida pela primeira vez a pintura dos carros da equipe que serão pilotados por Max Verstappen e Isack Hadjar, além do anúncio de outras equipes que vão correr pela marca em diferentes categorias pelo mundo.

O evento foi realizado na imponente Michigan Central Station – antiga estação de trem que ficou abandonada durante décadas até a Ford transformá-la em um hub de inovação e voltar a ser um cartão postal da cidade – com centenas de convidados e transmissão pelo Youtube.

“Temos a sorte de fazer parte de uma indústria que tem o seu próprio esporte, o motorsport, e gostamos de vencer porque somos competitivos”, disse Jim Farley. “Também queremos dar a todos um pedaço desse sucesso nas corridas. Corremos porque tornamos nossos produtos melhores com as tecnologias das pistas, como o Mustang GTD e a Raptor, além de ser motivo de orgulho para todo o nosso time.”

Apesar de ter deixado a Fórmula 1 em 2004, a Ford continua a ser até hoje a terceira fabricante de motores mais vitoriosa na história da categoria (174 vitórias). 

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Produção de Motocicletas Deve Ultrapassar Dois Milhões de Unidades em 2026

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares - Abraciclo projeta mais um ano de crescimento para o setor de duas rodas. As fábricas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) deverão produzir 2.070.000 motocicletas em 2026, volume 4,5% superior às 1.980.538 unidades fabricadas em 2025.

No varejo, a expectativa é de que sejam licenciadas 2.300.000 motocicletas, o que representa um avanço de 4,6% em relação às 2.197.851 unidades emplacadas no ano passado.

As exportações também devem apresentar resultado positivo. A Abraciclo estima que 45.000 motocicletas sejam destinadas ao mercado externo em 2026, crescimento de 4,4% na comparação com as 43.117 unidades exportadas em 2025.

“As projeções indicam o crescimento consolidado do segmento no Brasil e reforçam o papel estratégico do Polo Industrial de Manaus, o maior polo de produção de duas rodas fora do eixo asiático”, afirma Marcos Bento, presidente da Abraciclo.

Gulf amplia cobertura de seu portfólio de lubrificantes para veículos pesados

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Segundo estimativa baseada em dados do Sindipeças/Abipeças, cerca de 40% da frota pesada em circulação no Brasil é composta por motores anteriores a 2010, enquadrados em níveis de emissões até Euro 3 e Proconve P6. Apesar do avanço regulatório — hoje em Euro 6 e Proconve P8 —, esses veículos continuam desempenhando papel relevante em operações rodoviárias, fora de estrada, agrícolas e industriais.

Nesse contexto, a ampliação do portfólio busca oferecer soluções alinhadas às exigências reais desses motores, considerando seu perfil de uso, condições operacionais severas e estágio de vida. A proposta é atender de forma precisa às necessidades dessa parcela significativa da frota, evitando especificações além do necessário para sua operação, sem abrir mão de proteção e confiabilidade. 

Solução adequada para motores em operação contínua

O Gulf Super Duty CI-4 15W-40 é um lubrificante mineral desenvolvido para motores diesel pesados que operam sob condições severas, comuns em veículos de gerações anteriores. Sua formulação foi projetada para oferecer proteção consistente contra o desgaste e contribuir para a manutenção da eficiência do motor ao longo do tempo.

Motores anteriores a 2010 tendem a enfrentar cargas variáveis e ciclos intensos de operação, fatores que aceleram o desgaste dos componentes internos. Nesses casos, a escolha de um lubrificante adequado ao perfil do motor é essencial para preservar sua durabilidade, confiabilidade e continuidade operacional, independentemente do tipo de diesel utilizado.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2026

Dunlop une tecnologia global com conhecimento local

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Com fábrica no Brasil há mais de uma década e com experiência de mais de um século de tradição e inovação, a Dunlop Pneus combina o melhor da engenharia global com o conhecimento profundo das condições de rodagem brasileiras.

Esta soma de atributos gera pneus de alta performance, desenvolvidos com tecnologia de ponta e fabricados no país, capazes de oferecer mais segurança, durabilidade e economia para quem roda pelas estradas do Brasil.

O DNA de inovação da marca se reflete em investimentos contínuos. Em 2025, a Dunlop conclui um ciclo de investimento de R$ 1,06 bilhão em sua fábrica no Paraná, voltado à expansão da capacidade produtiva e à adoção de maquinários de última geração.

Estes investimentos começaram em 2023 e tiveram como objetivo dobrar a produção de pneus para caminhões e ônibus, bem como aumentar em cerca de 20% a produção de pneus de automóveis. Esse avanço reforça o compromisso da empresa com a qualidade e a eficiência, aproximando ainda mais a tecnologia global da realidade local.

Um dos pilares dessa excelência é o TAIYO (Sun) System, método exclusivo de fabricação desenvolvido pelo Grupo Sumitomo, detentor da marca Dunlop no Brasil. Essa tecnologia elimina as emendas nos componentes de borracha, resultando em pneus mais redondos e equilibrados, o que significa rodagem mais suave, menor nível de ruído e mais conforto e estabilidade em qualquer tipo de pavimento.

A performance nas vendas das marcas chinesas de carros em 2025

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A K.LUME Consultoria divulga hoje uma leitura das marcas de origem chinesa no mercado brasileiro em 2025, realizando diversos recortes, como o crescimento nos carros de passeio e nos comerciais leves, os dados específicos de fabricantes que atuam no segmento premium, além da análise dos resultados das entrantes.


A leitura indica elementos bem interessantes. O estudo realizado pelos consultores da K.LUME Consultoria aponta um claro crescimento nas vendas dessas fabricantes, marcando um ponto de inflexão bem nítido, mas menor do que se é apresentado de forma geral. O mercado cresce, porém de forma concentrada e ainda dependente de poucas marcas.


O total de emplacamentos de marcas chinesas saltou de 169.304 em 2024 para 244.913 unidades em 2025, um crescimento de 44,7%. Em qualquer outro contexto, esse número seria interpretado como uma “transformação na indústria”, mas os dados precisam ser analisados com cautela.


O mercado dos chineses está fortemente enraizado nos automóveis de passeio, com 98,4% do total (241.068 emplacamentos), mas tal fato não impede de se observar um potencial crescimento nos comerciais leves. 

Jeep Renegade atinge a marca de 700 mil unidades produzidas no Brasil

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

A Jeep conquistou mais uma marca significativa no Brasil: 700 mil unidades produzidas do Jeep Renegade. Primeiro modelo fabricado no Polo Automotivo de Goiana (PE), da Stellantis, e ícone da marca, o Renegade redefiniu o segmento dos SUVs no Brasil com seu design único e atemporal, tração 4x4 e muita tecnologia entre os B-SUVs.  

“Conquistar a marca de 700 mil unidades produzidas no Brasil e ser o SUV mais vendido da última década representam muito, pois demonstram toda a força do Jeep Renegade no mercado brasileiro e nos mercados em que o modelo é exportado, como Argentina, Chile e México, por exemplo. Não é qualquer SUV que conquista uma marca dessas, isso nos enche de orgulho e nos dá a certeza de que os brasileiros são realmente apaixonados pelas aventuras que só um Jeep pode proporcionar”, comenta Hugo Domingues, Head da marca Jeep para a América do Sul.

“O Jeep Renegade tem vida longa no Brasil e na América do Sul e, junto com Avenger, Compass e Commander, formará uma gama completa produzida no Brasil. A Jeep estará muito bem representada e fortalecida por muitos anos no mercado brasileiro, dando continuidade aos primeiros 10 anos de sucesso no país”, completa Hugo.  

Único B-SUV a oferecer versões 4x4 no mercado nacional, as versões do Renegade produzidas no Brasil e comercializadas na América do Sul recebem ainda pacote ADAS que inclui frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, monitor de pontos cegos e farol alto automático - que garantem a segurança a bordo. Tudo isso, combinado com o consagrado motor T270 Turbo Flex de 176 cv aliado ao câmbio automático de 6 marchas e 6 Airbags desde a versão de entrada. No Brasil, conta ainda com 5 anos de garantia. 

Carregador para veículo elétrico em condomínio passa a ser direito no estado de São Paulo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial  

Os veículos eletrificados, híbridos e 100% elétricos, registram uma expansão expressiva no Brasil e já provocam transformações estruturais no setor de mobilidade. Segundo dados do Detran-SP, a frota desse tipo de veículo no estado saltou de 4,3 mil unidades em 2019 para 59,3 mil em setembro de 2025. Apesar desse avanço, um dos principais gargalos para a consolidação da mobilidade elétrica ainda é a falta de infraestrutura adequada para recarga em condomínios residenciais e comerciais. 

Frequentemente tratado como um “tema complexo”, o assunto figura entre os maiores entraves à adoção em larga escala dos carros eletrificados. Isso se deve a uma combinação de fatores, como a necessidade de adequação das instalações elétricas prediais, a exigência de autorizações condominiais, a disponibilidade de carga elétrica, além de questões relacionadas ao perfil dos moradores (proprietários ou locatários), à capacidade do sistema elétrico do edifício e ao modelo de gestão do condomínio. 

O dia 17 de dezembro de 2025 representa um marco para a mobilidade elétrica no Estado de São Paulo. Nessa data, o Plenário da Assembleia Legislativa (Alesp) aprovou a Lei nº 425/2025, que regulamenta e assegura o direito à instalação de pontos de recarga de veículos elétricos em garagens de prédios residenciais e comerciais em todo o estado. Na prática, a medida viabiliza uma mudança concreta na realidade de milhares de consumidores. 

Além de fomentar a infraestrutura, a legislação tende a reduzir conflitos recorrentes nos condomínios, como disputas por vagas com carregadores, questionamentos sobre custos, dúvidas técnicas, responsabilidades e entraves administrativos relacionados à autorização das instalações. 

quarta-feira, 14 de janeiro de 2026

Nova solução ajuda postos a detectar separação de fases e evitar contaminação de combustível

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 A presença de água em tanques que armazenam gasolina aditivada com etanol — situação recorrente em diferentes regiões do país — tem causado uma preocupação crescente no setor: a separação de fases, processo químico que altera a qualidade do combustível e pode comprometer toda a operação de um posto. Para enfrentar esse problema, a Gilbarco Veeder-Root desenvolveu uma tecnologia que detecta o fenômeno ainda no estágio inicial, permitindo ações preventivas e reduzindo riscos para revendedores e consumidores.

O que é a separação de fases

A separação de fases ocorre quando a água, ao entrar em contato com a gasolina que contém etanol, ultrapassa o limite de solubilidade da mistura. Parte desse etanol é arrastada para o fundo do tanque junto à água, formando uma camada intermediária — uma solução de etanol + água.

Essa camada não é captada por boias tradicionais de detecção de água, porque possui densidade diferente da água pura, o que deixa os sistemas de monitoramento com um “ponto cego”.Na prática, isso significa que o tanque pode estar contaminado sem que o operador receba qualquer aviso do sistema automático de medição.

Consequências para a operação dos postos

MTE-THOMSON lança mais de 130 aplicações de sensor ABS na reposição

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 A MTE-THOMSON, indústria especialista na fabricação de componentes para os sistemas de arrefecimento, injeção eletrônica e exaustão, começa 2026 complementando ainda mais o seu portfólio de sensores de velocidade da roda, também conhecidos no mercado como “. 

Com esse lançamento, a MTE-THOMSON consolida-se como uma das marcas com o catálogo mais completo de sensores ABS do mercado. Os novos códigos atendem veículos fabricados pelas maiores montadoras do mundo, como:
 
  • Audi;
  • Chevrolet;
  • Fiat;
  • Ford;
  • Hyundai;
  • Kia;
  • Nissan;
  • Mitsubishi;
  • Toyota;
  • Volkswagen.
 
Para que serve o Sensor ABS?
Os sensores ABS, desempenham um papel fundamental para a segurança dos motoristas, sendo responsáveis por realizar o monitoramento constante da velocidade das rodas, evitando o travamento durante uma frenagem repentina. Assim, garantem maior estabilidade e controle, aliado à redução considerável dos riscos de acidentes.

terça-feira, 13 de janeiro de 2026

Check-up de início de ano: os 10 reparos que todo carro precisa

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

Com a chegada de um novo ano, muitos motoristas aproveitam para revisar seus veículos antes de encarar a rotina do dia a dia ou viagens programadas. O check-up completo do carro não é apenas uma recomendação técnica, mas uma prática essencial para prolongar a vida útil do veículo, garantir segurança e evitar custos elevados com reparos emergenciais. 

Segundo a pesquisa “A Relação do Brasileiro com o Automóvel”, realizada pela Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, os custos com o veículo figuram entre as duas maiores despesas anuais no orçamento das famílias brasileiras, ficando atrás apenas da alimentação. A mesma pesquisa mostrou que 92% dos proprietários já enfrentaram gastos inesperados relacionados ao uso do automóvel, incluindo revisão de quilometragem, consertos mecânicos e troca ou conserto de pneus — reforçando a importância de um check-up regular. 

“Um check-up completo no início do ano é como um exame de saúde: você identifica pequenas anomalias antes que se tornem grandes problemas e pode planejar os custos de manutenção ao longo dos próximos meses”, afirma Alan Ladeia, CEO da Carflix e especialista no setor automotivo. “Esse cuidado não apenas aumenta a durabilidade do veículo, como preserva a segurança do motorista e otimiza os custos de operação diários.” 

O check-up veicular deve abranger desde itens básicos até sistemas que garantem segurança e conforto. Alan Ladeia, especialista no segmento, traz um checklist detalhado dos 10 principais itens que não podem faltar neste início de ano. 

O Snapdragon Digital Chassis da Qualcomm equipa o novo Toyota RAV4

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

A Qualcomm Technologies, Inc. anunciou que o recém-lançado Toyota RAV4 será equipado com a solução de ponta Snapdragon® Digital Chassis™ da Qualcomm Technologies. Através dessa colaboração tecnológica, os novos Toyota RAV4 utilizarão a plataforma Snapdragon® Cockpit de última geração  um componente essencial do Snapdragon Digital Chassis – para oferecer experiências premium dentro do veículo, proporcionando uma condução personalizada, intuitiva e perfeitamente conectada. 

A plataforma Snapdragon Cockpit, com recursos avançados de inteligência artificial (IA), permite telas de alta resolução, interfaces de toque intuitivas e controles de voz responsivos, aprimorando a experiência geral do usuário.

“Estamos entusiasmados com a parceria com a Toyota para integrar nosso Snapdragon Digital Chassis ao novo RAV4”, disse Mark Granger, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Qualcomm Technologies, Inc. “Ao aproveitar nossa plataforma Snapdragon Cockpit de última geração, a Toyota oferece uma experiência de direção aprimorada que combina personalização, entretenimento imersivo e conectividade. Essa colaboração traz recursos avançados e inovações de segurança projetadas para tornar cada viagem mais inteligente, intuitiva e segura para os motoristas e passageiros do RAV4.”

Para obter mais informações sobre o RAV4, faça login  aqui  ou acesse o site do Snapdragon Digital Chassis  aqui .

Fonte: Current Global

 

 

 

 

Novas regras para tirar a CNH entram em vigor. Exame toxicológico passa a ser obrigatório para categorias A e B na primeira habilitação

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial   

 Estão em vigor as novas regras para o processo de habilitação no Brasil, o que trouxe mudanças relevantes para quem pretende obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre as principais novidades está a obrigatoriedade do exame toxicológico de larga janela de detecção também para candidatos às categorias A e B na primeira habilitação. Sem a apresentação do o laudo negativo, a carteira de habilitação é ilegal. Ainda existem outros ajustes no modelo de formação de condutores, com foco em ampliar o acesso sem abrir mão da segurança viária. 

A partir de janeiro de 2025, novos condutores que não apresentem resultado negativo do exame toxicológico estão em situação ilegal 

A medida está prevista no §10 do artigo 148-A do Código de Trânsito Brasileiro, introduzido pela Lei nº 15.153/2025, que entrou em vigor na data de sua publicação. A exigência independe de regulamentação adicional, uma vez que o exame toxicológico já está plenamente regulamentado por resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

Dessa forma, candidatos que estejam tirando a CNH A ou B sem realizar o exame encontram-se em situação ilegal — um aspecto que demanda atenção dos órgãos de trânsito e dos próprios condutores. 

“Facilitar o acesso à CNH é um avanço que não pode abrir espaço para que pessoas inaptas assumam o volante. O exame toxicológico segue sendo um forte aliado da segurança viária e da saúde da sociedade, pois identifica padrões de uso de drogas incompatíveis com a direção segura”, afirma Pedro Serafim, Presidente da Associação Brasileira de Toxicologia (ABTox). 

segunda-feira, 12 de janeiro de 2026

Principais causas de superaquecimento e desgaste prematuro do sistema de freio do veículo

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

Primordial para a condução segura do veículo, o sistema de freio dos veículos convencionais está diretamente relacionado às energias envolvidas no processo de frenagem, como a energia cinética, gerada pelo movimento do veículo, a energia mecânica, proveniente do atrito, e a energia térmica. “Todos os componentes do sistema de freio são projetados para suportar as exigências de parada do veículo e dissipar o calor, mantendo o funcionamento adequado”, comenta Leandro Leite, coordenador de assistência técnica da Fremax, ressaltando a importância da manutenção preventiva para a avaliação do estado do conjunto de peças do freio. Ele explica que o movimento responsável pela geração de calor ocorre no contato entre as peças, como discos, pastilhas, lonas e tambores, dependendo do sistema de freio.

 

Fatores que podem ocasionar superaquecimento do freio -

As principais causas para que esse problema ocorra são, segundo Leite, o estilo de condução do veículo e as falhas mecânicas. “O uso severo do freio para paradas em curtas distâncias e em maiores velocidades, bem como diversas frenagens sequenciais, além da falta de uso do freio motor ou de marchas reduzidas em descidas de serra, tendem a elevar significativamente a temperatura do sistema”, explica.

 

Como falhas mecânicas podem causar o problema - As falhas mecânicas podem ser provocadas por diversas situações, como o travamento das pinças ou dos cilindros de roda devido à falta de troca do fluido de freio. Rolamentos do cubo danificados também podem elevar o nível de calor do sistema. Em veículos com freio de estacionamento por cabo, é necessário verificar a movimentação da alavanca e a integridade dos cabos, pois, após soltar a alavanca, as rodas traseiras devem girar livremente. “A exigência maior causada por alterações na característica de potência do veículo ou pelo uso de rodas inadequadas também pode comprometer a dissipação de calor, provocando a elevação da temperatura do sistema de frenagem e comprometendo sua eficiência”, afirma o especialista. Quando isso ocorre, complementa Leite, o desgaste do sistema de freio é acelerado em função do aumento da temperatura.

 

Fonte: Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

 

 

 

Encontros de veículos antigos e desfile de carros de cinema agitam o mês de janeiro no Parque Dream Car de São Roque

 

CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

Férias em alto-astral: além de encontros de carros e motos, o mês de janeiro no Parque Dream Car de São Roque terá um desfile inédito de modelos de cinema. Os eventos têm visitação gratuita pelo público, que ainda pode conferir as demais atrações do primeiro parque automotivo temático do Brasil, distante apenas 60 km da capital paulista: museu com 165 veículos, parque de diversões, shopping com 23 lojas, kartódromo, shows de drift, Carona Radical e Volta dos Sonhos.

O calendário de eventos de 2026 será aberto neste domingo (11/1) com o Megaencontro de Motos do Dream Car, realizado todo segundo domingo de cada mês, das 9 às 18 horas. Não há taxa de inscrição e nem cobrança de estacionamento para as motos participantes. Já no dia 18 ocorrerá a nova edição do Encontro de Carros Antigos do Dream Car, realizado todo terceiro domingo de cada mês, das 9 às 18 horas. Também não há taxa de inscrição e os veículos participantes pagam apenas 10 reais, que é a metade do valor do estacionamento.

A programação prossegue no dia 25 de janeiro (domingo), das 9 às 16 horas, com o evento do Monza Clube. Neste mesmo dia, o Desfile Cinecar promete se transformar em uma grande sensação para os fãs de cinema, reunindo cerca de 10 tributos de veículos que roubaram a cena em produções mundiais, incluindo 3 batmóveis. O evento é gratuito e ocorrerá às 13h30 na pista do kartódromo. O público poderá, inclusive, fazer fotos e vídeos próximo dos carros. 

Museu da F1 entre as novidades de 2026 

Recicle Mais 2026 define datas e estrutura de comunicação para a nova edição

 


CURTA NOSSA FANPAGE: https://www.facebook.com/paddockbrasiloficial     

A Giannellini Comunicação e Assessoria foi a agência escolhida e será a responsável pela assessoria de imprensa do Recicle Mais 2026, que acontece nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro, no Blue Tree Premium Alphaville, em Alphaville (SP).
 
“O Recicle Mais se estabelece como um importante ponto de convergência para o setor, reunindo lideranças e novas tendências da economia circular. Nosso papel é atuar como um elo, facilitando o acesso a informações qualificadas e personagens que ajudam a contar a evolução desse mercado no país”, afirma Vanessa Giannellini, diretora de relacionamento da agência.
 
Com ingressos esgotados, o evento reforça sua relevância ao reunir lideranças reconhecidas do setor, criando oportunidades para a produção de conteúdos aprofundados, entrevistas exclusivas, reportagens especiais e abordagens antecipadas sobre mercado, negócios, sustentabilidade, economia circular e os impactos do setor automotivo no cenário nacional.
 
Considerando que o evento acontece no sábado e no domingo, a equipe de atendimento está à disposição para organizar e antecipar gravações, especialmente para televisão e rádio, facilitando a logística das redações e ampliando as possibilidades de cobertura editorial.
 
O Recicle Mais contará com a presença de nomes como Arthur Rufino, Leonardo Carlos, Weder Peixoto, Roni Meireles, André Santos, Mayara Ribeiro, além de representantes de montadoras e grandes players da cadeia automotiva, como a Stellantis, fortalecendo o debate qualificado sobre desmontes, peças usadas, inovação e sustentabilidade.
 
 Data: 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2026
 
Local: Blue Tree Premium Alphaville – Alphaville | SP
 
O atendimento aos jornalistas durante o evento será realizado por:  Vanessa Giannellini e Rodrigo Samy
 
Nossos contatos wpp.: Vanessa Giannellini (11) 9 6579 - 4154 -  Rodrigo Samy - (11) 9 8277 - 4502