sábado, 7 de agosto de 2010

Rápidas do final de semana



Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.



FULL MOTOR - No próximo domingo (08/0, na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o FULL MOTOR vai apresentar o Chevrolet Malibu, Peugeot Hoggar, Citroën Aircross e a 6ª Etapa do Carioca de Automobilismo na categoria Turismo, no autódromo de Jacarepaguá. No quadro “Memória da Propaganda”, tem o comercial do Volkswagen Variant, com o saudoso ator Rogério Cardoso. O FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da FULL PNEUS (www.fullpneus.com.br).




SUNSHINE TOUR - Fãs do Volkswagen New Beetle de toda a Europa estarão reunidos neste final de semana em Travemünde, na costa do mar Báltico, na Alemanha. O New Beetle Sunshine Tour, que aconteceu pela primeira vez em 2004, deverá receber este ano um número recorde de participantes. O passeio inicia amanhã, sábado (07/08), no Volkswagen Centre de Lübeck. Os carros se reunirão a partir das 9h30. Por sua característica internacional, o slogan do evento é "Around the World with the New Beetle". Mais de 400 New Beetle, nas versões normal e conversivel, já se inscreveram para o evento. Será o maior passeio de aficcionados do modelo em todo o mundo. O percurso iniciará pelos arredores de Lübeck, com uma parada em Warnsdorf/Timmendorf, terminando no parque Brügmann, em Travemünde. Contando com um grande palco, esta praça no calçadão junto à praia terá uma infraestrutura perfeita para o show ao ar livre onde se apresentarão as três bandas da Volkswagen Sound Foundation: Jenix, The Fog Joggers e On a SunDaY. Gabriele Kraft, organizadora da festa, está entusiasmada com a presença de visitantes de 14 países: "Tem gente percorrendo mais de 1.800 quilometros para chegar aqui. Nunca tivemos tantos inscritos do sul e do leste da Europa.” É a sexta vez que Kraft organiza a festa e boa parte dos participantes tomou conhecimento do passeio até a praia por meio da Internet.


PORTAS ABERTAS - Os clientes Renault terão entre os dias 9 e 16 de agosto uma excelente oportunidade de adquirir os veículos da marca a preços e condições imperdíveis. Neste período, acontece a “Operação Portas Abertas”(OPA), promovida pela Renault do Brasil em parceria com a Financeira Renault nas concessionárias participantes de todo o País. Além dos preços e das condições especiais, com taxas reduzidas e facilidade de financiamento, para a compra de um Renault zero quilometro, esta edição da promoção traz novidades: além do sorteio de cinco unidades do modelo Clio 1.0 16V Hi-Flex, sendo quatro por meio de chaves premiadas e uma através de sorteio, serão distribuídos mais 3.550 prêmios: 500 câmeras digitais, 1 mil iPods, 2 mil pares de ingressos de cinema e 50 aparelhos de TVs de LCD, através de sorteio ou de cupons raspáveis. Para esta ação, a Renault do Brasil enviou cerca de 450 mil malas-diretas, com uma chave de carro, para o cliente participar do “Girou, Ligou, Ganhou!” e concorrer ao Renault Clio 1.0 16V Hi-Flex. Mesmo quem não recebeu a mala-direita, poderá se dirigir a qualquer concessionária da marca e participar da promoção. Durante o período da “Operação Portas Abertas”, a rede de concessionárias Renault oferecerá toda a gama de veículos de passeio com condições especiais de compra, como, por exemplo, a condição de financiamento, em que o cliente pode optar pela taxa zero de juros ou por parcelas de R$ 399,00. O cliente ainda terá à sua disposição, outras condições exclusivas de financiamento, com entradas mais baixas e prazos mais longos.


NISSAN CRESCE - A Nissan do Brasil aumentou em 59% o número de veículos emplacados em julho de 2010 quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Foram 2.498 veículos emplacados em julho, um crescimento de 20,7% em relação ao mês de junho. Os modelos Nissan mais vendidos em julho foram o utilitário Frontier (679 unidades), o sedan Sentra (714 unidades) e o monovolume Livina (470 unidades). Presente no Brasil há 10 anos, a Nissan mantém um parque fabril em São José dos Pinhais (PR), onde produz atualmente a nova geração da picape Frontier e os modelos da família do monovolume Livina - Livina, Grand Livina e X-Gear. Conta ainda com uma rede de 91 concessionárias autorizadas presentes nos 26 Estados brasileiros e no Distrito Federal. A marca ainda oferece para o mercado brasileiro o Tiida Flex e o Sentra Flex.


NOVO CHASSI - A Volvo Bus Latin America está lançando no Brasil e outros mercados sulamericanos o seu mais novo veículo, o B12R 8x2, destinado principalmente ao segmento rodoviário de ônibus de turismo. Com um motor de 12 litros e 420cv de potência, o novo chassi é a melhor opção para este tipo de operação. O B12R 8x2 atende aos mais exigentes padrões das empresas desta área para proporcionar maior capacidade de transporte e mais conforto e segurança. “A Volvo tem grande tradição em veículos rodoviários. O B12R 8x2 é mais uma solução avançada da marca para o segmento de turismo, trazendo o que há de melhor em tecnologia”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. O novo veículo tem uma configuração que atende as exigências de carga legal nos limites impostos pela legislação que rege o transporte rodoviário de passageiros no Brasil.


FECHA PARCERIA - O Audi R8 LMS que venceu logo na estréia na etapa do Rio de Janeiro chega a São Paulo disputando a 5ª etapa da temporada 2010 da GTBR3 com uma grande novidade: o apoio da Audi do Brasil. A marca fechou esta semana a parceria com a equipe A Mattheis e com os pilotos bicampeões da categoria Xandy Negrão e Andreas Mattheis. A Audi, que participa efetivamente das competições na Europa, pretende repetir aqui no Brasil seus bons resultados, formando a equipe A Mattheis Audi. O chefe de equipe, Rodolpho Mattheis, acha de grande valor a parceria formada com a Audi para a temporada que segue em 2010. "Com certeza isso vem a acrescentar na nossa equipe e a tendência é melhorar mais daqui pra frente, com novos desenvolvimentos e o apoio da Audi". Nos anos 2007 e 2008, em que foram campeões da categoria, Xandy Negrão e Andreas Mattheis venceram cinco corridas no Autódromo de Interlagos. Por esse motivo e também por gostarem muito do circuito, os pilotos acreditam conseguir um bom acerto para o carro na etapa que acontece neste final de semana.


MANUAL DO VIAJANTE - “Tudo começou em 1983 com um desses telefonemas chatos de telemarketing, um cara tentando me vender um consórcio de automóvel. (...) eu resolvi encerrar o papo dizendo que, na verdade, eu já estava farto de carros e, se fosse comprar um veículo novo, seria uma moto. (...) O engraçado é que eu tinha falado aquilo pro vendedor só pra cortar o papo pois, na verdade, eu detestava motos!” A semente plantada há 27 anos na cabeça de José Albano, um dos maiores nomes da fotografia no Ceará, deu frutos. No ano seguinte comprou uma Honda 125cc, com a qual viaja até hoje pelas estradas do País. O mais novo fruto daquela conversa de telemarketing é MANUAL DO VIAJANTE SOLITÁRIO (Terra da Luz Editorial, 2010. 112p), patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O lançamento acontece no dia 14 de agosto (domingo), às 18 horas, no estande da Livraria SARAIVA, na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. E no Dia Mundial da Fotografia (próximo dia 19, quinta-feira), às 19h, o livro será lançado em Fortaleza, no Centro Cultural Banco do Nordeste. O autor procura desmistificar as viagens de moto, o perigo que a ela é atribuída e, assim, reduzir o medo e a ansiedade ligada ao uso da moto nas estradas. “É mais perigoso usar a motocicleta na cidade do que na estrada”, comenta. “Quero dar a boa notícia de como tenho me dado bem com o meu estilo despojado de viajar”, diz o autor no prefácio intitulado “Moto de viagem?”.


FORD RACING - A fabricante de motores com 40 anos de tradição no país, a Cummins renova sua parceria com a Ford Racing Trucks/Território Motorsport para mais uma temporada. Pelo sexto ano, a empresa patrocina os caminhões da equipe tricampeã do Rally dos Sertões (2007/2008/2009) e também Campeã Brasileira de Rally Cross Country (2004) na categoria. "A Cummins Brasil tem orgulho de equipar os veículos da Ford Racing Trucks que conquistam todos os anos títulos de extrema importância para o automobilismo nacional. Sabemos que os pilotos Edu Piano e Ricardo Domingues e demais competidores da equipe são profissionais extremamente capacitados", ressalta Luis Chain Faraj, Gerente Executivo de Marketing e Engenharia de Clientes da Cummins Brasil. A resistência e confiabilidade dos motores da empresa poderão ser atestados agora também no Ford Cargo 1722e 4x4 (categoria T4.2), novo caminhão da equipe oficial da montadora que irá estrear nas mãos de Edu Piano e Solon Mendes, a partir do dia 10/8 no Prólogo da 18ª edição Rally dos Sertões, em Goiânia (GO). Além do já comprovado desempenho, no F4000 Território 4x4 (categoria T4.1). O motor que equipa o Cargo é o Cummins ISC, enquanto o do F4000 é o Cummins Euromec III.


EM SUSTENTABILIDADE - A Toyota do Brasil, com apoio da Fundação Toyota do Brasil, lança amanhã, dia 6 de agosto, uma campanha institucional com foco em meio ambiente para celebrar o aniversário das cidades onde a montadora está presente com suas unidades. Serão homenageados os municípios de Indaiatuba e São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, e Guaíba, no Rio Grande do Sul. Na primeira etapa da campanha, a população dos municípios envolvidos será convidada, por meio de anúncios em mídias impressas e internet, malas diretas eletrônicas e spots de rádio, a entrar no hotsite especialmente preparado para a ação e deixar uma mensagem de homenagem com até 80 caracteres para a sua cidade. Ao deixar seu recado no hotsite, o internauta automaticamente efetivará o plantio de uma muda de árvore em um local público da cidade, que será patrocinado pela Toyota e realizado pela Arvorar, empresa especializada na prestação de serviços em meio ambiente, em parceria com as Prefeituras municipais. Serão plantadas, no mínimo, 500 e, no máximo, 1.700 mudas, de acordo com a disponibilidade de cada cidade.


PROCURA POR PNEUS - Após a aprovação do decreto que entrou em vigor em junho de 2008 restringindo a circulação dos veículos pesados na zona máxima de São Paulo, a Cantu Pneus investiu na ampliação do atendimento para Veículos Urbanos de Cargas (VUC’s), e registra aumento significativo das vendas no setor. Segundo André Augusto Bortolanza, responsável pelo marketing da Cantu Pneus, na grande São Paulo o número de pneus para modelos utilitários comercializados da marca Marshal no primeiro semestre de 2010 foi três vezes maior em relação ao ano de 2009. “Claro que há outros fatores que contribuíram para esse aumento expressivo, como a consolidação da Marshal no mercado, mas a restrição de circulação dos caminhões certamente influenciou positivamente”, explica Bortolanza. Entre os campeões de venda para VUCs está o Marshal 857, pneu radial para vans, utilitários e camionetes, disponível nos aros 12 ao 16. “É um pneu especialmente desenvolvido para utilitários, com tecnologia e desenho que aumentam a tração e quilometragem, proporcionando melhor dirigibilidade e reduzindo a emissão de ruído na rodagem” esclarece André Bortolanza.


ALTA EM JULHO - Dados divulgados pela Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares – mostram que a tendência de alta do mês passado se mantém em julho. Foram vendidas para as concessionárias 146.866 unidades no mês, o que significa um acréscimo de 18,6% em relação ao mesmo período de 2009. No comparativo com junho, foi registrado alta de 5,1%. Acompanhando o bom desempenho das vendas, a produção alcançou 148.134 unidades, o que representa um avanço de 10,5% em comparação com julho de 2009. Já em relação ao mês anterior, o aumento é de 3,9%. A produção acumulada de janeiro a julho deste ano registrou um aumento de 17,2%, com 1.013.695 unidades, contra as 856.239 unidades do mesmo período do ano passado. “O mês apresentou um bom desempenho, mas ainda temos um longo caminho até alcançarmos os resultados de 2008”, afirma Jaime Teruo Matsui, presidente da Abraciclo. Já no mercado externo, com 3.966 unidades comercializadas, houve uma queda de 33,4% em comparação com junho, quando foram exportadas 5.953 motocicletas. No entanto, houve uma pequena alta de 2,4% com relação a julho de 2009, que registrou a venda de 3.873 unidades.


CARROS NO PÓDIO - Estreando nova formação, a Citroën Total WRT conseguiu o segundo e o terceiro lugares no Rali da Finlândia, oitava etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Sébastien Ogier/Julien Ingrassia e Sébastien Loeb/Daniel Elena se afastaram nos dois primeiros lugares do campeonato de pilotos e ajudaram a equipe a aumentar sua vantagem na pontuação entre os fabricantes. Um resultado expressivo em uma prova, na qual, os pilotos locais dificilmente são superados – a vitória ficou com a dupla Jari-Matti Latvala/Miikka Antilla. Tradicionalmente, o Rali da Finlândia é dominado pelos pilotos locais, que adquirem grande conhecimento dos traçados devido ao grande número de provas do calendário nacional – o rali é a modalidade de automobilismo mais popular no país. Desta vez, não foi diferente: os “nativos” Latvala/Antilla lideraram desde o primeiro dia. Mas as duas duplas da Citroën perseguiram os finlandeses de perto, com Loeb para manter o carro na estrada no primeiro dia. Ele danificou a frente do Citroën C4 ao bater de leve em uma pedra e a estabilidade do carro ficou bastante prejudicada. Com isso, os C4 de Petter Solberg/Chris Patterson (particular) e Ogier/Ingrassia tornaram-se os mais perigosos concorrentes de Latvalla/Antilla. No final, Ogier/Ingrassia terminaram a apenas 10 segundos dos vencedores e Loeb/Elena recuperaram o terceiro lugar no último dia.


GRIFE DO SERTÕES - Adquirir produtos da Coleção Sertões 2010 está mais fácil. A MON Trackwear, marca responsável por desenvolver as peças, fechou uma parceria com a loja virtual U|Racer para a comercialização da linha, que conta com camisetas, pólos, jaquetas, moletons, bonés, entre outros sempre como tema o Rally Internacional dos Sertões. A U|Racer terá exclusividade de vendas dos produtos pela internet até 20 de setembro, um mês depois do fim da aventura, que largará no próximo dia 10 em Goiânia (GO) e percorrerá 4.486 quilômetros em dez dias até chegar às praias de Fortaleza (CE). Os produtos estão disponíveis no site da loja (www.uracer.com.br) e o interessado contar com todas as facilidades para a compra, que podem ser efetuadas através de cartões de crédito (de qualquer bandeira) e também por meio de boleto bancário.




EM NOBRES - A comissão organizadora da 9ª edição do Rally Ecológico divulgou a data da competição mais aguardada do Centro Oeste: 27 e 28 de novembro, entre Cuiabá e Nobres. "Manteremos nossos objetivos, que são revelar pilotos e navegadores, e preservar o meio ambiente com o plantio de mudas de árvores e a divulgação do ecoturismo", declarou Luiz Galvan, diretor geral do evento. No entanto, uma alteração no regulamento da prova se fez necessária. Devido a falta de apoio oficial por parte de órgãos do Governo Estadual e Federal, a LG Esportes decidiu reduzir as despesas, e a melhor maneira encontrada, foi abrir mão da "importação" do equipamento de cronometragem. Em 2009, foram investidos R$ 10 mil só com a vinda dos aparelhos, que implica também na contratação de um profissional, passagens aéreas, hospedagem e alimentação.


INCLUSÃO SOCIAL - Em apoio mais uma vez às iniciativas de responsabilidade social, a Renault patrocina a II Corrida e Caminhada pela Inclusão Social que acontecerá no Rio, no feriado de 7 de setembro de 2010. O evento é organizado pela Câmara de Comércio França-Brasil que escolheu a data como uma forma de homenagem ao País. Toda a renda arrecadada será revertida para cinco instituições: Associação Borda Viva (PR), Casa do Zezinho (SP), A Cabana (MG), Gol de Letra do Caju e Solidariedade França-Brasil (ambas no Rio). A edição atual espera reunir 2000 participantes na orla de Copacabana, local escolhido pela organização do evento. A corrida começará às 8h e terá 8 km de percurso. Já a caminhada terá um trecho de 4 km. Ambas as modalidades começarão no mesmo horário e terão largada e chegada no Forte do Leme. Para participar, as inscrições devem ser feitas até o dia 3 de setembro pelo site www.ccfb.com.br, diretamente na sede da CCFB no Rio (Av. Pres. Antônio Carlos, 58 – 10 andar - Centro) ou pelo email geralrj@ccfb.com.br. A taxa de participação é de R$ 25 e serão dados kits de participação contendo camiseta e brindes dos apoiadores. No dia do evento serão sorteados um automóvel Renault Sandero (patrocinado pela Renault) e uma viagem à Paris (patrocinado por Novotel e CCFB) entre os participantes que concluírem a prova.


NO FACEBOOK - A Ford criou uma ação especial dentro do programa de lançamento do New Fiesta no Brasil. Pela primeira vez no país, um veículo Ford será lançado com cobertura em tempo real no Facebook através da página New Fiesta Imprensa. O objetivo é mostrar as etapas da introdução do novo carro, projeto global da Ford, que chega ao mercado brasileiro no final de agosto. A partir desta semana e durante todo o evento de lançamento, será possível conhecer detalhes do carro por meio de "posts" divulgados na página. Não é preciso ser usuário do Facebook para visualizá-la, mas quem dispuser de um perfil pessoal no site também pode acompanhar diariamente as novidades clicando em "curtir". "Competitividade se faz com muita inovação. O New Fiesta é uma prova disso e a nossa comunicação também", diz Rogelio Golfarb, diretor de Assuntos Corporativos da Ford para a América do Sul.


RECORDE EM JULHO - A Ford Transit apresentou em julho o seu principal resultado de vendas desde o lançamento, obtendo uma participação de 7,6% no segmento de comerciais leves. O volume do mês representou um crescimento de 138% em comparação com julho do ano passado, bem acima do mercado. As vendas da linha tiveram o volume incremental da versão Chassi, lançada pela recentemente Ford. "Vendemos 231 Transit em julho e o destaque foi a Chassi, nova opção para o transporte de cargas urbanas. Ao lado dos modelos furgão e van de passageiros, a Transit Chassi reflete a criatividade e a boa aceitação do produto entre os frotistas e transportadores, que cada vez mais reconhecem a sua superioridade em termos de tecnologia, conforto e segurança, com custo-benefício atraente", diz Charles Camargo, gerente de Vendas da Ford Caminhões. A versão Chassi alcançou 19,6% de participação no segmento, apenas quatro meses após o lançamento no País. Esse resultado foi impulsionado por vendas importante, como a feita à Corsan - Companhia de Saneamento do Rio Grande do Sul. A versão van de passageiros também cresceu no mercado, conquistando a preferência de frotistas, como demonstra a venda fechada no mês para a Quality, do segmento de locação.


FÓRMULA TRUCK - Essa semana o programa exibe os bastidores da 5º etapa da Fórmula Truck que aconteceu no dia 25 de julho, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Esta etapa é considerada uma das mais importantes para o marketing esportivo da MAN Latin America por reunir o segundo maior público do automobilismo, perdendo apenas para a F-1, chegando a 65 mil pessoas. A Fórmula Truck foi criada por Aurélio Felix, a 15 anos, e sua trajetória de sucesso e a evolução tecnológica dos caminhões foi o assunto entre os pilotos da equipe Volkswagen, que lideram o campeonato. Para Débora Rodrigues, a única mulher que pilota caminhão, competir em Interlagos diante de um público cada vez maior, que vibra em cada ultrapassagem sua, é algo incrível, e que emociona qualquer piloto, por mais experiente que seja. Pensando nesse público, a MAN Latin America montou uma grande estrutura VIP, para 1500 convidados. Distribuiu também kits de boné, camiseta e lanche para os 3000 convidados da arquibancada.


PROMETE AGITAR - A líder mundial em iluminação automotiva lança no Brasil a linha OSRAM X-RACER® COOL BLUE, com dois modelos de lâmpadas. Com esta novidade, a empresa fortalece ainda mais a sua participação neste segmento. Na opinião de Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da OSRAM do Brasil para o mercado automotivo, os consumidores irão notar as vantagens. “Com certeza esse é um lançamento que deve chamar a atenção dos motoristas brasileiros. O alto desempenho desse produto gera muita segurança, além de criar efeitos estéticos diferenciados”, explica. Ver e ser visto! Essas são as duas principais características da OSRAM X-RACER® COOL BLUE, projetada para atender às demandas de quem utiliza o carro tanto para atividades profissionais quanto para o lazer e quer mais segurança ao dirigir. Além disso, graças a sua luz branca azulada semelhante à das lâmpadas de xenon, com temperatura de cor de 4.000K, a nova lâmpada também agrada aos mais exigentes “tuneiros”, sempre antenados ao que há de mais moderno no mercado de itens para customização. A novidade conta ainda com outros três diferenciais importantes: é cerca de 20% mais brilhante do que as opções convencionais do mercado nacional, dispensa o uso de relé auxiliar e, ainda, está equipada com a consolidada tecnologia UV-STOP da OSRAM, capaz de filtrar a radiação ultravioleta e evitar o indesejado amarelamento da lente do farol.


CHEGA AO MERCADO - A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, acaba de lançar seu novo catálogo de produtos para o mercado de reposição. Com o layout reformulado, esta edição é totalmente ilustrada e se destaca pela presença de dicas técnicas sobre os produtos. A lista de aplicações dos produtos Monroe foi atualizada, com 25 inclusões para a Linha Leve, cinco para a Linha Pesada e duas para a Linha Rancho. Os últimos lançamentos da Monroe, como os amortecedores dianteiros e traseiros do VW Gol e VW Voyage Geração V, novo Ford Ka, nova Nissan Frontier e os traseiros para o Punto e o Linea, ambos da Fiat, também estão presentes nessa nova edição. O prático sistema de buscas por montadora e modelo do veículo foi mantido. “Todas as solicitações e sugestões recebidas pelos departamentos de Marketing e Produtos da Tenneco são levadas em consideração no desenvolvimento dos catálogos”, diz Simone Blancas, analista de Produtos da Tenneco.


DEZ PARTICIPAÇÕES - A Salvini Racing é uma das equipes mais tradicionais do rali cross-country brasileiro, criada em 2001, pelo piloto Carlos Salvini. Por sua vez, o filho Guido Salvini, seguiu os passos do pai, e em 1999, registrou a sua primeira participação no Rally dos Sertões, como navegador nos carros. "Sou do mundo off-road desde os 16 anos, e tenho mais de 26 anos de pratica na categoria Motos, inclusive, já competi em provas do Campeonato Mundial de Motocross. E depois, no rali, tive uma experiência de cinco anos como navegador, e agora, vou para o quinto ano como piloto", descreveu Salvini, que assumiu a pilotagem do Mercedes-Benz Atego do time, em 2005. "Posso garantir que sou um dos participantes mais completos do rali, pois já vivi os dois lados da ‘moeda’", enfatizou. A Salvini Racing é a atual campeã Brasileira de Rally Cross-Country, tendo conquistado os títulos em 2003, 2005, 2007 e 2009. No Rally dos Sertões, lutará este ano pelo "penta": 2003 vitória na Geral, e na categoria T4.2: 2005, 2007 e 2009. "Meu pai me ensinou tudo o que sei, e estou amadurecendo como piloto a cada prova. No comando do caminhão, já tenho dois títulos na categoria do Pesados, e dois campeonatos Brasileiros", contou Salvini, que hoje é piloto oficial da Mercedes-Benz, uma das maiores fabricantes de caminhão do mundo. "Sempre vivi o Rally dos Sertões, então, posso dizer que ele está no meu sangue. Sem ele, acredito que ficaria um vazio na minha vida", enfatizou.


VEÍCULOS ELÉTRICOS - A EDP no Brasil, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, avança mais uma fase no plano de ampliação do seu projeto de rede dedicada de abastecimento elétrico no País. Hoje, 03 de agosto, a Empresa inaugurou mais três postos no estado de São Paulo, em São José dos Campos, área de concessão da sua distribuidora de energia EDP Bandeirante. A cerimônia de entrega, realizada no Centro de Operações Integradas (COI), no Centro de São José dos Campos, contou com as presenças de António Pita de Abreu e Miguel Setas, presidente e vice-presidente de Distribuição da EDP no Brasil, respectivamente, e Eduardo Cury, prefeito de São José dos Campos. Como parte da iniciativa, a Companhia também entregou ao município 15 bicicletas elétricas para uso da Guarda Civil Municipal e da Secretaria do Meio Ambiente. Pioneira em mobilidade elétrica no Brasil, a EDP deu início ao projeto piloto em janeiro deste ano pelo estado do Espírito Santo, área de atuação da distribuidora EDP Escelsa. “Temos planos de estruturar uma rede de abastecimento que esteja plenamente operacional quando houver uma frota significativa de veículos elétricos circulando. Estamos certos de que esta será uma realidade em médio prazo no Brasil e estaremos preparados para oferecer infraestrutura adequada”, explica António Pita de Abreu, diretor-presidente da EDP no Brasil.


TUDO PRONTO - Agora falta pouco. Em ritmo de contagem regressiva, a Equipe Acelera Siriema está pronta para mais uma edição do Rally Internacional dos Sertões. A partir da próxima terça, Luiz Facco e Silvio Deusdará disputam o Prólogo, na pista montada em frente ao Shopping Flamboyant em Goiânia (GO) e, no dia 11, a esperada largada para primeira etapa rumo a Caldas Novas. Completando sete anos de Rally dos Sertões, Facco conta com uma infra-estrutura muito bem montada que lhe dá total segurança durante a prova. "No ano passado a 4x4 Expert ganhou o prêmio de Melhor Equipe de Apoio. Neste ano ela está melhor estruturada para poder nos proporcionar uma prova competitiva e confiável. Estamos bem assessorados e preparados para mais um Sertões", destaca o piloto, que estreará uma nova Mitsubishi L200 RS, desenvolvida especialmente para a prova. O trabalho de meses foi concluído para ser desfrutado durante os 10 dias num roteiro de 4.486 quilômetros que termina em Fortaleza (CE) em 20 de agosto. E não é pouca coisa que envolve o preparado de uma equipe para uma prova como esta. Além do desenvolvimento do novo veículo dentro do regulamento da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), toda a logística diária da prova, peças de reposição, jogos de pneus, equipe de apoio, roteiro, mapas, locais de hospedagem, tudo é minuciosamente projetado para que não ocorram imprevistos que possam prejudicar o desempenho da dupla.


VOCÊ SABIA? - QUE a partir da 4ª edição do SALÃO DO AUTOMÓVEL, em 1964, o evento passou a ser bienal. A esta altura, os aficcionados por carro já tinham o Salão como o mais importante evento do setor automobilístico para conhecer lançamentos, verificar tendências e chegar perto de verdadeiras máquinas dos sonhos. QUE em 2008, última edição do SALÃO, o evento passou a integrar o calendário oficial da OICA (Organização Internacional de Fabricantes de Veículos Automotores). Isso significa que o evento realizado em São Paulo passou a fazer parte do circuito internacional de grandes eventos do setor, no mesmo patamar de outros salões pelo mundo: Detroit, Tóquio, Paris, entre outros. QUE a edição de 2010 do SALÃO comemora 50 anos, ano em que o piloto brasileiro Ayrton Senna também completaria 50 anos. A propósito, o Instituto Ayrton Senna ocupará espaço de destaque na área do SALÃO deste ano com ações de divulgação do trabalho que a entidade realiza.


ITEM DE SÉRIE - Lançado recentemente na Europa, o Bridgestone Potenza S001, principal pneu da linha UHP (Ultra High Performance) da marca japonesa, foi escolhido como item de série para três modelos da novíssima geração de superesportivos europeus: o Audi RS 5, o Aston Martin Rapide e a Ferrari 458 Italia. Desenhado exclusivamente para os mais potentes carros do mundo, o Bridgestone Potenza S001 reúne os requisitos de performance exigidos pelos modelos de luxo de alto desempenho e pela nova safra de superesportivos leves. Revivendo a herança de esportes a motor dos pneus Potenza, o novo S001 foi desenvolvido para oferecer a máxima segurança, seja em piso seco ou molhado. O inovador desenho assimétrico da banda de rodagem apresenta ombros rígidos com elevada aderência, que combinada ao levíssimo enxerto nos talões, resulta em uma dirigibilidade com respostas rápidas e precisas. Paralelamente, o revestimento interno é produzido com o padrão premium de tecnologia Bridgestone para piso molhado. O S001 possui ainda estrutura de construção mais leve, além da resistência ao rolamento mais baixa do que as gerações anteriores do Potenza, características que contribuem para melhorar a eficiência do combustível. O pneu Bridgestone Potenza S001 estará disponível no Brasil a partir de novembro.


INIBIR FURTO - A preocupação com o consumo de combustível é permanente entre transportadoras, empresas de ônibus, proprietários agrícolas, e caminhoneiros em geral. Pensando nisso, a Wurth do Brasil, multinacional alemã especializada em produtos químicos, peças de fixação, ferramentas manuais, elétricas e pneumáticas, apresenta o Diesel Tank Protector, dispositivo que evita o roubo de combustível em tanques de caminhões, ônibus e tratores. O lançamento, projetado em corpo espiral, funciona como um bloqueador de mangueira, dificultando a retirada ilegal do combustível no tanque. “O Diesel Tank Protector é um dispositivo de fácil aplicação e inibe o furto de combustível dos veículos”, afirma Walter Lopes de Britto, técnico de desenvolvimento de produtos da divisão Cargo da Wurth. A utilização do dispositivo dificulta o roubo do combustível. “Caminhoneiros ficam horas em barreiras fiscais e num pequeno momento de distração podem ser furtados, ou até mesmo aqueles motoristas que pernoitam em postos de gasolina”, exemplifica. Existem outras situações que também são passiveis de furto de combustível, sendo que a instalação do Diesel Tank Protector dificultará a retirada ilegal. “Usado preventivamente os condutores e empresários do setor têm uma garantia ainda maior de que não aumentariam os custos com Diesel” aponta Britto. Para aplicar o dispositivo é necessário verificar se o bocal do tanque do veículo é compatível com o Diesel Tank Protector. “Existem tanques que utilizam tampas com rosca interna, externa ou com travamento por meio de duas hastes, por isso, é importante identificar o modelo apropriado”, destaca. O lançamento está disponível em quatro diferentes modelos, e a Wurth já estuda a ampliação da linha de produtos. Além disso, o dispositivo não interfere na vazão do abastecimento e dispensa a necessidade de furar ou serrar o tanque para sua aplicação. O produto foi desenvolvido em corpo metálico com tratamento antiferrugem, que não oxida. Mais informações sobre os produtos podem ser obtidas pelo telefone (11) 4613-1900, e-mail cargo@wurth.com.br e site www.wurth.com.br.


PILOTO REVELAÇÃO - A Laquila sediada em Curitiba – PR - tradicional importadora de roupas e acessórios para motociclistas e moto peças, representante oficial no Brasil das mais importantes marcas mundiais no segmento, inova mais uma vez dentro do segmento e fecha contrato de patrocínio com o piloto Lucas Braga de apenas 13 anos passa a representar uma de suas marcas a TEXX de roupas, capacetes e equipamentos para motociclistas. O piloto Lucas Braga é a grande revelação deste ano no campeonato de moto velocidade SUPERBIKE SERIES; natural de Ribeirão Preto-SP iniciou sua carreira aos 6 anos na categoria 50cc no campeonato Schincariol em Itu – SP, juntamente com os pilotos Toninho Chiari, Antonio Casalinho e Eric Granado terminando o campeonato em 4º lugar já na sua estréia. Em 2006 participou do Campeonato Brasileiro na categoria 125cc competindo com pilotos de todo o Brasil e muito mais experientes, mesmo assim terminou em 9º lugar dentre os mais de 30 competidores. Em 2007 passou para a categoria RD135cc sagrando-se campeão regional, em 2008 foi vice campeão Paulista na mesma categoria; em 2009 passa a competir na categoria 250cc e fecha o ano como vice-campeão.


REMARCAÇÃO DO CHASSI - O número do chassi de um carro contém diversas informações importantes como ano, marca e modelo. A DNA Security, empresa pioneira e líder de mercado em gravação de peças automotivas, realiza revitalização de chassi para evitar que a oxidação ou ferrugem na peça possa levar á sua remarcação desvalorizando o automóvel. Por meio de produtos não abrasivos é feita a limpeza da oxidação ou de qualquer outro tipo de sujeira. Esse procedimento impede que um veículo em bom estado precise ser remarcado e perca seu valor de mercado entre 20% e 30%, dependendo da região. A umidade ou resíduos acumulados na superfície do chassi podem acarretar em corrosão e oxidação, deixando os números ilegíveis. Para evitar esses problemas, recomenda-se deixar sempre o veículo limpo. “O proprietário deve prestar atenção para não deixar umidade no assoalho do veículo pois boa parte dos chassis localizados neste local possuem uma maior tendência para oxidação. Quem mora no litoral deve ficar ainda mais atento por causa da maresia”, alerta Mário Cassio Mauricio, diretor Comercial da DNA Security.


PROGRAMA DE TRAINEE - Estão abertas as inscrições para o programa de trainee 2011 da Robert Bosch. Até o dia 02 de setembro os interessados poderão inscrever-se pelo site www.bosch.com.br. São 16 vagas disponíveis para atuação nas fábricas da Bosch instaladas em Campinas-SP (10 vagas) e Curitiba-PR (6 vagas). Para se candidatar, o interessado deve ser formado ou estar cursando o último ano do ensino superior em um dos seguintes cursos: Administração de Empresas, Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, Marketing ou Logística, Ciências Econômicas, e Publicidade e Propaganda. Ou ainda em uma das Engenharias: Controle e Automação, Materiais, Produção, Elétrica, Eletrônica, Industrial, Processos, Mecânica ou Mecatrônica. Também são pré-requisitos a fluência no idioma inglês e a disponibilidade para viagens nacionais e internacionais. Pós-graduação, concluída ou em andamento, é um quesito desejável.


4 RODAS DIGITALIZADA - A revista QUATRO RODAS reuniu em apenas um lugar os últimos 50 anos da história da evolução da indústria automotiva no Brasil: em celebração aos seus 50 anos, a publicação anuncia a digitalização de seu acervo desde 1960, disponibilizando mais de 70 mil páginas na internet. Ao acessar o endereço www.quatrorodas.com.br/acervodigital, o leitor é convidado a empreender uma viagem no tempo, revisitando clássicas edições e momentos-chave da história do carro no Brasil: o lançamento de recordistas de vendas como Gol (1980), Uno (1984) e Palio (1996); os testes com sonhos de consumo de milhões brasileiros, como Opala cupê (1971), Santana (1984), Omega (1992), Miura e Escort XR3 (1983); além de reportagens inesquecíveis, como a viagem de 14 mil quilômetros de QUATRO RODAS, em 1969, pela estrada Panamericana a bordo de um Ford Galaxie, cujo destino era o Estádio Azteca, palco da final da Copa de 1970. No hotsite, o internauta navega por mais de 600 edições de QUATRO RODAS. Uma linha do tempo situa-se no alto da página; ao escolher determinado ano, todas as capas daquele período são exibidas lado a lado. Para começar a ler a edição desejada, é muito simples: basta selecioná-la e apertar o botão start para folhear a revista página a página.


LED NACIONAL - O Grupo Magneti Marelli, através de sua divisão Iluminação Automotiva, apresenta ao mercado a primeira lanterna a LED - Light Emitting Diodes - fabricada no Brasil. O produto é uma das grandes inovações do novo Fiat Idea e foi desenvolvido considerando as exigências do mercado. A lanterna a LED se destaca também pela tecnologia “guia de luz” (Light Guide) para a função luz de posição, que permite maior amplitude nas soluções de estilo, criando uma “assinatura” inconfundível no design do carro. A maior durabilidade do LED em relação às lâmpadas convencionais é uma das vantagens da nova lanterna, já que não há a necessidade de substituí-los durante toda a vida útil do veículo. A crescente procura deste tipo de iluminação por parte das montadoras está relacionada à redução do consumo de energia, que chega a ser 20 vezes inferior comparado com lâmpadas tradicionais, além do acendimento imediato com iluminação total, pois não requer tempo de aquecimento, o que aumenta a segurança diminuindo os riscos em caso de freada súbita. Atualmente, a tecnologia já é utilizada em carros importados do segmento luxo e, com a introdução do produto no novo modelo da Fiat, a Magneti Marelli firma sua posição de pioneirismo também na área de iluminação automotiva. “Acredito que o lançamento do Fiat Idea com lanterna a LED vai impulsionar o mercado no desenvolvimento, produção e aplicação desta tecnologia em diversos outros modelos nacionais. Esta opção deve ganhar cada vez mais espaço em outros segmentos”, declara Sebastião Santos, diretor da divisão Iluminação Automotiva do grupo Magneti Marelli.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.