quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Carros sem manutenção ? Assim serão os carros elétricos



Por www.fordparatodos.com.br

Não são só alívio para o meio ambiente, silêncio e economia de combustível, as principais qualidades e novidades dos automóveis equipados com motores movidos por baterias elétricas. Você já pensou no tempo e dinheiro que serão economizados em relação à manutenção do veículo com exclusivo motor elétrico?. É o que, por exemplo, os proprietários do novo Ford Focus E, e mais cinco outros veículos com as mesmas características, que a Ford pretende lançar até 2012, vão ter o privilégio de usufruir. Nada de troca de óleo, filtros, velas de ignição, fluídos de transmissão, radiador, óleo de câmbio, mangueiras, cabeçotes, correias, cerca de duas dúzias de peças móveis que foram abolidas com a nova concepção do motor elétrico. Os proprietários do Focus Elétrico, por exemplo, darão adeus à manutenção do veículo, coisa com que os donos de veículos com motores a combustão sonham. Os donos do Focus Elétrico somente terão que carregar a bateria, calibrar ou trocar pneus, lavar o veículo de vez em quando, regular ou substituir pastilhas de freios, isto é, não terão muito o que fazer, não importando a quilometragem do carro. Mais importante, ainda, não precisará ser reabastecido com qualquer outro tipo de combustível e o proprietário, a longo prazo, só precisará se preocupar com trocas de pastilhas de freios, amortecedores e pneus. Além disso, é preciso levar em consideração a economia no bolso que todas essas ações proporcionarão. Os maiores problemas nos automóveis convencionais são as partes móveis, o que não acontece nos carros elétricos, onde só motor e rodas se movem. Assim, a manutenção regular do Focus elétrico será composta por pouco mais que o controle da pressão nos pneus e manter cheio de água o reservatório do limpador do pára-brisa. A estratégia de veículos sustentáveis da Ford inclui o lançamento de cinco novos automóveis elétricos na América do Norte em 2012 e na Europa em 2013. Em 2010, a empresa já colocou no mercado a van pequena Transit Connect elétrica e introduzirá, no próximo ano, o C-Max Hybrid, uma segunda geração híbrida com bateria de lítio-ion e o C-Max Energi híbrido plug-in.

Um comentário:

  1. Se for assim, beleza. Mas já li algumas críticas que falavam da baixa durabilidade desses motores elétricos e que o único conserto viável seria a troca por um novo, nada barato. Baterias também, que dependendo das condições de uso, se esgotariam logo e precisariam ser trocadas, baterias muito caras e sofisticadas. Isso tem que ser conferido na prática mesmo, porque é claro que agora as fábricas vão dizer que é tudo perfeito e maravilhoso.

    ResponderExcluir

Comente, opine.