segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ford mais forte na Rússia



Por www.fordparatodos.com.br

A Ford Motor Company acaba de assinar um memorando de intenções para uma joint-venture, 50/50, com a fabricante de automóveis e comerciais leves Sollers, da Rússia. Stephen Odell, presidente e CEO da Ford Europa anunciou que a parceria é uma grande oportunidade de novos negócios e possibilitará aos clientes da marca na Rússia mais produtos e melhores serviços. Em 2002, a Ford se tornou a primeira montadora de automóveis estrangeira a produzir carros na Rússia, e desde então construiu uma base sólida no país. Ao aliar a proposta de joint-venture à sua experiência em fabricação com uma extensa rede de concessionários já existentes, e uma forte reputação de qualidade, a empresa americana permitirá à nova parceira um amplo acesso a todo o leque dos mais recentes produtos da Ford em âmbito global. A Sollers, segundo maior produtor de carros de passageiros e veículos comerciais leves na Rússia, também tem uma considerável experiência na indústria automotiva daquele País. Além da produção de veículos, a Ford Sollers vai fabricar motores, operar uma instalação de estampagem, que irá proporcionar um maior nível de conteúdo local de peças para veículos Ford construídos na Rússia e estabelecer atividades de pesquisa e desenvolvimento. A Ford Sollers também será responsável pela importação e distribuição dos produtos da marca Ford, peças e acessórios na Rússia e já programou o início das operações para o final de 2011. Pela Sollers, Vadim Shvetsov, diretor geral da empresa, acrescentou: “a oportunidade de trabalhar com a Ford, incentiva a confiança de que os esforços mútuos no desenvolvimento de novas unidades industriais permitirão o lançamento de novos produtos e, assim, alcançar uma posição de liderança no mercado russo”. A nova empresa planeja montar unidades de produção em Vsevolozhsk na região de São Petersburgo e no Tartaristão para construir uma gama de automóveis de passageiros e veículos comerciais leves com a marca Ford. O mundo dos negócios internacionais colocou a Ford com mais força no mercado russo imediatamente após a Fiat romper com a própria Sollers que começou a produzir veículos para a marca italiana a partir de 2006 e cujo acordo “definitivo” foi assinado em fevereiro de 2010, numa cerimônia presidida pelo primeiro-ministro russo, Vladimir Putin. A parceria ítalo-russa tinha como teto a produção de meio milhão de veículos por ano. Segundo analistas internacionais esse foi o motivo do rompimento do acordo. A Fiat, que não concordou com o teto, considerado baixo, já anunciou que vai construir fábrica independente na Rússia com capacidade inicial para 500 mil veículos/ano. O mercado russo de venda de automóveis tem uma curiosa situação: os primeiros quatro veículos do ranking local são da mesma marca – a Lada. Trata-se de um domínio de uma só marca que não existe em nenhum outro país. Em 2010, foram vendidas 1.910.573 unidades o que representou 30,3% de crescimento sobre o ano de 2009. Só a Lada comercializou 517 mil unidades, número superior à soma das quatro marcas que a seguem no ranking – Chevrolet, Renault, Kia e Ford. A Ford mantém o seu modelo Focus no quinto lugar em vendas no mercado russo com 67 mil unidades colocadas em 2010. O Focus é o “primeiro” colocado entre os demais modelos, depois dos Lada comercializados na Rússia com a linha 2105/2107 à frente no acumulado geral, com pouco mais de 136 mil unidades, seguido pelo Priora, Kalina e Samara que se apresentam na seqüência do ranking. Importante salientar uma recente previsão do Boston Consulting Group em relação ao mercado russo que poderá se tornar o sexto maior do mundo em 2020, comercializando cerca de 4 milhões de automóveis por ano, além de, em 2018, superar a Alemanha como o maior mercado de carros e veículos comerciais leves na Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.