sábado, 19 de fevereiro de 2011

Rápidas do final de semana


Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.



ESTREIA CAMPANHA - A Volkswagen do Brasil estreia hoje campanha publicitária do Novo Gol Rallye, composta por filmes, anúncio e peças diferenciadas para a internet. Criadas pela AlmapBBDO, as peças destacam de forma divertida e inovadora os diferenciais da versão com espírito aventureiro do modelo líder de vendas há 24 anos consecutivos. No filme, o telespectador acompanha os bastidores da gravação do próprio comercial do Novo Gol Rallye, no qual um ator realiza manobras com o modelo repetidas vezes. Além de despertar a curiosidade sobre o desfecho da inusitada gravação, que será revelado em outro filme que estreia na próxima semana, o comercial tem o objetivo de incentivar o telespectador a acessar o hotsite pelo www.vw.com.br/golrallye. No hotsite, que estará acessível também hoje à noite, os internautas poderão criar comerciais personalizados e até compartilhá-los com amigos via redes sociais. Será possível colocar as cenas em diferente ordem, criar legendas e determinar o seu próprio defecho. Os visitantes poderão se cadastrar para receber informações e conhecer a configuração do veículo.


SUPER SINTÉTICO - A Cosan Combustíveis e Lubrificantes, detentora do uso da marca Mobil no Brasil, lança, esta semana, o primeiro lubrificante do mercado brasileiro com a moderna classificação API SN: Mobil Super Sintético. Com tecnologia diferenciada, o produto é indicado para consumidores exigentes e que se preocupam com seu automóvel. A família Mobil Super é composta por produtos de alta tecnologia, desenvolvidos para fornecer máxima proteção para os carros. Eles são aprovados em diversos testes padrão da indústria para que o consumidor possa obter o desempenho desejado para seu veículo. “Esta novidade da família Mobil Super protege contra o desgaste em altas e baixas temperaturas, e proporciona uma limpeza eficaz do motor”, explica Milena Brito, Gerente de Marketing da Mobil. Os produtos Mobil Super são formulados para oferecer confiabilidade e proteção. Mobil Super Sintético ajuda a proteger o motor sob condições de esforços de alta intensidade, estará disponível em todo o país e atende praticamente todas as tecnologias de motores de alta performance, veículos de passeio, caminhões leves e vans. “O produto poderá ser utilizado desde condições operacionais normais até as mais rígidas”, completa Milena.


PERDE FORÇA - Apesar dos sinais de uma retomada da indústria em vários mercados, particularmente no Leste e Centro da Europa, o mercado de carros novos do Velho Continente permanece em um nível abaixo ao de um ano atrás. Contribuem para isso o encerramento das políticas de renovação de frota, no início de 2010, e a continuidade dos problemas financeiros em países como a Grécia, por exemplo. Gareth Hession, vice-presidente de Pesquisa da JATO Dynamics, comenta os acontecimentos: “Apesar de entrar em 2011 com a prevalência de uma incerteza econômica generalizada, a França registrou o melhor janeiro desde 2002, enquanto a Alemanha voltou aos níveis pré-incentivos.”



NOVO SITE - A partir de 21/02 o site da Suzuki Veículos – www.suzukiveiculos.com.br - estará de cara nova. Criado pela agência de marketing digital Lumina1, uma das maiores mudanças ficou por conta do design da página, agora mais dinâmica, colorida e moderna, dentro do espírito da marca. Entre as novidades, duas novas áreas foram criadas: “O que é novo” e “Imprensa”. Na primeira, o internauta poderá acessar as principais novidades da marca por meio de um canal criado especialmente para esta finalidade. Na área destinada à Imprensa, os jornalistas terão acesso aos últimos releases e ao banco de imagens, com variedade de fotos em alta resolução de todos os carros da Suzuki, além de vídeos interativos. Além disso, o site oferecerá ao internauta mais interatividade para conhecer cada modelo de carro da Suzuki, possibilitando acesso fácil e rápido às fichas técnicas e às explicações detalhadas de cada item de série ou acessório. Para aproximar ainda mais os carros dos internautas, há a opção de conferir as opiniões de proprietários através de vídeos. Para isso, basta clicar no link “Veja a opinião de quem tem”. Afinal, não há nada melhor para quem quer comprar do que saber a opinião de quem já possui um Suzuki. Durante o ano de 2011 a Suzuki ainda trará novas ferramentas e novidades para os internautas.


SEGUNDO EPSÓDIO – O segundo episódio da sequência de filmes criada para o lançamento do Chevrolet Camaro no Brasil. Depois do sucesso do filme "Não encoste no meu Camaro" e da campanha comercial "No silêncio de um Chevrolet", a Chevrolet coloca no ar três novos episódios que retratam a paixão dos fãs de Camaro ou "camareros", como são mais conhecidos, bem como a satisfação dos profissionais da GM que acompanharam a chegada do modelo no mercado nacional. Produzido pela agência AG2 Publicis em parceria com a Zeppelin Filmes, o primeiro episódio conta a história de "camareros", que falam de sua paixão pelo carro e de suas qualidades, além de trazer a história das cinco gerações do esportivo. Previsto para ir ao ar no dia 15 de fevereiro, o segundo episódio da webserie trará depoimentos de profissionais das áreas de Design e Engenharia da GM, que contam como foi a experiência de trazer o modelo para o Brasil. Eles apresentam as principais detalhes do carro e destacam as tecnologias que fazem do muscle car um ícone no mundo. Já o último episódio, que será lançado no dia 22 de fevereiro, irá mostrar os bastidores de um test-drive muito especial realizado com um grupo de "camareros". Os fãs do Camaro conheceram o modelo 2011 e tiveram a oportunidade de dirigir o carro e fazer comentários sobre o veículo. Todos os vídeos estarão disponíveis no hotsite do Camaro: www.chevroletcamaro.com.br. Link do segundo epsódio: http://bit.ly/gf8JW2


LIDERA A VENDA - A Mercedes-Benz confirmou, em 2010, a sua destacada liderança no Brasil no segmento de ônibus urbanos articulados. Com a venda de 139 unidades da consagrada linha O 500, a Empresa alcançou 77% de participação de mercado, mantendo-se muito à frente da concorrência. O resultado de vendas do ano passado foi ainda mais expressivo devido às vendas para o mercado externo. A Mercedes-Benz do Brasil exportou 215 chassis O 500 articulados em 2010, o que representa a liderança com 74% de participação nas exportações brasileiras do produto. "Esse excelente desempenho de vendas confirma o sucesso da linha O 500 de chassis articulados juntos aos transportadores de passageiros do Brasil e de diversos países", afirma Joachim Maier, vice-presidente de Vendas da Mercedes-Benz do Brasil. "Desde que foi lançado, em 2006, já são cerca de 1.630 unidades vendidas, destinadas especialmente para avançados sistemas de transporte coletivo urbano de grande volume de passageiros, como o BRT de São Paulo e Curitiba, no Brasil, e os de Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, África do Sul e México". As 139 unidades de chassis articulados O 500 vendidas pela Mercedes-Benz, no ano passado, foram destinadas a São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Vitória e Ponta Grossa, entre outras cidades. Estas e outras localidades, como as que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, vêm mostrando interesse cada vez maior em veículos articulados para seus sistemas de transporte.


EM MACAÉ - A Ford Caminhões inaugura nesta quinta-feira (17 de fevereiro), às 18h00, o distribuidor Divem Caminhões, em Macaé, no Rio de Janeiro, ampliando o atendimento da marca aos frotistas e caminhoneiros em uma das regiões de maior crescimento do País. Com essa inauguração, a primeira de 2011, a Ford Caminhões passa a contar com 134 distribuidores exclusivos de caminhões, uma das maiores e mais modernas redes do Brasil, totalmente dedicada à venda e assistência técnica de veículos comerciais. O evento terá a presença de Oswaldo Jardim, diretor de Operações de Caminhões da Ford América do Sul, Silvio Fedele, gerente de Serviço ao Cliente, e Charles Camargo, gerente nacional de Vendas da Ford Caminhões, ao lado de Haroldo Gazola Jr. e Antonio Rodrigues da Silva Filho, titulares da Divem, além de autoridades e convidados. A nova Divem Caminhões está estrategicamente instalada no km 166 da rodovia BR 101, com fácil acesso e instalações completas. Ela foi totalmente construída dentro do novo padrão arquitetônico da Ford conhecido como Brand@Retail para oferecer rapidez, eficiência e conforto para os clientes. Além de 2.500 metros quadrados de área construída, conta com pátio de 7.500 metros quadrados para estacionamento e manobra e uma área total 20.000 metros quadrados.


BAIANO BOM - O piloto Patrick Gonçalves, campeão do 1º MINI Challenge Cup Brasil, recebeu hoje (17/2) o prêmio pela conquista do título de 2010 da categoria. Qual o prêmio? Um MINI Cooper S Countryman, zero quilômetro, primeiro modelo de quatro portas recém-lançado pela marca no país pelo período de um ano. O MINI Challenge Cup é um campeonato organizado pela tradicional marca inglesa e que, além do Brasil, é disputado em países da Europa e Oceania. Patrick Gonçalves é o representante da Bahia na competição e não esconde a felicidade ao receber o prêmio: “Vai demorar algumas semanas para eu assimilar tudo isso. O carro é lindo.” , comenta o baiano sobre a funcionalidade do MINI Countryman e acrescenta “É um carro que se encaixa ao perfil de vida do povo baiano e atende as necessidades do dia a dia, tanto na cidade, no trabalho, quanto nas minhas idas à praia.” Para o diretor da MINI no Brasil, Martin Fritsches, a competição é importante para o reforço e para a exposição da marca no mercado: “Fomos muito bem recebidos pelo público em nossa estreia no automobilismo brasileiro, isso é uma prova de que o Brasil incorporou o espírito “Go Kart Feeling” presente na marca”, enfatiza Fritsches. A primeira etapa do MINI Challenge Cup 2011 será em março, no autódromo de Pinhais, em Curitiba.


DESIGN E PRATICIDADE - A IRWIN®, uma das maiores indústrias de ferramentas do país, oferece ao mercado nacional um prático conjunto de chaves hexagonais, armazenadas em um moderno canivete. Confeccionado em nylon com fibra de vidro e pega emborrachada, a solução da IRWIN® traz um novo design, mais robusto e ergonômico, propiciando ao usuário mais conforto na hora do manuseio. As chaves possuem tratamento anti-corrosivo e são fabricadas em um material especial: o aço cromo-vanádio, que fornece maior durabilidade e resistência. A ferramenta traz os tipos de ponta bola e Torx®. O canivete de chaves hexagonais é a opção da IRWIN® para potencializar a qualidade do trabalho de seus consumidores, profissionais ou apaixonados por ferramentas de alta tecnologia. Para mais informações, acesse www.irwin.com.br.


NOVAS CONCESSIONÁRIAS - A Ducati do Brasil apresenta sua rede nacional de concessionárias autorizadas nas principais cidades do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia e Campinas. Nelas estão todos os modelos da lendária marca italiana à venda no mercado brasileiro, nas linhas Hypermotard, Monster, Multistrada, Streetfighter e Superbike. E entre elas a moto que revolucionou o segmento das Maxi Trail, a Multistrada 1200, nas versões básica com e sem ABS, além das versões S (com acabamento mais esportivo em carbono) e S Touring (com as bolsas laterais e cavalete central, ideal para viagens). As versões S e ST possuem também gestão eletrônica das suspensões. Ela é o que há de moderno e versátil no mercado das mais sofisticadas motos do mundo. Como sugere seu nome, se transforma, a um toque no guidão, de uma comportada e suave moto para andar com garupa na cidade, numa Touring para longas viagens, ou uma Enduro para estradas de terra e terrenos acidentados ou numa moto de competição, pronta para alcançar performances de corrida numa pista.


USO PROFISSIONAL - A Heliar anuncia o lançamento da linha de baterias Heliar PRO, desenvolvidas para veículos utilizados em aplicações profissionais, como táxis, automóveis executivos e viaturas de serviços diversos, nos quais a partida é acionada com maior frequência. As baterias Heliar PRO contam com a avançada tecnologia de grades PowerFrame, recentemente lançada no mercado brasileiro. A linha Heliar PRO é o terceiro lançamento das Baterias Heliar, no período de dois meses, que utiliza a tecnologia de grades PowerFrame e eleva o padrão de qualidade e eficiência desse produto do mercado brasileiro. São reforçadas, para aplicações mais severas, que exigem maior número de partidas e ciclagens. Nos modelos 60DD (60 Ah) e 70DD (70 Ah), ambos de 12 Volts, a linha Heliar PRO já está à disposição na rede Heliar de todo o Brasil. São exclusivas para veículos automotores e não podem ser aplicadas como estacionárias. As características do projeto fazem das baterias Heliar PRO modelos de alto desempenho, mais resistentes à corrosão e a vibrações. Os dois modelos são dotados de tampas removíveis, com rosca do tipo SMS II, que permitem rápida verificação do nível do eletrólito e facilitam as operações de manutenção preventiva.


HONDA RACING - A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, assinou contrato com a Team Honda 2011 para patrocínio das equipes oficial e satélites que disputam os principais campeonatos do ano: Arena Cross, Superliga de Motocross, o Campeonato Brasileiro de Enduro de Regularidade e o Mundial de Motocross. A parceria prevê apoio às equipes Honda e seus pilotos em todos os eventos do calendário, com o fornecimento de velas especiais Iridium para as motocicletas. “Esta é uma importante oportunidade para reforçarmos a nossa marca e os produtos para o consumidor final, além de contribuir com o desenvolvimento do esporte no Brasil”, avalia Ricardo Namie, chefe de Assistência Técnica da NGK. O Team Honda 2011 possui um time oficial, composto por seis pilotos, além de equipes satélites com 23 competidores.


AUXILIA VÍTIMAS - A Toyota do Brasil, juntamente com seu braço social, a Fundação Toyota do Brasil, finalizou sua campanha solidária que visou contribuir para minimizar os impactos dos danos causados pelas enchentes na região Serrana do Rio de Janeiro. A ação solidária envolvendo os colaboradores de todas as unidades arrecadou itens de primeira necessidade e os entregou à Cruz Vermelha de São Paulo, responsável pelo transporte e distribuição dos produtos. Na unidade de São Bernardo do Campo e no escritório comercial de São Paulo foram arrecadadas duas toneladas de produtos entre alimentos de consumo imediato, água e produtos de higiene e limpeza. Na planta de Indaiatuba, foram arrecadados 730 kg de suprimentos. Além das unidades fabris, a Divisão de Empilhadeiras da Toyota também contribuiu, arrecadando 800 kg de produtos de primeira necessidade. No total, a ação interna da Toyota do Brasil conseguiu doar para as vítimas das enchentes no Rio de Janeiro 3.500 kg de itens de primeira necessidade.



NOVA LÂMPADA - A Osram, multinacional alemã especializada em soluções para iluminação, lança em março deste ano a lâmpada Osram Night Breaker® Plus. A novidade possui um grande diferencial em relação ao seu modelo anterior: uma vida útil até 50% maior, possível graças à nova tecnologia utilizada na construção do filamento e à utilização de gases especiais no preenchimento do bulbo. Além disso, ela emite até 90% mais luz que as lâmpadas halógenas comuns, proporcionando um alcance de até 35 metros adicionais à frente do veículo, o que aumenta a segurança durante o ato de dirigir. A luz emitida é também 10% mais branca, o que reduz a fadiga ocular dos condutores. A Osram Night Breaker® Plus pode substituir qualquer tipo de lâmpada halógena e é ideal para dias de chuva, neblina ou locais com pouca luminosidade. Outro detalhe importante é o anel de revestimento azul, que direciona o facho de luz para o foco correto, causando menos ofuscamento para os motoristas que dirigem na direção contrária. O produto é homologado conforme a norma européia ECE, que atende à resolução do CONTRAN, e está disponível nos modelos H1, H3, H4, H7, H11. A lâmpada Night Breaker® Plus nas versões H4 e H7 tem ainda os terminais elétricos dourados, que proporciona melhor contato elétrico e a diferencia de sua versão anterior. Por último, vale ressaltar que o lançamento da multinacional alemã foi eleito, por revistas européias, como a melhor lâmpada halógena de farol disponível no mercado mundial.



CHAVES DE SETA - O consumidor em geral já pode encontrar chaves de seta com a mesma qualidade das utilizadas em montadoras em concessionárias e diversas lojas de reposição pelo país. São modelos compatíveis com a maioria dos veículos que rodam no Brasil. Os produtos chegam ao mercado com a garantia de qualidade Kostal a preços competitivos. A Kostal atua no Brasil há mais de 30 anos e investe alto na política de pesquisa e desenvolvimento. O constante intercâmbio com a matriz e subsidiárias tem como objetivo oferecer aos clientes produtos inovadores em qualidade e tecnologia. O Grupo Kostal foi fundado em 1912, em Ludenscheid, Alemanha. Atualmente possui 31 unidades em 17 países de quatro continentes. No Brasil desde 1978, possui duas unidades no estado de São Paulo: São Bernardo do Campo e Cravinhos que empregam juntas 1,5 mil funcionários e inaugura ainda no primeiro trimestre sua terceira fábrica em Manaus (AM).


NOVO DESIGN - O consumidor brasileiro está descobrindo os benefícios de instalar um sensor de estacionamento em seu carro e, com isso, as vendas desse produto têm crescido fortemente no mercado nacional. A DSW Automotive está lançando a Linha 2011 do seu Sensor de Estacionamento, que ganhou novo design mais moderno e agora está disponível nas cores preto, branco, prata, azul, dourado e vermelho. O Sensor de Estacionamento DSW é um sistema totalmente seguro e confiável, que pode ser instalado em qualquer modelo de veículo. O conjunto conta com quatro sensores à prova de água, instalados no pára-choque traseiro, e um display colorido colocado no painel de instrumentos. O produto atua durante as manobras de estacionamento, compensando para o motorista os pontos cegos dos retrovisores num raio de 20 cm a 2,5 metros do automóvel. O sensor sinaliza ao motorista – por meio de um bip e um sinal luminoso no painel de instrumentos – a presença de qualquer obstáculo, como pequenos postes, floreiras, carrinhos de supermercado, portões, paredes e até animais e crianças.


NOVO DIRETOR - A nova administração da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, liderada por Franco Ciranni e Antonio Megale, respectivamente presidente e vice-presidente, nomeou, para o cargo de diretor executivo, Nilton Monteiro, 61, físico e engenheiro automotivo, que inicia suas atividades nesta terça-feira, 15 de fevereiro. Formado em Física pela PUC – Pontifícia Universidade Católica, de São Paulo, e pós-graduado em Engenharia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Monteiro possui uma extenso curriculum na indústria automobilística nacional. Trabalhou por 35 anos na Ford Motor Company do Brasil. Também atuou na fase da Autolatina (joint-venture da Ford e Volkswagen). Por quase três anos, ele trabalhou na matriz da Ford nos Estados Unidos. Em seus últimos nove anos de Ford Brasil, Monteiro gerenciou a planta do Campo de Provas da montadora em Tatuí. Além disso, devido às relações diretas dos testes físicos com a homologação de veículos, também gerenciou a equipe de homologações da Ford, localizada em São Bernardo do Campo.


ESTRÉIA NO MUNDIAL - Neve, gelo e muito frio. O Rali da Suécia, prova de abertura da temporada 2011 do Campeonato Mundial de Rali (WRC), não poderia ter sido mais desafiadora para as equipes da Citroën, que correram pela primeira vez com o modelo DS3. O substituto do vitorioso Citroën C4, campeão invicto entre 2007 e 2010, iniciou sua trajetória esportiva com quatro carros entre os oito primeiros lugares, ficando a dupla Sébastien Ogier/Julien Ingrassia com o quarto lugar. A vitória ficou com os finlandeses Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen. Antes do rali, as duplas da Citroën já sabiam que teriam um enorme desafio pela frente. Além de estrear um novo carro, as duplas da Citroën teriam como adversárias diversas duplas de pilotos nórdicos que só foram superados nesta prova uma vez nas últimas três décadas – exatamente por Loeb/Elena, em 2007. Para piorar, as condições das estradas percorridas pelo rali mudavam continuamente, com influências imprevisíveis no rendimento dos carros.


100% BRASILEIRA - A Nissan Motor Co. Ltd. e Nissan Motorsports International Co., Ltd. (NISMO) anunciam hoje as atividades de motorsports de sua subsidiária NISMO e revelam a participação, pela primeira vez, de uma equipe 100% brasileira na categoria FIA GT1 2011. Os curitibanos Enrique Bernoldi e Ricardo Zonta integram a equipe SUMO Power GT, que disputará o campeonato à frente de um Nissan GT-R. A novidade faz parte do novo plano de atividades da Nissan para 2011. Enrique Bernoldi é um nome bastante conhecido no mundo do automobilismo. Nascido em Curitiba em 1978, ele começou sua carreira na Europa. Em 1999, foi piloto de testes na equipe Sauber de F3. Mais tarde, tornou-se piloto de F1 pela equipe Arrows, competindo por duas temporadas. Depois de disputar a Champ Car, a IndyCar e a Stock Car Brasil, Bernoldi entrou no Campeonato Mundial FIA GT1 com a equipe de Vitaphone Maserati e foi vencedor em 2010. A Nissan competirá também no FIA GT1 2011 com a equipe JR MOTORSPORTS (JRM) com os pilotos Michael Krumm e Peter Dumbreck, que no ano passado estiveram no Brasil para competir a nona etapa do FIA GT 1 2010 em Interlagos (SP), além dos britânicos Lukas Luhr e Richard Westbrook.


NOVA ESTRATÉGIA - A Bridgestone lança nesta semana grande campanha institucional a fim de fortalecer o posicionamento da marca na América Latina. "Nosso objetivo é estabelecer um vínculo ainda mais forte com o consumidor e, assim, revolucionar a forma de nos comunicarmos com o mercado", afirma Marco Antonio Carneiro, diretor de Marketing e Vendas da Bridgestone do Brasil. Esta também é a primeira estratégia a ser implantada pela Bridgestone em sinergia com os mercados da América Latina. "O lançamento será simultâneo nos países latino-americanos. Isso também é um marco para a empresa em suas ações na região", completa Carneiro. Sob o conceito "Mantenha o Foco" (Stay Focused, em inglês), a campanha, que teve sua origem na Europa, ganha um viés diferenciado na região. Composta por mídia eletrônica, mídia impressa, rádio e internet, a campanha foi dividida em duas fases. O primeiro filme - que entrou no ar no dia 13 de fevereiro - foi adaptado pela agência Loducca e pretende mostrar todo o conhecimento adquirido pela marca em seus 80 anos de existência e aplicado no desenvolvimento de pneus com alta tecnologia e desempenho.

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