Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.
CAMAREROS 3 - Chegou a hora de assistir ao último vídeo da web serie “Camareiros”, criada para o lançamento do Chevrolet Camaro no Brasil. No terceiro episódio da web serie você confere como foi test-drive realizado com um grupo de “camareros”, donos dos carros de gerações anteriores. Eles tiveram a oportunidade de dirigir o Camaro 2011, dar sua opinião sobre o carro e falar sobre as novidades agregadas ao longo desses anos. Se você por acaso perdeu algum dos outros vídeos, não deixe de vê-los. Os filmes retratam a paixão dos fãs de Camaro ou "camareros", como são mais conhecidos, além da satisfação dos profissionais da GM que acompanharam a chegada do modelo no mercado nacional. No primeiro episódio, os “camareros” mostram seus carros e contam um pouco de sua paixão e do que o Camaro representa para eles, além de trazer a história das cinco gerações do esportivo. O segundo vídeo reúne depoimentos de quem entende do assunto: funcionários das áreas de Design e Engenharia da GM falam sobre as tecnologias que fazem do Muscle Car um ícone no mundo e contam como foi a experiência de trazer o modelo para o Brasil. “Camarero” ou não, você vai desejar esse carro! Segue os links de toda a série: Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=0SDjo7apqOw / Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=3s0PbmEcLPc / Vídeo 3: http://www.youtube.com/watch?v=kdXBojxCl7I
1 MILHÃO - As vendas do New Fiesta atingiram 1 milhão de unidades na Europa em janeiro, apenas 28 meses após o lançamento. No mundo, as vendas do modelo da nova geração já somam 1.140.000 unidades. O carro impulsionou as vendas da Ford e desde o começo de 2009 se mantém entre os dois veículos mais vendidos da Europa. Em 2010, foi o campeão de vendas no Reino Unido e na Grécia. Quando surgiu pela primeira vez nos showrooms dos distribuidores, em outubro de 2008, o New Fiesta iniciou uma nova era para os carros compactos, tanto no design e no desempenho, como na funcionalidade. Nos últimos dois anos, ele se mantém como o compacto líder de vendas da marca no mercado europeu.
PARA A FAMÍLIA - Desde seu lançamento mundial, no ano passado, o SUV médio Kia Sorento tem recebido muita atenção da mídia, e essa tendência continua: nesta semana, o site norte-americano Kelley Blue Book o elegeu um dos ‘10 Carros para a Família 2011’. Reconhecido pela combinação de boa dirigibilidade, estilo e interior funcional, o Sorento foi o primeiro veículo construído na planta americana da Kia Motors, em West Point, na Geórgia. O Sorento combina a linguagem de design da Kia com uma lista completa de itens de segurança, conveniência e tecnologia, e, em 2010, foi premiado com um "Top Safety Pick" pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), também nos Estados Unidos. Os editores do Kelley Blue Book julgaram os veículos com base em características que os tornam próprios para a família, incluindo segurança, conforto, economia, facilidades para crianças, preço e bom valor de revenda. Os editores do site acreditam que todos os veículos na lista dos ‘10 Melhores Carros para a Família 2011’ têm condições de proporcionar uma excelente experiência para as famílias.
SOFT 50 - A Kasinski – marca de motocicletas da gigante sino-brasileira CR Zongshen – amplia o seu portfólio de produtos e lança a SOFT 50, um novo ciclomotor (veículo de duas rodas até 50 cm3 cilindrada) da marca. Com câmbio semi-automático, a Kasinski SOFT 50 é de fácil dirigibilidade e oferece alto rendimento com baixo consumo de combustível. O motor é 4 tempos, monocilíndrico, e tem capacidade de 49,5 cm3 de cilindrada. Completo para a sua categoria, o painel de instrumentos está equipado com marcador de combustível e indicador de marchas. A Kasinski SOFT 50 tem partida elétrica e a pedal, rodas raiadas e freios a tambor (dianteiro e traseiro). O novo ciclomotor já vem com baú instalado no bagageiro, um diferencial na categoria. O motor oferece potência máxima de 3,5 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 0,35 kgf.m a 7.500 rpm. O novo modelo é ideal para uso diário, em deslocamentos curtos, com velocidade controlada de até 50 km/hora. O baixo consumo de combustível é outro ponto forte do produto. Em testes realizados pela fabricante, o ciclomotor chegou a fazer 54 km/litro. Ou seja, com um tanque de 3,5 litros a autonomia pode chegar a 189 quilômetros. Nas cores vermelha e preta, o novo ciclomotor se destaca pela design, fruto da parceria entre o Grupo Zongshen, na China, e a italiana Piaggio. E para garantir ainda mais segurança ao usuário, a SOFT 50 vem com capacete grátis. A Kasinski SOFT 50, o primeiro lançamento da Kasinski em 2011, começa a ser comercializado em todo o Brasil já no mês de fevereiro. Preço público sugerido: R$ 3.490.
ANUNCIA SAÍDA - O ano de 2011 marcará uma nova trajetória na vida de Weidner Moreira. Ele (que é um dos navegadores mais experientes do rali nacional), e a Salvini Racing, comunicaram nesta semana, seu desligamento da equipe. Ao lado do piloto Guido Salvini e do copiloto Fernando Chwaigter, Moreira disputou as principais competições nacionais, e conquistou vários títulos, entre eles, quatro brasileiros. A Salvini Racing é hexacampeã brasileira de rali cross country, sendo a única a possuir este status no País. "Em 2005, recebi o convite para ocupar um banco que exigiria o máximo de mim. Abracei essa causa, e colaborei para o sucesso da Salvini", contou ele. "Porém, chegou a hora de passar esta responsabilidade para outras mãos e buscar novos desafios para minha carreira", explicou Moreira, que neste momento, dedica grande parte do seu tempo na organização de ralis.
FECHA 2010 - significativa recuperação do mercado brasileiro de ônibus e a consolidação de suas principais operações no exterior levaram a Marcopolo a atingir, em 2010, a produção de 27.580 unidades em suas fábricas no mundo, com crescimento 42,3% superior às 19.384 unidades registradas no exercício de 2009 e receita líquida de R$ 2,964 bilhões. De acordo com José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, este resultado foi alcançado porque a empresa começou a construí-lo ainda em 2008, com o início de um programa de investimentos de R$ 330 milhões, mantido durante a crise econômica mundial do final daquele ano, que se estendeu por 2009 e 2010.
DELEGACIA MÓVEL - Reconhecida por ser a fabricante de miniônibus mais inovadora do mercado, a Volare produziu as primeiras unidades do modelo W9 que serão utilizados como delegacia policial móvel. Desenvolvidos especialmente para atender a Polícia Militar do Rio Grande do Sul, os novos veículos possuem balcão de atendimento, sala de espera, computadores com leitores de digitais e cela de detentos. Adquiridos por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), os Volare W9 serão utilizados como equipamento auxiliar em operações policiais em locais estratégicos. Os miniônibus Delegacia Móvel estarão disponíveis para registros de ocorrências, de delitos, perda de documentos e também para receber denúncias. O Volare W9 Delegacia Móvel tem capacidade para transportar até 5 policiais em poltronas do tipo soft reclinável, parede divisória que separa o compartimento de deslocamento e de trabalho, porta de acesso para motorista e acompanhantes de ambos os lados, vidro com película de isolamento, rádio transceptor VHF com 160 canais de operação, microfone móvel de mão e de lapela e bateria recarregável. Externamente o veículo possui toldo retrátil na lateral direita com cinco metros de comprimento e dois metros de largura, plataforma traseira para transporte de motocicleta e sirene eletrônica com megafone.
BMW JAZZ FESTIVAL - De 10 a 12 de junho, a cidade de São Paulo recebe a primeira edição do inédito BMW JAZZ FESTIVAL, no Auditório Ibirapuera. A realização do festival era um sonho antigo da filial brasileira da montadora alemã, frequentemente envolvida mundo afora em eventos ligados a arte, música, moda, arquitetura e design. Para este grande festival, que entra para o calendário cultural do Brasil a partir deste ano, o BMW Group Brasil chamou a Monique Gardenberg, da Dueto Produções, responsável pela concepção dos extintos Free Jazz e Tim Festival, o jornalista Zuza Homem de Mello, o músico e produtor musical Zé Nogueira e o produtor musical Pedrinho Albuquerque. Ao todo dez atrações irão se revezar no Auditório do Ibirapuera apresentando o melhor do jazz clássico e atual. Entre as atrações estão: os saxofonistas Wayne Shorter, Joshua Redman, e Billy Harper, a cantora Sharon Jones, mais nova diva da black music americana, o compositor e baixista norte-americano Marcus Miller, a Orkestra Rumpilezz, principal representante da música brasileira no line-up do festival, que mistura jazz e ritmos afro-brasileiros, em formato de big band, a Funk Off Brass Band, banda marcial italiana de sopro e percussão, o grupo Madison Bumblebees of Winnsboro, diretamente da Carolina do Sul, o contrabaixista Renaud Garcia-Fons, o pianista norueguês Tord Gustavsen.
MICHELIN LIFESTYLE - Acessórios para carros, solas para tênis desportivos, mapas rodoviários, conteúdo de informações eletrônicas, guias de viagem e, claro, pneus. O elemento que une todos esses objetos? A marca Michelin, presente em cada um desses produtos. Mas, vai muito além disso, pois se todos podem utilizar a marca Michelin é porque eles possuem uma filosofia em comum. Por meio de atividades que não estão diretamente relacionadas ao pneu – novas tecnologias, publicações e licenças, como no caso do Michelin Lifestyle - o Grupo Michelin busca o mesmo objetivo: contribuir para o avanço da mobilidade das pessoas e dos bens, no mundo inteiro. Além da missão, a Michelin toma atitudes para tornar possível a melhoria na mobilidade sustentável das pessoas. A Michelin ajuda a promover a mobilidade e a locomoção, com o aumento da segurança e diminuição dos gastos com energia, respeitando assim o meio ambiente. As inovações no setor de pneus são um exemplo bastante significativo. Há mais de 15 anos, a Michelin abriu o caminho para pneus capazes de reduzir o consumo de combustível dos veículos, sobretudo dos automóveis de passeio, caminhões e ônibus e oferece a melhor aderência possível em pista molhada. Além de desenvolver solas para calçados de esportes, a Michelin também desenvolveu uma coleção de calçados sob licença da marca Michelin. Os produtos iniciais incluem calçados e botas de segurança nos Estados Unidos. Os calçados são de alta especificação técnica e incluem várias inovações e tecnologias patenteadas, incluindo solas projetadas e inspiradas nos pneus Michelin. O desempenho é excepcional em termos de resistência antiderrapante, importante para a segurança daqueles que trabalham em ambiente hospitalar, ou na indústria, leve ou pesada, para quem esses calçados foram especialmente criados.
EM JOINVILLE - A General Motors do Brasil anunciou o nome da empresa Cesbe S. A. Engenharia e Empreendimento, como a responsável pelas obras civis de construção de sua nova fábrica de motores e componentes automotivos em Joinville (SC), que começarão no próximo mês de março de 2011. A inauguração da unidade está prevista para o próximo ano de 2012. A capacidade inicial de produção é estimada em 120 mil motores e 200 mil cabeçotes de alumínio por ano e os investimentos totais somam R$ 350 milhões. A notícia foi transmitida por Marcos Munhoz, vice presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da General Motors do Brasil, durante audiência com o prefeito de Joinville, Carlito Merss, ocorrida naquele município. Marcos Munhoz informou que a Cesbe, com sede no Paraná e com filial em Santa Catarina, venceu o processo de concorrência realizado pela GM. Com isso ela será a responsável pelo 'turn key', ou seja, todo o processo de construção civil, incluindo a participação de outras empresas.
1º FÓRUM - De olho nas novas tendências e no futuro da Indústria Automobilística, a Abiauto -Associação Brasileira de Imprensa Automotiva realizará em maio próximo a 1ª edição do evento "Forum Abiauto". O foco será a discussão dos caminhos para o fortalecimento do setor. O Fórum Abiauto acontecerá anualmente e tem a pretensão de se tornar a referência no mercado automotivo e jornalístico da América Latina, já que a representatividade da entidade é embasada em cerca de 100 expressivos jornalistas de quase todos os Estados brasileiros, especializados no segmento automotivo. As empresas patrocinadoras e apoiadoras que já confirmaram presença terão a oportunidade de aproveitar o evento como uma vitrine, em que poderão aproximar sua marca com os cerca de mil participantes do evento, como executivos da indústria automotiva, dirigentes de entidades de classe, autoridades e todos os jornalistas de mais de 90 mídias especializadas associados à Abiauto. A idealizadora e organizadora do evento é a Go On Eventos. Para os interessados em participar do evento, consultem pelos fones 11-2362.9200 / 23629300 e brevemente por www.forumabiauto.com.br.
PRODUÇÃO RECORDE - A MWM International Motores, fabricante independente de motores diesel, encerrou 2010 com 144 mil motores produzidos. O resultado foi o melhor da empresa em 57 anos de operações na América do Sul. Para 2011, a companhia estima crescimento de até 11% na produção de propulsores, o que representará 160 mil unidades. O presidente da MWM International, José Eduardo Luzzi, ressalta que 2011 será um ano de preparo para uma nova etapa que se iniciará em 2012. “A companhia investirá este ano US$ 85 milhões em aumento de capacidade, desenvolvimento tecnológico e novos equipamentos. Essa é a maior cifra anual da meta de investimentos de US$ 345 milhões programados entre 2010 e 2015”, afirma. O executivo complementa e diz que acredita que a economia brasileira está em pleno desenvolvimento e com boas perspectivas para os próximos anos. “Estamos adaptando nossas plantas para aumentar a produção, atender o ritmo de crescimento do mercado interno e os novos contratos de exportação”. A empresa contratou no ano passado aproximadamente 600 novos colaboradores e realizou dois workshops de capacidade para toda a sua cadeia de suprimentos nacional, com o objetivo de orientar os seus fornecedores sobre as crescentes demandas na produção e as perspectivas a longo prazo.
NOVO REFORÇO - Responsabilidade Corporativa sempre fez parte da cultura da Cummins, e agora tem uma alavancagem ainda maior com a criação de uma gerência específica para esta atividade, conduzida por Soraia Senhorini Franco, gerente regional de Responsabilidade Corporativa para a América do Sul. O objetivo da Cummins, que há décadas realiza ações concretas de Responsabilidade Corporativa, é intensificar os esforços para buscar mais impacto na sociedade e nos próprios negócios. “Crescemos muito e, para seguir neste ritmo, buscamos integração mais consistente das ações de responsabilidade social com os nossos principais negócios, o que requer participação duradoura e bem coordenada de todos os níveis de nossa liderança”, afirma Luis Afonso Pasquotto, vice-presidente da Cummins para a América Latina. Vale lembrar que Responsabilidade Corporativa é um dos seis Valores Fundamentais da Cummins e a nova gerente tem missões e muitos desafios pela frente, tais como integrar a atuação da Cummins para todas as Unidades de Negócios da empresa (Motores, Distribuição, Componentes e Geração de Energia), buscar novos projetos de abrangência nacional e para os demais países da América do Sul, liderando todos os esforços na área com o foco nos negócios da companhia.
NOVAS TRAVAS - A Concept, marca da PST Electronics, traz ao mercado novos kits de travas elétricas. Os lançamentos foram projetados para atender a todos os tipos de veículos de duas e quatro portas. “Com o kit da Concept, queremos oferecer vantagens para os lojistas de acessórios. Isso porque as novas travas são universais, atendem às necessidades dos consumidores com um custo menor, aumentando a possibilidade de venda e, assim, a lucratividade da loja”, afirma Fernando Silva, gerente de Marketing de Produtos da PST Electronics. Acompanhando as inovações do mercado automobilístico, o kit das travas elétricas Concept vem com a função duplasserventia. Esse sistema possibilita o controle simultâneo das travas por meio do acionamento do pino da porta do motorista ou do passageiro dianteiro. Trata-se de uma solução adaptável a qualquer veículo, por meio do seu conjunto completo de acessórios. O lançamento traz mais conforto e segurança, pois o usuário pode abrir e fechar as portas com o controle remoto do alarme da Pósitron. As travas elétricas Concept têm um ano de garantia e os preços sugeridos são de R$ 130 (para veículos de quatro portas) e R$ 95 (para os de duas portas), ambos com a instalação inclusa. Os produtos podem ser encontrados a partir deste mês nas lojas de acessórios de todo o Brasil.
MARCA HISTÓRICA - A Hyva do Brasil acaba de completar a marca de 200 mil cilindros hidráulicos produzidos no Brasil em sua fábrica de Caxias do Sul (RS). Trata-se de uma marca histórica atingida neste final de janeiro pela única subsidiária sul-americana do grupo holandês Hyva. Há 15 anos no País, a Hyva do Brasil foi responsável por 20% da produção total de cilindros de todo o Grupo neste período e, projeta para 2011, um crescimento na produção cerca de 15% superior a 2010. Maior fabricante mundial de cilindros hidráulicos, o Grupo Hyva deve atingir entre fevereiro e março de 2011 a marca de fabricação de 1 milhão de cilindros em âmbito global. Entre as principais vantagens do produto destacam-se a leveza dos cilindros, atuação mais rápida, menor quantidade de óleo e possibilidade de uso de reservatório menor, melhor sistema de vedação (vazamento “zero”), melhor proteção contra a corrosão na área exposta acima das vedações, melhor relação peso/capacidade de basculamento, além de maior vida útil.
A8 CHEGA - lta tecnologia, conforto e segurança são algumas das características que definem o A8. O modelo que foi uma das atrações exibidas durante o Salão do Automóvel em São Paulo acaba de chegar ao mercado brasileiro e já está a venda na Eurobike. Assim como no modelo R8, os faróis xenon plus também foram introduzidos no novo Audi A8. Com novo desenho e tecnologia de LEDs, o sistema de luzes adaptativas acompanha o traçado das curvas e proporciona melhor iluminação da pista. O novo Audi A8 é equipado com um potente e eficiente motor a gasolina V8 FSI 4.2 de 372 cv de potência, com 4.163 CMM, gera torque máximo de 445 Nem a 3.500 RPM. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos, e a velocidade máxima (controlada eletronicamente) é de 250 km/h. Para auxiliar o motorista durante o transito o carro também conta com as funções opcionais stop & go e Audi side assist. A primeira monitora o tráfego à frente e alerta o motorista quando a velocidade e a distância do carro dianteiro diminuem, podendo inclusive frear o veículo para diminuir a velocidade, e o segundo auxilia nas manobras de mudança de faixa.
MENOR CONSUMO - A Mercedes-Benz está agregando mais tecnologia aos caminhões pesados da linha Axor. Todos os modelos já saem de fábrica com novo painel de instrumentos, ainda mais moderno, prático e funcional. Além de mais informações, o painel propicia uma melhor visualização dos instrumentos, o que facilita o seu manuseio pelo motorista. A principal vantagem dessa novidade para o cliente é que o novo painel traz, de série, diversas funções que auxiliam o condutor a operar o caminhão de uma forma mais econômica. Este é o caso do Econômetro, faixa verde variável no contagiros que indica ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. O novo painel dos caminhões Axor traz ainda mais vantagens para os clientes. A grafia utilizada realça a leitura dos instrumentos e facilita a interpretação das informações.
HISTÓRICO DE RECALL - No ano em que a venda de veículos foi recorde no Brasil outro dado também impressionou. Em 2010, o número de automóveis e motocicletas convocados em recall por causa de defeito de fabricação chegou a 1,432 milhão, conforme dados do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça. Esse total representa 63 campanhas e um aumento de 96,4% em relação aos 729,5 mil veículos convocados em 2009. Atenta a esses índices, a Checkauto, empresa do Grupo DEKRA, coloca à disposição dos clientes o serviço gratuito de historio de recall no site www.checkauto.com.br. Para realizar a consulta, basta entrar na homepage e acessar o ícone correspondente ao serviço. No local, o cliente deve responder ao formulário, informando seu e-mail, o número do chassi do veículo e o código de segurança solicitado pelo site. “Em poucos minutos o usuário terá o histórico do automóvel. Este processo tem por objetivo básico proteger e preservar a vida, integridade e segurança do consumidor. Esta ferramenta pode ser útil também em uma negociação de compra e venda de veículo usado ou seminovo”, afirma Luis Neca, diretor Comercial da DEKRA.
MAIS INOVADORA - A Nissan ficou na quarta colocação do ranking “As 50 empresas mais inovadoras do mundo” divulgado pela revista norte-americana Fast Company. Única fabricante de automóveis da lista, a Nissan está à frente de nomes consagrados como Google, Intel e Microsoft. Nas três primeiras colocações ficaram as empresas Apple, Twitter e Facebook, respectivamente. De acordo com a publicação, o mundo será governado por empresas como estas que têm como foco inovar. A Nissan conquistou esse título principalmente pelo desenvolvimento e lançamento do primeiro carro 100% elétrico comercializado em grande escala no mundo, o Nissan LEAF. Em depoimento para a publicação, o brasileiro Carlos Ghosn, CEO da Nissan, afirmou que a companhia está comprometida com o contexto da emissão zero. “Diferente dos outros carros movidos à gasolina, o Nissan LEAF revoluciona o conceito de mobilidade e é o primeiro a não usar uma gota de combustível. É um carro completo e divertido de dirigir, sem o tradicional barulho e cheiro de motor à combustão. Esse é o futuro”, completa. A revista americana Fast Company tem foco editorial em inovação, tecnologia, economia, design e liderança. Para acessar o ranking geral e a entrevista completa com Carlos Ghosn, basta acessar o site: http://www.fastcompany.com/most-innovative-companies/2011/profile/nissan.php
NOVOS ALARMES - A Quanta Tecnologia Eletrônica, líder em soluções de rastreamento veicular e também fabricante de acessórios automotivos da linha Radar, inicia a comercialização do primeiro alarme de moto, modelo RD 10000, a nova geração de alarmes automotivos, a linha RD 8200 Aton e o alarme de entrada da marca, modelo RD 8200 Special. O primeiro alarme de moto da linha Radar, desenvolvido pela Quanta Tecnologia Eletrônica, o RD 10000, promete agradar devido as suas inovações tecnológicas. Trata-se de um único produto que contém múltiplas funções agregadas. Do tamanho de uma caixinha de relê e de fácil instalação, a novidade conta com um dispositivo denominado acelerômetro, capaz de monitorar qualquer movimento da motocicleta tanto na vertical quanto na horizontal. Caso ocorra uma tentativa de violação, o sensor emite um sinal para o alarme que possibilita o motociclista bloquear o veículo. O módulo selado é resistente à água e ainda traz controle de presença, que permite o bloqueio da motocicleta automaticamente. A novidade vem com dois controles remotos disponíveis de fácil configuração e já pode ser encontrada em lojas especializadas pelo preço sugerido de R$ 180 a R$ 220. A linha Radar da Quanta Tecnologia Eletrônica conta agora com a nova geração de alarmes automotivos, o RD 8200 Aton. “São 4 modelos e todos eles trazem as mesmas funções agregadas, mas o que diferencia um produto do outro é a composição dos chaveiros (acionamento, presença e canivete)”, afirma Silvio Cirelli, diretor da Quanta Tecnologia. Os novos produtos estão menores (1/3 das dimensões dos modelos anteriores), mais sofisticados e chegam ao mercado reunindo características de um alarme original de fábrica bem completo. Com novo design, a nova geração da linha Radar, RD 8200, pode ser instalada em qualquer veículo.
CAMAREROS 3 - Chegou a hora de assistir ao último vídeo da web serie “Camareiros”, criada para o lançamento do Chevrolet Camaro no Brasil. No terceiro episódio da web serie você confere como foi test-drive realizado com um grupo de “camareros”, donos dos carros de gerações anteriores. Eles tiveram a oportunidade de dirigir o Camaro 2011, dar sua opinião sobre o carro e falar sobre as novidades agregadas ao longo desses anos. Se você por acaso perdeu algum dos outros vídeos, não deixe de vê-los. Os filmes retratam a paixão dos fãs de Camaro ou "camareros", como são mais conhecidos, além da satisfação dos profissionais da GM que acompanharam a chegada do modelo no mercado nacional. No primeiro episódio, os “camareros” mostram seus carros e contam um pouco de sua paixão e do que o Camaro representa para eles, além de trazer a história das cinco gerações do esportivo. O segundo vídeo reúne depoimentos de quem entende do assunto: funcionários das áreas de Design e Engenharia da GM falam sobre as tecnologias que fazem do Muscle Car um ícone no mundo e contam como foi a experiência de trazer o modelo para o Brasil. “Camarero” ou não, você vai desejar esse carro! Segue os links de toda a série: Vídeo 1: http://www.youtube.com/watch?v=0SDjo7apqOw / Vídeo 2: http://www.youtube.com/watch?v=3s0PbmEcLPc / Vídeo 3: http://www.youtube.com/watch?v=kdXBojxCl7I
INDY 300 - Sucesso de público e audiência em 2010, a etapa brasileira da Fórmula Indy está confirmada para acontecer nas ruas de São Paulo no próximo dia 1º de maio, e os fãs da velocidade já podem garantir sua presença na corrida. Os ingressos para a São Paulo Indy 300 já estão disponíveis e, assim como no ano passado, o preço dos tickets, válidos para o sábado e domingo, é muito atrativo: um lote promocional oferece entradas a partir de R$ 100. Detalhes sobre setores, preços e visibilidade podem ser obtidos no site oficial da prova: www.saopauloindy300.com.br ou no site www.livepass.com.br. A criação de uma nova área para o público é uma das novidades da segunda edição da São Paulo Indy 300. A "Indy Area" é um espaço ao ar livre, sem arquibancada, com visão privilegiada dos pits (área onde acontecem os pit stops), da saída do Pit Lane (pista ao lado dos pits) e das curvas "14 Bis" e do "Pavilhão". Os demais setores se localizam, principalmente, no Sambódromo do Anhembi, onde acontecem a largada e a chegada da prova. Lá também é realizada a cerimônia do pódio, com os três primeiros colocados.
1 MILHÃO - As vendas do New Fiesta atingiram 1 milhão de unidades na Europa em janeiro, apenas 28 meses após o lançamento. No mundo, as vendas do modelo da nova geração já somam 1.140.000 unidades. O carro impulsionou as vendas da Ford e desde o começo de 2009 se mantém entre os dois veículos mais vendidos da Europa. Em 2010, foi o campeão de vendas no Reino Unido e na Grécia. Quando surgiu pela primeira vez nos showrooms dos distribuidores, em outubro de 2008, o New Fiesta iniciou uma nova era para os carros compactos, tanto no design e no desempenho, como na funcionalidade. Nos últimos dois anos, ele se mantém como o compacto líder de vendas da marca no mercado europeu.
PARA A FAMÍLIA - Desde seu lançamento mundial, no ano passado, o SUV médio Kia Sorento tem recebido muita atenção da mídia, e essa tendência continua: nesta semana, o site norte-americano Kelley Blue Book o elegeu um dos ‘10 Carros para a Família 2011’. Reconhecido pela combinação de boa dirigibilidade, estilo e interior funcional, o Sorento foi o primeiro veículo construído na planta americana da Kia Motors, em West Point, na Geórgia. O Sorento combina a linguagem de design da Kia com uma lista completa de itens de segurança, conveniência e tecnologia, e, em 2010, foi premiado com um "Top Safety Pick" pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), também nos Estados Unidos. Os editores do Kelley Blue Book julgaram os veículos com base em características que os tornam próprios para a família, incluindo segurança, conforto, economia, facilidades para crianças, preço e bom valor de revenda. Os editores do site acreditam que todos os veículos na lista dos ‘10 Melhores Carros para a Família 2011’ têm condições de proporcionar uma excelente experiência para as famílias.
SOFT 50 - A Kasinski – marca de motocicletas da gigante sino-brasileira CR Zongshen – amplia o seu portfólio de produtos e lança a SOFT 50, um novo ciclomotor (veículo de duas rodas até 50 cm3 cilindrada) da marca. Com câmbio semi-automático, a Kasinski SOFT 50 é de fácil dirigibilidade e oferece alto rendimento com baixo consumo de combustível. O motor é 4 tempos, monocilíndrico, e tem capacidade de 49,5 cm3 de cilindrada. Completo para a sua categoria, o painel de instrumentos está equipado com marcador de combustível e indicador de marchas. A Kasinski SOFT 50 tem partida elétrica e a pedal, rodas raiadas e freios a tambor (dianteiro e traseiro). O novo ciclomotor já vem com baú instalado no bagageiro, um diferencial na categoria. O motor oferece potência máxima de 3,5 cv a 8.000 rpm e torque máximo de 0,35 kgf.m a 7.500 rpm. O novo modelo é ideal para uso diário, em deslocamentos curtos, com velocidade controlada de até 50 km/hora. O baixo consumo de combustível é outro ponto forte do produto. Em testes realizados pela fabricante, o ciclomotor chegou a fazer 54 km/litro. Ou seja, com um tanque de 3,5 litros a autonomia pode chegar a 189 quilômetros. Nas cores vermelha e preta, o novo ciclomotor se destaca pela design, fruto da parceria entre o Grupo Zongshen, na China, e a italiana Piaggio. E para garantir ainda mais segurança ao usuário, a SOFT 50 vem com capacete grátis. A Kasinski SOFT 50, o primeiro lançamento da Kasinski em 2011, começa a ser comercializado em todo o Brasil já no mês de fevereiro. Preço público sugerido: R$ 3.490.
ANUNCIA SAÍDA - O ano de 2011 marcará uma nova trajetória na vida de Weidner Moreira. Ele (que é um dos navegadores mais experientes do rali nacional), e a Salvini Racing, comunicaram nesta semana, seu desligamento da equipe. Ao lado do piloto Guido Salvini e do copiloto Fernando Chwaigter, Moreira disputou as principais competições nacionais, e conquistou vários títulos, entre eles, quatro brasileiros. A Salvini Racing é hexacampeã brasileira de rali cross country, sendo a única a possuir este status no País. "Em 2005, recebi o convite para ocupar um banco que exigiria o máximo de mim. Abracei essa causa, e colaborei para o sucesso da Salvini", contou ele. "Porém, chegou a hora de passar esta responsabilidade para outras mãos e buscar novos desafios para minha carreira", explicou Moreira, que neste momento, dedica grande parte do seu tempo na organização de ralis.
FECHA 2010 - significativa recuperação do mercado brasileiro de ônibus e a consolidação de suas principais operações no exterior levaram a Marcopolo a atingir, em 2010, a produção de 27.580 unidades em suas fábricas no mundo, com crescimento 42,3% superior às 19.384 unidades registradas no exercício de 2009 e receita líquida de R$ 2,964 bilhões. De acordo com José Rubens de la Rosa, diretor-geral da Marcopolo, este resultado foi alcançado porque a empresa começou a construí-lo ainda em 2008, com o início de um programa de investimentos de R$ 330 milhões, mantido durante a crise econômica mundial do final daquele ano, que se estendeu por 2009 e 2010.
DELEGACIA MÓVEL - Reconhecida por ser a fabricante de miniônibus mais inovadora do mercado, a Volare produziu as primeiras unidades do modelo W9 que serão utilizados como delegacia policial móvel. Desenvolvidos especialmente para atender a Polícia Militar do Rio Grande do Sul, os novos veículos possuem balcão de atendimento, sala de espera, computadores com leitores de digitais e cela de detentos. Adquiridos por meio do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), os Volare W9 serão utilizados como equipamento auxiliar em operações policiais em locais estratégicos. Os miniônibus Delegacia Móvel estarão disponíveis para registros de ocorrências, de delitos, perda de documentos e também para receber denúncias. O Volare W9 Delegacia Móvel tem capacidade para transportar até 5 policiais em poltronas do tipo soft reclinável, parede divisória que separa o compartimento de deslocamento e de trabalho, porta de acesso para motorista e acompanhantes de ambos os lados, vidro com película de isolamento, rádio transceptor VHF com 160 canais de operação, microfone móvel de mão e de lapela e bateria recarregável. Externamente o veículo possui toldo retrátil na lateral direita com cinco metros de comprimento e dois metros de largura, plataforma traseira para transporte de motocicleta e sirene eletrônica com megafone.
BMW JAZZ FESTIVAL - De 10 a 12 de junho, a cidade de São Paulo recebe a primeira edição do inédito BMW JAZZ FESTIVAL, no Auditório Ibirapuera. A realização do festival era um sonho antigo da filial brasileira da montadora alemã, frequentemente envolvida mundo afora em eventos ligados a arte, música, moda, arquitetura e design. Para este grande festival, que entra para o calendário cultural do Brasil a partir deste ano, o BMW Group Brasil chamou a Monique Gardenberg, da Dueto Produções, responsável pela concepção dos extintos Free Jazz e Tim Festival, o jornalista Zuza Homem de Mello, o músico e produtor musical Zé Nogueira e o produtor musical Pedrinho Albuquerque. Ao todo dez atrações irão se revezar no Auditório do Ibirapuera apresentando o melhor do jazz clássico e atual. Entre as atrações estão: os saxofonistas Wayne Shorter, Joshua Redman, e Billy Harper, a cantora Sharon Jones, mais nova diva da black music americana, o compositor e baixista norte-americano Marcus Miller, a Orkestra Rumpilezz, principal representante da música brasileira no line-up do festival, que mistura jazz e ritmos afro-brasileiros, em formato de big band, a Funk Off Brass Band, banda marcial italiana de sopro e percussão, o grupo Madison Bumblebees of Winnsboro, diretamente da Carolina do Sul, o contrabaixista Renaud Garcia-Fons, o pianista norueguês Tord Gustavsen.
MICHELIN LIFESTYLE - Acessórios para carros, solas para tênis desportivos, mapas rodoviários, conteúdo de informações eletrônicas, guias de viagem e, claro, pneus. O elemento que une todos esses objetos? A marca Michelin, presente em cada um desses produtos. Mas, vai muito além disso, pois se todos podem utilizar a marca Michelin é porque eles possuem uma filosofia em comum. Por meio de atividades que não estão diretamente relacionadas ao pneu – novas tecnologias, publicações e licenças, como no caso do Michelin Lifestyle - o Grupo Michelin busca o mesmo objetivo: contribuir para o avanço da mobilidade das pessoas e dos bens, no mundo inteiro. Além da missão, a Michelin toma atitudes para tornar possível a melhoria na mobilidade sustentável das pessoas. A Michelin ajuda a promover a mobilidade e a locomoção, com o aumento da segurança e diminuição dos gastos com energia, respeitando assim o meio ambiente. As inovações no setor de pneus são um exemplo bastante significativo. Há mais de 15 anos, a Michelin abriu o caminho para pneus capazes de reduzir o consumo de combustível dos veículos, sobretudo dos automóveis de passeio, caminhões e ônibus e oferece a melhor aderência possível em pista molhada. Além de desenvolver solas para calçados de esportes, a Michelin também desenvolveu uma coleção de calçados sob licença da marca Michelin. Os produtos iniciais incluem calçados e botas de segurança nos Estados Unidos. Os calçados são de alta especificação técnica e incluem várias inovações e tecnologias patenteadas, incluindo solas projetadas e inspiradas nos pneus Michelin. O desempenho é excepcional em termos de resistência antiderrapante, importante para a segurança daqueles que trabalham em ambiente hospitalar, ou na indústria, leve ou pesada, para quem esses calçados foram especialmente criados.
EM JOINVILLE - A General Motors do Brasil anunciou o nome da empresa Cesbe S. A. Engenharia e Empreendimento, como a responsável pelas obras civis de construção de sua nova fábrica de motores e componentes automotivos em Joinville (SC), que começarão no próximo mês de março de 2011. A inauguração da unidade está prevista para o próximo ano de 2012. A capacidade inicial de produção é estimada em 120 mil motores e 200 mil cabeçotes de alumínio por ano e os investimentos totais somam R$ 350 milhões. A notícia foi transmitida por Marcos Munhoz, vice presidente de Comunicação, Relações Públicas e Governamentais da General Motors do Brasil, durante audiência com o prefeito de Joinville, Carlito Merss, ocorrida naquele município. Marcos Munhoz informou que a Cesbe, com sede no Paraná e com filial em Santa Catarina, venceu o processo de concorrência realizado pela GM. Com isso ela será a responsável pelo 'turn key', ou seja, todo o processo de construção civil, incluindo a participação de outras empresas.
1º FÓRUM - De olho nas novas tendências e no futuro da Indústria Automobilística, a Abiauto -Associação Brasileira de Imprensa Automotiva realizará em maio próximo a 1ª edição do evento "Forum Abiauto". O foco será a discussão dos caminhos para o fortalecimento do setor. O Fórum Abiauto acontecerá anualmente e tem a pretensão de se tornar a referência no mercado automotivo e jornalístico da América Latina, já que a representatividade da entidade é embasada em cerca de 100 expressivos jornalistas de quase todos os Estados brasileiros, especializados no segmento automotivo. As empresas patrocinadoras e apoiadoras que já confirmaram presença terão a oportunidade de aproveitar o evento como uma vitrine, em que poderão aproximar sua marca com os cerca de mil participantes do evento, como executivos da indústria automotiva, dirigentes de entidades de classe, autoridades e todos os jornalistas de mais de 90 mídias especializadas associados à Abiauto. A idealizadora e organizadora do evento é a Go On Eventos. Para os interessados em participar do evento, consultem pelos fones 11-2362.9200 / 23629300 e brevemente por www.forumabiauto.com.br.
PRODUÇÃO RECORDE - A MWM International Motores, fabricante independente de motores diesel, encerrou 2010 com 144 mil motores produzidos. O resultado foi o melhor da empresa em 57 anos de operações na América do Sul. Para 2011, a companhia estima crescimento de até 11% na produção de propulsores, o que representará 160 mil unidades. O presidente da MWM International, José Eduardo Luzzi, ressalta que 2011 será um ano de preparo para uma nova etapa que se iniciará em 2012. “A companhia investirá este ano US$ 85 milhões em aumento de capacidade, desenvolvimento tecnológico e novos equipamentos. Essa é a maior cifra anual da meta de investimentos de US$ 345 milhões programados entre 2010 e 2015”, afirma. O executivo complementa e diz que acredita que a economia brasileira está em pleno desenvolvimento e com boas perspectivas para os próximos anos. “Estamos adaptando nossas plantas para aumentar a produção, atender o ritmo de crescimento do mercado interno e os novos contratos de exportação”. A empresa contratou no ano passado aproximadamente 600 novos colaboradores e realizou dois workshops de capacidade para toda a sua cadeia de suprimentos nacional, com o objetivo de orientar os seus fornecedores sobre as crescentes demandas na produção e as perspectivas a longo prazo.
NOVO REFORÇO - Responsabilidade Corporativa sempre fez parte da cultura da Cummins, e agora tem uma alavancagem ainda maior com a criação de uma gerência específica para esta atividade, conduzida por Soraia Senhorini Franco, gerente regional de Responsabilidade Corporativa para a América do Sul. O objetivo da Cummins, que há décadas realiza ações concretas de Responsabilidade Corporativa, é intensificar os esforços para buscar mais impacto na sociedade e nos próprios negócios. “Crescemos muito e, para seguir neste ritmo, buscamos integração mais consistente das ações de responsabilidade social com os nossos principais negócios, o que requer participação duradoura e bem coordenada de todos os níveis de nossa liderança”, afirma Luis Afonso Pasquotto, vice-presidente da Cummins para a América Latina. Vale lembrar que Responsabilidade Corporativa é um dos seis Valores Fundamentais da Cummins e a nova gerente tem missões e muitos desafios pela frente, tais como integrar a atuação da Cummins para todas as Unidades de Negócios da empresa (Motores, Distribuição, Componentes e Geração de Energia), buscar novos projetos de abrangência nacional e para os demais países da América do Sul, liderando todos os esforços na área com o foco nos negócios da companhia.
NOVAS TRAVAS - A Concept, marca da PST Electronics, traz ao mercado novos kits de travas elétricas. Os lançamentos foram projetados para atender a todos os tipos de veículos de duas e quatro portas. “Com o kit da Concept, queremos oferecer vantagens para os lojistas de acessórios. Isso porque as novas travas são universais, atendem às necessidades dos consumidores com um custo menor, aumentando a possibilidade de venda e, assim, a lucratividade da loja”, afirma Fernando Silva, gerente de Marketing de Produtos da PST Electronics. Acompanhando as inovações do mercado automobilístico, o kit das travas elétricas Concept vem com a função duplasserventia. Esse sistema possibilita o controle simultâneo das travas por meio do acionamento do pino da porta do motorista ou do passageiro dianteiro. Trata-se de uma solução adaptável a qualquer veículo, por meio do seu conjunto completo de acessórios. O lançamento traz mais conforto e segurança, pois o usuário pode abrir e fechar as portas com o controle remoto do alarme da Pósitron. As travas elétricas Concept têm um ano de garantia e os preços sugeridos são de R$ 130 (para veículos de quatro portas) e R$ 95 (para os de duas portas), ambos com a instalação inclusa. Os produtos podem ser encontrados a partir deste mês nas lojas de acessórios de todo o Brasil.
MARCA HISTÓRICA - A Hyva do Brasil acaba de completar a marca de 200 mil cilindros hidráulicos produzidos no Brasil em sua fábrica de Caxias do Sul (RS). Trata-se de uma marca histórica atingida neste final de janeiro pela única subsidiária sul-americana do grupo holandês Hyva. Há 15 anos no País, a Hyva do Brasil foi responsável por 20% da produção total de cilindros de todo o Grupo neste período e, projeta para 2011, um crescimento na produção cerca de 15% superior a 2010. Maior fabricante mundial de cilindros hidráulicos, o Grupo Hyva deve atingir entre fevereiro e março de 2011 a marca de fabricação de 1 milhão de cilindros em âmbito global. Entre as principais vantagens do produto destacam-se a leveza dos cilindros, atuação mais rápida, menor quantidade de óleo e possibilidade de uso de reservatório menor, melhor sistema de vedação (vazamento “zero”), melhor proteção contra a corrosão na área exposta acima das vedações, melhor relação peso/capacidade de basculamento, além de maior vida útil.
A8 CHEGA - lta tecnologia, conforto e segurança são algumas das características que definem o A8. O modelo que foi uma das atrações exibidas durante o Salão do Automóvel em São Paulo acaba de chegar ao mercado brasileiro e já está a venda na Eurobike. Assim como no modelo R8, os faróis xenon plus também foram introduzidos no novo Audi A8. Com novo desenho e tecnologia de LEDs, o sistema de luzes adaptativas acompanha o traçado das curvas e proporciona melhor iluminação da pista. O novo Audi A8 é equipado com um potente e eficiente motor a gasolina V8 FSI 4.2 de 372 cv de potência, com 4.163 CMM, gera torque máximo de 445 Nem a 3.500 RPM. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos, e a velocidade máxima (controlada eletronicamente) é de 250 km/h. Para auxiliar o motorista durante o transito o carro também conta com as funções opcionais stop & go e Audi side assist. A primeira monitora o tráfego à frente e alerta o motorista quando a velocidade e a distância do carro dianteiro diminuem, podendo inclusive frear o veículo para diminuir a velocidade, e o segundo auxilia nas manobras de mudança de faixa.
MENOR CONSUMO - A Mercedes-Benz está agregando mais tecnologia aos caminhões pesados da linha Axor. Todos os modelos já saem de fábrica com novo painel de instrumentos, ainda mais moderno, prático e funcional. Além de mais informações, o painel propicia uma melhor visualização dos instrumentos, o que facilita o seu manuseio pelo motorista. A principal vantagem dessa novidade para o cliente é que o novo painel traz, de série, diversas funções que auxiliam o condutor a operar o caminhão de uma forma mais econômica. Este é o caso do Econômetro, faixa verde variável no contagiros que indica ao motorista a melhor rotação de trabalho do motor para o menor consumo de combustível. O novo painel dos caminhões Axor traz ainda mais vantagens para os clientes. A grafia utilizada realça a leitura dos instrumentos e facilita a interpretação das informações.
HISTÓRICO DE RECALL - No ano em que a venda de veículos foi recorde no Brasil outro dado também impressionou. Em 2010, o número de automóveis e motocicletas convocados em recall por causa de defeito de fabricação chegou a 1,432 milhão, conforme dados do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça. Esse total representa 63 campanhas e um aumento de 96,4% em relação aos 729,5 mil veículos convocados em 2009. Atenta a esses índices, a Checkauto, empresa do Grupo DEKRA, coloca à disposição dos clientes o serviço gratuito de historio de recall no site www.checkauto.com.br. Para realizar a consulta, basta entrar na homepage e acessar o ícone correspondente ao serviço. No local, o cliente deve responder ao formulário, informando seu e-mail, o número do chassi do veículo e o código de segurança solicitado pelo site. “Em poucos minutos o usuário terá o histórico do automóvel. Este processo tem por objetivo básico proteger e preservar a vida, integridade e segurança do consumidor. Esta ferramenta pode ser útil também em uma negociação de compra e venda de veículo usado ou seminovo”, afirma Luis Neca, diretor Comercial da DEKRA.
MAIS INOVADORA - A Nissan ficou na quarta colocação do ranking “As 50 empresas mais inovadoras do mundo” divulgado pela revista norte-americana Fast Company. Única fabricante de automóveis da lista, a Nissan está à frente de nomes consagrados como Google, Intel e Microsoft. Nas três primeiras colocações ficaram as empresas Apple, Twitter e Facebook, respectivamente. De acordo com a publicação, o mundo será governado por empresas como estas que têm como foco inovar. A Nissan conquistou esse título principalmente pelo desenvolvimento e lançamento do primeiro carro 100% elétrico comercializado em grande escala no mundo, o Nissan LEAF. Em depoimento para a publicação, o brasileiro Carlos Ghosn, CEO da Nissan, afirmou que a companhia está comprometida com o contexto da emissão zero. “Diferente dos outros carros movidos à gasolina, o Nissan LEAF revoluciona o conceito de mobilidade e é o primeiro a não usar uma gota de combustível. É um carro completo e divertido de dirigir, sem o tradicional barulho e cheiro de motor à combustão. Esse é o futuro”, completa. A revista americana Fast Company tem foco editorial em inovação, tecnologia, economia, design e liderança. Para acessar o ranking geral e a entrevista completa com Carlos Ghosn, basta acessar o site: http://www.fastcompany.com/most-innovative-companies/2011/profile/nissan.php
NOVOS ALARMES - A Quanta Tecnologia Eletrônica, líder em soluções de rastreamento veicular e também fabricante de acessórios automotivos da linha Radar, inicia a comercialização do primeiro alarme de moto, modelo RD 10000, a nova geração de alarmes automotivos, a linha RD 8200 Aton e o alarme de entrada da marca, modelo RD 8200 Special. O primeiro alarme de moto da linha Radar, desenvolvido pela Quanta Tecnologia Eletrônica, o RD 10000, promete agradar devido as suas inovações tecnológicas. Trata-se de um único produto que contém múltiplas funções agregadas. Do tamanho de uma caixinha de relê e de fácil instalação, a novidade conta com um dispositivo denominado acelerômetro, capaz de monitorar qualquer movimento da motocicleta tanto na vertical quanto na horizontal. Caso ocorra uma tentativa de violação, o sensor emite um sinal para o alarme que possibilita o motociclista bloquear o veículo. O módulo selado é resistente à água e ainda traz controle de presença, que permite o bloqueio da motocicleta automaticamente. A novidade vem com dois controles remotos disponíveis de fácil configuração e já pode ser encontrada em lojas especializadas pelo preço sugerido de R$ 180 a R$ 220. A linha Radar da Quanta Tecnologia Eletrônica conta agora com a nova geração de alarmes automotivos, o RD 8200 Aton. “São 4 modelos e todos eles trazem as mesmas funções agregadas, mas o que diferencia um produto do outro é a composição dos chaveiros (acionamento, presença e canivete)”, afirma Silvio Cirelli, diretor da Quanta Tecnologia. Os novos produtos estão menores (1/3 das dimensões dos modelos anteriores), mais sofisticados e chegam ao mercado reunindo características de um alarme original de fábrica bem completo. Com novo design, a nova geração da linha Radar, RD 8200, pode ser instalada em qualquer veículo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.