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Por Imprensa Ford
A Ford está introduzindo uma nova tecnologia para testes de
sua linha de veículos no Brasil. O Campo de Provas em Tatuí, no interior de São
Paulo, um dos oito centros globais de desenvolvimento da marca, tem recebido
expressivos investimentos nos últimos anos visando manter o centro experimental
brasileiro como um dos melhores do mundo automotivo.
No último ano, cerca de R$ 14 milhões foram aplicados na
aquisição e instalação de novos equipamentos. Uma visão desse avanço está
disponível no vídeo: http://youtu.be/9ZK4dTh3q-s
O objetivo foi superequipar o complexo com uma operação
inovadora, como peça fundamental para a nova geração global de veículos da
marca, criando modelos não só para o Brasil como para outros mercados mundiais.
Anualmente, milhões de quilômetros são rodados nas suas
pistas para avaliação de veículos. Além de testes dinâmicos dos carros
montados, máquinas especiais analisam o funcionamento de todos os seus
componentes, incluindo laboratórios especiais voltados a atender os requisitos
de controle de emissões. A meta é garantir os mais rígidos padrões de
qualidade, segurança e sustentabilidade dos veículos Ford.
Lombadas chinesas
Uma das novidades incluídas nesse arsenal de testes são as
"lombadas chinesas", importadas da Ásia. Diferentemente das usadas no
Brasil, elas são feitas de borracha e têm baixa elevação, mas produzem um
impacto considerável em alguns veículos.
"Reproduzir as condições de rodagem encontradas em
diferentes regiões do mundo faz parte da rotina no desenvolvimento de veículos
globais. Este é o caso, por exemplo, do Novo EcoSport, o primeiro carro da Ford
criado na América do Sul para venda em cerca de 100 mercados mundiais,
incluindo a Índia e a China", diz Fábio Lang, gerente do Campo de Provas
da Ford.
"Academia" de engenharia
A Ford é reconhecida como uma grande "academia" de
engenharia, com profissionais altamente especializados e dedicados à inovação e
excelência da tecnologia automotiva. Com cerca de mil empregados e um time de
mais de 200 engenheiros, o seu campo de provas dispõe dos recursos mais
modernos da indústria.
Um desses equipamentos é o laboratório "Four
Poster", composto de quatro atuadores hidráulicos controlados por
computador que permitem simular, com o carro parado, os movimentos da suspensão
e da carroceria sob diferentes condições de rodagem nas ruas e estradas de
qualquer lugar do mundo.
A nova geração global do EcoSport foi exaustivamente testada
nesse equipamento para oferecer o melhor padrão de conforto e durabilidade da
categoria.
Sustentabilidade
Na área da sustentabilidade, o Laboratório de Emissões é um
dos mais avançados do mundo. Recentemente ampliado com uma nova célula, ele
realiza a certificação dos veículos de acordo com normas nacionais e
internacionais.
Seus dinamômetros permitem simular vários ciclos de rodagem
com paradas e acelerações, comandados por softwares especiais para medir a
emissão de gases de escape e otimizar o desempenho e consumo de combustível.
Esses testes servem tanto para o desenvolvimento de novos produtos como para o
controle de qualidade dos veículos de produção.
Laboratório de motores
No Laboratório de Motores, equipado com dinamômetros e
sofisticados equipamentos de análise, além da calibração são desenvolvidos
testes de durabilidade dos motores, sob condições extremas. Os ensaios incluem
ciclos de funcionamento ininterrupto de 1.000 horas, em que a temperatura do
motor chega a 800ºC, incandescendo o sistema de exaustão.
Já as câmaras frias, formadas por containers-freezer,
permitem avaliar o desempenho dos veículos a temperaturas de 35ºC abaixo de
zero para atender as necessidades de diferentes mercados globais.
Testes especiais
Cada vez mais "inteligentes", os automóveis
modernos trazem um conteúdo crescente de eletrônica embarcada. Na área de
Testes Especiais do Campo de Provas da Ford, os engenheiros põem à prova todos
esses itens com o auxílio de avançados softwares e sensores de aquisição de
dados.
Um exemplo é a instrumentação de última geração para
monitorar o desempenho da injeção eletrônica e obter o melhor compromisso entre
desempenho e consumo para cada classe de veículo.
O investimento em qualidade no Campo de Provas de Tatuí
passa também pela atualização e manutenção de seus 50 km de pistas de baixa,
média e alta velocidade. São 10 km de pistas asfaltadas e 40 km de vias com
diversos tipos de piso – como terra, paralelepípedo e areia –, traçado e
topografia, simulando as condições de rodagem encontradas em várias regiões.
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