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Por Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Problemas no sistema de escapamento são alguns dos motivos
que impedem a aprovação do veículo na inspeção ambiental veicular. Corrosões
excessivas, furos e falta de componentes no sistema são itens de rejeição já na
pré-inspeção visual do automóvel, procedimento realizado antes da medição de
gases e de ruído, obrigando o motorista a ter de remarcar uma nova data após
realizar os reparos necessários ou a troca das peças. Em 2010, 21% dos veículos
foram rejeitados na pré-inspeção visual, segundo Relatório Anual 2010 Inspeção
Ambiental Veicular. Para os reparadores, trata-se de uma oportunidade para
incrementar os negócios, oferecendo esse tipo de serviço na oficina.
A garantia do serviço de qualidade requer alguns cuidados. A
Tuper Escapamentos e Catalisadores, maior fabricante de escapamentos da América
Latina, recomenda, inicialmente, fazer inspeção visual e manual do conjunto
para identificar quais peças que precisarão ser trocadas. Em seguida, orienta
passar spray desengripante para retirar mais facilmente os parafusos das
abraçadeiras, borrachas e coxins, utilizando sempre chaves adequadas para
soltar todos os componentes. Se necessário, substituir as borrachas dos
suportes de fixação do sistema.
“É importante evitar utilizar o martelo ao retirar o
silencioso. Isto pode danificar outras partes do conjunto”, afirma o gerente de
engenharia da Tuper, Henry Grosskopf. Caso haja necessidade de trocar o tubo
motor, é importante retirar a proteção do motor com catraca ou chave de bico.
O estado de conservação das juntas precisa ser verificado e
efetuar a troca se necessário. Ao final, é preciso fazer uma verificação visual
de todo o sistema de exaustão para averiguar se não está fora de alinhamento ou
encostando no assoalho do veículo.
Ele também pede para observar os seguintes pontos ao revisar
o motor: falha ou corte no sistema de ignição, limpeza de bicos injetores com
produtos químicos não recomendados pelo fabricante, desgaste excessivo dos
componentes internos do motor, falta de manutenção em toda parte elétrica ou se
ocorreu esvaziamento do depósito de combustível. “Isso causa fornecimento
irregular de combustível, motivado pelo baixo nível do reservatório, o que pode
gerar falsas explosões, elevada temperatura no catalisador e fusão do
monólito”, finaliza.
Sobre a Tuper Escapamentos e Catalisadores – Maior fabricante
de escapamentos da América Latina, líder de mercado, a Tuper há 40 anos produz
escapamentos, catalisadores e ponteiras para todos os modelos de automóveis,
nacionais e importados, com volume anual que chega a quase 4 milhões peças,
somente para o mercado de reposição.
Primeira no Brasil a produzir um sistema completo de
exaustão (tubo do motor, catalisador, silencioso intermediário, silencioso
traseiro). A Tuper é a única fabricante que atende simultaneamente o mercado de
reposição e as montadoras e possui todas as certificações ISO.
A Tuper investe em desenvolvimento e tecnologia para atender
projetos de várias marcas. Com duas plantas industriais em São Bento do Sul e
Xanxerê, Santa Catarina, conta ainda com uma rede própria de distribuição. Os
centros de distribuição (CD´s) estão localizados em regiões estratégicas do
País para atender o mercado com grande agilidade, possibilitando que nestes
estados os produtos cheguem aos clientes em 24 horas.
Os escapamentos e catalisadores da Tuper seguem o padrão e
as características técnicas definidas pelas montadoras, o que garante total
excelência em seu funcionamento e em sua adequação ao veículo, atuando como uma
peça original. Além disso, todos os catalisadores produzidos são homologados
pelo INMETRO.
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