VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Imprensa Mercedes-Benz
* Crédito foto de abertura: Arthur Moura
Os ônibus articulados Mercedes-Benz são os primeiros a
entrar em operação no sistema BRT Transoeste da cidade do Rio de Janeiro, cujo
trecho inicial – com extensão de aproximadamente 40 quilômetros e cerca de 30
estações interligando o Terminal Alvorada na Barra da Tijuca ao Terminal Santa
Cruz – foi inaugurado hoje.
O Transoeste deverá ser concluído totalmente no segundo
semestre deste ano, indo da Barra até Santa Cruz e Campo Grande. Serão 53
estações BRT, interligando sete bairros. Com 56 quilômetros, esse sistema
viário vai diminuir em 50% o tempo gasto no trajeto, beneficiando cerca de 220
mil pessoas diariamente.
Segundo Gilson Mansur, diretor de Vendas e Marketing de
Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a Empresa está orgulhosa por ser a primeira
a ter os veículos de sua marca operando no Transoeste, o inédito corredor
exclusivo com características BRT no Rio de Janeiro. "Isso reforça a
confiança das empresas e dos gestores de transporte locais nos nossos produtos
e também a liderança da Mercedes-Benz na região e no mercado brasileiro como um
todo. Os ônibus articulados escolhidos, modelo O 500, são líderes absolutos de
vendas no País desde seu lançamento, em 2006, com mais de 1.000 unidades
vendidas e mais de 70% de participação em seu segmento".
A Mercedes-Benz realizou a venda de 91 ônibus articulados O
500 MA para uso no sistema Transoeste. Foram 49 unidades para a Auto Viação
Jabour (com carroçaria Viale BRT da Marcopolo) e 42 para o Expresso Pégaso
(carroçaria Mega BRT Neobus). Os veículos vão entrar em operação,
gradativamente, até o segundo semestre. Chamado de “Ligeirão”, esses novos
ônibus articulados têm capacidade de transporte para até 145 passageiros.
Veículo da nova linha de ônibus da Mercedes-Benz, o O 500 MA
conta com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 5, que se destaca por
motores mais potentes, econômicos e ecológicos, atendendo ao PROCONVE P-7.
Apoio total aos clientes para operação no BRT
Além de fornecer os chassis, a Mercedes-Benz vem apoiando
totalmente os clientes a se prepararem para a operação dos avançados ônibus da
família O 500 no sistema BRT. Em sua unidade de Campinas, São Paulo, a Empresa
realizou uma série de apresentações para profissionais de operação e manutenção
da Auto Viação Jabour e da Expresso Pégaso sobre os novos ônibus 2012 e as
novas tecnologias, como o BlueTec 5.
“Focamos especificamente os impactos em termos de
assistência à operação, buscando familiarizar as equipes que efetivamente
trabalham com os veículos no dia a dia da frota do cliente e que atuam agora
como multiplicadores em suas empresas”, afirma Ari de Carvalho, diretor de
Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil. “Dessa forma, asseguramos ao cliente a
confiabilidade que é um atributo dos produtos e serviços da nossa marca”.
As apresentações contaram também com a presença de
representantes dos concessionários do Rio de Janeiro, o que ampliou o alcance
dessa iniciativa, e com a participação de especialistas da ZF e da Knorr, que
contribuíram na abordagem sobre agregados, como transmissão e sistemas de
freios.
Segundo Ari, na medida em que os novos ônibus O 500 forem
sendo entregues aos clientes, após o encarroçamento, a equipe de Pós-Venda
Ônibus irá às garagens dos frotistas, dando continuidade ao apoio na utilização
e manutenção dos novos veículos.
Maioria das cidades escolheu o BRT para a Copa do Mundo
Além do sistema Transoeste, o pacote de obras viárias do Rio
de Janeiro inclui mais três BRTs: Transcarioca (em obras), Transolímpica (em
licitação) e Transbrasil (em projeto).
“A maioria das cidades que receberão os jogos da Copa do
Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016 optou pelo sistema BRT. Elas se apoiam
em vantagens como custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até
2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar
a mesma quantidade de passageiros”, diz Gustavo Nogueira, gerente de Marketing
BRT da área de Marketing de Produto – Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Esses
benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar
um serviço de transporte coletivo de maior qualidade para a população”.
A Mercedes-Benz tem conhecimento e experiência mundial e
local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em
todos os principais BRTs no mundo, como os de São Paulo e Curitiba no Brasil,
Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os
sistemas desses países figuram entre os que mais transportam passageiros por
ônibus urbanos no mundo.
Mercedes-Benz oferece solução completa para BRT
A gama de chassis de ônibus Mercedes-Benz atende a todas as
demandas dos sistemas de transporte de passageiros. Desde veículos articulados
dos corredores exclusivos até ônibus convencionais e microônibus das linhas
alimentadoras e distribuidoras, que interligam os bairros, compondo o sistema
integrado.
Além da mais completa linha de ônibus, a Mercedes-Benz
também oferece aos clientes assessoria especializada em transporte de
passageiros através de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT,
oferecendo apoio a clientes, órgãos gestores e consultorias de transporte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.