terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Grupo Volkswagen supera pela primeira vez a marca de 9 milhões de veículos vendidos em 2012



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por Imprensa VW

O Grupo Volkswagen registrou um aumento ainda mais forte nas vendas mundiais no ano de 2012, e superou o recorde de vendas do ano anterior. A empresa comercializou 9,07 milhões de veículos pela primeira vez durante um período de doze meses (um aumento de 11,2% ante a 2011, quando foram vendidas 8,16 milhões de unidades)*. O Grupo também encerrou o mês de dezembro com um aumento de 20,7% nas vendas em relação ao mesmo período de 2011, comercializando 784.300 unidades (Dezembro de 2011: 649.700) *.

O presidente do Grupo Volkswagen, Prof. Dr. Martin Winterkorn, comentou: "O Grupo Volkswagen se desenvolveu muito bem em condições difíceis. O ano de 2012 foi o melhor até hoje em vendas. Este é mais um grande passo à frente em nossa Estratégia para 2018. Temos desafios difíceis pela frente. O Grupo Volkswagen tem tudo que é preciso para enfrentar estes desafios e desempenhar um papel de liderança nos mercados mundiais".

Membro do board do Grupo Volkswagen responsável por Vendas, Christian Klingler, acrescentou: "Todas as marcas em nosso Grupo contribuíram para este ótimo desempenho de vendas em 2012. Essa é uma conquista excelente da equipe. Ainda estamos mantendo um olho vigilante sobre o futuro, porque as incertezas irão se intensificar este ano, particularmente na Europa Ocidental. Os mercados são desafiadores e a competição também está ficando mais acirrada".

Em todo o ano, as vendas desenvolveram-se especialmente no continente americano, com um aumento de 26,2% nas vendas na América do Norte, para 841.500 unidades em 2012 (ante 666.800 em 2011), das quais 596.100 foram comercializadas nos Estados Unidos (um aumento de 34,2% em relação a 2011, quando foram vendidas 444.200 unidades).

"Os Estados Unidos é um dos principais mercados do Grupo Volkswagen para implementação da Estratégia para 2018. Volkswagen Group of America vai continuar a crescer e, em conjunto com a Porsche Cars North America, excederá as vendas de 600 mil veículos aos clientes este ano", disse Winterkorn, na véspera da realização do Salão Internacional de Detroit. O Grupo Volkswagen comercializou 1,01 milhão de veículos na América do Sul durante 2012 (8,2% a mais do que em 2011, quando foram vendidas 930 mil unidades), dos quais 780.200 foram vendidos no Brasil (um aumento de 10,7% em comparação com 2011, quando foram comercializadas 704.700 unidades).

O Grupo também registrou números muito satisfatórios na região da Ásia-Pacífico, onde as vendas atingiram a marca de 3 milhões de unidades pela primeira vez em um período de doze meses, com 3,17 milhões de veículos comercializados (23,3% superior a 2011, quando foram vendidos 2,57 milhões de veículos). Desse total, 2,81 milhões de unidades foram comercializadas na China, o maior mercado da região (alta de 24,5% ante 2011, quando 2,26 milhões veículos foram vendidos). Na Índia, as vendas aumentaram 2,1 %, para 114.100 unidades (ante 111.700 unidades em 2011).

As vendas do Grupo Volkswagen no mercado europeu global mantiveram-se estáveis, apesar da situação continuar difícil nos mercados do Sul da Europa, fechando o ano com 3,67 milhões de veículos comercializados (0,3% menor do que em 2011, quando 3,68 milhões de unidades foram vendidas). Na Europa Ocidental (excluindo a Alemanha), a maior montadora do continente comercializou 1,85 milhão de unidades (-6,5% em relação a 2011, que teve 1,98 milhão de unidades comercializadas). A empresa incrementou as vendas no mercado de origem, a Alemanha, a 1,18 milhão de veículos (alta de 1,9% ante a 2011, quando foram vendidas 1,15 milhão de unidades). O Grupo Volkswagen manteve a tendência de forte crescimento na Europa Central e Oriental, onde 644.300 veículos foram vendidos (alta de 17,6% em relação a 2011, quando foram vendidas 547.800 unidades), dos quais 317.700 foram comercializados na Rússia, o maior mercado da região (aumento de 38,8% em relação a 2011, quando foram vendidas 229 .000 unidades).

Esboço da evolução nas marcas do Grupo

A marca Volkswagen Passenger Cars comercializou 5,74 milhões de veículos em todo o mundo no ano de 2012 (alta de 12,7% ante a 2011, quando 5,09 milhões de veículos foram comercializados). A marca se desenvolveu particularmente bem na Europa Central e Oriental, vendendo 267.100 (22,4% de aumento em relação a 2011, quando 218.100 unidades foram vendidas). A Volkswagen Passenger Cars comercializou 623.300 veículos na região da América do Norte (aumento de 25,5% em relação a 2011, quando 496.700 unidades foram comercializadas) e 2,37 milhões de unidades na região da Ásia-Pacífico (alta de 23,2% ante 2011, quando 1,93 milhão de unidades foram vendidas).

A Audi comercializou 1,46 milhão de veículos em todo o mundo no período de dezembro de 2012 (11,7% a mais do que o mesmo período em 2011, quando 1,3 milhão de unidades foram vendidas). A marca premium de Ingolstadt se desenvolveu muito bem na América do Norte, onde 168.800 unidades foram vendidas (18,5% acima do registrado em 2011, quando 142.500 unidades foram comercializadas), e na região da Ásia-Pacífico, onde as vendas para o mesmo período foram de 478.900 unidades, um aumento de 28,1% ante 2011, quando 373.700 veículos foram comercializados.

O fabricante de carros esportivos Porsche, que se tornou uma marca do Grupo Volkswagen em 1º de agosto de 2012, comercializou um total de 59.500 veículos de agosto a dezembro. A demanda por modelos fabricados pela montadora com sede em Stuttgart foi particularmente forte na região da Ásia-Pacífico, onde 17.800 veículos foram vendidos. Na América do Norte, 17.400 unidades foram comercializadas, demonstrando a elevada demanda pelos modelos da marca.

A marca ŠKODA comercializou um total de 939.200 veículos em 2012 (aumento de 6,8% em relação a 879.200 unidades em 2011). A montadora checa se desenvolveu particularmente na Europa Central e Oriental, onde 261.100 unidades foram vendidas (12,7% a mais do que o registrado em 2011, com 231.600 unidades vendidas), e na região da Ásia-Pacífico, onde 276.800 veículos foram vendidos (8,1% de aumento em relação a 2011, quando 256.100 unidades foram comercializadas).

Como resultado da difícil situação do mercado na Europa Ocidental, a SEAT comercializou 321,000 veículos em todo o mundo no período de dezembro (-8,3% em relação ao mesmo período de 2011, com 350.000 unidades vendidas). Em contrapartida, a marca espanhola registrou um forte aumento na Alemanha, onde 63.700 veículos foram vendidos no período (alta de 22,5% em relação aos 52.000 veículos comercializados no mesmo período em 2011). As vendas no Reino Unido aumentaram para 39.000 unidades (alta de 8,2% em relação ao mesmo período em 2011, quando 36.100 foram vendidas), e no México 21.100 veículos foram comercializados (16,5% a mais do que em 2011, quando 18.100 foram vendidos).

A Volkswagen Commercial Vehicles teve crescimento de 4,1% nas vendas em 2012, somando 550,4 mil unidades (ante 528.900 em 2011). As vendas no mercado europeu foram mantidas ao nível do ano anterior, apesar das difíceis condições de mercado, e 326.000 veículos foram comercializados na região no período (0,1% menor do que em 2011, quando 326.300 unidades foram vendidas). A marca registrou um forte crescimento na região da Ásia-Pacífico, onde 19.000 veículos foram comercializados (alta de 61,9% em relação a 2011, quando 11.700 foram vendidos).

*) incluindo as vendas da marca Porsche a partir de 1º de agosto de 2012; excluindo MAN e Scania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.