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Nos
últimos anos, o uso de câmbio automático em veículos no Brasil tem
crescido significativamente, entre os motoristas que buscam conforto e
praticidade ao dirigir. Segundo levantamento da consultoria S&P
Global, os carros automáticos já
representavam, em 2022, mais de 60% das vendas no País. A popularização
do câmbio automático também tem sido acompanhada pelo cuidado com a
manutenção de componentes como o filtro de câmbio. Segundo alerta a Tecfil,
maior fabricante de filtros da América Latina, os cuidados com o filtro
são fundamentais para evitar danos ao sistema de transmissão.
O filtro do câmbio é responsável por filtrar as impurezas do fluido de transmissão, garantindo sua eficiência e prolongando a vida útil do câmbio. Plinio Fazol, gerente de Marketing e Novos Produtos da Tecfil, ressalta que o primeiro cuidado é seguir rigorosamente as recomendações do fabricante do veículo sobre o intervalo de troca do fluido e do filtro de câmbio. "Trocar no prazo correto é fundamental, pois fluido e filtro contaminados podem provocar superaquecimento, desgaste excessivo nas peças internas do câmbio e até falhas completas no sistema", explica. Ele acrescenta que nem todos os manuais trazem esta informação de maneira clara. “Na dúvida, pergunte ao seu mecânico de confiança”.
Outro
ponto importante destacado por Fazol é a escolha de peças com qualidade
durante a manutenção. “Cuidado com o famoso ‘o barato pode sair caro’”,
alerta. O uso de componentes de baixa qualidade pode comprometer o
sistema de transmissão,
causando falhas prematuras e maiores prejuízos. "E a instalação deve ser
feita por um profissional qualificado, já que o câmbio automático é um
sistema complexo e requer cuidados especializados.”
Mas como saber se o fluido e filtro de câmbio estão saturados?
Entre
os sinais mais comuns estão dificuldades na troca de marchas, com
trocas mais lentas ou dificuldade ao mudar de uma marcha para outra, o
que compromete a fluidez da condução. Outro indicativo é o surgimento de
trepidações ou vibrações
excessivas durante a mudança de marcha. “As vibrações são percebidas
principalmente ao acelerar ou desacelerar. Estes sinais indicam
problemas com a saúde da transmissão, portanto, procure um mecânico
especializado para avaliar e questione sobre
a troca do fluido e dos filtros”, orienta o gerente de Marketing e Novos Produtos da Tecfil.
Ruídos
anormais, como zumbidos ou sons metálicos vindos da área do câmbio,
também podem indicar fluido e filtros saturados. Isso ocorre porque a
passagem irregular do fluido contaminado pelas engrenagens gera fricção.
Além disso, o cheiro de
queimado pode sinalizar sobreaquecimento do sistema, causado pela
ineficiência na circulação do fluido.
“É
muito importante não ignorar sinais de alerta que o veículo possa
apresentar. Esses sintomas podem indicar um filtro saturado ou fluido
contaminado, e uma manutenção imediata pode prevenir problemas maiores
no sistema de transmissão”,
reforça.
A Tecfil oferece uma linha diversificada de filtros para câmbios automáticos, com mais de 60 produtos que atendem 80% da frota de veículos com este tipo de transmissão. Seu portfólio completo de filtros de reposição automotiva possui mais de 5.800 modelos de filtros para todos os mercados, destinados a milhares de modelos de veículos. “A abrangência do nosso portfólio garante o atendimento às necessidades dos nossos consumidores”, conclui Fazol.
Fonte: GPCOM Comunicação Corporativa
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