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Com
a chegada do Novo Creta em sua versão topo de linha com motor 1.6
turbo, a Hyundai traz para o Brasil a segunda geração, mais robusta e
eficiente, de sua transmissão automatizada com sistema de dupla
embreagem
a seco e 7 velocidades (DCT7). Como vantagens, esse tipo de transmissão
oferece trocas de marchas mais rápidas e precisas e menor consumo de
combustível, com consequente redução nas emissões de CO2. Fora do
Brasil, a segunda geração da DCT7 da Hyundai equipa
atualmente modelos de grande volume de vendas nos mercados Europeu,
Asiático, do Oriente Médio, da Austrália e das Américas Central e do
Sul, como Elantra, Tucson e Kona.
A
transmissão DCT7 de segunda geração da Hyundai possui atuadores
elétricos controlados eletronicamente para acionamento da embreagem e do
sistema de mudança de marchas.
O sistema de embreagem é formado por um disco de embreagem conectado às
marchas ímpares e o outro disco de embreagem conectado às marchas pares
e à ré. Nesta nova geração, além da integração dos atuadores, a
comunicação com a unidade de controle da transmissão
é feita via rede de alta velocidade (CAN) que melhora a precisão nas
mudanças de marchas.
Entre as melhorias introduzidas na segunda geração da DCT7, está a maior eficiência energética graças à viscosidade aprimorada do óleo da caixa de engrenagens da transmissão e da utilização de rolamentos esféricos de menor fricção. Isso assegura maior durabilidade dos componentes.
Se comparada à sua geração anterior (1.0), a DCT7 2.0 recebeu mudanças na estrutura do sistema de dupla embreagem a seco, e nos materiais utilizados, com o propósito de aumentar ainda mais a robustez. Os discos de embreagem vêm com design de superfície, material de atrito e dureza dos rolamentos aperfeiçoados. O diferencial, que se localiza no conjunto da transmissão, também recebeu uma junta selada, que previne danos e potenciais vazamentos, e houve simplificação de conectores e chicotes elétricos, uma vez que os atuadores das embreagens e das marchas são agora integrados.
Testes de Durabilidade realizados no Brasil
Como
parte do processo de desenvolvimento de produtos da Hyundai, o Novo
Creta percorreu 90 mil quilômetros em testes de durabilidade, por
regiões com topografia acentuada
e trechos de serra. Um dos objetivos foi comprovar o desempenho do trem
de força e seus diversos componentes, entre eles a transmissão
automatizada com sistema de dupla embreagem a seco, DCT7. Ao final do
teste de 90 mil quilômetros, a transmissão foi desmontada
e as embreagens ainda possuíam dois terços de vida útil remanescente.
A
Hyundai oferece cinco anos de garantia sem limite de quilometragem para
seus veículos de uso particular, condição que se estende também para a
transmissão DCT7, respeitadas
as condições de uso* previstas para o veículo. Essa garantia cobre
defeitos de qualidade das embreagens desde que o uso e as manutenções
previstas sejam seguidos conforme recomendado pela HMB (Hyundai Motor
Brasil).
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