segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Nissan Sentra vira flex oficialmente






A Nissan divulgou hoje para a imprensa o lançamento oficial do Sentra com motor bicombustível. O sedan médio produzido no México traz novos equipamentos de fábrica, tampa do porta-malas redesenhada e novo motor 2.0 16V desenvolvido para o uso com gasolina e álcool em qualquer proporção – o único flex do mercado equipado com a transmissão CVT. o Sentra Flex terá três versões de acabamento, com preços públicos sugeridos começando em R$ 55.290. O blog CPN já tinha feito uma nota sobre o lançamento no dia 5 de agosto: http://carpointnews.blogspot.com/2009/08/nissan-sentra-flex-ja-esta-nas-revendas.html




O atual motor 2.0 16V, agora é bicombustível, ele recebeu nova central eletrônica (ECU), fornecida pela Bosch, e componentes internos que resistem à ação corrosiva do álcool. Entre estas novas peças estão as válvulas de admissão e de exaustão e os vedadores produzidos com novos materiais, o primeiro anel dos pistões em aço anodizado, as bielas mais resistentes, os injetores de combustível adequados à utilização do etanol e a sonda lambda com dupla camada para aumentar a resistência à umidade do combustível vegetal. Todas estas mudanças elevaram a potência do propulsor de 142 para 143 cavalos, tanto quando abastecido com gasolina como com álcool. Este motor de alumínio de quatro cilindros e 16 válvulas é da mesma família do 1.8 16V que equipa as linhas Livina e Tiida. As três versões de acabamento do Sentra – 2.0, 2.0 S e 2.0 SL - utilizarão o propulsor bicombustível, que tem como destaque o sistema CVVTCS (de Continuosly Variable Valve Timing Control System, ou variação da abertura das válvulas através de variador de fase). Segundo a montadora,a curva de torque é constante e muito suave desde as rotações mais baixas, dando ao motorista a percepção da força do motor.



O Sentra 2.0 Flex Fuel conta com duas opções de transmissão. As versões 2.0 e 2.0 S utilizam o câmbio manual de seis marchas, enquanto o XTRONIC® CVT com função overdrive é item de série na 2.0 SL (opcional na 2.0 S). “O CVT é um câmbio muito moderno, que proporciona trocas de marchas sem trancos e economia de combustível em relação à opção manual, já que trabalha sempre na faixa de rotação ideal”, afirma Anderson Suzuki, Gerente de Planejamento de Produto. O tanque de partida a frio está localizado no interior do compartimento do motor. Ao contrário da maior parte dos concorrentes, o bocal de abastecimento deste subtanque é protegido por uma caixa plástica. A tampa abre no sentido do motor para não haver riscos de derramamento de combustível nos componentes periféricos. Além da questão da segurança, a solução adotada pela Engenharia da Nissan evita que odores fortes de gasolina sejam sentidos na hora do abastecimento.




Com 16,2 mil unidades vendidas no mercado brasileiro, desde que ouve a mudança de design, que foi criado pelo Nissan Design America, na Califórnia, Estados Unidos. Para a versão flex, a Nissan fez uma pequena modificação na tampa traseira, a área do porta-placa foi ampliada e os nomes “Sentra” e da versão estão em uma posição superior. Todas as versões também ganharam o logotipo “FLEX FUEL” para identificar a nova motorização. A montadora aproveitou e disponibilizou mais equipamentos de série. Entre as principais novidades estão os retrovisores rebatíveis, tanto para frente como para trás, item disponível em todos os acabamentos do modelo. Outros equipamentos padrão em todas as versões são o travamento automático das portas sensível à velocidade e a proteção interna do porta-malas em carpete. “A maioria dos consumidores entende que um sedan deve ter prioritariamente, entre outros itens, um belo design, bom custo-benefício, conforto e desempenho. O Sentra sempre ofereceu tudo isso que aliado ao novo motor Flex e os novos equipamentos da linha o tornam ainda mais atraente como opção de compra”, afirma Mário Furtado, Gerente de Marketing – Produto.





Confira quais são as outras novidades de cada versão:

2.0
Nova roda aro 16’’ em aço e com novas calotas integrais

Novos tecidos em veludo padrão europeu (os mesmos utilizados no sedan Máxima)


2.0 S

Todos da 2.0 mais:
Nova pintura das rodas em liga leve aro 16’’
Rádio CD Player com leitor de mp3 e entrada auxiliar para mp3/iPod®


2.0 SL

Todos da 2.0 S mais:
Controle de áudio no volante
Costura do couro do volante na cor preta

Confira a seguir quanto custa cada versão do Sentra Flex:


* 2.0 (câmbio 6 marchas): R$ 55.290

* 2.0 S (câmbio 6 marchas): R$ 60.090

* 2.0 S (XTRONIC® CVT): R$ 65.090

* 2.0 SL (XTRONIC® CVT): R$ 72.890



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