Foi apresentado pela montadora japonesa Nissan, no domingo (02/08), o primeiro carro totalmente elétrico da empresa. Trata-se do "Leaf", primeiro passo concreto para a nova estratégia de desenvolvimento de veículos "limpos". A apresentação foi comandada pelo brasileiro Carlos Ghosn, presidente da Nissan, na inauguração da nova sede do grupo japonês em Yokohama, periferia de Tóquio.
Suas linhas são bem próximas a de modelos de linha, ao contrário de protótipos apresentados ultimamente, que exibem formas mais futuristas. O seu desenho tem formas d e minivan e design moderno cheio de contornos arredondados e linhas bem demarcadas nas laterais. O "Leaf" está equipado com uma bateria de lítio-ion que, segundo a Nissan, permite percorrer mais de 160 km sem recarga. Sua velocidade máxima é de 140 km/h. Segundo Ghosn, o preço do "Leaf" será semelhante ao do carro comum, mas a recarga da bateria custará menos que encher o tanque com gasolina.
A montadora japonesa está prevendo para 2010 a comercialização do modelo e já firmou acordos de cooperação com vários países, entre eles Israel e Dinamarca, para criar uma rede de postos de recarga de baterias. O "Leaf" inaugura "uma nova era na indústria automobilística", declarou Ghosn, afirmando que é um carro "totalmente limpo em relação ao meio ambiente, sem escapamento, motor a combustão e combustível: é apenas energia silenciosa e eficaz fornecida pelas baterias litio-ion, de nossa própria fabricação".
Uma das vantagens do "Leaf" é que as baterias podem ser recarregadas em casa, na tomada, durante oito horas. Nos posto de serviço, receber 80% da carga vai exigir cerca de 30 minutos. A autonomia do carro foi calculada com base em estudos que mostram que 90% dos americanos andam menos de 160 km por dia. A Nissan pretende lançar a médio prazo uma linha completa de veículos elétricos e aposta na demanda crescente graças às reduções fiscais concedidas para a compra de carros "limpos" e à alta nos preços do petróleo.
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