O sistema inédito irá testar um dispositivo de detecção de pedestres na pista, que será a principal novidade do novo sedan S60, previsto para chegar ao mercado mundial em 2010. O sistema de segurnça é composto de radares e câmeras e faz o veículo frear automaticamente na iminência de um atropelamento, mesmo que não haja qualquer reação por parte do motorista. Este dispositivo é apontado como uma evolução do City Safety, item de série do Volvo XC60 que aciona o freio automaticamente para evitar ou reduzir os efeitos de uma colisão com outro veículo em velocidade até 30 km/h. “Nossa preocupação é que a nova tecnologia possa ajudar os motoristas a evitar colisões com pedestres em velocidades até 20 km/h. Se o carro estiver mais rápido que isso, a idéia é reduzir em cerca de 75% a força da colisão”, explica Thomas Broberg, especialista em Segurança da Volvo Cars.
A título de curiosidade o dummy foi criado na década de 60 e atualmente cada unidade custa cerca de US$ 200 mil. São encontrados em tamanhos diversos e possuem especificações diferentes para serem submetidos a todos os tipos de colisão de trânsito. A montadora sueca conta atualmente com uma família de mais de 100 bonecos, divididos em 19 tipos diferentes, incluindo o simulador de um bebê de apenas três quilos.
Volvo é volvo.
ResponderExcluir