CURSO - A Magneti Marelli anuncia período de inscrição – 13 a 30 de outubro – para a sexta turma das Escolas Formare de Mauá e São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. São 20 vagas para o curso profissional de “Assistente de Produção e Montagem Mecânica”, em Mauá, e 20 vagas para o curso “Assistente de Produção e Serviços”, em São Bernardo do Campo. O projeto, reconhecido pelo Ministério da Educação por meio da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), proporciona aos adolescentes disciplinas teóricas e práticas, incluindo aulas de inglês, saúde, comunicação e educação física, pelo período de quase um ano. As disciplinas são ministradas em escolas exclusivas dentro dos complexos fabris da empresa e os alunos recebem benefícios como bolsa-auxílio de meio salário mínimo, transporte, alimentação, convênio médico e odontológico. Os interessados no curso de “Assistente de Produção e Montagem Mecânica” devem comparecer à unidade da Magneti Marelli de Mauá para retirar as fichas de inscrição que estão disponíveis na recepção da empresa. As fichas devem ser entregues preenchidas no período de 13 a 30 de outubro, no mesmo local. A sede de Mauá está localizada na Avenida Manoel da Nóbrega, nº 350, no Capuava (próxima à estação de trem Capuava). Mais informações sobre o projeto no site http://www.formare.org.br/.
DESTAQUES - Os maiores nomes do cross-country nacional se reunirão em Taubaté, SP, entre os dias 10 e 12 de outubro. No próximo feriado (de Nossa Senhora Aparecida), acontece a abertura da temporada 2009 da Copa RallySP, que já começa com a realização das 1ª, 2ª e 3ª etapas. E, pelo terceiro ano consecutivo, faz-se juntamente o Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country, que definirá pontos pelas 10ª, 11ª e 12ª etapas. A expectativa é que mais de 50 duplas participem do 7º Rally dos Bandeirantes, cuja organização do evento prepara especiais que passarão pelas Fazendas Nossa Senhora da Glória, Gaspar, Conceição e São José, destinadas ao reflorestamento de eucalipto.
DISCURSO - O deputado federal Fernando Capez (PSDB/SP) visitou recentemente a Centauro, indústria independente de autopeças que, há mais de 35 anos, fabrica em Guarulhos latarias para automóveis e caminhões. Na ocasião, Capez fez um discurso aos cerca de 220 funcionários da empresa a respeito da tentativa das multinacionais Fiat, Ford e Volkswagen em monopolizar a produção e o fornecimento de autopeças alternativas. Segundo o deputado, “estão querendo misturar empresas sérias com piratas e o consumidor deve ter preservado seu direito de não ser obrigado a nada”. As montadoras vêm utilizando os registros de desenho industrial dos componentes visuais de seus modelos - retrovisores, paralamas, parachoques, capôs, faróis - como instrumento para eliminar a concorrência do segmento de autopeças visuais. Além de gerar danos à economia nacional, um monopólio nesse setor pode fazer com que o consumidor final se torne refém das concessionárias e revendas autorizadas, privando-o de seu direito de escolha.
VANTAJOSO - O etanol é o combustível com melhor custo-benefício em 20 Estados brasileiros e no Distrito Federal. Essa é a conclusão do último levantamento apresentado pelo Ticket Car, produto da Ticket para gestão de despesas de veículos. Quando comparado à gasolina, ele só perde no Acre, Amapá, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte e Roraima. Em todos os outros os motoristas que quiserem economizar devem escolher o derivado da cana-de-açúcar. As maiores diferenças entre os dois combustíveis continuam sendo em São Paulo, 45,8%, seguido de perto por Mato Grosso, 45,3% e Goiás, 43,7% (Veja abaixo tabelas completas). A pesquisa também revelou estabilidade nos preços dos cinco combustíveis utilizados pelos brasileiros, com variações que não ultrapassaram 0,6%. Com isso, o Gás Natural Veicular (GNV) foi cotado a R$ 1,69; diesel, R$ 2,09; biodiesel, R$ 2,08; gasolina, R$ 2,66; e etanol, R$ 1,76. A análise revelou, ainda, diferença de 62% no preço cobrado pelo litro do etanol nos postos brasileiros. O maior valor foi registrado em Roraima, com litro cotado a R$ 2,15. São Paulo, por sua vez, é o recordista do preço baixo. No mês, os postos paulistas cobraram, em média, R$ 1,32/l. Em relação à gasolina, a diferença é menor, 20%. Novamente os paulistas saem ganhando, com o menor preço médio do País, R$ 2,43, enquanto no Acre chega a R$ 2,93. Os dados também estão disponíveis aos consumidores por meio do endereço www.ticket.com.br/ticketcar.
AOS FROTISTAS - A Johnson Controls desenvolve um programa de assistência técnica em campo diretamente nas oficinas de frotistas, com o objetivo de contribuir para as empresas obterem resultados mais eficientes e redução de custos de manutenção das baterias e de todo o sistema elétrico dos veículos. Planejado em conjunto com distribuidores e com os próprios frotistas, o programa envolve treinamento da equipe de mecânicos aos quais engenheiros e técnicos da Heliar transmitem práticas de manutenção e diagnósticos e processos de análise de todo o sistema elétrico. A ação é de âmbito nacional e não tem similar em todo o País. O programa mostra as funções da bateria e a sua integração ao sistema elétrico, como o motor de partida e o alternador, que transmitem a energia que o veículo necessita. Envolve, também, orientações aos profissionais sobre os prejuízos causados pelo excesso de acessórios elétricos não originais que comprometem o sistema e reduzem a capacidade para repor a energia despendida e de impedir que ocorra a descarga prematura da bateria e a redução de sua vida útil. Outras informações prestadas pelo programa indicam que, para aplicações pesadas, as baterias precisam de alta resistência mecânica, para evitar que as vibrações em terrenos acidentados, impactos constantes e uso contínuo possam provocar rupturas de conexões e perda de massa ativa.
CRÉDITO - O mercado de crédito para a aquisição de veículos em agosto seguiu a tendência dos meses anteriores e fechou com crescimento, segundo levantamento da Anef (Associação Nacional das empresas Financeiras das Montadoras). As carteiras de CDC (Crédito Direto ao Consumidor) e Leasing para pessoa física chegaram a R$ 151 bilhões, valor 12% maior do que registrado no mesmo período de 2008. Se comparadas a dezembro de 2008, as carteiras fecharam em R$ 139,1 bilhões, o crescimento foi de 8,5%. Se analisados separadamente, o saldo das operações de Leasing para pessoa física apresentou melhor resultado, 28,2% maior em relação a agosto de 2008, saltando de R$ 51,3 bilhões para R$ 65,7 bilhões. Já o CDC cresceu 2,1%, indo de R$ 83,6 bilhões em agosto do ano passado para R$ 85,3 bilhões no mesmo período de 2009. Os juros se mantiveram estáveis em 1,49% ao mês e 19,42% ao ano, os mesmos valores de julho de 2009. As taxas em agosto de 2008 fecharam em 1,78% ao mês e 23,58% ao ano.
NOVO CONTRATO - A MWM INTERNATIONAL Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, renovou contrato com a fabricante e distribuidora de equipamentos agrícolas AGCO. A empresa continuará fornecendo propulsores, que serão produzidos na planta de Canoas (RS), para equipar os tratores e retroescavadeiras da marca Massey Ferguson. O contrato entre as companhias tem valor estimado em R$ 500 milhões, duração de três a quatro anos, e previsão de fornecimento anual de cerca de 20 mil propulsores. Hoje, a fabricante de motores diesel é líder no segmento de tratores de rodas, com 55,6% de market share. A empresa também mantém a liderança na produção de motores diesel no Mercosul com 35% de participação. O grupo AGCO detém marcas reconhecidas no setor como a Massey Ferguson, Valtra, Fendt, Challenger, entre outras. Os tratores Massey Ferguson fabricados no Brasil são exportados para mais de 80 países. A proposta é que este acordo mantenha as características positivas dos produtos e a liderança da montadora no mercado brasileiro de máquinas agrícolas.
COMPROMISSO - A Magneti Marelli aproveita a realização de mais um Congresso SAE Brasil para apresentar diversas tecnologias, aderindo à tendência mundial de tornar os veículos cada vez mais inteligentes e interativos, sem deixar de lado a preocupação ambiental. O evento, realizado pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, acontece de 06 a 08 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. De acordo com Virgílio Cerutti, presidente do grupo Magneti Marelli no MERCOSUL, a empresa está expondo exclusivos sistemas que exigem capacitação tecnológica e visão de mercado. “A Magneti Marelli vem trabalhando no desenvolvimento de novas tecnologias que unam conforto, segurança e melhor dirigibilidade para os motoristas, sem deixar de lado as questões relacionadas à responsabilidade ambiental”, explica o executivo. Uma das novidades como a centralina (ECU – Eletronic Control Unit) família 7. Equipada com inovadora tecnologia em microprocessadores, que aumenta a capacidade de memória e velocidade de processamento, o produto atende às novas normas ambientais, vigentes a partir de janeiro de 2010. A nova centralina identifica o nível de emissão de poluentes do veículo e, caso esteja acima do permitido, uma luz no painel acende alertando o condutor.
INICIATIVAS - Os benefícios do uso do etanol serão o principal tema de uma série de iniciativas promovidas pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) em Miami, no estado americano da Flórida, na semana que antecede a última etapa da temporada 2009 da Fórmula Indy. As ações, destacando a redução de 90% na emissão de gases causadores do efeito estufa na comparação com a gasolina, acontecerão até o dia da corrida final do ano, marcada para sábado, 10 de outubro, em Homestead. A Flórida possui mais de 500 mil proprietarios de veículos Flex-Fuel, número que deve superar a marca de um milhão nos próximos 3 anos. Apesar disso, existem apenas 30 postos em todo o estado que oferecem E85, a mistura de 85% etanol e 15% gasolina que é comercializada nos Estados Unidos. O etanol puro não é oferecido no país devido às regiões com temperaturas muito baixas. O acréscimo de 15% de gasolina evita o congelamento do combustível.
MANUAL OFF-ROAD - Os visitantes do VI Festival & Expo Brasil Off-Road, que será realizado entre os dias 23 e 25 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, na zona Sul de São Paulo, terão oportunidade de levar para casa o manual "Todo off-roader é um amigo”, um guia de princípios de ética e de normas de boa conduta para os usuários de veículos 4x4 e praticantes de atividades fora-de-estrada. Ao todo, serão distribuídos cinco mil exemplares gratuitamente, durante os três dias do evento. Em função do crescimento acentuado da frota de veículos 4x4 e do número de praticantes de esportes e atividades que envolvem esses modelos nos últimos anos, têm aumentado também as ocorrências de desrespeito e de agressões ao meio ambiente nessas situações. Produzido pelo jornalista Nelson de Almeida Filho, fundador do Jeep Clube do Brasil e do Borac (Brasil Off-Road Adventure Club), o manual aborda temas como preservação ambiental, conceitos de cidadania e companheirismo, uso consciente do veículo 4x4, de seus equipamentos e ferramentas, bem como reciclagem de materiais descartáveis. Mais informações sobre o VI Festival & Expo Brasil Off-Road podem ser conseguidas pelo site: http://www.brasiloffroad.com.br/
EM FESTA - Ao completar um ano de atividades no País, a Kawasaki Motores do Brasil está concluindo a implantação da primeira fábrica própria do grupo Kawasaki em território Latino-Americano. A nova unidade no Distrito Industrial de Manaus será inaugurada oficialmente no dia 7 de outubro de 2009 em uma cerimônia com as presenças do Sr. Hiroshi Takata e do Sr. Shinichi Tamba, respectivamente presidente e ex-presidente da divisão Consumer Products & Machinery Co. da Kawasaki Heavy Industries (KHI), do Sr. Yoshio Shibuya, presidente da Kawasaki do Brasil Indústria e Comércio (KDB) e do Sr. Hiroshi Ito, presidente da Kawasaki Motores do Brasil (KMB). A produção da nova fábrica se inicia com dois dos modelos mais desejados no Brasil e já consagrados nos mercados internacionais: Além do primeiro aniversário de fundação, várias outras realizações se somam em uma grande comemoração: a entrada em operação da fábrica em Manaus, a consolidação da rede de concessionárias e, acima de tudo, a formação de uma nova geração de proprietários e aficionados pela marca Kawasaki. A satisfação dos consumidores continuará sendo o principal foco da Kawasaki Motores do Brasil no seu segundo ano de atividades.
INFLAÇÃO ETÍLICA - O aumento do preço do álcool na bomba foi o grande responsável pela maior variação mensal de preço da Inflação do Carro da Agência AutoInforme. O combustível subiu 3,93% no mês passado e como tem uma participação importante na composição da inflação, acabou empurrando pra cima o índice do mês, que foi 1,01%. Foi a terceira alta mensal consecutiva, o que elevou a inflação do ano para 1,48%. Outros itens que compõem a cesta de produtos e serviços tiveram aumentos maiores, caso do filtro de combustível, com 6,1%, e dos amortecedores, com 4,7%. No entanto esses dois itens não têm grande influência na composição do índice final da inflação. A gasolina também contribuiu com alta, subindo 0,23% em setembro. Apesar da forte alta do mês, a Inflação do Carro no ano ainda é baixa: 1,48%. Isso porque no primeiro semestre foram registradas somente queda nos preços de peças e serviços para usar e fazer a manutenção do carro. O item que apresentou a maior queda de preço em setembro foi a pastilha de freio, que ficou 3,92% mais barata. Pneus, embreagem e filtro de ar também tiveram queda de preço no mês.
VISITA - Vencedor da etapa do Rio de Janeiro da Copa Nextel Stock Car e classificado para os play-offs que definirão o campeão de 2009, Daniel Serra visitou o centro de transmissão da SKY em Tamboré (na cidade paulista de Barueri), o maior da América Latina. A visita foi uma ação de endomarketing da empresa e o piloto da equipe Red Bull/SKY conheceu como os canais são distribuídos para os clientes. Ao fim da visita, Daniel deu autógrafos e posou para fotos com funcionários da empresa, que ainda comemoravam os 13 anos de aniversário da SKY, completados em setembro. A SKY foi pioneira no lançamento de todos os principais recursos que transformaram a TV brasileira nos últimos anos: a empresa trouxe ao Brasil serviços inéditos de TV digital, interatividade, o SKY+ (DVR) e a maior quantidade de conteúdos em alta definição do mercado – o SKY HDTV. Por isso, a SKY possui o maior centro de transmissão em alta definição da América Latina. Conheça a SKY: http://www.sky.com.br/
OPÇÃO TUNING - As lâmpadas COOL BLUE são ideais para os amantes de tuning ou aqueles que gostam de iluminação automotiva de alta performance e com design arrojado. Isso porque apresentam moderna luz branca azulada e até 20% mais luz que as lâmpadas halógenas convencionais. Dessa maneira, proporcionam ao motorista mais segurança na estrada e conforto para dirigir, já que obstáculos e imprevistos podem ser avistados com um bom espaço de tempo, para que as devidas reações sejam tomadas. Muitas dúvidas sobre a instalação do produto surgiram com a Resolução 227 e 294 do CONTRAN, que, entre outras medidas de segurança, prevê a instalação de vários dispositivos no uso de lâmpadas xenon, faróis especiais com controle de nível e sistema de limpeza das lentes. No entanto, é importante entender que a COOL BLUE está em perfeito acordo com a nova legislação e pode substituir as lâmpadas halógenas convencionais sem causar ofuscamento nos outros motoristas. Isso se deve ao fato de sua instalação não prejudicar o direcionamento dos fachos de luz no farol, como costuma ocorrer com as lâmpadas de xenônio quando não são aplicadas na linha de montagem dos veículos como equipamento original. Sendo assim, esse modelo desenvolvido pela OSRAM não só é permitido pela lei, como atende às exigências de quem precisa de iluminação de qualidade e valoriza a estética dos faróis, uma vez que esse produto conta com um design muito atraente em todas as suas versões.
POLÍTICAS PÚBLICAS - Empresários do setor do transporte por fretamento, de vários estados brasileiros, estiveram reunidos no 10º Encontro das Empresas de Fretamento e Turismo, discutindo assuntos como economia, mobilidade sustentável, políticas públicas para o setor, turismo rodoviário, transporte clandestino, empreendedorismo, entre outros. Durante os três dias do evento, os participantes puderam acompanhar, além de palestras, uma exposição de 20 fornecedores, que trouxeram produtos e serviços destinados às transportadoras: foram exibidos ônibus, chassis, peças e equipamentos, seguros para as frotas das empresas e outros serviços. Até mesmo o caricaturista Ivo Favero fez sucesso com ilustrações ao vivo das pessoas que prestigiaram o Encontro.Silvio Tamelini, presidente da FRESP - Federação das Empresas de Transportes de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo, em seu discurso de abertura, ressaltou que a realização do evento constitue-se como um marco para o setor, que movimenta cerca de R$ 3,5 bilhões ao ano e que emprega mais de 20 mil pessoas somente no Estado de São Paulo. “Comemorar uma década de organização deste evento, representa o desenvolvimento do mercado de transporte por fretamento e para turismo de nosso País. E ainda assegura a existência de organizações e de empresários preocupados com a qualidade de nossos serviços”.
DEBATE - A Comfrota, comissão de estudos sobre frota do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região, realiza nesta quarta-feira, 07 de outubro, seu segundo Seminário. O evento, que reunirá um público de empresários do setor de transporte de cargas, especialistas do setor automobilístico e representantes das principais montadoras de caminhões em atuação no Brasil, tem o objetivo de promover um debate sobre os principais assuntos relacionados ao gerenciamento e à utilização dos equipamentos no transporte rodoviário de cargas e traz este ano o tema “O Papel da Gestão de Frota como Otimização de Resultados”. De acordo com a coordenadora da Comissão, Anacélia Panzan, o evento deste ano traz dois painéis principais, um com a visão das empresas sobre a gestão de frota e outro com a participação das montadoras. Antes, o palestrante da Netz Engenharia, Wagner Fonseca, apresentará conceitos na palestra “O que é Gestão de Frota”. Mais no site: http://www.setcesp.org.br/
ESCAPAMENTOS - A Sarachú, fabricante de escapamentos esportivos para motocicletas que atua no mercado brasileiro desde 1970, apresenta novidades em seu estande no Salão Duas Rodas. A empresa lança no evento seus primeiros escapamentos equipados com catalisador, para equipar os modelos Honda Biz 125 e Yamaha Fazer 250ie, e um novo modelo de escapamento desenvolvido para atender a nova Honda CB 300R. “Estamos mostrando no Salão Duas Rodas nossos primeiros modelos de escapamentos com catalisador, para atender motocicletas com motores de até 300 cc. Nos próximos meses, vamos colocar no mercado outros modelos para motos com cilindrada superior”, explica Sônia Castroviejo, diretora da Sarachú. De acordo com ela, os novos escapamentos com catalisadores foram desenvolvidos para atender às normas do Promot 3 (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares). “O catalisador é uma das formas mais eficientes para os fabricantes e importadores de motocicletas atingirem as metas de emissões de gazes poluentes estipuladas pelo programa”, acrescenta a executiva.
NOVO MAPA - Parceria entre a Garmin, líder mundial em navegação automotiva, e a Multispectral, maior empresa no Brasil em mapas digitais, acaba de gerar um GPS inédito especialmente para o País: o Garmin Autoguia. O navegador vai conter informações de ruas e estabelecimentos de mais de 2,4 mil cidades brasileiras, a maior cobertura nacional e com atualizações de mapas a cada 20 dias, período recorde no gênero de produto. A nova tecnologia segue a tendência nos EUA e Europa, onde o mapeamento é quase perfeito. Um dos atrativos do Garmin Autoguia está no alto padrão dos pontos de interesse, como cadastro de 15 mil agências bancárias, fornecido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), com telefones das agências. A tecnologia BuscaBanco, lançada na Internet ano passado com sucesso vai possibilitar o usuário de GPS localizar, a partir do próprio veículo, a agência bancária mais próxima. “E com toda conveniência e rapidez”, adianta William Salasar, superintendente de Comunicação Social da Febraban, um dos parceiros.
PREVISÃO - A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) divulgou hoje os números do mercado brasileiro de motocicletas referente ao terceiro trimestre do ano. Segundo a associação, na produção, aumento de 9% sobre o segundo, e ligeira queda, de 2,3%, nas vendas para o mercado interno. “Atingimos um equilíbrio depois das grandes oscilações do começo do ano. Agora é retomar o crescimento, aproveitando o aporte de verbas no mercado oriundo do 13º salário e da queda no desemprego, devido aos trabalhos temporários de final de ano”, afirma o presidente da entidade Paulo Shuiti Takeuchi, que também é diretor adjunto da fábrica de motocicletas Honda.O executivo comentou que mesmo com a recuperação, é difícil que o crescimento do setor chegue a dois dígitos. “A crise teve um impacto importante. O efeito mais penoso foi a redução do crédito”, admite. Por outro lado, essa dificuldade alterou o perfil comercial do setor: Se em 2008, a primazia era por vendas financiadas, este ano o consórcio e as vendas à vista ganharam expressão. Um dos aspectos positivos, na visão de Takeuchi, foi que a indústria de maneira geral foi forçada a rever seus procedimentos em busca de ganhos de produtividade e eficiência. Segundo o presidente da Abraciclo, o setor deve encerrar o ano alcançando números semelhantes aos de 2007. “Esperamos comercializar 1.670.000 unidades e produzir algo acima de 1.650.000. São números próximos ao que havíamos projetado e anunciado no início do ano”, afirma Takeuchi. Espera-se que sejam investidos R$ 14 bilhões no mercado ainda este ano por conta do aumento de liquidez graças ao 13º salário e à maior oferta de crédito.
BANDEIRANTES - Nos dias 10 a 12 de outubro, acontece em Taubaté, SP, o 7º Rally dos Bandeirantes, e segundo a previsão do Instituto Clima Tempo, apenas na segunda-feira (12) não deve chover. Desta forma, os competidores precisam de pneus próprios para lama, muita habilidade e coragem para encarar a disputa válida pelas 1ª, 2ª e 3ª etapas da Copa RallySP, e 10ª, 11ª e 12ª etapas do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country. O sol aparece, mas entre nuvens... Melhor para as duplas que gostam de acelerar em terreno liso e conseguem dominar o veículo em alta velocidade. ”No rali temos que estar preparados para qualquer tipo de situação. Para isso, contamos com diversos e diferentes equipamentos e acessórios que nos proporcionam maior segurança e facilidade na condução em cada tipo de piso. Se a promessa de tempo chuvoso se confirmar, contaremos com pneu Michelin XDY 3+”, explicou o piloto da Salvini Racing, Guido Salvini, que compete ao lado do navegador Weidner Moreira e do copiloto Fernando Chwaigert.
PARCEIROS - Em linha com os trabalhos da empresa para promover a educação e a harmonia no trânsito, a Honda está patrocinando o estande do Instituto Ayrton Senna no Salão Duas Rodas 2009, realizado no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo, entre os dias 7 e 12 de outubro. O espaço, cedido pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) e Reed Alcântara Machado, abrigará uma exposição sobre a trajetória de Senna, tricampeão da Fórmula 1. No estande, que também será utilizado na Fenatran (Feira Internacional da Indústria do Transporte - de 26 a 30 de outubro, também no Anhembi), os visitantes poderão ver objetos que Ayrton Senna usou durante sua carreira, como capacetes e macacões da McLaren, além de fotos e vídeos. Ainda será possível conhecer melhor o trabalho que o Instituto realiza há 15 anos em todo o Brasil, com o apoio de empresas e de pessoas físicas, para ajudar a qualificar a educação.
PRODUÇÃO INICIADA - A Agrale, montadora de veículos de capital 100% nacional, iniciou em agosto a produção de caminhões em sua fábrica em Mercedes, na Argentina. A unidade inaugurada no ano passado para a montagem de chassis de ônibus, irá produzir o modelo Agrale 7.500 RD E-mec com PBT de 8.000 kg. O início da produção de caminhões segue o planejamento definido pela Agrale há cerca de um ano, quando passou a realizar a montagem de chassis na planta argentina para atendimento do mercado local, onde a empresa já detém 30% do segmento de midiônibus. “Hoje, a fábrica na Argentina tem capacidade para produzir até 100 unidades/mês e com a introdução dos caminhões, pretendemos fechar o ano com produção próxima a 1.000 unidades, incluindo chassis para midi e micro-ônibus”, explica o diretor de vendas e marketing da Agrale, Flávio Crosa. Inaugurada em 2008, a fábrica argentina está localizada na cidade de Mercedes, a 90 quilômetros de Buenos Aires, e além de atender o mercado argentino poderá ser base exportadora a outros países. A unidade possui 200.000 m² de área total, com 11 mil m² de área construída.
SUPERBIKE - Uma das grandes novidades apresentadas nesta quarta-feira (7) para a temporada 2010 do Itaipava GT Brasil, a SuperBike chega para enriquecer o evento dos supercarros, que já conta com as categorias GT BR3 e GT BR4. Principal campeonato nacional de motociclismo, a SuperBike utiliza o mesmo equipamento empregado no Campeonato Mundial da modalidade: as supermotos Yamaha R1, Honda CBR1000, Suzuki GSX-1000, Kawasaki ZX10 e Ducati 1098. "São modelos esportivos que, assim como os carros do Itaipava GT Brasil, podem ser vistos nas ruas e nas lojas. Mas pela sofisticação, são modelos mais raros, e também muito admirados por quem gosta de motos de ponta”, destaca Bruno Corano, organizador da categoria. "Estas motos ultrapassam os 300 km/h nas pistas. Por isso, além da velocidade e das disputas, nossas corridas possuem uma plasticidade visual muito atraente para o torcedor, com as ultrapassagens e o jeito como os pilotos fazem as curvas, tocando o joelho no asfalto”, apontou. Corano afirma que a estimativa para o grid em 2010 gire em torno de 40 motos inscritas para o campeonato. "Vai ser muito legal ter, no mesmo evento, os carros que são o sonho de qualquer pessoa, e também as motos. Para quem gosta de velocidade, esta é a receita ideal”, disse.
VIDROS ELÉTRICOS - A Pósitron, marca da PST Electronics, passa a oferecer no mercado de acessórios uma nova linha de kits de vidros elétricos automatizados para portas dianteiras. O produto foi desenvolvido para equipar os automóveis Novo Gol e Novo Voyage. “Com mais este fornecimento, ampliamos nossa oferta de produtos para a Volkswagen”, explica Marcelo Debien, gerente de Produto da PST Electronics. A Pósitron também oferece para os veículos da marca travas elétricas dupla e mono-serventia e alarmes. Um dos destaques dos kits de vidros elétricos automatizados é a função antiesmagamento, que proporciona mais segurança ao motorista e aos passageiros. Esse sistema, composto por um módulo de automação, percebe qualquer resistência e interrompe a subida do vidro quando encontra um obstáculo. Além da segurança, a empresa investe no conforto do motorista. Com um simples toque nos interruptores o vidro terá subida e descida automatizada. Também é possível acionar os vidros pelo período de um minuto após desligar a ignição. Outro diferencial é a integração com o alarme Pósitron, permitindo acionar os vidros automaticamente ao pressionar o controle do alarme.
CRESCENTE - As vendas da CN Auto, importadora oficial dos modelos Towner e Topic, cresceram no 3º trimestre do ano 90% em relação ao trimestre anterior. Foram comercializadas 230 unidades no atacado nos meses de julho a setembro contra 277 unidades do período de abril a junho de 2009. Somente no mês de setembro, com 230 unidades vendidas, a importadora obteve crescimento de 88,5% em relação ao mês anterior, quando comercializou 122 veículos. A CN Auto iniciou suas operações no Brasil em setembro de 2008. Nesse período de 13 meses, a importadora colocou no mercado brasileiro 1.449 unidades, das quais 1.079 minivans Towner e van Topic de janeiro a setembro deste ano. Segundo Miguel Calmon Gama, diretor executivo da CN Auto, “a projeção para o último trimestre do ano indica mais crescimento, cerca de 34% sobre o 3º trimestre. Ou seja, pretendemos comercializar 700 unidades no último trimestre do ano. Assim, devemos fechar o ano com cerca de 1.800 veículos vendidos no atacado”. Para o ano de 2010 as projeções são extremamente positivas, com uma expectativa conservadora de 5.000 Towners vendidas.
TOP TEN - Um veículo tipo Fórmula 1, bicampeão nacional, projetado e construído por alunos do Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), estará exposto no Congresso SAE BRASIL, que será realizado até amanhã (8), no Expo Center Norte (avenida José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), em São Paulo. O Fórmula ficará no estande do comitê Educação de Engenharia. Em maio deste ano, a equipe da FEI figurou entre as 10 primeiras colocadas durante a Fórmula SAE Michigan, realizada nos Estados Unidos e que reuniu 97 equipes de vários países. Foi a primeira vez que uma equipe brasileira alcançou o grupo dos dez melhores do mundo. A equipe Fórmula FEI participa da Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS desde a sua primeira edição, em 2004, e conquistou a primeira vitória em 2006, no Rio de Janeiro. No ano passado, a FEI sagrou-se bicampeã da competição brasileira, em Americana. O protótipo RS4 foi projetado e desenvolvido por 13 alunos dos cursos de graduação e mestrado de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica. O veículo possui motor aplicado à motocicleta Honda CBR 600RR, de 4 cilindros, 4 tempos, com duplo comando no cabeçote e 4 válvulas por cilindro, que desenvolve potência máxima de 79,8 hp a 11.800 rpm.
NOVOS ARES - A Spheros, líder no mercado de ar-condicionado para ônibus na América Latina, participou dia 07 de outubro da solenidade de entrega de equipamentos para frota da Viação Piracicabana, de Piracicaba(SP). Os dez ônibus Marcopolo, modelo Aerosphere - totalmente integrado a Nova Geração 7 - foram equipados com os sistemas de ar-condicionado da Spheros, garantindo permanente clima de conforto nos veículos. Com alta tecnologia a empresa desenvolve e produz em Caxias do Sul (RS), uma linha completa de equipamentos de climatização para vans, microônibus, ônibus urbanos, articulados, rodoviários e double deckers. Maiores informações: http://www.spheros.com.br/
ACELERANDO - Gigante do setor de locação de equipamentos para obras de infraestrutura e serviços, a Solaris já está com os motores ligados nos bastidores da Fórmula 1. Pelo menos 10 plataformas aéreas de sua frota estão em atividade no Autódromo de Interlagos, em serviços de manutenção dos boxes, montagens de placares, outdoors e sinalização, que demandam a elevação dos profissionais que executam esses trabalhos em altura. Dois manipuladores serão usados na eventual remoção de carros acidentados durante as provas. As pessoas podem não ver, mas as máquinas da frota da Solaris estão presentes em diferentes aplicações por todo o Brasil. A Solaris possui carteira com cerca de 1 mil clientes ativos entre os setores nos quais atua. Dona de uma frota de equipamentos para locação utilizados na construção residencial e em serviços de manutenção dos setores petroquímico, papel e celulose, siderurgia, industria naval e construção pesada (obras de infra estrutura) – a empresa de vai fechar o ano com crescimento de 15% sobre 2008. As plataformas aéreas, utilizadas na elevação de pessoas com ganhos de segurança, rapidez e produtividade, são autopropelidas e podem vir equipadas com motores elétricos ou a combustão. Substituem com vantagens os tradicionais andaimes, que exigem tempo e mão-de-obra para montar e desmontar.
TEM RALLY - Acontece neste fim de semana prolongado o Rally dos Bandeirantes, em Taubaté (SP), entre os dias 09 e 12 de outubro. Apoiados pela CCR NovaDutra, o carro e o caminhão da Equipe Petrobras Lubrax, atuais líderes do Campeonato Brasileiro, participarão da etapa com vistas ao título. Jean Azevedo, piloto do carro Mitsubishi L200 Evolution, aposta em bons resultados. André Azevedo, piloto do caminhão Mercedes-Benz Atego, retornou da Europa especialmente para a competição. “Agora posso focar 100% novamente nas provas brasileiras, ainda mais pelo fato de estar na liderança”, explicou o experiente piloto de caminhão. Os pilotos contarão com as presenças dos navegadores Youssef Haddad e Maykel Justo, respectivamente, no carro e no caminhão. O Rally dos Bandeirantes também será válido como três etapas do Paulista de Rally Cross Country. No total, os competidores percorrerão cerca de 400 quilômetros de trechos cronometrados.
DESFILE - Dando continuidade às comemorações dos 90 anos de sua fundação por André Citroën, a Citroën realizou em Paris, no início de outubro, um inusitado desfile com 90 de seus mais emblemáticos modelos, reforçando o lado mítico de sua história. Ao lado de modelos históricos e emblemáticos, como o pioneiro Type A, o Traction Avant e o 2CV, a marca levou para a Praça do Trocadéro, próxima à Torre Eiffel (Paris), seus protótipos mais avançados como o GTbyCitroen – inspirado nos games eletrônicos – e o recentíssimo ReVOLTe, que fez sua avant-première no Salão de Frankfurt 2009. Graças à mobilização de colecionadores europeus e franceses (em particular), a CITROËN mostrou ao público 90 veículos míticos, testemunhas de 90 anos de genialidade e criatividade. Expostos na Praça do Trocadéro, os veículos realizaram um tour chamado “cruzeiro branco”, relembrando as travessias famosas de André Citroën no século passado como, por exemplo, o “Croissière Jaunne” – realizada em vários países da Ásia, e o “Croissière Noir”, que cruzou o continente africano. A frota de veículos percorreu as ruas de Paris despertando a atenção e a paixão de muitos. Do célebre Type A ao urbano C3, do DS de 1955 ao inédito DS3, passando pelo revolucionário Traction Avant e o popular 2 CV, todos esses modelos participaram do épico desfile. Um desfile encabeçado pelo concept car GT by CITROËN, um dos símbolos da “Créative Technologie” da marca.
ESPECIAL - Atenta ao mercado, a Mercur, empresa brasileira conhecida há 85 anos na indústria de borracha, apresenta o Lençol de Borracha Acrilonitrila na dureza de 65 shore e cor preta. Com formulação desenvolvida especialmente para casos em que a borracha precisa ser imersa ou ter contato com o Etanol, a novidade foi testada e aprovada por especialistas e clientes. “Nossa missão é desenvolver produtos que atendam as necessidades de nossos consumidores. Fomos a campo, identificamos a falta de lençóis com essas características e criamos uma solução simples, segura e eficaz”, explica o diretor da Mercur, Sérgio Smidt. Pensados para o maquinário de indústrias, os lençóis também podem ser recortados, moldados e adaptados para diversas utilizações, como juntas de vedação, confecção de diafragmas, guarnições e calços de apoio que serão imersos em óleos, graxas ou solventes. São resistentes a abrasão, atrito, envelhecimento térmico, deformação a compressão e rasgos. “Por contarmos com um laboratório de desenvolvimento dentro da nossa fábrica, conseguimos traduzir as necessidades de cada cliente e desenvolver correias e lençóis de borracha sob medida para eles”, completa o diretor.
CAMPANHA MUNDIAL - A Michelin acaba de lançar a sua primeira campanha publicitária mundial. Com o slogan “O pneu certo faz a diferença”, a nova campanha tem como objetivo demonstrar as vantagens competitivas dos pneus Michelin em todos os meios de comunicação do mundo. Para fazer frente à concorrência cada vez mais forte, a Michelin decidiu lançar uma campanha mundial para explicar aos consumidores os benefícios oferecidos pelos pneus da marca. A campanha demonstra que somente os pneus Michelin oferecem, ao mesmo tempo, durabilidade, segurança e economia de combustível. Ou seja, ao comprar o pneu de uma outra marca, o cliente renuncia, implicitamente, a alguma dessas qualidades. E essa mensagem se resume no slogan: “O pneu certo faz a diferença”. Embora mantenha um vínculo com a tradição de comunicação da marca, sobretudo graças à força dos cartazes da primeira metade do século XX, a Michelin decidiu fazer uma apresentação totalmente baseada em filme de animação para a nova campanha publicitária.
QUATRO LOJAS - Neste segundo semestre de 2009 a Autoglass, a maior distribuidora de vidros automotivos do Brasil e um dos principais players na prestação de serviço ao mercado segurador, prepara a abertura de pelo menos mais quatro unidades no Brasil. A cidade de Niterói e o bairro Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, receberão unidades, somando-se a outras duas lojas já existentes na capital carioca, que estão nos bairros Botafogo e São Cristóvão. A terceira inauguração está prevista em Feira de Santana, na Bahia e a quarta na cidade de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, que estará recebendo sua segunda loja. Com mais estes quatro pontos no Brasil, a Autoglass fechará o ano com 25 lojas e mais de 600 Pontos de Atendimento - PAs. Os clientes, em especial segurados, além de contar com toda especialização no atendimento e troca de vidros automotivos, terão à disposição uma vasta linha de acessórios para veículos como CD MP3/DVDs, higienização para ar refrigerado, película de segurança e controle solar, palhetas, faróis, lanternas, alarmes, tapetes. Também oferece o serviço móvel, chamado Autoglass Express, que realizará os atendimentos onde o cliente estiver.
EURO V - A MWM INTERNATIONAL Motores, líder no desenvolvimento de tecnologia diesel no Mercosul, lança o motor MaxxForce 3.2 Euro V durante o 18º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE Brasil 2009. O modelo será inicialmente exportado para a empresa Clark ENG Ltd., que desenvolve e produz ônibus para a Daewoo Bus Corporation, na Coreia do Sul. O MaxxForce 3.2 é um propulsor que pode ser aplicado em caminhões leves, miniônibus, pick-ups, SUV’s , vans, e também está disponível nas versões Euro III e IV. Além desse modelo, a companhia levará para o seu estande o propulsor MaxxForce 4.8 Euro V com tecnologia EGR.
COFINS VOLTA - O ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, visitou o Salão Duas Rodas na manhã desta quinta-feira. Durante a visitação, o ministro conheceu os estandes das associadas da Abraciclo (Associação dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Bicicletas Motonetas e Similares) e conversou sobre o setor com o presidente da entidade, Paulo Shuiti Takeuchi, representantes das fabricantes, da Suframa e com os organizadores da feira. “Sou um admirador do setor duas rodas, que demonstra sua força nesse evento. São muitas inovações tecnológicas apresentadas ao público, e elas foram alcançadas em meio à crise econômica mundial, o que é louvável”, disse Miguel Jorge. O ministro aproveitou para garantir total apoio ao segmento em seus esforços para a retomada do crescimento. “Agora o setor precisa trabalhar para recuperar as vendas. Como ministro do Desenvolvimento, tenho discutido com o Ministério da Fazenda a retomada do benefício da isenção da Cofins. Acredito que, pelo menos até o final do ano, essa medida deverá ser mantida”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.