sábado, 17 de outubro de 2009

Rápidas do final de semana

FÓRMULA SUNDOWN - A Sundown Motos, fornecedora oficial da Fórmula 1, disponibilizará para pilotos, mecânicos e a organização do evento um total de 37 scooters, todos do modelo Future 125. A etapa brasileira acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos. Além disso, a Sundown contará com um espaço de 50 metros quadrados para a exposição de toda a linha de motocicletas. Prático e econômico, o scooter Sundown Future 125 é ideal para o transporte diário na cidade, combinando agilidade, conforto e espaço para bagagens. Na sua linha 2010, o modelo ficou ainda mais bonito e esportivo, sendo disponibilizado nas cores vermelho e amarelo. Além de ser sinônimo de comodidade, o Sundown Future 125 é compacto e leve, com apenas 118 kg, deixando ele compacto e leve, qualidades que proporcional agilidade no trânsito do dia a dia. Seu motor, um monocilíndrio de quatro tempos, com 125 cm3 de cilindrada, comando de válvulas no cabeçote OHC (Over Head Camshift) refrigerado a ar, gera 9,1 cavalos de potência e torque de 0,9 kgfm, proporcionando uma ótima relação custo/benefício e baixo consumo. Todo esse conjunto atende aos índices de redução de poluentes e ruídos exigidos pelo Promot III.


NO RASTRO - A Maxtrack, empresa brasileira que atua no segmento de logística, lança três novos equipamentos voltados para o mercado de soluções em rastreamento e segurança durante a 17ª edição da Fenatran – Salão Internacional do Transporte. Principal centro gerador de negócios do setor na América Latina, a Fenatran reunirá cerca de 355 expositores de 15 países entre os dias 26 e 30 de outubro, no Anhembi, em São Paulo (SP). Uma plataforma de rastreador pessoal (MXT 100/101), uma plataforma de rastreador automotivo (MXT 150/151) e um minicomputador automotivo embarcado (i-MXT) são as novidades da Maxtrack que os visitantes da Fentran poderão conhecer em primeira mão. A empresa é uma das grandes fornecedoras de soluções embarcadas do País e produz soluções em rastreamento e logística a partir de tecnologia 100% nacional, desde 1999. O diretor executivo da empresa, Etiene Guerra, ressalta a importância lançar novos produtos durante a feira, pois “a Fenatran é o evento de maior envergadura no segmento de Transportes. Porém, como não somos uma empresa que chega diretamente ao cliente final, nossa participação será via parceiros, que são as empresas que estão na frente das negociações com as transportadoras”. Dessa forma, as soluções da Maxtrack estarão presentes nos estandes de empresas parceiras.


VOLTA AO MUNDO - O casal de aventureiros que passou três anos e meio viajando ao redor do globo terrestre participará do VI Festival & Expo Brasil Off-Road, que acontecerá entre os dias 23 e 25 de outubro, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. No evento, a brasileira Grace Downey e o inglês Robert Ager apresentarão o novo projeto intitulado Challenging Your Dreams – Brasil por Terra. A expedição tem como objetivo explorar cada canto do Brasil, fora das rotas comuns e bem afastado das principais atrações turísticas de cada lugar. A expedição, com data de saída prevista para dezembro, irá percorrer as 27 unidades federativas do país e terá duração aproximada de nove meses. "A nossa expectativa é percorrer entre 50 mil e 70 mil quilômetros”, afirmou a brasileira. Grace ressalta que todo o know-how adquirido na volta ao mundo deverá tornar a aventura por terras brasileiras mais fácil, especialmente do ponto de vista burocrático. Mas nem por isso a expedição será menos desafiadora, especialmente na região Norte. "Atravessaremos a Amazônia em época de seca. Mesmo assim esse deverá ser o trecho que enfrentaremos mais dificuldades”, afirmou.



CARA NOVA - A preocupação com a imagem do posto não é somente uma premissa da companhia. Sabe-se também que a qualidade dos serviços prestados, aliada à localização e uma boa aparência, é predominante na decisão de escolha pelo consumidor do estabelecimento. Visando manter um alto padrão de qualidade, a Cosan Combustíveis e Lubrificantes está implementando nos postos Esso, da cidade do Rio de Janeiro, o Seu Posto Esso de Cara Nova. Trata-se de um programa diferenciado de manutenção da imagem dos postos da rede para garantir o padrão Esso. Uma equipe especializada e contratada para esse programa, dentro de um caminhão baú, percorre os postos Esso da cidade e passa o dia fazendo pequenos reparos, como pintura, limpeza, pequenos ajustes de manutenção e, troca de lâmpadas. Ao todo são três pessoas na equipe que chegam ao local com a missão de deixá-lo com uma imagem renovada. “A iniciativa da Cosan Combustíveis e Lubrificantes está alinhada ao compromisso de qualidade do atendimento do estabelecimento e dos serviços que a companhia oferece ao consumidor”, Taís Watanabe Alvim, Gerente de Programas de Marketing de Retalho. Existe um calendário de visitas para cada cidade, que teve início este mês. “Começamos o programa pela cidade do Rio de Janeiro e teremos um total de 30 postos nessa fase. Para garantir o padrão Esso, um serviço de qualidade e uma execução segura e sem falhas, contamos com uma equipe de profissionais treinados e preparados, que trabalharão em equipe para garantir a qualidade do programa”, conta Marcelo Brasil, Gerente da Engenharia de Vendas. A idéia da companhia é expandir para os demais postos espalhados pelas grandes capitais do país a partir do próximo ano.


CHAVE NOVA - Líder na fabricação de sistemas de ignição e energia, a Magnetron acaba de lançar uma nova linha de chaves de ignição para motocicletas. O grande diferencial está na alta qualidade das peças, uma das principais características dos produtos Magnetron. Segundo Amarildo Pereira, gerente de Engenharia de Produtos, foram realizados testes de durabilidade bastante rigorosos. “Um aspecto ao qual dedicamos atenção especial foi a vedação completa para inibir a infiltração de água, problema comum encontrado em itens similares disponíveis no mercado”, explica. A Magnetron, marca que pertence à Cia. Caetano Branco, com sede em São José dos Pinhais (PR), deverá lançar até dezembro 2009 completar a linha de chaves de ignição. Os lançamentos Magnetron podem ser encontrados em mais de dois mil pontos de venda em todo o Brasil. No site: http://www.magnetron.com.br/ é possível encontrar o telefone e o endereço da revenda mais próxima.


BARRA MOTOR - Estreia dia 18 de outubro, na CNT, o Barra Motor TV, programa carioca que contará em imagens tudo que acontece no cenário automotivo e motociclístico brasileiro e mundial. O programa será exibido aos domingos, às 13:30, em todo o estado do Rio de Janeiro, com um alcance de mais de 7 milhões de pessoas (também passará na NET, no canal 22, no Rio, e na SKY, no canal 25, para todo o Brasil).


INFORMAÇÕES GRATUITAS - Todas as quintas-feiras, a partir de novembro, quem trafegar pela cidade de São Paulo ficará bem informado sobre tudo que acontece no mundo sobre rodas e, ainda, poderá conferir as melhores oportunidades para comprar, vender e trocar seu automóvel. Com uma leitura rápida, fácil e útil, o novo jornal gratuito da cidade, o AutoVrum, terá tiragem inicial de 30 mil exemplares e será distribuído em 20 cruzamentos da capital paulista, nas regiões mais movimentadas como Consolação, Pinheiros, Brooklin, Interlagos, Centro, Avenidas Paulista, Faria Lima, Rebouças, Professor Francisco Morato, Vinte e Três de Maio, entre outros. Reportagens especiais, entretenimento, serviços e cidadania são alguns dos temas que o novo jornal irá abordar. Com uma linguagem concisa e direta, matérias irão informar o leitor sobre o uso do carro na cidade, dicas de segurança, abastecimento, novos modelos, peças e acessórios.


NA ARGENTINA - A Agrale, montadora de veículos de capital 100% nacional, iniciou em agosto a produção de caminhões em sua fábrica em Mercedes, na Argentina. A unidade inaugurada no ano passado para a montagem de chassis de ônibus, irá produzir o modelo Agrale 7.500 RD E-mec com PBT de 8.000 kg. O início da produção de caminhões segue o planejamento definido pela Agrale há cerca de um ano, quando passou a realizar a montagem de chassis na planta argentina para atendimento do mercado local, onde a empresa já detém 30% do segmento de midiônibus. “Hoje, a fábrica na Argentina tem capacidade para produzir até 100 unidades/mês e com a introdução dos caminhões, pretendemos fechar o ano com produção próxima a 1.000 unidades, incluindo chassis para midi e micro-ônibus”, explica o diretor de vendas e marketing da Agrale, Flávio Crosa. Inaugurada em 2008, a fábrica argentina está localizada na cidade de Mercedes, a 90 quilômetros de Buenos Aires, e além de atender o mercado argentino poderá ser base exportadora a outros países. A unidade possui 200.000 m² de área total, com 11 mil m² de área construída.


BIENAL DO AUTOMÓVEL - Foi dada a largada. Belo Horizonte se prepara para ser palco da segunda edição da Bienal do Automóvel com as principais novidades do setor, antecipando tendências e lançamentos. A Bienal 2009 será realizada de 9 a 13 de dezembro, no Complexo de Exposição Gameleira, que abrange o Parque de Exposições e o Expominas, em Belo Horizonte, MG, com total de 250 mil metros quadrados. A expectativa da organização é de receber cerca de 150 mil visitantes. De acordo com Hudson Navarro, diretor da ACMinas e Coordenador Institucional da Bienal do Automóvel, o evento deve movimentar mais de 60 milhões de reais. “A Bienal do Automóvel, em sua segunda edição, já se consolida como um dos eventos mais importantes do País. A primeira edição foi um sucesso e pretendemos superar as expectativas do público e expositores novamente este ano”, diz Hudson Navarro. Veículos e motos nacionais e importados estarão presentes na Bienal do Automóvel, além de fornecedores de autopeças, acessórios e serviços automotivos, instituições financeiras e entidades públicas e privadas. Mais informações no site: http://www.bienaldoautomovel.com.br/






CRESCIMENTO EM DUAS RODAS - A Abraciclo (Associação dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Bicicletas Motonetas e Similares), através de seu diretor executivo, Moacyr Alberto Paes, participou do painel sobre motocicletas do Congresso Perspectivas 2010 Autodata, realizado nos dias 13 e 14 de outubro do Sheraton WTC, em São Paulo. No evento, que reúne os principais líderes de montadoras, sistemistas e entidades do setor automotivo e motociclístico, foram discutidas as principais tendências e perspectivas para os mercados interno e externo do segmento. Participaram do painel sobre o setor duas rodas o diretor executivo da Abraciclo, o diretor comercial da Moto Honda, Roberto Akyama, o presidente da Dafra, Creso Franco, e o diretor da Yamaha, Mario Martins Rocha. “Nós da Abraciclo sempre apoiamos e incentivamos iniciativas como essa, que incitam a troca de informações e visões, fortalecendo o setor”, afirma Moacyr.





MEIO AMBIENTE - O diretor comercial da Bridgestone no Brasil, Marco Antonio Carneiro, destacou durante entrevista coletiva realizada na tarde desta terça-feira (13) em São Paulo a preocupação mundial da empresa com o meio ambiente. Segundo uma pesquisa realizada pela fabricante na América Latina, um em cada seis motoristas no continente dirige com a pressão dos pneus abaixo da recomendada, colocando em risco sua segurança. O descuido também oferece danos ao meio ambiente, uma vez que reduz a durabilidade dos pneus e obriga o motor dos veículos a um maior esforço, o que leva à emissão de mais poluentes pela queima desnecessária de combustível. "A Bridgestone desenvolveu um projeto global em parceria com a FIA (Federação Internacional do Automóvel) para reduzir o impacto da poluição no meio ambiente. Poucas pessoas sabem da influência da pressão correta dos pneus. Um em cada três motoristas roda com pelo menos um pneu com pressão mais baixa que a recomendável. Na América Latina, isso gera um gasto de 660 milhões de litros de combustível a mais, jogando 1,5 bilhão de quilos excedentes de dióxido de carbono na atmosfera”, apontou Carneiro.




NOVOS DESAFIOS - A ANTT – Agência nacional de Transportes Terrestres quer a implantação do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), por telefone, para o transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros, explorado por permissão ou autorização, incluindo o fretamento interestadual e internacional. A alegação é preservar os direitos básicos do consumidor de obter informação adequada e clara sobre os serviços que contratar e de manter-se protegido contra práticas abusivas ou ilegais impostas na prestação desses serviços. A minuta de Resolução está disponível no site http://www.antt.gov.br - Audiência Pública nº 100/2009. De acordo com a proposta da ANTT, o SAC do transporte deverá “estar disponível, ininterruptamente, durante vinte e quatro horas por dia e sete dias por semana”. A medida, no entanto, não discrimina o serviço das concessionárias do transporte público daquele prestado pelas empresas de transporte privado, como é o caso do fretamento.




DICAS DE KART - Com apenas 8 anos, João Pedro Correa compete na Copa São Paulo de Kart Granja Viana. Há 2 anos, competindo profissionalmente, o garoto coleciona troféus e fala da paixão pelo o esporte com alma de campeão. Acelerar nas pistas é sem dúvida o sonho de muitas crianças e há tempos deixou de ser um privilégio apenas dos adultos. Seja por hobby, como amador ou profissional é um esporte que estimula os pequenos a encarar os desafios. Fora das pistas João Pedro coleciona dicas de pilotos como Felipe Massa e Rubens Barrichelo, ambos ex-kartistas. Para iniciar no Kart a criança precisa ter entre 6 e 12 anos e altura mínima de 1,18cm e máxima de 1,45 cm. No início os pequenos devem buscar um kartódromo que incentive aulas teóricas e práticas. João Pedro Correa, diz que a primeira lição a aprender é sobre a história do kart e a sinalização e depois técnicas de pilotagem. “Eu aprendi como frear o carro, como virar na curva e ultrapassar também. Além disso, aprendi que correr só é bom na pista. Na rua não pode correr, tem que respeitar o farol”, conta. Entender como funciona o motor é outra dica muito importante para se manter entre os primeiros. “O Pujol (Alexandre Pujol, assistente técnico) me explica sobre o motor, assim fica mais fácil para entender o que devo fazer na corrida”, reforça o pequeno. Mais no site: http://www.kartodromogranjaviana.com.br/




OLHO NAS VELAS - As situações do trânsito e de uso do carro são fatores determinantes para o bom funcionamento e a frequência de manutenção do sistema de ignição. Comum nos grandes centros urbanos, as ruas congestionadas exigem que o veículo funcione, na maior parte do tempo, nas condições de maior desgaste para as velas de ignição. A NGK, maior fabricante e especialista em velas de ignição, alerta o motorista para a relevância da revisão preventiva, levando em conta as condições de utilização do automóvel. “A manutenção é a melhor maneira de evitar contratempos e gastos desnecessários. A verificação preventiva dos componentes do veículo consegue, muitas vezes, detectar o surgimento de problemas antes que prejudiquem o bom funcionamento do motor”, afirma Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK. Outra recomendação é que o motorista deve ficar atento e saber avaliar as diversas condições de direção. Carros que não transitam com muita frequência e percorrem trechos curtos também necessitam de revisão, pois a pouca circulação não permite que o veículo alcance a temperatura ideal de trabalho, podendo refletir no desempenho do sistema de ignição.


PNEU ULTRA - A Cantu Pneus, empresa com 40 anos de estrada, traz com exclusividade ao Brasil a linha de pneus Marshal. Presente em mais de 100 países e posicionada como a 8ª maior fabricante de pneus do mundo, a Marshal tem capacidade para produzir mais de 70 milhões de peças por ano em unidades nos Estados Unidos, China, Coréia do Sul e Vietnã. Entres os destaques dos pneus lançados no mercado nacional está o MU11, da linha ‘Passeio High Performance’. Composto em sílica especial, para melhor desempenho nas pistas molhadas, oferece segurança, rendimento e estabilidade. Com desenho sofisticado e marca no rib central, o MU11 possui quatro sulcos amplos e longitudinais que proporcionam máxima resistência em momentos de aquaplanagem. Com ótima curvatura das ranhuras laterais, que aceleram a drenagem da água, o pneu também apresenta um bloco de tecnologia de eliminação de borda que impede o encolhimento da largura dos sulcos ao dirigir, proporcionando estabilidade e maior rendimento.




BATOM NA LAMA - O número crescente de mulheres que participam de provas de rali de regularidade no Mato Grosso (tanto como pilotos, como navegadoras), levou a direção do Rally Ecológico 2009 a lançar a "categoria Batom” para a 8ª edição do evento, que acontece nos dias 14 e 15 de novembro, entre as cidades de Cuiabá e Poconé, MT. A inscrição número 001 da categoria foi feita pela pecuarista Oriana Paes de Barros. Expresidente do Ibama em Mato Grosso, Oriana é fazendeira na região de Poconé, onde terminará a primeira etapa da competição. "Estou bastante ansiosa para disputar essa prova. O Pantanal é como se fosse o quintal da minha casa", disse a piloto, que supera as "águas” da maior planície alagada do mundo, com uma caminhonete Chevrolet S10. Para disputar a categoria Batom, o veículo deve ter no mínimo duas mulheres a bordo: piloto e navegadora; e as cinco primeiras equipes receberão troféus. A disputa terá aproximadamente 600 quilômetros e as inscrições são limitadas em 90 motos e 90 carros. Para maiores informações: www.sportsmotor.com.br e http://www.rallyecologico.com.br/.





MINI VEÍCULOS - O Grupo Izzo deu início à comercialização dos inéditos veículos “side-by-side” e quadriciclos da norte-americana Polaris, líder mundial nesses segmentos de lazer e trabalho. Os destaques são os inéditos modelos “side-by-side” Razor e as famílias Sportsman, com as versões 500 HO, ideal para o trabalho no sítio ou na fazenda, o 550 EPS e o 850 Touring EPS; Ranger, para o trabalho pesado, como o Ranger 500 4x4, e Phoenix, para lazer. Os veículos mais surpreendentes são os “side-by-side”. Com as mesmas dimensões que um quadriciclo convencional, podem andar nas mesmas trilhas só que têm concepção de verdadeiros carros, com os ocupantes sentados lado-a-lado. “Os ‘side-by-side’ estão conquistando o mercado porque são veículos mais versáteis e com proposta diferente. Com suspensão independente nas quatro rodas, transmissão automática e excelente capacidade de carga (até 800 kg), podem atender às mais diversas aplicações”, comenta Paulo Izzo, presidente do Grupo Izzo. A família de quadriciclos Polaris é formada por modelos com transmissão automática 4x4, suspensão independente e eixo diferencial na traseira, além de injeção eletrônica e direção assistida eletricamente. O quadriciclo Sportsman, na versão Touring, oferece conforto e segurança para piloto e garupa. Para o lazer das crianças, o Sportsman 90, e para o lazer dos adultos, o Phoenix 200.





TECNOLOGIA EM PLÁSTICOS - A MVC, empresa líder na fabricação de componentes plásticos e pertencente à Artecola e Marcopolo, realiza a 4ª edição do SITEP - Seminário Internacional de Tecnologia em Plásticos, no dia 22 de outubro, em Curitiba. As palestras terão foco em inovação, evolução, aplicação e sustentabilidade. "Mostraremos que os plásticos de engenharia são o presente e serão o futuro, sobretudo nos segmentos automotivo e aeroespacial, pois oferecem grande flexibilidade de design e processos, investimentos mais baixos, diferenciação e velocidade de desenvolvimento e custos mais competitivos, além de componentes com maior durabilidade e menor peso”, explica Gilmar Lima, diretor-geral da MVC. Em sua quarta edição, o SITEP tem importante papel na promoção do intercâmbio entre profissionais de diversos países sobre o mundo dos plásticos, principalmente os compósitos reforçados com fibra de vidro, carbono, aramida e fibras naturais. Por meio de palestras técnicas, representantes de mais de 40 empresas de diversos países como Brasil, Alemanha, Argentina, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália e México, poderão conhecer as novidades deste segmento, inovações tecnológicas, processos, aplicações e tendências mundiais.




PNEU HIGH PERFORMANCE - A X-Treme Motorsports é um dos maiores eventos da América Latina para equipamentos customizados e que tem como público, além dos admiradores de automóveis, os consumidores jovens que buscam tecnologia e alto desempenho. O evento, que está em sua 5ª edição, tem contado com a presença de celebridades nacionais e internacionais como estrelas de TV, construtores de carros especiais e pilotos de diversas modalidades. Este ano contará com a participação de Chip Foose do programa Overhaulin que irá customizar um automóvel especialmente para o evento. “Participar da X-Treme é uma grande oportunidade para a Goodyear apresentar o Goodyear Eagle GT, que é um pneu de High Performance voltado para o jovem que aprecia e se interessa por produtos que envolvem alta tecnologia, melhoram o desempenho e criam uma diferenciação em seus veículos, a chamada customização” explica Rui Moreira, Gerente de Marketin da Goodyear. Informações: (11) 5090-0000 ou no site http://www.xtrememotorsports.com.br/




IMPORTADOS CRESCEM - Ao comparar somente os números de emplacamentos das onze filiadas à Abeiva – Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores em setembro do ano passado (hoje são quinze associadas), BMW, Chana, Chrysler, Dodge, Effa Motors, Hafei, Jeep, Kia Motors, Pagani, Porsche e SsangYong anotaram aumento de vendas de 21,43% mês passado na comparação com agosto último. Foram 3.899 unidades contra 3.211 veículos. Ante o mês de setembro de 2008, os registros também mostram alta de 10,42%. No 9º mês do ano passado, foram emplacados 3.531 veículos importados por aquelas empresas. No entanto, na comparação dos nove meses desde ano com igual período de 2008, as onze importadoras obtiveram aumento de apenas 1,38% em seus números de carros emplacados. São 23.240 unidades de janeiro a setembro contra 22.923 veículos em igual período do ano passado. A partir de outubro de 2008 até o mês passado, mais quatro empresas – Jaguar, Jinbei, Land Rover e Suzuki – associaram-se à entidade. Contabilizados os dados, agora, das quinze afiliadas, em setembro último foram emplacadas 4.722 unidades, 19,73% mais em relação ao mês de agosto, quando foram comercializados 3.944 veículos. Já o relatório de desempenho de vendas, no atacado – a venda realizada das importadoras para a rede de concessionárias –, das onze empresas filiadas à Abeiva, em setembro, mostra alta de 30,29% em relação ao mês anterior. Foram comercializadas 5.179 unidades contra 3.975 veículos de agosto último. Comparadas a setembro de 2008, as vendas no atacado mostram crescimento de 46,25%. Foram 5.179 unidades contra 3.541 de setembro de 2008.




CURSINHO - A Magneti Marelli, empresa líder no segmento de autopeças, anuncia a data de inscrição para a sexta turma da Escola Formare, localizada em seu complexo fabril de Lavras, em Minas Gerais. Os interessados podem se inscrever no dia 23 de outubro (sexta-feira), das 9h às 12h, no Clube ABR, na Rua Rosa Kasinski, s/n°, no bairro Distrito Industrial. O processo seletivo é composto por três etapas. A primeira é a avaliação de conhecimentos gerais, matemática, português e redação. Após o resultado, os candidatos passam por entrevista, dinâmica de grupo e, por último, recebem visitas domiciliares. O curso de “Mecânico de Produção e Montagem de Produtos” é reconhecido pelo Ministério da Educação por meio da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). A grade curricular abrange disciplinas técnicas como desenho mecânico, organização industrial e informática, além de comunicação, tecnologia de materiais e processos, gestão da manufatura, organização industrial, qualidade, relacionamento, saúde, segurança no trabalho, educação física, inglês, entre outras.




MATERIAIS COMPÓSITOS - O Brasil ganha projeção mundial em tecnologia de materiais compósitos e já “exporta” conhecimento e técnicas neste segmento para outros países da América Latina. A ABMACO – Associação Brasileira de Materiais Compósitos promoveu e ministrou, em setembro, na cidade de Santiago do Chile, o primeiro curso técnico no exterior. A inovadora ação foi realizada em parceria com a Fibrovent, empresa do Grupo Same, e contou com a participação de todas as empresas do setor de plásticos daquele país no 1º Curso Técnico Internacional de Capitação de Mão de obra Operacional. “Este foi o primeiro curso técnico realizado fora do Brasil e é de extrema importância para a ABMACO criar um intercâmbio mundial e, principalmente, alavancar o mercado latino-americano de compósitos. Promover eventos técnicos e de capacitação fortalecerá a mão de obra e qualificará as empresas para atender cada vez mais as demandas do mercado mundial”, salienta Paulo Camatta, gerente executivo da ABMACO.



COROLLA NA TV - A Toyota do Brasil lançou no dia 15 de outubro uma nova campanha nacional para o sedã médio Corolla, que marca a evolução do posicionamento do produto, adicionando jovialidade às já reconhecidas características do modelo: elegância, sofisticação, qualidade, durabilidade e confiabilidade. Com isso, a companhia pretende despertar o interesse de novos consumidores. Toda a comunicação ressaltará o quanto é prazeroso estar ao volante de um Corolla, com o slogan “Corolla, Dirigir é Incrível!” As peças foram desenvolvidas pela Dentsu Latin America e são compostas por um filme de 30 segundos, anúncios para jornais e revistas, além de uma intensa comunicação pela internet. Todas exploram o tema desempenho e demonstram o prazer e a diversão do motorista ao volante do sedã. O destaque fica para o filme, com o título “Corolla On Ice” que utiliza recursos de animação em 3D, desenvolvidos pela produtora Vetor Zero, uma das mais conceituadas do mundo nessa tecnologia.




PREMIADO - Recentemente, o FCX Clarity, veículo movido por célula de combustível (hidrogênio), desenvolvido pela Honda conquistou a “Grove Medal 2009”, em reconhecimento à sua tecnologia. A premiação ocorreu durante o Simpósio Grove de Células de Combustível. O primeiro simpósio ocorreu em 1989 e comemorava o 150º aniversário da invenção da célula de combustível por Sir William Grove. Desde então, profissionais e empresas engajadas em desenvolver e em promover esse tipo de tecnologia são homenageadas com o prêmio. Neste ano, o FCX Clarity já havia superado outros 21 concorrentes ao ser considerado o “The World Green Car” (Carro Verde Mundial) 2009 durante o Salão do Automóvel de Nova York, nos Estados Unidos. Tudo isso retrata o empenho da Honda no desenvolvimento de tecnologias para a produção de veículos movidos a combustíveis alternativos que possam reduzir a emissão de gases poluentes e servir como fontes de energia sustentável. O FCX Clarity possui a moderna e exclusiva bateria V Flow, uma evolução da avançada tecnologia da bateria Honda FC Stack. O equipamento está alojado em um ergonômico túnel central e é 65% menor do que a versão anterior. Com isso, o modelo se tornou de duas a três vezes mais econômico que veículos movidos a gasolina, e uma vez e meia a mais que os carros híbridos.






SENSORES - A VDO, marca do Grupo Continental para o mercado de reposição, acaba de lançar novas aplicações para a linha de sensores de temperatura. O objetivo da companhia é ampliar sua gama de produtos voltados ao controle de temperatura, que inclui também válvulas termostáticas. São 27 modelos para veículos leves e pesados de diversas montadoras como Fiat, Ford, General Motors, Peugeot e Volkswagen, entre outras. “Estamos trabalhando para cada vez mais oferecer um mix variado de produtos para o mercado de reposição. Como fornecedora das principais montadoras do mundo, conseguimos transferir toda a tecnologia dos equipamentos originais para o aftermarket”, afirma Fernando Gonsalves, gerente de Aftermarket da Continental.




EM ANGRA - A cidade de Angra dos Reis, litoral do extremo sul do Rio de Janeiro, receberá no dia 24 de outubro, a 4ª etapa da Copa Troller Sudeste – um dos maiores ralis monomarca do Brasil. O município terá a oportunidade de mostrar que tem muito mais a oferecer, além da sua imensa baía com centenas de ilhas, protegidas por um mar aberto que compõe um conjunto natural capaz de deixar qualquer turista de queixo caído. Mas é na terra que a disputa pegará fogo, visto que o campeonato 2009 está na reta final. De acordo com a organização do evento, serão aproximadamente 130 quilômetros que percorrerão o pé da serra. "As provas da Copa Troller são extremamente técnicas e com um grid lotado de equipes de primeira linha. Um bom exemplo dessa competitividade são os resultados das três etapas disputadas até o momento, nas quais o pódio foi formado por times diferentes. Ninguém conseguiu ficar entre os primeiros colocados mais de uma vez”, analisou o piloto Ricardo Barra.





PESADOS - Na última quarta-feira, 7 de outubro, a Reed Exhibitions Alcantara Machado, realizou o lançamento da AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS 2010 (2ª Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e Serviços para Veículos Pesados & Comerciais) durante o SALÃO DUAS RODAS, no Pavilhão de Exposições do Anhembi. Marcada para acontecer no período de 27 de abril a 1° de maio, a Feira espera receber um público comprador de mais de 27 mil pessoas e ter mais de 480 marcas expositoras ocupando uma área total de 36 mil m² do Anhembi. "A AUTOMEC PESADOS & COMERCIAIS é a garantia de muitas oportunidades de negócios. Estamos realizando o lançamento da Feira em um momento de muito otimismo, de retomada do crescimento e desenvolvimento do setor. Esperamos ocupar dois terços do Anhembi em 2010 e em 2012, a totalidade do pavilhão", informa Evaristo Nascimento, Diretor de feiras da organizadora. Evento bienal especializado em peças, equipamentos e serviços para veículos pesados e comerciais, a Feira é direcionada a empresários do setor, frotistas, oficinas mecânicas, compradores da indústria automobilística nacional e internacional, comerciantes de autopeças e acessórios e profissionais do segmento de logística. “A necessidade de criação dessa nova mostra deveu-se ao grande sucesso de nossa tradicional AUTOMEC. A limitação de espaço físico não permitia o ingresso de novos expositores nem a ampliação de estandes", explica Nascimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.