sábado, 16 de janeiro de 2010

Rápidas do final de semana


CRESCIMENTO - A Kia Motors Corporation anunciou hoje seus números de vendas globais de carros de passageiros (exportações, vendas domésticas e vendas de plantas da Kia fora da Coreia do Sul), veículos de lazer (Recreational Vehicles) e veículos comerciais para o ano de 2009, tendo atingido uma marca de 1.651.920 unidades vendidas, reforçando a posição da Kia como um dos fabricantes de automóveis que crescem mais rapidamente no mundo. Tal valor representa um crescimento ano a ano de 20,1%. Por região, a Kia obteve aumento nas vendas em relação ao ano anterior na China (256.732 unidades vendidas, aumento de 69,9%), Coreia (412.752 unidades, 30,4%), mercados gerais (304.522 unidades, 16,2%), América do Norte (346.181 unidades, 11,3%) e Europa Ocidental (242.288 unidades, 7,7%). Para o mês de dezembro de 2009, crescimentos significativos de dois dígitos nas vendas foram alcançados na China (35.010 unidades vendidas, crescimento de 107,0% em relação ao ano anterior), Coreia (46.523 unidades, 69,1%), América do Norte (23.693 unidades, 45,5%), Europa (28.073 unidades, 40,6%) e mercados gerais (29.417 unidades, 31,4%). O modelo Kia mais vendido nos mercados do exterior em 2009 foi o Cerato, do segmento C (chamado de Spectra ou Forte em outros mercados), com 304.295 unidades vendidas. O Kia Rio, do segmento B, e o SUV Kia Sportage competem pelo segundo lugar, com 177.299 e 172.296 unidades vendidas, respectivamente. O cee’d, do segmento C, ficou em quarto lugar, com 124.389 unidades, e o Picanto completa os primeiros lugares, com 100.355 unidades.


DEFINIDO - A Nissan escolheu a AeroVironment como fornecedora de estações domésticas de reabastecimento das baterias LEAF no mercado norteamericano, onde o veículo 100% elétrico será lançado comercialmente em dezembro. O anúncio foi feito durante o Salão de Detroit, que abre as portas esta semana. O equipamento, que estará disponível na venda de cada LEAF, foi criado para oferecer o reabastecimento seguro e confiável das baterias de íon-lítio do modelo. O processo todo levará até oito horas quando quase não houver carga. Para o futuro proprietário do LEAF, esta estação doméstica representará uma importante conveniência no reabastecimento do veículo. Além disso, a AeroVironment colocará à disposição eletricistas para explicar o funcionamento e fazer a instalação do equipamento antes da entrega do carro. “A Nissan está comprometida na implantação da mobilidade com emissão zero nos Estados Unidos e pelo mundo. Uma parte deste comprometimento é a oferta desta prática estação de recarga, que nos levou a escolher os serviços da AeroVironment. O resultado desta escolha é a oferta aos motoristas do Nissan LEAF do reabastecimento durante a noite do veículo, em suas casas”, afirma Carlos Tavares, chairman da Nissan das Américas. “A nossa escolha como fornecedor preferencial de serviços e do sistema de recarga do Nissan LEAF representa uma grande oportunidade para introduzirmos nossa solução de infra-estrutura, que ajudará a tornar o modelo um sucesso comercial”, diz Tim Conver, chairman da AeroVironment, especializada no desenvolvimento, produção e manutenção de sistemas de energia elétrica. A empresa tem como clientes diversas agências do Departamento de Defesa do governo dos Estados Unidos.


RECORDE - A Toyota bateu, em 2009, mais um recorde histórico de vendas no Brasil, quando comercializou 93.486 unidades, superando o resultado do ano anterior em 16% (83.884 unidades). É a primeira vez que a montadora ultrapassa a marca de 90.000 unidades emplacadas no país. A Toyota tem, atualmente, 3% de participação no mercado nacional de automóveis. O principal destaque da Toyota em 2009 foi o Corolla. Com 54.603 unidades comercializadas, o modelo superou as vendas de 2008 em 20% (45.642 unidades). Apenas em dezembro do ano passado, foram emplacadas 7.008 unidades do Corolla, o que representou o melhor mês de vendas do sedã em sua história no País. O Corolla, que, a partir do lançamento da nona geração, em 2002, liderou o seu segmento por cinco anos consecutivos (de 2002 a 2006), reassumiu no ano passado a primeira posição entre os sedãs médios, prova do sucesso da décima geração, apresentada em 2008. A Hilux também teve participação fundamental no recorde de vendas da Toyota. Foram vendidas 30.995 unidades da picape no ano passado, contra 21.728 unidades do modelo comercializadas em 2008, o que significou crescimento de 43%. De todas as unidades emplacadas da Hilux em 2009, 2.437 unidades se referem à versão gasolina, lançada em outubro de 2008 e que, no ano passado, ganhou uma versão com câmbio automático. A Hilux é líder do segmento de picapes com motores a diesel, com 37% de participação.


MEGA FEIRÃO - A campanha de varejo da Chevrolet “Pacote 85” teve um resultado excepcional de vendas no último final de semana e ganha continuidade nestes próximos sábado e domingo (16 e 17/01/2010) com o ‘Feirão 85 Chevrolet de Novos e Seminovos’, em um amplo espaço de 40 mil metros quadrados do tradicional ‘Campo de Marte’ – o Parque de Material Aeronáutico de São Paulo, no bairro de Santana, na capital paulista. Estarão disponíveis para vendas oito mil veículos novos Chevrolet, para pronta entrega, e dois mil seminovos multimarcas, devidamente revisados e com garantia de procedência Chevrolet (Programa SIGA). Em comemoração aos 85 anos da marca Chevrolet e da GM no Brasil toda a linha de veículos novos será oferecida com planos de financiamentos, sem entrada, prazos de até 60 meses e carência de até 90 dias para pagamento da primeira parcela. Local do feirão: São Paulo: Avenida Santos Dumont, 441, Santana (SP). Horário: 09:00 às 20:00. Estacionamento grátis. Informações ao público por meio do Serviço de Atendimento Chevrolet – SAC -, telefone 0800-702-4200.


RECUPERAÇÃO - Em visita de apenas três dias a São Paulo, o diretor executivo da SsangYong Motor Company, Suk-Ho Lim, afirmou que o Brasil e a China são países prioritários no processo de recuperação judicial da montadora sulcoreana, que no final do ano passado foi socorrida pelo governo da Coreia do Sul com montante de US$ 300 milhões e, embora tenha dispensado 2.000 funcionários no segundo trimestre de 2009, a companhia já retomou o volume de produção de 6.000 unidades em dezembro. Com o atual quadro de funcionários, a SsangYong Motor Company projeta produzir 96 mil unidades em 2010, 8 mil unidades por mês, o que já vai significar um aumento de 33% em seu volume mensal em relação a dezembro de 2009. “Infelizmente o processo de recuperação judicial penalizou o quadro de funcionários. Mas o fato é que a SsangYong mostrou-se, em tão pouco tempo, mais competitiva”, enfatizou Lim, para quem os mercados brasileiro e chinês serão, em 2010, fundamentais à montadora, entre os 98 países importadores da marca. “O Brasil e a China não tomaram conhecimento da crise financeira internacional instalada no último trimestre de 2008. Mostraram muito vigor econômico. E são países também muito receptivos aos veículos 4x4, uma especialidade da SsangYong”, explicou. Para atender às expectativas dos consumidores, além de manter a atual linha de veículos 4x4, a SsangYong Motor Company vai lançar, mundialmente, o crossover C200 (denominação provisória), desenhado pelo estúdio italiano ItalDesign, de Giorgetto Giugiaro, durante o Salão de Paris deste ano e, para o mercado da América Latina, no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo em outubro próximo. Além disso, a SsangYong lançará, todos os anos, um novo modelo e, em 2013, uma linha de automóveis de passageiros, um compacto Premium com motor de 1.6 litro, à gasolina, em complemento aos atuais SUVs.


500 MILHAS – A Equipe MVK Racing, que pertence à MVK Motos, está preparada para disputar as primeiras posições das 500 Milhas de Interlagos, uma das mais tradicionais provas do calendário do motociclismo brasileiro. A afirmação é de Leandro Pereira, gerente de Competições da MVK Motos e um dos seis pilotos da equipe. Criada em 1970, a corrida vai acontecer no próximo domingo, dia 17 de janeiro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP). Criada em janeiro de 2009, a MVK Racing disputou no ano passado as 200 Milhas de Interlagos e o Campeonato Paulista de Motovelocidade. “Temos uma equipe bem estruturada, com profissionais experientes e em condições reais de chegar ao pódio nas 500 Milhas de Interlagos”, afirma Leandro. Além de Leandro Pereira, a equipe MVK Racing contará com outros cinco pilotos: Marthyn Decker, Marcelo Camargo, Leandro Panadés, campeão brasileiro da categoria 500 cc e piloto da Superbike 1000 cc, Murilo Colatreli, campeão brasileiro na categoria 600 cc e também atual piloto da Superbike 1000 cc, e o lendário Antonio Carlos Zanandrea, campeão de diversas categorias - inclusive da própria 500 Milhas de Interlagos na década de 90. A equipe vai utilizar duas motocicletas Triumph Daytona 675.



PRÊMIO INTERAÇÃO - A ZF Sachs, uma das maiores fabricantes de embreagens do País e pertencente ao Grupo ZF, ganhou o Prêmio InterAção 2009, concedido pela Mercedes-Benz. O reconhecimento foi conquistado na categoria Qualidade - Metálicos. De acordo com o diretor da ZF Sachs, Hélio Sacagami, a empresa foi premiada por superar as expectativas do cliente em qualidade, engenharia, relaçoes comerciais, logística e outras áreas. “A premiação confirma o nosso compromisso com a política da qualidade da Mercedes-Benz”. O Prêmio InterAção tem como principais objetivos reconhecer os esforços dos fornecedores, estimular a concorrência e estender os princípios empresariais da montadora aos seus parceiros. A premiação, em sua 18º edição, foi concedida aos dez melhores fornecedores nas categorias Racionalização, Qualidade - Metálicos, Qualidade - Não Metálicos, Qualidade - Eletroeletrônicos, Ecologia, Material Indireto, Serviços e Especial.


JOGO VIRTUAL - O Jornal EXTRA lançará dia 18 de janeiro a Corrida dos Clássicos, jogo que será a primeira corrida no Google Maps do Brasil. O game é um complemento à divulgação da promoção “Clássicos Nacionais”, que trará aos leitores miniaturas de carros clássicos que fizeram história no Brasil. Para jogar é fácil: o usuário deve escolher seu carro (opções idênticas aos modelos que serão oferecidos na coleção) e completar o cadastro. Depois, é só definir o grau de dificuldade da pergunta que irá responder. Cada questão corresponderá a um número do dado. Quanto mais difícil a pergunta, maior o número do dado e mais casas do tabuleiro o participante poderá andar. Depois é só acertar a resposta e torcer para não furar um pneu e nem pegar engarrafamento - isso pode lhe custar alguns passos. O caminho é longo e ele vai precisar percorrer a Avenida Brasil, do centro da cidade, até Santa Cruz. Os 30 primeiros a cruzarem a linha de chegada ganham a coleção completa de "Clássicos Nacionais" do EXTRA. O jogo ficará no ar até 01 de março. O caminho é longo e ele vai precisar percorrer a Avenida Brasil, do centro da cidade, até Santa Cruz. Os 30 primeiros a cruzarem a linha de chegada ganham a coleção completa de "Clássicos Nacionais" do EXTRA. O jogo, que vai até 01 de março, será divulgado em mídias sociais, através da comunidade da coleção no Orkut, em blogs, no Facebook, Twitter, etc.


ISENÇÕES DA LEI - A trilha de sucesso da 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões, que acontecerá entre 10 e 21 de agosto, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE), está sendo construída com solidez. Nesta quarta-feira (13/01), o projeto da segunda maior competição fora-de-estrada do mundo - atrás apenas do mítico Dakar - teve, mais uma vez, a sua importância reconhecida pelo Governo Federal. Com fortes apelos esportivo, social e turístico, o Rally Internacional dos Sertões teve o seu projeto aprovado no Ministério do Esporte e, já para a sua 18ª edição, poderá ser beneficiado pela Lei de Incentivo ao Esporte. Com a publicação na página 43 da Seção 1 do Diário Oficial da União desta quarta (13), a competição, que este ano ultrapassará a marca de mais de 80 mil quilômetros percorridos ao longo de sua história - aproximadamente duas voltas ao redor da Terra -, amplia ainda mais a sua capacidade de atrair empresas interessadas em um evento exibido em quase 50 países e que conta com coberturas oficiais da Rede Globo de Televisão e do Grupo Bandeirantes de Rádio. "Mais uma vez, o Governo Federal demonstra uma sensibilidade muito grande em relação à importância do Rally dos Sertões, que procura desenvolver, além da própria competição, os trabalhos nas áreas social, ambiental e turística. Ter o projeto aprovado no Ministério do Esporte fortalece ainda mais o evento. Sem dúvida, é mais uma grande conquista, que recebemos logo na segunda semana da temporada em que completamos 18 anos", comentou Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, organizadora do Rally dos Sertões.


MAIS VANTAJOSO - Para facilitar a decisão dos consumidores no momento de abastecer os carros flex, com álcool ou gasolina, em consequência da variação de preços cobrados pelos postos de combustível, a Honeywell Turbo Technologies, fabricante de turbos Garrett, decidiu distribuir gratuitamente o FlexCalc. Composto por dois discos, cada um com preços separados do álcool e da gasolina, o FlexCalc indica o combustível mais vantajoso no momento do abastecimento mediante o simples alinhamento dos valores cobrados pelo posto para os dois tipos de combustível. O FlexCalc surgiu da ideia de Bob Sharp, jornalista, ex-piloto de competições e profissional da indústria automobilística, para facilitar a decisão do proprietário no momento de abastecer o veículo. Com base no cálculo de que com álcool o veículo percorre 70% do que roda quando abastecido com gasolina, Bob Sharp criou os discos com os dois preços. O alinhamento dos valores indicados nas bombas, uma seta do FlexCalc indicará qual o combustível oferece maior vantagem ao consumidor no momento de abastecer o tanque do veículo.


FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS - A carteira de crédito para aquisição de veículos por pessoas físicas atingiu R$ 155,9 bilhões em novembro de 2009, com crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2008, segundo levantamento da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras). Desse montante, R$ 91,8 bilhões correspondem ao saldo de CDC, que registrou aumento de 10% sobre o mesmo mês do ano anterior. Já a carteira de Leasing cresceu 14,9% e encerrou novembro com R$ 64,1 bilhões. A taxa média de juros no período seguiu a tendência de queda e fechou em 1,43% ao mês (18,58% ao ano), contra 1,82% ao mês (24,16% ao ano), em novembro de 2008. A taxa praticada no mês anterior, outubro de 2009, foi de 1,45% ao mês e 18,86% ao ano. Os planos de financiamento ofertados pelas instituições financeiras estão na média de 42 meses, um pequeno aumento se comparado ao mesmo período do ano anterior, quando registrado 40 meses. Já o plano máximo praticado passou de 60 meses, em novembro de 2008, para 80 meses em novembro deste ano. A inadimplência acima de 90 dias para CDC caiu em relação ao mês anterior, de 4,8% em outubro para 4,6% em novembro. Se comparado ao mesmo mês de 2008, período que a inadimplência foi de 4,1%, o índice aumentou 0,5 ponto percentual.


SUCESSO - A Citroën mostrou em 2009 um crescimento de dois dígitos: + 10, 5 % num mercado em queda de 5,3 %. A marca vendeu mais de 400.000 unidades e registrou uma penetração de 15,4 %, com um volume e uma participação de mercado recorde em 40 anos. Como em VP, a marca aumentou sua participação em 0,9 ponto ao atingir 15 % de penetração, ela confirma igualmente sua posição de n° 2 em VUL, posição que a marca vem ocupando desde o mês de abril. Em 2009, a Citroën mostrou ter todos os atributos para enfrentar períodos de dificuldades: produtos adaptados atraentes e uma estratégia comercial forte. No ano em que festejou seus 90 anos, a Citroën escreveu uma nova página de sua história, ao lançar sua profunda mudança de identidade (logo, assinatura, pontos de vendas…) e por boas performances comerciais em numerosos países. 2009 rima com recordes: recordes em volume de vendas ou em market-share na França, Alemanha, Rússia e China... mas também recorde esportivo. Pela quinta vez, a Citroën tornou-se campeã do mundo de Construtores nos ralis WRC. Um título que demonstra de forma concreta a experiência automobilística da marca e o resultado de um importante trabalho de equipe.


É A MAIOR - A Inflação do Carro da Agência AutoInforme fechou 2009 com 8,41%, a maior variação deste 2004, quando o índice atingiu 11,29%. Na verdade foi um bom ano para fazer a manutenção do carro. Rodar com ele é que foi caro. Isso porque, desta vez foi o álcool combustível o grande responsável pela alta do custo do motorista. O combustível, que teve grande aumento da procura com a ampliação da frota de modelos flex, subiu 19,07% no ano. No primeiro semestre os preços de peças e serviços automobilísticos permaneceram estáveis. O índice da Inflação do Carro até julho era negativo: - 0,33%. A partir de julho, quando a oferta de álcool no mercado reduziu em relação à procura, o índice iniciou uma escalada de crescimento (veja no gráfico). Novembro foi o mês com o maior índice no ano, um aumento de 3,51%. Além de ter um aumento de preço excepcional, o álcool é o item da cesta de produtos e serviços que mais pesa no custo de rodar a fazer a manutenção do carro. Sozinho, o álcool representa 20,72% das despesas do motorista no dia a dia. As outras altas do ano foram nos serviços de alinhamento de direção, que ficou 16,72% mais caro, e do balanceamento de rodas, que teve alta de 15,42%. Esses serviços, no entanto, pouco influenciam na média final dos gastos, porque representam, juntos, apenas 1,31% nos gastos totais do motorista. Estacionar o carro também teve alta exagerada em 2009. O preço do estacionamento por hora ficou 13,64% mais caro, enquanto o preço do óleo do motor subiu 9,87% no ano.


JIPE STARK - O jipe Stark, recentemente lançado e produzido pela TAC (Tecnologia Automotiva Catarinense), é equipado com a bateria Heliar Free, produzida pela Johnson Controls, maior fabricante mundial. O modelo fornecido possui tecnologia selada, livre de manutenção, e tem capacidade nominal de 90Ah e de partida a frio de 420A (testada conforme norma IEC). A bateria Heliar Free atende a todos os requisitos técnicos e de qualidade da montadora. Entre outros diferenciais, possui durabilidade 58% maior que a média dos modelos disponíveis no mercado. A Johnson Controls é líder mundial na produção de baterias automotivas. No Brasil, fornece para todas as principais montadoras e também é a maior fabricante, com mais de seis milhões de unidades comercializadas em 2009.


MERCADO SEGURADOR - A preocupação com a qualidade no atendimento fez com que a Autoglass criasse em 2004 o Centro de Treinamento Autoglass – CTA, equipado com o que há de mais moderno em tecnologia para automóveis no mundo. Este pólo de desenvolvimento profissional e tecnológico é o único do Brasil no segmento e prepara todos os colaboradores da empresa antes de iniciarem as atividades em veículos segurados. Este é um dos motivos que levou a Autoglass a se tornar um dos principais players na prestação de serviço ao mercado segurador. Segundo Fernando Carreira, presidente da Autoglass, a preocupação com a qualidade do serviço se justifica já que a instalação com qualidade do para-brisa é imprescindível para a segurança e conservação do veículo. “Como os atuais para-brisas são colados na carroceria dos automóveis, quando o airbag é acionado, o vidro serve como ‘apoio’, retendo a bolsa de ar, mas quando o serviço não é feito corretamente o vidro pode se soltar e, nesse tipo de situação, perde totalmente sua eficácia", explica o presidente da Autoglass. Carreira também informa que em caso de capotamento, os vidros são responsáveis por até 45% da sustentação do teto, sendo assim, se a qualidade do adesivo utilizado na instalação dos vidros for insatisfatória, estes podem se soltar, fazendo com que a lataria do veículo esmague os passageiros. “Por isso investir no profissional é determinante”, ressalta Carreira.


PRIMEIRA FRANCESA - As vendas mundiais da Marca totalizaram 1.842.000 unidades em 2009 (-3,3%). Em um contexto de baixa do mercado automotivo mundial (-3,5%), a Peugeot registrou uma participação de mercado de 3%, situando-se como a primeira marca francesa. Este resultado ressalta a capacidade da Marca em aproveitar as oportunidades dos mercados em que atua.. Tal dinamismo foi particularmente ilustrado no decorrer do segundo semestre (905 mil unidades), quando as vendas mundiais da Peugeot foram superiores ao total acumulado no mesmo período do ano anterior (825 mil unidades), notadamente em função dos novos produtos disponíveis na gama: 206+, 308 CC, 3008 e 5008. Na Europa, o mercado esteve bastante aquecido neste período (7,3% x 7,1% no primeiro semestre), o que também permitiu à Marca realizar seu melhor quarto trimestre, após seis anos, com 7,6% de participação. Em 2009, a Peugeot retomou o crescimento na Europa, registrando uma participação de 7,2% no mercado, que corresponde a um crescimento de 0,1 pontos em relação ao ano anterior. Esse desempenho, por um lado, foi resultado direto da oferta de novos modelos, como 206+ e 3008, e por outro lado em função dos incentivos fiscais em vigor, em especial na França, na Alemanha e na Itália, graças à oferta de uma gama com performances significantes em relação às emissões de CO2. No segmento de automóveis utilitários a Marca conseguiu registrar uma performance extraordinária, resultando em10,7% de participação neste mercado, que se apresentava em baixa e bastante concorrido – progresso de 1,3 pontos em relação ao mesmo período de 2008. O fato se deve, em especial, à renovação e ampliação da oferta aplicada pela Marca nos últimos dois anos.


ALTA DE 19% - Segundo balanço divulgado pela Abraciclo - Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares-, o último mês de 2009 registrou um aumento de 19,4% nas vendas de motocicletas para o consumidor final, no comparativo com o mês anterior. Foram emplacados 158.228 veículos de duas rodas em dezembro, contra 132.477 em novembro. O número também é 16,3% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando foram vendidas 136.053 motocicletas. “Os números demonstram que o consumidor está mais confiante para efetivar suas compras. Esperamos que, com as medidas recentemente anunciadas, tenhamos uma verdadeira retomada de crescimento nesse começo de 2010”, afirma Paulo Shuiti Takeuchi, presidente da ABRACICLO. Takeuchi se refere ao retorno da isenção da Cofins e à liberação de R$3 bilhões para financiamentos de motocicletas, anunciados pelo Ministério da Fazenda em meados de dezembro, e que visam facilitar as vendas do veículo duas rodas, já que as dificuldades na aprovação de financiamentos e falta de crédito foram os principais problemas enfrentados pelo setor em 2009. “As medidas devem ser efetivamente sentidas pelo mercado a partir de fevereiro, já que os benefícios foram liberados ao consumidor no começo deste mês. De qualquer forma, estimamos que neste ano cerca de 1.880.000 motocicletas sejam vendidas no país”, explica Takeuchi.


REDUÇÃO DE ACIDENTES - Oficiais do Uruguai recorreram aos conhecimentos aplicados no Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) para implementar a primeira pista de treinamento destinada a motociclistas. Os profissionais declararam ao jornal El País, em dezembro de 2009, que o curso realizado no Brasil foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. Preocupados com os altos índices de acidentes de trânsito registrados no Uruguai, um oficial da Polícia Nacional, um inspetor / examinador de trânsito e um distribuidor Honda do país vieram ao CETH de Indaiatuba para participar do curso de instrutores. O treinamento, com carga horária total de 32 horas, foi dividido entre os módulos “on road” (vias urbanas ou estrada) e “off road” (pisos de terra ou irregulares) e contou com aulas teóricas e práticas. O objetivo dos profissionais era difundir aos demais motociclistas do Uruguai os conhecimentos de pilotagem com segurança praticados pela Honda no Brasil e entender o funcionamento da pista utilizada nos cursos do CETH com o intuito da construção de um espaço semelhante no país.


DICAS - A NGK, principal fabricante e especialista em velas de ignição do mundo, alerta para um problema no sistema de ignição: o back fire. Comum em veículos movidos à GNV (Gás Natural Veicular), esse fenômeno pode resultar na perda de desempenho do automóvel, danos no sistema de admissão (coletor de admissão e filtro de ar) e desgaste prematuro das velas de ignição. Estes problemas podem ainda resultar em maior emissão de poluentes na atmosfera e consumo excessivo de combustível. O back fire acontece quando as válvulas de admissão e escape abrem ao mesmo tempo, enquanto ainda ocorre a queima na câmara de combustão, gerando barulhos no motor, semelhantes a estouros. “Para evitar esse tipo de problema, o motorista deve ficar atento à instalação ou regulagem incorreta do kit GNV, que resulta em uma mistura pobre entre o ar e o gás. O ponto de ignição atrasado e a diminuição na velocidade na queima também são algumas das causas do fenômeno”, explica Ricardo Namie, chefe da Assistência Técnica da NGK.


CENTROS URBANOS - O turbo Garrett, que equipa o motor Iveco FPT do novo caminhão Iveco Vertis, foi desenvolvido nos centros de pesquisa da Honneywell Turbo Technologies para atender às características de aplicação do novo veículo, idealizado para serviços de coleta e distribuição de mercadorias urbana e interurbana e em diferentes configurações de carrocerias. O novo Iveco Vertis é um caminhão para o segmento médio, na faixa de 9 a 13 toneladas de peso bruto total (PBT) e complementa a gama de veículos da marca, com produtos entre 3,5 e 74 toneladas de PBT (Peso Bruto Total). O Iveco Vertis começará a ser produzido na fábrica da Iveco em Sete Lagoas, MG, em fevereiro. O turbo Garrett é um modelo GT2259S, customizado para o mercado brasileiro para atender ao padrão de tecnologia do projeto com carcaça central com prato do compressor integrado em ferro fundido e rotor em alumínio fresado. O objetivo da engenharia da Honeywell foi assegurar o melhor desempenho em variados e severos ciclos de utilização no frequente anda e para típico dos grandes centros urbanos, por intermédio de elevado torque em baixas rotações do motor, durabilidade, economia de combustível e reduzido nível de emissão de gases.


CURSO DE ENGENHARIA - A Universidade Anhembi Morumbi passa a oferecer a partir deste ano o curso de graduação em Engenharia Mecânica: Energias Renováveis e Tecnologia Não Poluente. A área de mecânica é o segundo maior mercado de trabalho para engenheiros no Brasil, com destaque para o setor automotivo, que emprega atualmente cerca de 120 mil pessoas. Atendendo à crescente preocupação do governo e de instituições privadas, que precisam de profissionais preparados para lidar com os desafios para o desenvolvimento sustentável do país, o novo curso terá ênfase na aplicação e desenvolvimento de fontes de energias e tecnologias alternativas não prejudiciais ao meio ambiente. O aluno também aprenderá técnicas de gestão aplicada e estará capacitado a supervisionar equipes de trabalho e avaliações, emitindo laudos e pareceres técnicos. Ao término do curso, o profissional poderá atuar como supervisor, consultor, perito e avaliador de laudos técnicos, pesquisador, responsável pelo controle de qualidade das empresas, além de prospector de informações técnicas para a elaboração de orçamentos para relatórios de impacto ambiental e viabilidade econômica.

Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

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