sábado, 13 de fevereiro de 2010

Rápidas do final de semana

INCENTIVO - A Marcopolo, principal fabricante de ônibus do Brasil e um dos maiores do mundo, escolheu a 28ª Festa da Uva, em Caxias do Sul, para lançar uma campanha nacional de incentivo ao uso do transporte coletivo. Com o slogan “Cuide do futuro do nosso planeta. Ande mais de ônibus. Faça andar essa ideia”, a empresa pretende mostrar que a utilização dos ônibus proporciona vantagens para a qualidade de vida da comunidade, para o meio ambiente e para a diminuição dos congestionamentos nas cidades . De acordo com o diretor-geral da empresa, José Rubens de la Rosa, no mesmo espaço físico ocupado por cinco automóveis nas ruas e avenidas, com a média de duas pessoas por veículo, é possível transportar 160 passageiros em um ônibus, com conforto, rapidez e segurança. “É preciso mostrar e conscientizar toda a comunidade para a importância do transporte urbano na melhoria da qualidade de vida, preservação ambiental e redução dos congestionamentos. E isso, a cada dia, passa a ser fundamental para o futuro, não somente em grandes metrópoles, mas em cidades médias e pequenas”, salienta o executivo.



CARNAVAL DE VENEZA - O universo Créative Technologie da Marca Citroën deixou um traço indelével no Carnaval de Veneza 2010. Um desfile exclusivo do carro-conceito GT em um evento inesquecível, que fez parte integrante do calendário das manifestações oficiais do Carnaval. Evento que contou com uma plataforma com o carro show desfilando sobre as águas da cidade, em uma explosão de luzes, cores, máscaras e sons, experimentando emoções únicas na atmosfera de sonho da cidade mais romântica da Itália, com trajes vistosos e a alegria do carnaval. O design, o dinamismo e o espírito "racing" e inovador do GTbyCitroën contribuiram para reforçar o impacto visual espetacular do desfile, em uma ação bastante singular. O ambiente carnavalesco destacou as características deste carro, nascido em um mundo digital como interpretação inédita de um veículo Grand Tourisme. Na verdade, o conceito resulta da colaboração entre a Citroën e a Polyphony, empresa que realizou a simulação do jogo de condução do Grand Tourisme 5, proposto no console do jogo Playstation3. Abertura das portas no estilo "asas de gaivotas", mostrando um interior esportivo; painel frontal com várias entradas de ar; faróis com forma alongada e leds luminosos: cada detalhe do protótipo sugere um estilo esculpido e uma sensação de movimento constante graças, também, ao efeito do lado cromático, que gradualmente muda do branco ao cinza escuro. O trajeto do GTbyCITROËN incluiu os pontos mais pitorescos da cidade: da Estação Sainte-Lucie à Ponte de Rialto, da Alfândega à Praça São Marcos, passando pela Igreja da Salute. Ao final da tarde, o GT foi estacionado no Palazzina Grassi, novo hotel exclusivo, cujo design foi assinado por Philippe Starck, onde foi oferecido um coquetel a um selecionado público, formado por artistas, políticos, formadores de opinião e clientes.



NOVAS CONCESSIONÁRIAS - A Kasinski prepara a inauguração de novas concessionárias de motos no Estado do Rio de Janeiro. A primeira deve abrir em março, na cidade de Niterói. No mês de abril será a vez da cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Barra da Tijuca, de inaugurar uma nova concessionária Kasinski. E até o mês de junho a cidade de Macaé receberá mais uma concessionária Kasinski. No Sambódromo A Kasinski fornecerá motos para uso da equipe do sambódromo carioca. Os modelos WIN 110 e COMET GT 250, além de serem utilizados no apoio logístico do evento, serão apresentadas ao público em locais como: acesso aos camarotes, ao lado da sala de imprensa, na concentração e na dispersão das escolas de samba.



PNEUS PARA EXPORTAÇÃO - O polêmico extrato aromático destilado (DAE) está definitivamente banido dos processos produtivos que envolvem a fabricação de pneus, pelo menos nos países da Europa, por decisão da Comissão Européia. Foi uma longa batalha que durou 16 anos e, desde o dia 1º de Janeiro de 2010, uma nova e conclusiva Diretiva – 2005/69/EC – foi publicada proibindo a utilização de extensores/plastificantes na fabricação de compostos de borracha para a indústria de pneus que contenham limites excessivos aos determinados pela Diretiva. Para quantificar, é suficiente dizer que o DAE contém 80 vezes mais hidrocarbonetos poliaromáticos (HPAs) que o limite máximo estabelecido por esta Diretiva da União Européia. A história é longa e tem início em 1994, quando foi publicado pela Agência de Químicos da Suécia o relatório “Novos caminhos – Um estudo de produtos para pneus”, demonstrando o impacto negativo sobre seres vivos e ao ambiente em geral, causado pelo DAE, devido ao alto conteúdo de HPAs. “Os HPAs – como o Criseno, o Benzopireno e o Benzoantraceno – são substâncias comprovadamente causadoras de diversos tipos de câncer, são mutagênicas e influem negativamente na reprodução dos seres vivos”, destaca Gutenberg Souza Oliveira, executivo da Nynas do Brasil.



SEGURANÇA AO MOTORISTA - O aumento de chuvas requer atenção especial dos motoristas, por isso, é importante que os cuidados com a manutenção do veículo sejam redobrados nessa situação. Um dos principais fatores para se prevenir e evitar surpresas desagradáveis é garantir a visibilidade adequada na direção, que pode ser assegurada ao manter o bom estado das palhetas do limpador de pára-brisa, sejam de caminhões, carros, ônibus, máquinas agrícolas, terraplanagem, embarcações, aeronaves ou transportes ferroviários. Atenta a esse fato, a empresa Wurth do Brasil orienta que durante a revisão do veículo o condutor se lembre de um complemento fundamental desse acessório: a borracha da palheta. Para tanto, a companhia comercializa o Refil para Palhetas Wurth, um produto de tecnologia alemã, que proporciona economia, praticidade e mantém a originalidade do veículo. “Geralmente o motorista precisa trocar toda a estrutura da palheta e acaba adiando esse processo, muitas vezes, devido ao alto custo e a dificuldade de encontrar a peça, principalmente para veículos pesados. O Refil para Palhetas Wurth supri esta necessidade, já que troca-se apenas a borracha”, afirma Walter Lopes de Britto, técnico de Desenvolvimento de Produtos da Divisão Cargo da Wurth. Mais informações no site: http://www.wurth.com.br/



CHECKAUTO EVITA PREJUÍZO - A Checkauto, empresa especializada em informações sobre o histórico de veículos seminovos e usados, evitou R$ 505,4 milhões de prejuízo com as consultas realizadas em seu site em 2009. As consultas no site www.checkauto.com.br têm como objetivo alertar o consumidor sobre o histórico e procedência do veículo visando a dar maior segurança na negociação do veículo. Em média, foram economizados R$ 85 a cada R$ 1 investido por seus clientes, ou seja, um risco evitado de R$ 2 mil em cada automóvel. Do total das restrições, 80% são consideradas graves, como acidentes, roubo e furto em aberto e veículos proibidos de circular pelas ruas, representando um valor de mais de R$ 404 milhões em prejuízo evitado. “Nosso objetivo é alertar nossos clientes, principalmente na hora de trocar de carro, além, de zelar pela sua segurança. Mais de 70% das consultas realizadas em 2009 apresentaram restrições e 85% das consultas contam com alguma informação que influencia no valor do bem. Dispomos de um controle mensal, e o número de restrições cresceu consideravelmente nos últimos meses”, explica Vladimir Pinheiro, gerente da Checkauto. As principais restrições que geram mais danos para o consumidor são judiciais, administrativas e tributárias, que representam mais de R$ 126 milhões de prejuízo evitados, seguidas de roubo e furto em aberto, que no total atingiram R$ 108 milhões.



PARCERIA RENOVADA - Realizado pela Dunas Race, o Rally Internacional dos Sertões anuncia mais uma renovação de apoio para a sua 18ª edição, que acontecerá entre os dias 10 e 21 de agosto deste ano, com largada em Goiânia (GO) e chegada em Fortaleza (CE). Nesta temporada, a segunda maior prova fora-de-estrada do mundo contará novamente com o apoio do Governo do Tocantins. Após o acordo de renovação, a capital tocantinense terá novas ações do Rally Internacional dos Sertões. Neste ano, Palmas (TO), o terceiro município confirmado no roteiro de 2010, deixa de ser uma cidade-dormitório da competição e passa a receber também uma etapa promocional com a realização de um super prime - disputa em circuito fechado, que proporciona uma experiência única ao público espectador. "A renovação da parceria é mais um reconhecimento do trabalho que temos realizado ao longo dos anos com a divulgação dos belos pontos turísticos e as ações ambientais e sociais. O Estado do Tocantins trocou o seu governador durante o período que passamos por lá e, independentemente disso, eles sempre deram continuidade ao apoio", comentou Marcos Moraes, diretor presidente da Dunas Race. Acesse o site do evento: http://www.sertoes.com/



VEÍCULO COMERCIAL - A Allison Transmission é o principal fornecedor mundial de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais on and off-highway (rodovias e fora-de-estrada), e de sistemas híbridos de propulsão para veículos urbanos e de passageiros. A empresa também acaba de anunciar a assinatura de um acordo comercial de longo prazo com a Delphi Automotive. Sob os termos desse acordo, a Delphi se encarregará de suprir a Allison Transmission com componentes que são fundamentais para o funcionamento dos sistemas híbridos e de sistemas de armazenamento de energia. A expertise da Delphi na manufatura e integração de componentes eletrônicos para sistemas híbridos para a indústria automobilística, será de grande utilidade para complementar e ampliar a oferta da gama de produtos Allison Transmission disponíveis para o mercado de ônibus urbanos e veículos comerciais. Lawrence E. Dewey, presidente e CEO da Allison Transmission, afirma que: “O acordo que assinamos com a Delphi Automotive nos coloca em situação de fornecer a melhor solução de comercial híbrido para o mercado. Será o veículo híbrido com melhor desempenho e, também, o mais economicamente viável. O foco inicial desses esforços está direcionado para o uso dos nossos sistemas híbridos em pickups e veículos de entrega, transporte público, utilitários e transporte de resíduos”. Mais informações sobre a Allison podem ser obtidas em http://www.allisontransmission.com/.



RESULTADOS FINANCEIROS - Em um ambiente difícil em 2009, o plano de ação do grupo Renault dá seus frutos, com uma inflexão positiva dos resultados no segundo semestre. A Renault cumpriu com seu objetivo prioritário para 2009: um fluxo de caixa livre positivo (free cash flow). “Desde julho de 2008, antecipamos a crise e tomamos as primeiras decisões necessárias, nos preparando para atravessá-la. Em 2009, a Renault soube enfrentá-la, como mostra o nosso fluxo de caixa livre significativamente positivo. Em 2010, o ambiente continuará difícil, com um mercado europeu em -10%. Continuamos a trabalhar para construir a Renault do pós-crise, com a continuação da ofensiva comercial na Europa, a comercialização em massa de veículos com emissão zero a partir de 2011, a ampliação da gama de entrada, o fortalecimento de nossa presença nos países emergentes, a aceleração e a ampliação das sinergias com a Nissan”, declarou Carlos Ghosn, Presidente da Renault. O objetivo estabelecido pela Renault em 2009 era enfrentar uma crise econômica sem precedentes, mobilizando toda a empresa em torno de uma única prioridade, um fluxo de caixa livre positivo. Este objetivo foi cumprido graças à realização do plano de ação elaborado em três partes: otimização das receitas, redução dos custos e gestão extremamente rigorosa das necessidades de fluxo de caixa. As sinergias geradas pela Aliança com a Nissan foram um importante recurso para o sucesso do plano de Fluxo de caixa livre da Renault em 2009. O montante das sinergias para o ano de 2009 deveria atingir 1,5 bilhão de euros para os dois parceiros; este objetivo foi alcançado ao final de dezembro, enquanto ainda resta um trimestre para o fechamento do exercício da Nissan. Foi lançado um novo plano para 2010, visando 1 bilhão de euros em sinergias adicionais para as duas empresas. Para 2010, a Renault prevê um ambiente que se manterá difícil, com um mercado europeu em queda de 10% em relação ao total do mercado definitivo de 2009. Neste contexto, a empresa estipulou, assim como em 2009, o objetivo de gerar um fluxo de caixa livre positivo e, assim, continuar a reduzir sua dívida.



PREMIAÇÃO INÉDITA - Um carro clássico como prêmio, nova pontuação e inversão do grid de largada na segunda corrida serão as novidades do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil em 2010. A categoria monomarca da Porsche iniciará sua sexta temporada respaldada na forte presença em eventos internacionais, na competitividade de suas corridas e na força de suas duas divisões – Cup, para os Porsche 911 GT3 Cup da geração “997”, e Cup Light, aberta aos carros da geração “996”. “Temos certeza de que a temporada 2010 será uma das mais marcantes do Porsche GT3 Cup no Brasil”, confia Dener Pires, diretor da categoria. A temporada começará nos dias 6 e 7 de março em Curitiba, como evento suporte do WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo). Antes disso, nos dias 23 e 24 de fevereiro, os pilotos estarão em Interlagos para testes de pré-temporada. Ao final do campeonato de 2010, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil oferecerá um prêmio inédito no automobilismo brasileiro: um carro clássico – no caso, um Porsche 356, ícone da marca alemã, fabricado entre 1948 e 1964. A unidade que será oferecida como prêmio já está a caminho do Brasil: é um modelo 1962, com carroceria cupê. O Porsche 356 será sorteado entre 11 pilotos – os dez primeiros colocados no campeonato e mais um, escolhido por sorteio, que tenha terminado de 11º para trás e, obrigatoriamente, largado em todas as 16 provas do ano. O sorteio será feito por meio de bolas numeradas colocadas em um globo giratório e será definida uma escala na qual o campeão tenha um número maior de bolas e o 11º piloto, apenas uma. “Se o carro ficar para o campeão, será um prêmio extra por uma temporada vitoriosa; se o sorteio beneficiar outro piloto, será um bônus pelas atuações e pela presença ao longo do ano, qualquer que seja a colocação resultante delas”, explica Dener Pires. “Esse sistema vai manter todos os pilotos extremamente motivados a participar de todas as provas e dar o melhor de si da primeira à última corrida.” Site oficial: www.porsche.com.br/gt3cup - Twitter: http://twitter.com/porschegt3cup



PREPARO DOS PILOTOS - A temporada 2010 da IZOD Indycar Series tem início marcado para o próximo dia 14 de março, no Circuito Anhembi, traçado projetado pelo neozelandês Tony Cotman, nas ruas de São Paulo. Mas os pilotos já sabem que terão pela frente uma prova que exigirá muito em termos de preparação física. Hoje, os competidores da categoria são atletas com níveis de preparação comparáveis aos dos praticantes do ironman - competição multiesporte formada por uma sequência ininterrupta de modalidades diferentes, como natação, corrida a pé e competição ciclística. Desde os anos 50, o argentino Juan Manuel Fangio se gabava por ter um excelente preparo físico. Constantemente, Fangio desafiava seus concorrentes e mecânicos a sustentarem o peso do próprio pescoço quando deitados sob o carro para substituir algum componente do carro. Ayrton Senna marcou o início de uma nova era no que tange ao condicionamento físico dos pilotos, tanto que seu preparo podia ser comparado ao de um triatleta. Atualmente, a preparação física dos pilotos é essencial para um bom desempenho nas pistas, assim como a alimentação. Os pilotos Vitor Meira, Tony Kanaan, Mario Moraes e Helio Castroneves seguem rotinas parecidas de treinamento, mas pode-se notar que exibem um preparo físico de super atletas. A São Paulo Indy 300 terá transmissão ao vivo pelos canais Band e Bandsports, além das rádios Bandeirantes e BandNews FM. Visite o site do evento: http://www.saopauloindy300.com.br/



COM DANIELA MERCURY - A Iveco confirma mais uma vez sua participação no Carnaval da Bahia. A fabricante de caminhões do Grupo Fiat, que fez sua estreia no carnaval de Salvador ano passado, terá este ano dois caminhões da marca puxando um dos mais tradicionais trios elétricos da capital baiana: o da cantora Daniela Mercury. O segundo ano de parceria entre a “rainha do carnaval baiano” e a Iveco acontece por meio da concessionária Iveco Mobile de Salvador, quando o trio elétrico completa sessenta anos. Já passam por adaptações os caminhões Iveco Trakker e Iveco Stralis entregues nesta semana pela concessionária baiana à agência “Canto da Cidade”, que administra o trio de Daniela Mercury. Para evitar acidentes e garantir uma festa adequada aos foliões, os caminhões Iveco serão totalmente revestidos por componentes de segurança, inclusive nas caixas das rodas. Além disso, a quinta roda – peça destinada ao engate de carretas – será retirada para facilitar o movimento do trio elétrico. Doze pessoas trabalham desde o dia 04 de novembro na montagem da estrutura do trio, para deixar tudo pronto para a tradicional festa, que começa no próximo dia 13. “Um trabalho árduo que completa 12 horas diárias na oficina da “Canto da Cidade”, onde são realizadas reformas, ampliação de som, na altura do trio, adaptações necessárias para atrelar o caminhão ao equipamento, além de manutenção geral”, revela Vitor Jairo, produtor técnico do trio de Daniela Mercury. Visite o site e blog da Iveco no Brasil: www.iveco.com.br/ ww.blogiveco.com.br



PIONEER APRESENTA - A Pioneer, líder mundial no segmento de som automotivo, apresenta os primeiros modelos de sua Linha Básica 2010, os CD players DEH-2280UB e DEH-1280MP. Produzido no Brasil, o DEH -2280UB é o destaque entre os dois novos modelos da Pioneer por ser ideal para o consumidor que deseja gastar pouco, mas obter recursos essenciais para o som do carro. O modelo possui entrada USB frontal, o que facilita a conexão de MP3 players, pen-drives e demais dispositivos compatíveis, além da interface para reprodução das músicas contidas num iPod ou iPhone, também via USB . Ele ainda vem com o sistema Dual Illumination que permite ao usuário escolher a cor de iluminação dos botões do aparelho (verde ou âmbar) mais adequada ao painel do carro. Ele reproduz os formatos MP3, WMA, AAC iTunes ® e WAV. O DEH-2280UB possui ainda controle remoto, entrada auxiliar frontal e duas saídas RCA para a conexão de amplificadores. Já o DEH-1280MP mostra-se uma excelente opção para quem deseja um modelo simples, barato e com a habilidade de reproduzir CDs gravados com músicas nos formatos MP3, WMA, AAC iTunes ® e WAV. Além disso, ele também dá a opção de duas cores na iluminação dos botões, graças ao sistema Duall Illumination, exclusivo da Pioneer. “Os primeiros lançamentos oferecem um excelente custo x benefícios para quem procura um autorrádio de qualidade com todo diferencial da conectividade, além de marcar o início de um ano com grandes novidades para o mercado.”, afirma André Ricardo Andrade, responsável pelo marketing da Pioneer no Brasil. O preço sugerido para o DEH-2280UB é de R$379.00 e R299.00 para o DEH-1280MP. Para mais informações, acesse www.pioneer.com.br ou entre em contato pelo SAC 0800-600-5725.



CRESCIMENTO - A MVC Componentes Plásticos, empresa do Grupo Artecola e da Marcopolo S.A., registrou crescimento de 9% em seus negócios e fechou o ano de 2009 com faturamento bruto de R$ 116 milhões. O bom desempenho do ano passado se deu devido à conquista de novos clientes, como a Mercedes-Benz, Iveco e Guerra, e ao desenvolvimento de novos projetos, principalmente, nos mercados de construção civil e automotivo. O segmento de construção civil foi decisivo para este bom desempenho com a participação em projetos inéditos, inclusive no exterior. Os painéis com a tecnologia exclusiva “Wall System” foram utilizados – de maneira pioneira - na cobertura do novo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, Uruguai. Além do novo negócio, a MVC conseguiu a homologação da Caixa Econômica Federal com o sistema construtivo CasaPrática. Com a aprovação do projeto, a CasaPrática também pode atender a crescente demanda do “Programa Minha Casa, Minha Vida”, do Governo Federal. Outro diferencial é que o sistema construtivo, que também utiliza a tecnologia “Wall System”, está de acordo com a nova norma de desempenho em edificações, que entrará em vigor a partir de maio deste ano.



VOLVO TRUCKS - A Volvo do Brasil teve mais um excelente ano no País, prosseguindo uma sequência de resultados positivos registrados nos exercícios anteriores. Com um faturamento de R$ 3,2 bilhões, a Volvo encerrou 2009 com a comercialização de cerca de 10 mil caminhões no País e nos demais mercados sulamericanos. A receita obtida no ano passado é uma das três melhores registradas pela companhia desde que a Volvo começou a produzir veículos no País, em 1980. “Apesar da crise mundial, tivemos mais um bom ano”, resume Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil. Para ele, a expansão do crédito, a redução do IPI, o grande sucesso da nova linha F e a consolidação da linha VM colaboraram decisivamente para atingir estes excelentes resultados. “O FH 440cv foi o caminhão pesado mais vendido em 2009”, comemora Bernardo Fedalto Jr., gerente de caminhões da linha F. A Volvo Financial Services Brasil, o braço da Volvo na área de financiamentos, seguros e consórcio, registrou o melhor ano de sua história em 2009, encerrando o exercício com uma carteira de R$ 2,4 bilhões, 41% a mais que o resultado de R$ 1,7 bilhão obtido em 2008. “Esta marca mostra o quanto somos especializados e comprometidos com o transporte e os nossos clientes”, declara Adriano Merigli, diretor-presidente da Volvo Financial Services Brasil. Mesmo diante de um cenário global de grande recessão, a Volvo Bus Latin America obteve resultados favoráveis, alcançando 11% de market share no segmento de ônibus pesados no Brasil. É a terceira elevação sucessiva no País. Na área externa, a divisão de ônibus também teve bons resultados, aumentando de 19% para 25% a sua participação de mercado. “Isto é fruto da grande qualidade de nossos produtos e da expansão da oferta de nossa linha de chassis”, observa Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America.



INFLAÇÃO DO CARRO - A Inflação do Carro subiu em janeiro 2,86%, a segunda maior alta dos últimos 48 meses (desde janeiro de 2006), só superada pela inflação de novembro, quando álcool teve um aumento de 13,31%. Mais uma vez o álcool combustível, foi o item da cesta de produtos e serviços que mais subiu, com 12,03%. Como o álcool tem grande participação no cálculo da Inflação, acabou elevando o índice total. Outro item que subiu muito no ano passado, o estacionamento também apresentou alta expressiva no primeiro mês do ano: o estacionamento mensal subiu 1,75% e o estacionamento fracionado, por hora, teve um aumento de 7,30%. O estacionamento é o terceiro item que mais pesa no bolso do consumidor, perdendo apenas para os combustíveis e o seguro. A boa notícia é a “deflação” do IPVA: o imposto ficou mais barato do que no ano passado, pois a base de comparação usada pela Secretaria da Fazenda é o mês de agosto, portanto antes da crise, quando os preços estavam em alta. O percentual permanece o mesmo: o IPVA é 4% na gasolina e no flex, 3% no álcool e 2% no diesel. O IPVA caiu 6,67%.



MELHOR EMBREAGEM - A ZF Sachs, líder em vendas de embreagens automotivas, foi eleita mais uma vez a melhor embreagem do Brasil pelos proprietários e gerentes de compras de lojas especializadas em linha pesada. "A empresa obteve mais de 62% de indicações em pesquisa promovida pela publicação Mais Diesel. A escolha dos profissionais do segmento de veículos comerciais demonstra não somente a imagem de qualidade, confiabilidade e tradição da embreagem SACHS, mas também o reconhecimento aos serviços e à forte atuação das nossas equipes de campo em todo o país, que trabalham em acordo com as necessidades de cada região”, comenta Patricia Micolaiciunas, coordenadora de comunicação da ZF Sachs. O suporte no pós-venda, tanto no âmbito técnico como no promocional, aliado à liderança no fornecimento às montadoras, foram fundamentais para a conquista da confiança e a satisfação destes clientes, que demandam por natureza, produtos com alta performance e durabilidade”, explica Patrícia. A pesquisa foi elaborada abrangendo as cinco regiões do Brasil e, em todas, a SACHS foi a marca de embreagem escolhida. Nas regiões Centro-oeste e Sul, a fabricante obteve os melhores índices, superiores a 70%.



KIA CRESCE - A Kia Motors Corporation anunciou hoje seus números de vendas globais de carros de passageiros (exportações, vendas domésticas e vendas de plantas da Kia fora da Coreia do Sul), veículos de lazer (Recreational Vehicles) e veículos comerciais em janeiro de 2010, atingindo um total de 150,392 unidades vendidas. Esse resultado representa um crescimento de 62,9%. Por região, a Kia obteve crescimento nas vendas em relação ao ano anterior na China (35.904 unidades vendidas, um aumento de 235,2%), mercados gerais (30.727 unidades, 61,1%), Coreia (34.007 unidades, 54,2%), Europa (25.216 unidades, 52,4%) e América do Norte (24.538 unidades, 2,6%). Em janeiro de 2010, o modelo mais vendido nos mercados do exterior foi o Kia Cerato, do segmento C (chamado de Forte em alguns mercados), com 33.499 unidades vendidas. O Kia Rio, do segmento B, e o SUV Kia Sportage competem pelo segundo lugar, com 15.503 e 14.259 unidades vendidas, respectivamente. O SUV Kia Sorento ficou em quarto lugar, com 11.190 unidades vendidas, e o Kia Picanto em quinto, com 8.729 unidades. Em relação a categorias de veículos vendidos no exterior, os veículos de passageiros e os de lazer tiveram um aumento em janeiro em relação ao ano anterior de 72% (72.674 unidades) e 57,5% (40.065 unidades), respectivamente.



LUCRO LÍQUIDO - A Nissan Motor Company anunciou hoje os resultados financeiros do terceiro trimestre do ano fiscal 2009, que termina no dia 31 de março de 2010, bem como para os primeiros nove meses. No terceiro trimestre, o lucro líquido consolidado, após o imposto sobre a renda, totalizou 45 bilhões de ienes (US$ 480 milhões, 340 milhões de euros). Os resultados foram melhores do que o esperado, principalmente por causa do volume de vendas adicional, impulsionado pelos incentivos nos principais mercados, crescente volume de vendas na China e a efetiva ação de medidas contra a crise econômica mundial. A receita líquida foi de 1,9962 trilhão de ienes (US$ 21,33 bilhões, 15,01 bilhões de euros), um aumento de 9,9% em comparação ao ano anterior. O lucro operacional foi de 134,1 bilhões de ienes (US$ 1,43 bilhão, 1,01 bilhão de euros), e a margem de lucro operacional veio a 6,7%. O lucro líquido antes do imposto sobre a renda foi de 112,7 bilhões de ienes (US$ 1,20 bilhão, 850 milhões de euros). No período de abril a dezembro de 2009, o lucro líquido após os impostos totalizou 54 bilhões de ienes (US$ 580 milhões, 410 milhões de euros), 25% de crescimento comparado ao mesmo período no ano anterior. A receita líquida teve uma queda de 19,5% para 5,3796 trilhões de ienes (US$ 57,47 bilhões, 40,45 bilhões de euros). O lucro operacional foi de 228,9 bilhões de ienes (US$ 2,45 bilhões, 1,72 bilhão de euros), um crescimento de 147,6%. A margem do lucro operacional foi de 4,3%. O lucro líquido antes do imposto sobre a renda totalizou 145,9 bilhões de ienes (US$ 1,56 bilhão, 1,1 bilhão de euros), crescimento de 62%.



MÓDULOS DE VIDROS - A Pósitron, marca da PST Electronics, passa a comercializar uma nova linha de módulos de automação para vidros elétricos, composta pelos modelos SW230P, SW430P, SW230PS, SW430PS, SW275VW e SW276FT. Os módulos SW230P e SW430P foram desenvolvidos para equipar automóveis com vidros elétricos simples, com duas e quatro portas. Esses produtos podem ser instalados em todos os veículos de passeio e caminhonetes que utilizam interruptores de potência e, consequentemente, operam com elevados níveis de corrente elétrica. O SW230P e SW430P apresentam como principais funcionalidades subida e descida expressa dos vidros elétricos, temporização de um minuto após desligada a ignição e compatibilidade com todos os modelos de alarmes da Pósitron. Outro destaque é a conectividade PAN (Pósitron Area Network), que proporciona a abertura do vidro elétrico pelo controle remoto, além do fechamento automático ao acionar o alarme. Já os modelos SW230PS e SW430PS possuem as funções da linha P, além da capacidade de instalação em veículos com interruptores de sinal que operam com baixos níveis de corrente elétrica. Esta característica possibilita também que os produtos possam ser utilizados como substitutos dos demais módulos de vidros de sinal danificados existentes no mercado. Os preços sugeridos para consumidor final, já com instalação, são de R$ 54,57 para o modelo SW230P e R$ 75,09, para o modelo SW430PS.



FORNECIMENTO DE TURBOS - A Honeywell Turbo Technologies anuncia que será a principal fornecedora de sistemas de turboalimentação Garrett para a família de motores médios a diesel da Ford, produzidos na Europa. De acordo com a empresa, o programa envolve o fornecimento de 680 mil turbos por ano e representa a sua mais importante operação comercial, com valor aproximado de US$ 200 milhões. Os turbos a serem fornecidos para a Ford são dos modelos GT 17 e GT 22, para instalação em 91% da produção de motores globais com capacidade cúbica entre 2.2 L e 3.2 L, para aplicação em automóveis de passageiros e veículos comerciais da Ford e de outras marcas..De acordo com a Honeywell, os turbos Garrett foram eleitos pela Ford pelo padrão de tecnologia aplicada (rotor com aletas de geometria variável), que proporciona melhor desempenho e dirigibilidade ao veículo, além de economia de combustível e especificações voltadas para o meio ambiente.



CONSTANTE EVOLUÇÃO - A Honda Automóveis alcançou em 2009 sua melhor marca da história (125.869 unidades emplacadas). Seus carros estão entre os mais vendidos. Toda essa credibilidade alcançada num concorrido setor não é por acaso. A empresa sempre investiu em melhorias contínuas em suas instalações na Unidade de Sumaré (SP). O objetivo é desenvolver produtos de alto valor agregado e que atinjam aos anseios do consumidor. A nova área de injeção e pintura plástica e a aquisição de novos robôs para o setor de solda retratam muito bem essa política da Honda. Localizado num espaço de 9,7 mil m2, o setor de pintura plástica é responsável pela pintura de para-choques dianteiros e traseiros dos modelos New Civic, New Fit e Honda City. Com mais de R$ 50 milhões investidos em equipamentos, o setor trouxe uma série de benefícios, como a melhoria da qualidade do produto acabado, e a redução de 42% no consumo de tintas, solventes e emissões de compostos voláteis orgânicos (VOC). Trata-se de um local que aproveita ao máximo da tinta e recolhe o solvente para ser reciclado, resultando em mais um exemplo de sustentabilidade do grupo no Brasil. Outra novidade na Unidade é a aquisição de 25 novos robôs de última geração que terão a responsabilidade de soldar as plataformas dos modelos nacionais. A evolução da fábrica, aliás, se tornou uma marca da atuação da empresa em território nacional. Desde a abertura das portas, em 1997, a Unidade localizada no interior paulista não parou de crescer. À época, produzia diariamente apenas 20 unidades do Honda Civic, até então seu único modelo fabricado no país. Na ocasião, fabricava 15 mil unidades anuais e tinha 400 funcionários. Atualmente, a fábrica produz 650 unidades por dia de três modelos diferentes (New Civic, New Fit e Honda City), sendo que a capacidade anual já ultrapassa a casa das 150 mil unidades. Hoje, contabiliza quase quatro mil colaboradores.



EM RECUPERAÇÃO - Nos últimos meses o setor de Duas Rodas foi beneficiado com a implantação de algumas medidas de incentivo oferecidas pelo Governo Federal, como a retomada da isenção da taxa da COFINS e a liberação de linhas de crédito. A Abraciclo – Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares acredita que as ações contribuirão para a retomada do setor, porém há muito que se fazer para comemorar sua total recuperação. Segundo dados da associação, no mês de janeiro 124.548 unidades foram comercializadas para a rede de concessionárias, 21,8% a mais do que no mês anterior, quando 102.260 motocicletas foram vendidas. No comparativo em relação ao mesmo mês de 2009, foi registrado um aumento de 18,8%. Com relação à produção, no mesmo mês de janeiro, tivemos um total de 127.778 unidades, 57,7% de aumento em relação a dezembro (período de férias coletivas do setor), quando 81.035 unidades saíram das linhas de montagem do Polo Industrial de Manaus. No comparativo entre os meses de janeiro de 2009 e 2010, temos situação similar. Também um acréscimo de 57,7%. Apesar dos números positivos nas vendas para a rede de concessionárias e na produção, precisamos levar em consideração uma queda de 23,2% nas vendas ao consumidor final, em relação a dezembro do último ano.


Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.

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