Por Ford para todos (www.fordparatodos.com.br)
Dia 16 de março de 1990 entrou para a história econômica do Brasil como a data em que o Presidente Fernando Collor editou a medida provisória 158 que autorizou a livre importação de cerca de 300 produtos, entre os quais automóveis e motos. Já se passaram 20 anos da fúria do presidente ao comparar os carros de outros países com os fabricados no País, os quais rotulou de “verdadeiras carroças”. O Congresso legitimou a proposta do presidente em 13 de abril do mesmo ano. Importadores independentes começaram a abastecer o mercado nacional com os chamados “importados” de marcas sem unidades industriais no Brasil. As fabricantes nacionais foram beneficiadas por acordos comerciais autorizados pelo governo brasileiro e também passaram a importar modelos inexistentes por aqui. Com os acordos de livre mercado entre países integrantes do Mercosul, surgiu a oportunidade de fabricantes locais trazerem veículos do exterior para serem vendidos no mercado brasileiro, sem taxas adicionais de importação. O mesmo acontece com diversos produtos nacionais que também são vendidos em alguns países do Mercosul, sem impostos extras.
Atualmente, está em vigor o acordo comercial estabelecido no ano 2000 que determinou uma alíquota de importação da ordem de 35% para veículos automotores produzidos em países com os quais o Brasil não estabeleceu parcerias. Na estratégia de negócios da Ford Brasil, por exemplo, a empresa decidiu produzir o Focus na sua subsidiária da fábrica de Pacheco, na Argentina, colaborando para a recuperação econômica do país platino. Lá, é produzido o Focus que, no ano passado, registrou um total de 26.050 unidades colocadas no mercado brasileiro, das quais 16.701 Focus Hatch e 9.349 Focus Sedan. O acordo bi-lateral do governo brasileiro com a Argentina foi renovado em 2008 e válido até 2014. Do México, também dentro do acordo do Mercosul, vem o Ford Fusion, que em 2009 vendeu 9.825 unidades no Brasil. O Crossover Edge, produzido no Canadá, pagando as taxas de importação, vendeu no País 1.204 unidades em 2009, enquanto, no mesmo regime, o Ford Transit, produzido na Turquia, que em 2009 alcançou 7,5% de participação no mercado nacional, registrou a venda de 1.035 unidades no ano passado. A Ford fechou 2009 com 38.114 veículos importados vendidos no mercado brasileiro.
gostei e postei tá um grande abraço vamos fazer uma parceria ?
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