segunda-feira, 15 de março de 2010

Jaguar Land Rover desenvolvem turbina para carros híbridos


A Jaguar Land Rover está desenvolvendo um nova turbina, mais compacta e leve, com apenas 5% do tamanho e peso de um motor convencional, que poderá ser utilizada para recarregar as baterias dos futuros veículos elétricos. Com isso, as turbinas podem se tornar mais econômicas a curto prazo. Segundo a montadora, a vantagem das turbinas em relação aos motores convencionais é uma queima mais eficiente do combustível. Mesmo assim, muitas montadoras não utilizam esse recurso, simplesmente por terem uma resposta muito lenta aos comandos do acelerador. Um outra desvantagem refere-se a demora no arranque em primeira marcha. A diferença entre os híbridos que recorrerem ao usa da turbina, que vai acionar o gerador que recarrega as baterias acontece em condições ideais: a turbina pode operar em rotação constante, já o tipo Plug-in (de ligar à tomada), o movimento do carro é feito apenas pelos motores elétricos. O primeiro protótipo (foto acima) já ficou pronto e foi denominado de “Ultra Lightweight Range Extender” (extensor ultra leve de alcance), pela Jaguar Land Rover e mede menos de 10 cm diâmetro e 30 cm de comprimento e uma única peça móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.