segunda-feira, 12 de julho de 2010

Sébastian Loeb ganha o rally da Bulgária


Por www.fordparatodos.com.br

Depois de três dias de prova, Loeb, piloto francês, dominou o Rally da Bulgária do início ao fim, deixando para o segundo lugar a luta mais interessante da 7ª etapa do Mundial de Rally entre o espanhol Dani Sordo (2º lugar) e o norueguês Peter Solberg (3º classificado), ambos da equipe Citroen. O campeão Loeb mostrou mais uma vez ser imbatível em piso de asfalto e venceu com autoridade logo a partir do primeiro dia quando conquistou as quatro etapas e livrou meio minuto de vantagem, tempo que gerenciou com inteligência e ampliou ainda mais, durante o transcorrer do rally. Esta foi a quarta vitória da temporada de Sébastien Loeb e a 58ª em ralllys do Campeonato Mundial, sendo atualmente recordista em primeiros lugares. Com 151 pontos, na classificação geral do WRC, Loeb ampliou a vantagem sobre o segundo, o também francês Sebastien Ogier, com 100 pontos, e sobre o finlandês da equipe Ford, Mikko Hirvonen, com 86. Outro registro importante é que pela primeira vez no mundial de rallyes os quatro primeiros colocados são da mesma equipe. A Bulgária, país do leste europeu, foi palco pela primeira vez, de uma etapa oficial do WRC. Um salto no escuro para todas as equipes que participaram da 7ª etapa do mundial de 2010, liderado com folga por Sebastian Loeb. Banhado pelo Mar Negro, a Bulgária faz fronteira, ao sul, com a Grécia e Turquia européia. Diversos trechos foram percorridos em montanhas com altitudes de até 2.000 metros. Programado com 14 especiais, todas em piso de asfalto muito rápido, o Rally da Bulgária começou na sexta-feira, dia 9 de julho com a largada em Dolna Banya e contou com quatro etapas, todas vencidas pelo francês Sébastien Loeb (Citroen C4) que, assim, terminou o primeiro dia na liderança. O hexacampeão mundial liderou todo o percurso na região de Borovets – 70 quilômetros a sul da capital Sófia – terminando o dia com 28.1 segundos sobre o espanhol Dani Sordo, igualmente ao volante de um Citroën C4. A sexta-feira terminou com Sébastien Loeb em primeiro, Dani Sordo em segundo, a 28,1s, Petter Solberg, em terceiro, a 38.0s, (todos da equipe Citroen) Mikko Hirvonen em quarto, a 1m10.9s, Jarí-Matti Latvalla, a 1m21.2s (ambos da equipe Ford) e Sébastien Ogier, da Citroen, em sexto lugar a 1m31.3s. Após as duas primeiras especiais do dia, que totalizaram 59 dos 354 km do Rally da Bulgária, a equipe Citroën liderava com cinco carros nas cinco primeiras posições. Mikko Hirvonen e Jari-Matti Latvala, representantes da BP Ford World Rally Team Abu Dhabi corriam em sexto e sétimo lugares da geral. Nesse momento, Malcom Wilson, diretor da equipe Ford, revelou seu desapontamento concluindo, para a imprensa, que a diferença de andamento entre os Ford e os Citröen ele atribuía à falta de potência, visto que só nas zonas rápidas se notaram verdadeiras diferenças nos tempos. Nas secções mais técnicas e lentas o andamento dos carros foi dêntico, concluiu o dirigente. Com essas evidências, Wilson admitiu que "será difícil para a Ford fazer alguma coisa neste rally. Não era isto que queríamos, pois tínhamos esperança de lutar por algum lugar do pódio, pelo menos". Mas vamos continuar lutando até o fim para bem representar nossa marca, concluiu. Sebastien Loeb entrou no segundo dia da prova com 28,1s de vantagem sobre o segundo colocado, o espanhol Dani Sordo e terminou o dia com 40 segundos à sua frente. Na verdade, o campeão teve outra performance perfeita mesmo sendo batido, pela primeira vez, no trecho SS6, segunda especial do dia, pelo companheiro de equipe Dani Sordo que deixou Loeb 3.5s atrás. A novidade do dia foi o cancelamento, por motivo de segurança, do trecho final de Lyubnitsa, de 24,86 quilômetros, devido ao elevado público presente que tumultuou o local. A dificuldade para as equipes foi em relação ao tempo. Chuvoso, úmido e com neblina em alguns trechos, fatores que determinaram a importância da escolha dos pneus. O primeiro trecho do dia foi disputado com asfalto molhado e as equipes tiveram que escolher entre compostos macios ou duros da Pirelli. A equipe Citroën escolheu os compostos macios (que provaram ser os corretos para o piso úmido). A Ford, por sua vez, teve indicações de que o trecho estaria seco, e escolheu pneus duros, numa decisão que se revelou catastrófica para os seus pilotos. A surpresa, ao final do dia, foi o avanço de Sébastine Ogier que alcançou o quarto posto na classificação do dia, passando os representantes da Ford e fazendo com que os quatro primeiros lugares fossem ocupados pelos C4 WRC. O segundo dia do Rally da Bulgária terminou com a especial SS10 em Lyubnitsa, com Loeb em primeiro, Sordo em segundo, a 40,5 s, Solberg em terceiro a 45,2s, Ogier em quarto a 2m05.7s, Hirvonen em quinto, a 2m50.4s e Latvala em sexto, a 3m33.1s No domingo, acentuou-se o domínio da equipe Citroen que conseguiu colocar quatro representantes nos quatro primeiros lugares do Rally da Bulgária 2010. A única disputa mais interessante foi entre Sordo e Solberg pelo segundo lugar na prova que terminou nessa mesma ordem de classificação. A próxima prova do Mundial de Rallyes será disputado na Finlândia, em piso de terra, entre os próximos dias 29 e 31 de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.