sábado, 11 de setembro de 2010

Rápidas do final de semana


Obs.: Os textos dessa coluna foram enviados e escritos pelas assessorias de imprensa das empresas, sendo de responsabilidade delas as informações aqui contidas.



FULL MOTOR - Neste domingo (12/09), na TV Bandeirantes RJ, às 10 horas, o programa FULL MOTOR tem como atrações a Chevrolet S10 Rodeio, a importância do freio ABS, Kia bate recorde de vendas, conheça um pouco da Kawasaki Motor do Brasil e confira também as emoções da 10º Etapa do Campeonato Carioca de Turismo no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. O programa FULL MOTOR tem direção e apresentação de João Mendes e patrocínio da FULL PNEUS (www.fullpneus.com.br).




FEIRÃO DE FÁBRICA - A Chevrolet realizará ‘feirão de fábrica’, nestes próximos sábado e domingo (11 e 12/09/2010), em áreas internas da General Motors do Brasil nas unidades de São Caetano do Sul (Região do ABCD) e São José dos Campos (Região do Vale do Paraíba), ambas em São Paulo. Também fará um feirão em Vitória (ES), na Arena Chevrolet, montada na Avenida Norte Sul, próximo ao Shopping Norte Sul. A iniciativa de varejo faz parte da campanha ‘O Mundo Encantado das Facilidades Chevrolet’, iniciada no último dia oito de agosto de 2010, que personifica as facilidades da marca de forma lúdica e criativa e tem como destaques personagens como, por exemplo, o ‘Senhor Feirão’, a ‘Rainha dos Descontos’ e o ‘Senhor Zero’. Os ‘feirões de fábrica’ terão a disponibilidade de 10 mil veículos novos de toda a linha Chevrolet e os clientes contarão com planos de financiamentos oferecidos pelo Banco GMAC, que incluem prazos de pagamento de até 60 meses, vendas sem entrada, taxas de juros que variam a partir de ‘zero’ por cento a até 1,4% em média, e redução de 50% nas 12 primeiras parcelas. Todas as ofertas e promoções da ação de varejo serão oferecidas nos feirões e também nos quase 600 pontos de vendas e serviços de assistência técnica da Rede de Concessionárias da marca em todo o Brasil.


VOCÊ SABIA? - QUE em 1988, a 15ª edição do Salão apresentou novidades eletrônicas nos automóveis fabricados no Brasil. Entre os lançamentos as vedetes: Parati 1.8 Scooter e o Gol GTI, da Volkswagen e a Ford, o XR-3. Genuinamente nacional, a Gurgel exibiu seu novo BR-800. QUE em 1966, a quinta edição do Salão coincidiu com a comemoração dos 10 anos da implementação da indústria automobilística nacional. O evento foi marcado pelo lançamento de dois modelos de luxo: o Itamaraty Executivo e o Ford Galaxie, além do esportivo Puma, sucesso de vendas nos anos seguintes. QUE em 2004 o Salão contou com 180 expositores, 32 marcas de automóveis, 460 veículos diferentes. A Ferrari e a Maserati apresentaram a Ferrari 612 Scaglietti e o super bólido MC-S, respectivamente, ambos inéditos no Brasil, que desembarcaram direto no Salão. Já a Honda fez uma pré-apresentação do Fit e a GM lançou, entre outras novidades, o Meriva.


BOAS PRÁTICAS - A Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) apresenta nesta sexta-feira (10) seu Guia de Boas Práticas para o seguro automotivo. A publicação é uma carta de princípios com orientações às empresas do setor, que será apresentada ao público pelo presidente da entidade, Jayme Garfinkel, no primeiro painel da 2ª Conferência de Proteção do Consumidor de Seguros, realizada no Hotel Novotel Jaraguá, em São Paulo. O Guia é uma importante ferramenta para aprimorar o seguro de automóveis e para dar suporte à avaliação dos serviços disponíveis no mercado. “Um dos objetivos é ampliar a informação do consumidor que adquire seguros sobre seus direitos e sobre a responsabilidade das empresas”, explica Garfinkel. Não por acaso, o guia será apresentado em painel intitulado O Foco no Consumidor – A Visão das Lideranças do Mercado Segurador. Além do consumidor, a publicação traz recomendações para aprimorar as relações das seguradoras com corretores, fornecedores, prestadores de serviço, setor público, órgãos de defesa do consumidor, órgãos de supervisão e controle e com outras empresas do setor. “O Guia de Boas Práticas traz recomendações que tem força de compromisso para as empresas signatárias do código de ética da entidade”, lembra o diretor da FenSeg, Neival Freitas.


MATTHEIS VOLTA - A sexta etapa da temporada do Itaipava GT Brasil será realizada neste fim de semana no circuito do Velopark, em Nova Santa Rita (RS). Esta é a primeira corrida do campeonato no autódromo mais novo do país. Os bicampeões da categoria, Xandy Negrão e Andreas Mattheis, que disputaram as últimas duas etapas com o Audi R8 LMS, deixam de lado o carro alemão para continuar com o Ford GT o campeonato. O carro retorna as pistas com uma nova pintura azul metálica. A estréia do Audi R8 foi positiva na 4ª etapa realizada no Rio de Janeiro, eles venceram as duas corridas do final de semana. As vitórias aconteceram devido a estratégia da equipe. O carro foi homologado com mais peso pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) com isso, não rendeu o esperado pela equipe A Mattheis. A dupla da equipe A Mattheis são os recordistas em vitórias na categoria GTBR3. É o quarto ano do campeonato e eles venceram 16 vezes, disputando somente as temporadas 2007, 2008 e agora a 2010.


NOVO RECORDE - Definitivamente, o ano de 2010 vem sendo expressivo para o Honda CR-V. Apenas um mês após atingir sua melhor marca mensal de vendas da história, o crossover importado do México superou as expectativas e alcançou um novo recorde de unidades comercializadas. Em agosto, as duas versões (4x2 e 4x4) da terceira geração do modelo contabilizaram 2.095 unidades emplacadas num único mês, superando o recorde anterior, que havia sido alcançado em julho deste ano (1.666 unidades vendidas). No acumulado entre janeiro e agosto, já são 10.797 unidades comercializadas. Importado desde 2000, o Honda CR-V vem ganhando cada vez mais espaço no mercado automotivo. No ano passado, por exemplo, fechou com mais 11 mil unidades emplacadas. Essa confiança alcançada junto ao exigente consumidor não é por acaso. Trata-se do retrato de um carro inovador. Isso pode ser conferido em inúmeros prêmios junto à mídia especializada. Recentemente, o crossover ganhou uma espécie de superteste realizado pela revista Carro. A publicação avaliou oito modelos da categoria SUV, sendo seis importados e dois nacionais, com o objetivo de definir o veículo que mais vale a pena comprar.


CAMINHONEIROS EM CUBATÃO - Com o objetivo de estabelecer maior integração entre empresas e os estradeiros, oferecendo serviços de apoio, apresentação de lançamentos, informações e entretenimento, a TT Editora promove, de 13 a 15 de setembro, a 9ª Feira do Caminhoneiro. O evento será realizado no Ecopátio, o maior complexo logístico de cargas do país, um verdadeiro centro de apoio reservados às grandes empresas exportadoras e usuários do Porto Complexo Portuário de Santos, por onde passam, mensalmente, 20 mil caminhões. Durante os três dias do evento, estima-se que, quinze mil pessoas (das quais, quatro mil são caminhoneiros) participem da festa, onde poderão trocar informações, participar de brincadeiras, reencontrar amigos e ainda conhecer os mais recentes lançamentos de em caminhões, pneus, óleos, lonas e demais produtos. Destaque ainda para a pista de test drive, onde os caminhoneiros terão a oportunidade de testar as mais recentes máquinas do mercado e implementos, diariamente, das 9 às 17 horas.


TEMA DA FORD - Ford Design Hall, em sintonia com os quatro novos pilares globais da marca, será o tema principal da Ford no 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, de 27 de outubro a 7 de novembro. Mostradas ao público de forma interativa, num dos espaços mais atraentes da exposição, estarão novidades nacionais, internacionais e carros-conceito. "O ambiente, chamado Ford Design Hall 2010, é todo organizado em sintonia com os pilares da marca, representados pela criatividade, sustentabilidade, segurança e qualidade. O New Fiesta Sedan é um exemplo da nossa inovação global", diz Maurício Greco, gerente de Comunicação de Marketing da Ford. Entre outras novidades, a empresa trará a linha Focus 2011 com a nova versão Titanium, além das linhas atuais do EcoSport, Ka, Fiesta RoCam e F-250. "Temos reservados ainda dois importantes lançamentos, que estaremos anunciando como novidades durante o Salão", complementa Maurício Greco. Na área internacional, a Ford terá o esportivo Mustang Shelby GT500 2010, além de outras atrações, como a picape F-250 Super Duty, e carros-conceitos, um deles futurista para as megacidades. "O Mustang é um automóvel admirado que atrai os visitantes e estará representado pela lendária versão Shelby GT 500. Para o salão, estamos guardando também duas surpresas interessantes para o público, dentro da linha de conceitos", explica o executivo.


CÓDIGO BIDIMENSIONAL - Mantendo a tradição de inovar, a Volkswagen do Brasil passa a oferecer em seus anuncios o QR Code, uma ferramenta inédita aos consumidores interessados na compra de um automóvel. Por meio dele, as ofertas anunciadas pela empresa poderão ser visualizadas com o simples direcionamento do telefone celular para a imagem inserida no rodapé da página do jornal ou da revista. Imediatamente, o acesso ao site de ofertas www.vw.com.br/ofertas é liberado. A interatividade permite a navegação em todas as funcionalidades dos site de ofertas da Volkswagen. Assim, é possível enviar a intenção de compra de um modelo para a concessionária de preferência, conhecer outras ofertas, verificar locais onde estão sendo realizados feirões e visualizar mapa de localização detalhado, traçar rotas para chegar até o feirão, enviar uma oferta a amigos, acessar a busca de concessionárias e conhecer serviços do Banco Volkswagen. “Estamos inovando mais uma vez, trazendo uma tecnologia diferenciada, que nunca foi utilizada desta forma no Brasil”, diz Herlander Zola, gerente de propaganda da Volkswagen do Brasil.


ASSISTÊNCIA 24 HORAS - Em parceria com a Brasil Assistência, do Grupo Mapfre, a CN Auto lança programa de assistência 24 horas a seus veículos comerciais das marcas Towner e Topic, válido em todo o território nacional. Trata-se de iniciativa inédita na categoria de veículos utilitários importados da China, das montadoras Hafei Motor e Jinbei Automobile. Os programas “Towner 24 horas” e “Topic 24 horas” passaram a valer a partir de 1º de setembro último. “Como a maioria de nossos produtos é utilizada em regime de trabalho, ou seja, tanto frotistas como consumidores pessoas físicas dependem do veículo em suas atividades industriais, comerciais ou de prestação de serviços, o programa de assistência 24 horas chegou em momento oportuno”, explica Jacques Rocca, diretor de Pós-Vendas da CN Auto, para quem, ao reduzir o tempo de parada para reparo ou manutenção do veículo, o programa vai fidelizar o cliente à marca. “Towner 24 horas” e “Topic 24 horas” cobrem serviços de reboque, transporte ou socorro mecânico, envio de chaveiro ao local, troca e pneus e pane seca (somente aos proprietários de Towner), meio de transporte alternativo, transporte para recuperação e hospedagem.


COMPRA E VENDA - A DEKRA, líder mundial em inspeção de veículo, acaba de elaborar um manual para quem vai comprar ou vender um automóvel usado ou seminovo. O material foi desenvolvido pela equipe de profissionais da DEKRA, que decidiu compartilhar todo o seu know how, com o objetivo de auxiliar os consumidores em uma boa negociação, que não traga prejuízos mais tarde. O conteúdo é dividido em tópicos para auxiliar na averiguação da qualidade e procedência do veículo, além de seções como “mitos e verdades” e “dicas e curiosidades” deste mercado. O material é informativo e de fácil leitura para atingir todo o público interessado. Nele, é possível encontrar assuntos técnicos de forma clara e objetiva. Algumas dicas como pesquisar o modelo, sentar-se no veículo para verificar se os bancos estão afundados, examinar o carro à luz do dia com ele seco e limpo, verificar se o número do chassi gravado no veículo confere com o que consta no certificado de propriedade do veículo estão presentes no manual. O material pode ser acessado, gratuitamente, nos sites da DEKRA (www.dekra.com.br), Checkauto (www.checkauto.com.br), Linces Vistorias (www.linces.com.br), Dna Security www.meudna.com.br, www.dnasecurity.com.br


RENAULT CARAVANAS - A Renault do Brasil levará para São Carlos, no interior de São Paulo, o mundo mágico do circo. É o projeto “Renault Caravanas”, que desembarcará na cidade entre os dias 11 e 12 de setembro, no Parque Faber, levando na bagagem atividades lúdicas, shows, exposições, cursos e prestação de serviço, num espaço especialmente elaborado, tendo o universo circense como tema. Durante os dois dias de realização do “Renault Caravanas” em São Carlos, os visitantes serão recebidos com mágica, palhaços, malabares e outras atrações. No evento, ficarão expostos alguns dos modelos da linha Renault à venda no País: Clio, Logan, Sandero, Stepway e Symbol, alguns deles estarão à disposição também para test-drive. Enquanto os pais conhecem melhor os modelos da marca, as crianças poderão se divertir jogando videogame ou ainda vivenciando um pouco da riqueza das artes circenses com as aulas na Escola de Circo. Outra opção para os adultos é a Oficina de Direção Defensiva, a cargo do “Centro Pilotagem Roberto Manzini by Renault”. Os motoristas terão noções e dicas práticas de como dirigir de maneira consciente, zelando pela economia, segurança e pela integridade do veículo. Para tanto, estarão disponíveis 10 veículos de diferentes modelos da Renault.


AÇÃO AMBIENTAL - Além de marcar a maioridade da segunda maior aventura off road do mundo, a 18ª edição do Rally Internacional dos Sertões registrou um outro saldo positivo na história da competição: a quantidade recorde de materiais recicláveis recolhidos pela equipe de Ação Ambiental da prova. A caravana, que reuniu 155 veículos de competição (entre motos, quadriciclos, carros e caminhões) e mais de 1.700 pessoas (incluindo competidores e pessoal de apoio), partiu de Goiânia, em 10 de agosto, e chegou a Fortaleza (CE), no dia 20. Ao longo dos dez dias de prova, a Ação Ambiental do Rally dos Sertões recolheu, nos onze acampamentos que abrigaram os participantes e membros das equipes, o total de 15 toneladas de materiais descartáveis como papel, plástico, alumínio e vidro, além de 600 litros de óleos lubrificante e de cozinha. A marca é significativamente superior à média dos anos anteriores, de 10,5 ton. Fora isso, ao longo do percurso de 4.486 quilômetros, foi coletada outra tonelada de detritos deixados, divididos em 65 kg de fibra de vidro, 514 kg de plástico, 72 kg de metal, 26 kg de vidro, 104 kg de papel, 204 kg de borracha (incluindo pneus) e cinco litros de óleo. Acesse o site do evento: www.sertoes.com. Siga também as notícias do Rally pelo Twitter: www.twitter.com/sertoesoficial


FEIRÃO VIRTUAL - O iCarros firmou parceria com lojas de veículos e concessionárias da grande São Paulo e promove o seu primeiro feirão virtual entre os dias 8 e 19 de setembro. O portal automotivo do Itaú selecionou as melhores ofertas do mercado e conta com o banco para oferecer condições especiais de financiamento para quem fechar o negócio no período. Segundo Sylvio Barros, diretor do iCarros, a comodidade de realizar a pesquisa de mercado sem sair de casa é um dos diferenciais do feirão online. “Temos um amplo banco de dados de usados e zero km e apontamos as opções mais vantajosas na região. Estamos criando oportunidades para encurtar o caminho entre o nosso visitante e o seu próximo carro”, afirma. Para divulgar a ação, o iCarros lança sua campanha de mídia, que é assinada pela DM9DDB e contempla ações nas mais variadas plataformas de comunicação: TV, jornal, internet e ponto de vendas. Em todas as peças, a ideia é demonstrar que colocar um carro novo na garagem do consumidor ficou ainda mais fácil com o apoio do portal. Na mesma linha desse conceito, foi criado o perfil @feiraoicarros no twitter, onde serão divulgadas as melhores ofertas selecionadas pelo site em tempo real.


KIA CRESCE - A Kia Motors Corporation anunciou hoje seus números de vendas globais de carros de passageiros (exportações, vendas domésticas e vendas de plantas fora da Coreia do Sul), veículos de lazer (RVs) e veículos comerciais para agosto de 2010, registrando um total de 173.703 unidades vendidas. O número representa um crescimento de 24,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Em agosto, a Kia registrou crescimento de 72,1% nos mercados gerais (42.400 unidades vendidas), 53,4% na Coreia (38.620 unidades), 23,1% na China (26.792 unidades) e 20,7% na Europa – incluindo números da Europa Ocidental e Oriental (27.996 unidades). No acumulado dos oito primeiros meses de 2010, as vendas globais da Kia aumentaram 31,6% em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando 1.359.357 unidades. Os mercados gerais e a China obtiveram os maiores ganhos até então, com crescimento de 59,5% (295.516 unidades vendidas) e 56,5% (221.474 unidades), respectivamente. Todas as demais regiões apresentaram forte crescimento de dois dígitos nas vendas acumuladas em relação ao ano anterior: 24,7% na Europa (254.917 unidades vendidas), 23,5% na Coreia (311.909 unidades) e 10,7% na América do Norte (275.541 unidades). O modelo mais vendido da Kia nos mercados do exterior em agosto foi o Kia Cerato, com 34.358 unidades vendidas. O Kia Rio e o Kia Sportage vêm em seguida, com 18.271 e 16.869 unidades vendidas, respectivamente. O Kia Sorento está em quarto, com 15.187 unidades, e o Kia Soul completa os cinco primeiros lugares, com 11.544 unidades vendidas.


PELA QUARTA VEZ - A Volvo é mais uma vez uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil, segundo pesquisa realizada pelas revistas Você S/A-Exame, da editora Abril. A Volvo ficou na segunda posição no guia deste ano. É a quarta vez que a companhia figura entre as 10 melhores no levantamento, divulgado ontem à noite, em São Paulo. O Guia 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar é considerado o estudo mais profundo de ambiente de trabalho das empresas brasileiras. É realizado há 15 anos pela Editora Abril, um dos maiores e mais influentes grupos editoriais da América Latina. Fabricante de caminhões, ônibus e equipamentos de construção, a Volvo tem 2,5 mil funcionários em Curitiba, no Paraná, sua sede latino-americana. Onde funcionam também as operações de Volvo Penta e Volvo Financial Services Latin America. “É um grande orgulho sermos reconhecidos novamente como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil”, declara Roger Alm, presidente da Volvo do Brasil.


SEGURO PROMOCIONAL - O New Fiesta traz um padrão diferenciado de design, desempenho, segurança e conforto no segmento, e a Ford preparou ainda mais um atrativo para o lançamento do novo carro global: o seguro promocional. Criado em parceria com a Ford Credit e a Mapfre Seguros, o Seguro Promocional New Fiesta oferece uma série de vantagens para o cliente, com benefícios e coberturas especiais. Para começar, ele não exige perfil do consumidor. Em caso de indenização integral, o cliente recebe o valor correspondente ao veículo zero (Tabela Fipe), e não o valor referente ao semi-novo, durante os 12 meses iniciais da vigência. Além disso, em caso de sinistro, ele conta com 10 dias de carro reserva com ar- condicionado e a garantia de reparos feitos com peças originais em um distribuidor Ford. A apólice inclui também cobertura de danos materiais e corporais de R$ 80.000 cada e cobertura de danos morais de R$ 5.000. Para completar, o Seguro Promocional New Fiesta oferece desconto na franquia igual ao bônus do cliente, uma central exclusiva de atendimento aos clientes Seguros Ford e a possibilidade de parcelar o pagamento em seis vezes sem juros no débito em conta corrente.


INFLAÇÃO DO CARRO - A Inflação do Carro da Agência Autoinforme - que mede a evolução dos preços de produtos, serviços, impostos e seguros usados pelo motorista – teve uma alta de 0,65 em agosto. Foi a quarta maior alta do ano e elevou a inflação acumulada para 1,5%. O custo do uso e manutenção do carro em 2010 está acima do ano passando. No mesmo período de 2009 a inflação foi de 0,51%. Em 2010, os preços tiveram uma alta expressiva em janeiro, + 2,86%, compensada com uma deflação recorde em março, quando os preços caíram, na média, 3,88%. De lá para cá, a Inflação do Carro tem caminhado de forma comportada, com variações sempre abaixo de 1% (veja gráfico). A lona de freio foi o item da cesta de produtos e serviços que mais subiu em agosto, com alta de 4,08%. O preço do estacionamento subiu 2,65% e o da lavagem completa 2,5%. Entre os itens que caíram de preço, destaque para o alinhamento, com queda de 1,97% no mês. A mão de obra ficou 1,05% mais barata e a gasolina 0,97%.


INMETRO GARANTE - Com o intuito de proporcionar ao consumidor a garantia para aquisição de produtos de qualidade e alta tecnologia, o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), passou a exigir recentemente que os catalisadores automotivos, nacionais ou importados, tenham o seu selo estampado nos mesmos. A partir de abril de 2011 todos os centros automotivos também deverão comercializar no mercado de reposição somente os catalisadores com essa chancela. “Essa norma é extremamente importante para garantir ao consumidor que ele esteja comprando uma peça de qualidade, com a tecnologia adequada para realizar a conversão dos gases emitidos pelo motor do automóvel em gases inofensivos para a atmosfera”, avalia Carlos Eduardo Moreira, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore, principal fabricante do catalisador automotivo no País. Outro fator é que com essa iniciativa do Inmetro o falso catalisador está desaparecendo do mercado. “Essa nova regra do Inmetro chega em bom momento, pois muitos consumidores fazem uma pré-avaliação do veículo antes de passar pela Inspeção Veicular e, nos casos que apresentem a necessidade de troca do catalisador, reduz-se o risco do proprietário do veículo comprar um falso catalisador ou um equipamento de baixa qualidade”, complementa Moreira.


PRIMEIRAS MULHERES - A Johnson Controls, maior fabricante mundial e brasileira de baterias automotivas, acaba de integrar oito mulheres ao seu quadro de colaboradores da unidade de Sorocaba. Pela primeira vez, as novas funcionárias vão trabalhar na linha de produção, sendo seis na fábrica de baterias para motos e outras duas na divisão de injeção de plásticos. A contratação faz parte do Projeto Inclusão & Diversidade, que tem como objetivo criar um ambiente de trabalho que promova a participação e o engajamento cada vez maior das pessoas. Com idade entre 25 e 40 anos, as oito mulheres contratadas para trabalhar na operação de máquinas receberam treinamento de aproximadamente 40 horas, realizado para todos os novos funcionários da Johnson Controls. Além disso, as colaboradoras participarão dos programas contínuos voltados para a formação profissional e o aprimoramento das habilidades. Segundo Juliana Cragg, coordenadora de Recursos Humanos da Johnson Controls, a contribuição da mulher pode ser muito importante para esse novo projeto da empresa. “Temos a previsão de contar com 70 mulheres trabalhando no chão de fábrica, o que representa 8% do total de funcionários, meta que também foi estabelecida em outros países, como o México. Como anteriormente o setor era composto somente por homens, a empresa irá construir vestiários e banheiros para acomodar melhor as novas colaboradoras”.


DIRETORIA DA RENAULT - A partir desse mês, o engenheiro Pierre-Jean Montanié assume o comando do Renault Tecnologia América, o moderno centro de engenharia da Renault inaugurado em 2007. O executivo chega para ocupar a posição anteriormente comandada por Olivier Doutriaux, que passa a assumir a Direção de Engenharia Elétrica e Sistemas Eletrônicos, na França. Pierre-Jean Montanié é formado em Engenharia da Produção e possui doutorado em Metalurgia. Ingressou no Grupo Renault em 1987, como Engenheiro de Produção na Carroceria e Estamparia. Em 1995, trabalhou no Controle de Gestão da Direção de Negócios Internacionais. Sua relação com o Brasil começou em meados de 1997, quando esteve à frente do “Projeto 65”, que trouxe o modelo Clio para o mercado brasileiro. Entre os anos de 1999 a 2002, esteve no comando da Diretoria de Qualidade Mercosul. Depois da experiência brasileira, Pierre-Jean voltou à França para assumir novos desafios. Entre 2002 e 2004, foi diretor-adjunto na Direção Engenharia Equipamentos Carroceria. Em seguida, assumiu o cargo de Diretor Mundial de Confiabilidade e Incidentologia durante três anos, voltando a comandar a Direção Engenharia Equipamentos Carroceria em 2007. A partir deste mês, Pierre-Jean Montanié assume a direção do Renault Tecnologia América, centro de engenharia que tem como missão desenvolver produtos voltados às necessidades e ao perfil do consumidor latino-americano. Pierre-Jean Montanié é casado e tem um filho.


PARA-BRISA ACÚSTICO - O Citroën Aircross, produzido em Porto Real, RJ, é o automóvel que marca o início da aplicação de uma nova tecnologia no mercado brasileiro: o para-brisa acústico, que proporciona padrão mais elevado de conforto interno, pela redução do nível de ruído provocado pelo contato dos pneus com o piso, pelo funcionamento do motor, pelos sons diversos das vias públicas etambém pela chuva. Até agora somente aplicado em alguns automóveis importados de luxo, o para-brisa acústico que equipa o Citroën C3 Aircross é produzido pela Saint-Gobain Sekurit. É um para-brisa do tipo laminado, composto por duas lâminas de vidro com camada intermediária de PVB (polivinil butirol), com propriedades acústicas, que neutralizam os ruídos de alta e baixa frequência que causam desconforto e comprometem o diálogo entre os ocupantes e a audição do sistema de som. De acordo com José Luiz Redondo, gerente-geral da Saint-Gobain Sekurit, os testes realizados nos laboratórios da empresa indicaram que o para-brisa acústico contribui para a redução média de 5 decibéis das vibrações de baixa frequência, provocadas pelo funcionamento do motor, e em torno de 8 decibéis dos ruídos de alta frequência, resultantes do vento, com o veículo em maior velocidade.


SOLUÇÃO COMPLETA - Sucesso em mais de 20 países, a linha PowerGrip® Kit chega ao Brasil para estabelecer um novo padrão de praticidade e qualidade na troca de correias sincronizadoras, tensionadores e polias. Criados pela Gates - líder mundial na fabricação de correias, mangueiras, tensionadores e polias - os lançamentos unem numa embalagem única tudo o que é necessário para se realizar uma reparação perfeita e segura. Desenvolvidos a partir das necessidades de manutenção de cada veículo, os conjuntos PowerGrip® Kit são formados pela correia sincronizadora, tensionador e, dependendo do motor, também pelas polias intermediárias. Dessa forma, o aplicador e o proprietário contam com a garantia de uma troca completa e feita com as mesmas peças fornecidas para as principais montadoras do mundo. Para criar as aplicações brasileiras da linha PowerGrip® Kit, a equipe da Gates realizou um amplo estudo de mercado, envolvendo os principais profissionais que atuam na reposição automotiva - como distribuidores, varejistas e aplicadores - além de donos de veículos e frotistas. O resultado foi a criação de conjuntos pensados em cada detalhe e capazes de oferecer a melhor solução para todos. Aos distribuidores e varejistas, o PowerGrip® Kit oferece a vantagem de reunir todos os itens necessários à manutenção do sistema de sincronismo num único código, simplificando os processos de compra, estocagem e venda. A criação de embalagens especiais com protetores internos garante a integridade das peças desde a fábrica até a oficina, eliminando qualquer risco de dano por manuseio.


ATRAINDO EQUIPES - Líderes da categoria Turismo do Carioca Off-Road 2010, o piloto Ricardo Barra e o navegador Caio Barra, pai e filho respectivamente, carregam uma responsabilidade e tanto na próxima etapa do campeonato, que acontece neste próximo sábado, dia 11 de setembro. Ocorre que a 5ª etapa da competição será realizada em Itaipava, distrito de Petrópolis, RJ, local onde surgiu e está instalada a primeira unidade industrial da Cervejaria Petrópolis, empresa patrocinadora da dupla. "Realmente é uma responsabilidade muito grande ter como parceiro uma marca tão forte e de tanto prestígio. Mas competir em Itaipava será ainda mais interessante, pois foi lá que se iniciou esta história de sucesso na indústria cervejeira no Brasil. Faremos uma boa prova para manter a ponta do campeonato e colocar o nosso patrocinador no pódio. Com certeza, é uma parceria sem comparação!", explicou o piloto. As inscrições estão abertas no site www.cariocaoffroad.com.br


20% DE CRESCIMENTO - No mês de agosto, a DAFRA Motos registrou 21,5% de crescimento em emplacamentos em comparação a julho de 2010, somando 4.549 unidades vendidas. Além disso, a marca conquistou a terceira posição no ranking de emplacamentos nacional com 2,87% de share. Entre a linha de motocicletas da marca, destaque para as street Apache RTR 150 e Speed 150, que juntas somaram 2.610 unidades, o que corresponde a mais de 50% dos emplacamentos da DAFRA. A Apache, aliás, continua com uma curva ascendente de emplacamentos desde seu lançamento, em março deste ano (quadro). Em agosto, o modelo registrou crescimento de 25,4% em comparação com julho. No acumulado de 2010, já foram emplacadas 5.263 unidades do modelo. “No último mês crescemos 21,5%, número acima dos 7,2% registrado pelo mercado de motocicletas. Nossa expectativa é continuarmos evoluindo nos próximos meses, já que temos uma ótima novidade a caminho”, afirma Haroldo Barroso, diretor comercial da DAFRA Motos. Além da terceira posição no ranking geral de emplacamentos, a DAFRA se destacou em algumas capitais do País. Considerando as praças onde possui concessionária, a marca ficou com o terceiro lugar em 88 cidades brasileiras, entre elas Belo Horizonte (MG), Boa Vista (RR), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Palmas (TO), Natal (RN) e São Luis (MA).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.