sábado, 30 de junho de 2012
Toyota é eleita marca mais verde do mundo pelo segundo ano consecutivo
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Por Toyota do Brasil Ltda – Relações Públicas
A Toyota é a marca mais verde do mundo pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o último relatório Best Global Green Brands (Melhor Marca Verde do Mundo), divulgado pela Interbrand – maior consultoria em gestão de marca do mundo. A Toyota conquistou o primeiro lugar em um ranking de 50 empresas que demonstram consciência ambiental em suas atividades.
O prêmio Best Global Brands divulga todos os anos as 100 melhores empresas do mundo e é um dos relatórios mais influentes em avaliação de marca. Usando esse ranking como ponto de partida, a Interbrand selecionou as 50 empresas que mais se preocupam com desenvolvimento sustentável.
Os critérios de avaliação para o Best Global Green Brands levam em conta a mensagem que cada marca tenta passar ao público, aliada com a percepção dos consumidores e com a performance ambiental demonstrada a partir de informações e dados disponíveis para o mercado. Por último, um centro de pesquisas formado pelas consultorias Interbrand e Deloitte converte essas informações em um sistema de pontos, utilizando 82 métricas diferentes como base.
De acordo com o relatório da Interbrand, a chave para a boa performance ambiental da Toyota está diretamente ligada à tecnologia híbrida desenvolvida pela marca. Atualmente, a Toyota comercializa, entre outros modelos, o Prius, primeiro veículo híbrido produzido em massa que é referência absoluta em consumo consciente no setor automotivo no mundo. O modelo já vendeu desde 1997, quando foi lançado, mais de 2,5 milhões de unidades em mercados como Estados Unidos, Japão e Europa. No Brasil, o modelo chega no segundo semestre. Se levada em consideração toda a gama de híbridos da marca, mais de 4 milhões de unidades já foram comercializadas.
O resultado da Interbrand reafirma o compromisso da Toyota em fabricar produtos com qualidade, confiabilidade e durabilidade, além de inovação constante e respeito ao meio ambiente. O estudo completo do Best Global Green Brands pode ser encontrado em: www.interbrand.com (em inglês).
Fábrica sustentável
No Brasil, a Toyota se posiciona na vanguarda do respeito ao meio ambiente com a construção de sua nova fábrica em Sorocaba (SP). A nova unidade será a primeira da montadora na América do Sul projetada sob o conceito Ecofactory, o mesmo utilizado na matriz da empresa, no Japão, que estabelece critérios de alto padrão de eficiência ambiental. A metodologia Ecofactory consiste em reduzir a emissão de resíduos, compostos orgânicos voláteis (VOCs) e CO2, (dióxido de carbono, o principal responsável pelo efeito estufa), além de reutilização das águas pluviais, otimização de recursos e preservação da área.
Tomando como base os processos de reutilização e reciclagem de água implantados na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP), cuja operação começou em 1998, por exemplo, a nova planta de Sorocaba deixará de consumir 95,2 milhões de litros de água por ano. Essa quantidade é suficiente para abastecer a população de uma cidade do porte de Florianópolis, capital de Santa Catarina, por dois dias.
Além da eficiência na fábrica, a Toyota implantou o Projeto Morizukuri, que formará um cinturão verde ao redor da nova fábrica, composto por árvores nativas, simulando a floresta original da região. A primeira fase da iniciativa, o Morizukuri 2011, aconteceu em 16 de outubro do ano passado, quando foram plantadas 80 mil árvores no terreno, formando a primeira parte do cinturão verde.
Morizukuri é uma palavra japonesa que significa “fazer floresta”. A Toyota já implementou esse projeto em suas fábricas no Japão, Índia e Tailândia, sempre utilizando a exclusiva metodologia Miyawaki, técnica desenvolvida pelo Dr. Akira Miyawaki, professor emérito da Universidade Nacional de Yokohama e diretor do Centro Japonês para Estudos Internacionais de Ecologia. O grande diferencial da metodologia Miyawaki é a rapidez com que as árvores crescem. Uma floresta leva, em média, de 100 a 200 anos para se formar naturalmente. Com essa técnica, porém, o desenvolvimento leva entre 10 e 20 anos.
Fundação Toyota do Brasil
No Brasil, a Toyota tem uma série de projetos ambientais coordenados pela Fundação Toyota, que completou 3 anos no último mês de abril. Finalizado em 2010, o projeto Toyota e a Mata Atlântica que resultou no plantio de 15 mil árvores. Com o trabalho “concluído”, a Fundação Toyota implementou o Toyota APA Costa dos Corais, que visa à conservação e sustentabilidade de uma das regiões mais belas do Brasil, que abrange oito municípios em Alagoas e três em Pernambuco.
Ainda, dentre os projetos com foco na preservação do meio ambiente, destaca-se o Ambientação, realizado com alunos da rede municipal de ensino de Indaiatuba (SP). A iniciativa visa conscientizar os participantes para o consumo consciente de recursos naturais por meio da capacitação com metodologias de gestão exclusivas da Toyota, objetivando redução no consumo de água, energia elétrica e gerenciamento de resíduos. No total, o projeto já reuniu 194 mil participantes e, em 2011, gerou redução de 28% no consumo de água e 43% no consumo de energia elétrica nas escolas e na comunidade do entorno.
No campo preservação da natureza, a Fundação Toyota realiza também o projeto “Arara Azul”. Como o próprio nome sugere, o objetivo é a preservação da arara-azul, espécie ameaçada de extinção que chegou a contabilizar apenas 1.500 indivíduos no final dos anos 80. Hoje, com o monitoramento de aproximadamente 3 mil aves e os esforços dos biólogos do projeto, o número de araras-azuis já passa de 5 mil.
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