quinta-feira, 26 de julho de 2012
Mercedes-Benz lançará cinto de segurança com airbag
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Por Imprensa Mercedes-Benz
O Beltbag, um dos destaques do ESF, Experimental Safety Vehicle (Veículo de Segurança Experimental) de 2009, está pronto para ser aplicado em um modelo de luxo da Mercedes-Benz. O tirante inflável desse cinto de segurança pode reduzir o risco de ferimentos dos passageiros que viajam no banco traseiro em colisões frontais, ao reduzir a tensão localizada na caixa toráxica.
Caso os sensores de colisão detectem um forte impacto frontal, a unidade de controle do airbag dispara e infla o Beltbag. Nesse caso, um gerador de gás infla o tirante do cinto, composto de camadas múltiplas unidas por costuras de Velcro, até aproximadamente três vezes sua largura normal. A maior área assim resultante consegue distribuir melhor a força atuante sobre o ocupante do banco, reduzindo assim o risco de lesão.
O Beltbag é usado da mesma forma que um cinto de segurança convencional. O design do tirante do cinto, porém, é diferente daquele do cinto tradicional e recebeu alta classificação por ser extremamente confortável de usar e ter bordas extramacias.
"A Mercedes-Benz está ampliando sua iniciativa a favor da segurança na parte posterior dos veículos com o Beltbag", comenta o Prof. Dr. Eng. Rodolfo Schöneburg, chefe da área de Segurança Passiva e Funções Veiculares da Mercedes-Benz Cars. "Afinal, o excelente padrão de segurança proporcionado pela Mercedes-Benz não apenas se aplica a todas as séries de modelos como também a todos os assentos."
Assim como a fivela ativa do cinto de segurança apresentada recentemente pela Mercedes-Benz foi prevista para introdução em um veículo de luxo, o Beltbag foi desenvolvido com foco particular nos novos mercados internacionais. Nesses países, a ocupação média dos bancos traseiros é de até 30%, muito mais alta do que na Europa.
Com a introdução do Beltbag, a Mercedes-Benz está expandindo ainda mais o sistema de segurança para os passageiros de trás. Diferentemente do que ocorre com outros fabricantes, os cintos de segurança dos bancos traseiros nos modelos da Mercedes-Benz já são equipados com tensionadores e limitadores de força. Não há planos para utilização do Beltbag para os ocupantes dos bancos dianteiros, porque os airbags já estão incluídos na parte da frente de todos os modelos como um sistema de retenção suplementar.
Como a tecnologia de medição com manequins (dummies) não consegue quantificar os benefícios resultantes de tirantes de cintos mais largos, como a menor força que eles exercem sobre os ocupantes, os especialistas em segurança da Mercedes-Benz também trabalharam intensamente com modelos humanos virtuais, gerados por computador, que possibilitam obter dados detalhados sobre o esforço biomecânico que ocorre durante uma colisão.
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