sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Carro também sofre com o frio



VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br

Por INÉDITA COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA PARA REDES DE FRANQUIAS

Sabe aquele dia frio em que o motor demora a dar a partida? Especialmente em carros à alcool? O consultor Antonio Cesar Costa, da Oficina Brasil - rede de franquias de serviços automotivos, que possui mais de 60 unidades em várias localidades do país – está orientando os clientes nos cuidados básicos para minimizar os efeitos do frio nos automóveis.

Quais os principais problemas que os motoristas enfrentam no tempo frio?

O principal é a dificuldade com a partida e com a maior exposição de problemas relacionados com alimentação, devido ao motor estar mais frio, principalmente se o combustível for álcool.

É mais difícil dar a partida no inverno? Isso acontece apenas com carros que usam álcool como combustível?

Sim o motor acaba ficando mais pesado, exigindo um esforço maior do motor de partida, que por sua vez é alimentado pela bateria. Esse problema existe tanto nos carros que usam o Etanol como também nos movidos a Gasolina, porém nos carros a álcool existe um agravante devido às características do combustível.

O estado da bateria influencia no bom funcionamento do carro no inverno? Quais devem ser as preocupações do condutor?

Uma bateria em boas condições de carga agüenta melhor as condições da partida nos tempos frios, por isso verifique regularmente o estado da bateria (capacidade de carregamento e retenção de carga), principalmente nos meses que antecedem ao inverno, prevenindo, dessa forma, problemas na hora da partida a frio. Uma revisão na parte elétrica e do sistema de injeção eletrônica é aconselhável.

Quais os principais itens de manutenção preventiva que devem ser avaliados para o tempo frio?

Além da verificação da bateria, outros itens merecem atenção, como por exemplo, o sistema de partida a frio, que equipa os carros movidos a etanol ou flex ( reservatório, motor elétrico) – não se pode esquecer de abastecê-lo periodicamente com gasolina indicada pelo fabricante do veículo. Verifique também outros itens que podem dificultar a partida como velas, cabos de velas, filtros de ar, de combustível, sujeira nos bicos injetores, e mau funcionamento de sensores da injeção.

Segundo Antonio Cesar, uma boa dica, que vale para todos os carros, é segurar o pedal da embreagem pressionado na hora da partida, diminuindo dessa forma o esforço do motor de arranque, Outra coisa é buscar sempre combustíveis de boa qualidade, que ajudam tanto na conservação do motor quanto na partida a frio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, opine.