sexta-feira, 19 de outubro de 2012
Revisão garante segurança e evita quebras inesperadas
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Por Verso Comunicação - Assessoria de Imprensa do GMA – Grupo de Manutenção
A falta de manutenção é uma das causas de veículos quebrados em rodovias e avenidas. Além de ser um transtorno para o motorista, que fica à espera de assistência, o reparo corretivo é muito mais oneroso. Segundo dados do GMA – Grupo de Manutenção Automotiva, que reúne as entidades do setor de reposição (Sindipeças, Andap/Sicap, Sincopeças e Sindirepa), a manutenção preventiva, conforme orientação do manual do fabricante é 30% mais em conta do que a corretiva. Além disso, cuidar do veículo preventivamente também é mais seguro. Estudos revelam que 30% dos acidentes são provocados por falta de manutenção.
Por isso, Jair Silva, supervisor de serviços da Affinia Automotiva - empresa fabricante e distribuidora de peças para reposição automotiva que detém as marcas Nakata, Wix, Spicer e Power Engine - aconselha o motorista fazer revisões periódicas no veículo para garantir o seu bom funcionamento e também segurança ao volante. Veja o que é importante checar:
- Filtro de ar
Para veículos de uso na cidade, a vida útil média é de 10 mil km, quando é recomendada a troca. Já para quem viajapara áreas rurais ou praianas, por exemplo, a tendência é acelerar a saturação do filtro. A substituição é necessária, pois o filtro de ar sujo pode causar aumento do consumo de combustível, perda do rendimento do motor e aumento dos poluentes emitidos pelo sistema de exaustão do carro.
- Filtro de óleo
A função do óleo é lubrificar, resfriar e, principalmente, limpar o motor graças à função detergente. Por isso, é muito importante a cada troca de óleo substituir também o filtro, em geral a cada 10 mil km. Do contrário, o resíduo de óleo sujo na caneca do filtro vai contaminar o óleo novo. Existe a falsa idéia de que o filtro de óleo pode ser substituído a cada duas trocas de óleo, mas não é o recomendado, pois pode acarretar na diminuição da vida útil do motor. Lembrando que o melhor óleo, bem como o intervalo apropriado para troca, é o indicado pela montadora no manual do proprietário. Comprou um carro seminovo ou usado e tem dúvidas sobre a qualidade do óleo? O ideal é remover todo o óleo e o filtro e substituir pelo recomendado pela montadora.
- Filtro de combustível
Não há uma data ou quilometragem padrão para troca. O importante é seguir a recomendação de substituição da montadora. O uso de combustíveis de baixa qualidade pode acelerar o processo de saturação do filtro, que sujo provoca desde danos à bomba de combustível até a parada total do motor. Ou seja, a suposta economia no abastecimento, pode trazer sérios prejuízos no sistema de alimentação do veículo (e também do bolso). Na hora da substituição do filtro deve-se levar em conta o tipo de carro, isto é, se o automóvel é abastecido somente com álcool ou gasolina ou se é flexível, pois já existe um filtro para cada tipo de combustível.
- Bomba d’água
Não existe substituição preventiva. Mas, recomenda-se tomar certos cuidados. É muito importante a manutenção do sistema de arrefecimento, mantendo-o sempre com a proporção adequada de aditivo e substituir todo o líquido uma vez por ano. As causas mais comuns de danos à bomba d’água são aquelas que comprometem a vedação do selo mecânico, seja por desgaste do tempo de uso ou falta de manutenção no sistema de arrefecimento. A vida útil de uma bomba d’água, tanto original de fábrica quanto à de reposição, está diretamente ligada à manutenção prestada. É importante dizer que os veículos atuais possuem o sistema de arrefecimento selado, ou seja, a necessidade de reposição periódica de água indica vazamento, e andar com nível do líquido abaixo do mínimo pode provocar superaquecimento e sérios danos ao motor.
- Amortecedor
Muitas pessoas acreditam que os amortecedores servem apenas para o conforto interno do veículo, mas a função vai além disso. O amortecedor é responsável por manter os pneus em contato com o solo e garantir a estabilidade do veículo. É comum ouvir que o motorista perdeu a direção do carro. Numa curva, por exemplo, com os amortecedores desgastados, o carro pode perder a trajetória devido à falta de equilíbrio, ficando ‘solto’. A recomendação é que após os 40 mil km a inspeção dos amortecedores seja feita a cada 10 mil km, com a substituição dos amortecedores deve-se também substituir coxins e batentes. Amortecedores de veículos que operam fora de estrada, zona rural, por exemplo, ou os famosos off-road, que caíram no gosto do brasileiro, sofrem uma redução da vida útil.
- Discos e pastilhas de freio
Estes são itens de extrema atenção, principalmente no retorno das férias. O que muitos motoristas não levam em consideração, é que a placa sinalizadora no início da serra com a mensagem “desça engrenado” não é à toa. O objetivo é fazer com que o carro utilize o freio do motor e evite o superaquecimento do sistema e em alguns casos perda total do freio.
Pastilhas de má qualidade também comprometem o sistema e a segurança do veículo.
O ideal é trocar discos e pastilhas juntos, respeitando a sugestão de substituição da montadora. Pastilhas novas montadas em discos velhos com ranhuras ou empenamento podem comprometer a segurança do veículo e de seus ocupantes.
Curioso é que o mesmo carro, ano e modelo, que trafega por uma pequena cidade do interior tem o desgaste de pastilhas e discos completamente diferente daquele que anda-pára no trânsito das grandes cidades.
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