quinta-feira, 7 de novembro de 2013
Continental desenvolve sistemas de cockpit para utilitários
VISITE O SITE CARPOINT NEWS: www.carpointnews.com.br
Por Printer Press Comunicação Corporativa
O Grupo Continental, um dos maiores fornecedores mundiais de componentes automotivos, utiliza todo seu know-how na produção e desenvolvimento de sistemas de cockpit de automóveis de passeio para o setor de veículos utilitários, desenvolvendo novos projetos em conjunto com a SAS Automotive Systems. A empresa, joint venture entre Continental e Faurecia, é especialista no desenvolvimento, montagem e logística de cockpits personalizados, com uma rede mundial de mais de 20 unidades.
Junto com o volante e o painel de instrumentos, os cockpits têm sido a principal interface entre motorista e veículo. Com o advento da era eletrônica, os painéis passaram por mudanças consideráveis, que influenciaram decisivamente o design dos cockpits. Recursos utilizados há muito tempo no setor automobilístico, agora influenciam na configuração das cabines de veículos comerciais, a exemplo dos monitores TFT, maiores, coloridos, sensíveis ao toque. A ergonomia é outra preocupação.
Posicionada entre os maiores fabricantes de cockpits para veículos de passeio do mundo, a Continental emprega o mesmo know-how para atender às novas exigências dos veículos comerciais. A sistemista passou a desenvolver, em conjunto com os especialistas da SAS Automotive Systems, soluções completas para cabines de veículos utilitários.
Além de projetar a produção destes sistemas cockpit, a Continental e a SAS Automotive Systems oferecem o gerenciamento do ciclo de vida do produto de ponta a ponta, para as montadoras de veículos comerciais, passando por todas as fases de desenvolvimento, desde a engenharia conceitual, incluindo a ergonomia, projeto e estudos de construção, desenvolvimento de protótipos e simulações, até a montagem das cabines, que podem ser fornecidas a partir de uma fonte única.
Conceito T.Dash destaca novas tendências
A Continental e a SAS Automotive Systems desenvolveram o modelo conceitual T.Dash. O estudo considera as tendências a partir das novidades mais recentes em automóveis e as adapta para satisfazer às exigências dos veículos comerciais. Por exemplo, os componentes individuais estão crescendo tanto em quantidade quanto em complexidade, bem como as necessidades dos clientes em relação à ergonomia, design e qualidade.
Outro desafio é a demanda global por volumes maiores, ao mesmo tempo em que os cockpits têm de ser extremamente variáveis para satisfazer os diferentes requisitos do mercado. Com isso, precisam ser flexíveis o suficiente para se adaptarem a diferentes necessidades de conforto, tipos de veículos (para transporte de curtas ou longas distâncias) e padrões locais.
O cockpit T.Dash foi desenvolvido com foco nessas tendências. Sua estrutura, em formato de “T”, o torna extremamente flexível e modular. O console central e a área do porta-luvas podem ser facilmente reposicionados, se necessário, o que oferece às montadoras uma vantagem em relação à diferenciação do produto.
O conceito possui as mais recentes soluções em tecnologia embarcada, como um conjunto de instrumentos digitais de 12 polegadas que exibe informações relevantes para o motorista, em gráficos 2D e 3D. O projeto também inclui um monitor sensível ao toque, com conexão para smartphones por meio da tecnologia MirrorLink, e posicionado de forma ergonômica na área do console central, enquanto um sistema de ventilação indireta oferece conforto adicional.
O sistema de iluminação distribuído em todo espaço do cockpit é completamente configurável, podendo variar a intensidade e cores, ampliando a flexibilidade e conforto. Por fim, o conceito de iluminação indireta “Glass Cockpit” concilia design futurista com alto grau de ergonomia e a praticidade de uma luminosidade correta, independentemente das condições externas.
Durante o desenvolvimento do conceito, foi realizado um estudo ergonômico em colaboração com a Munich Technical University, e os resultados foram integrados ao processo. Além disso, o projeto do cockpit T.Dash foi adaptado aos mais altos padrões do setor automotivo, utilizando-se uma série de materiais de alta qualidade, como alumínio escovado e couro, aliados a pequenos detalhes práticos que enaltecem a qualidade superior.
O uso de materiais de alta qualidade e o design com ergonomia otimizada reforçam a intenção de tornar a interface da cabine dos veículos comerciais o mais natural possível. A Continental e a SAS Automotive Systems já oferecem soluções para modelos produzidos em série em até 50% de fibras naturais. Além de uma produção ecologicamente correta, esses insumos garantem outras vantagens, como isolamento acústico e baixo peso.
Presença local
No Brasil, o quadro do Grupo Continental é composto por aproximadamente 6.350 pessoas, que atuam em 13 unidades localizadas em pontos estratégicos: Barueri (SP), Camaçari (BA), Gravataí (RS), Guarulhos (SP), Jundiaí (SP), Manaus (AM), Paulínia (SP), Ponta Grossa (PR), Resende (RJ), Salto (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo, capital, e Várzea Paulista (SP).
Com ampla produção, destacam-se componentes automotivos de borracha (correias, coxins, peças de vedação para freios e circuitos de direção hidráulica e ar-condicionado), atuadores, cockpits, corpos de borboleta, dispositivos antifurto (rastreadores), instrumentos, módulos de ABS, de alimentação de combustível, eletrônicos de conforto e de gerenciamento de motor, pneus de veículos leves e comerciais, rádios automotivos, relés eletrônicos, sensores, sistemas de freios e softwares de gerenciamento de frotas.
A Continental está focada na elevada qualidade dos seus produtos e nas questões ambientais. A empresa atende a todos os padrões internacionais de qualidade e meio ambiente. Prova disso é que a empresa conta com importantes certificados, como a ISO/TS 16.949 e a ISO 14001. O Grupo também possui premiações que comprovam a satisfação de seus clientes. Entre os destaques, estão os prêmios GM Merit Awards, Ford Supply Awards, Renault Supplier Quality Award, Toyota, GM e Volkswagen Supply Awards 2011, além dos General Motors Supplier of The Year 2012 e Toyota Quality Excellence Performance Award 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, opine.